TEXTO: Gl 6:17
INTRODUÇÃO:
v Entre os anos 46 e 47 Paulo
fundou a Igreja dos Gálatas, quando em primeira viagem missionária, o apóstolo
adoeceu e teve que se tratar naquela região e aproveitou para evangelizar Gl 4.13-15 “e vós sabeis que por causa de uma enfermidade da carne vos anunciei o
evangelho a primeira vez, e aquilo que na minha carne era para vós uma
tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um
anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus”.
v À luz do versículo 15 alguns consideram que foi uma
enfermidade nos olhos. Isto seria confirmado pelo texto de 6.11 que parece indicar que Paulo tinha algum problema de visão “Vede com que grandes letras vos escrevo com
minha própria mão”. Segundo alguns comentaristas, tal problema o acompanhou
por toda a vida adulta. Teria sido uma febre ocular contraída nas praias da
Panfília, região de malária.
v A região da Galácia incluía Icônio, Listra, Derbe e
Antioquia da Pisídia. A carta que Paulo escreve parece uma circular às igrejas daquela
região.
è Paulo escreveu esta carta provavelmente no ano
55-60 D.C. Os destinatários eram as igrejas da região da galácia, uma região da
Ásia Menor.
·
Quando Paulo escreveu aos gálatas o propósito foi refutar os cristãos judaizantes
que ensinavam que os crentes gentios que se convertiam deveriam obedecer à lei
judaica para se salvar.
·
Paulo percebeu que estes religiosos queriam embutir
na mente dos gentios a Circuncisão. Um ritual da lei de Moisés que Marcava, Destacava e Separava
o praticante dos demais, pregando que apenas com isso estavam justificados
diante de Deus. Os
legalistas religiosos judeus que perseguiam o apóstolo Paulo, gloriavam-se com
a marca da circuncisão, seus rituais e cerimônias religiosas.
v Apesar da frustração de Paulo com os Gálatas e da
dureza de sua linguagem, a carta é um dos mais vibrantes documentos neotestamentários sobre a
suficiência da obra de Cristo. Cristo, somente, e Cristo acima de tudo.
TRANSIÇÃO: Trago em meu corpo as marcas de
que pertenço a Cristo, em outras versões encontramos trago no corpo as
marcas de Jesus, mas que
marcas são essas?
·
A palavra grega para “marcas” é stigmata, donde surge a nossa palavra
estigma. Há uma linha teológica da idade média que,
acreditavam que essas marcas eram cicatrizes das mãos, dos pés e do lado de
Jesus, e através de uma profunda identificação de Paulo com Cristo elas haviam
aparecido no corpo do apóstolo.
·
Os teólogos liberais usam o grego secular e nele essa palavra relaciona-se
com o verbo stizo, “ferrar”, “marcar com um instrumento pontiagudo”,
e, quando se aplica a carne de homens e animais , “ferretear”, “tatuar”. Crendo com isso que Paulo estava querendo dizer que tinha o seu corpo
tatuado com um símbolo cristão, como a cruz, ou o nome de Jesus.
W
Paulo refere-se às marcas que um escravo tinha, para que soubessem quem
era o seu senhor.
Em 2 Co 11.23-25 Paulo conta-nos dos sofrimentos
enfrentados: trabalhos, açoites,
prisões, perigo de morte, quarentena de açoite menos uma, 3 vezes açoitado com
varas, apedrejamento, naufrágios, uma
noite e um dia no abismo.
W
Paulo carregava em seu corpo cicatrizes que o
marcava como verdadeiro escravo fiel de Jesus Cristo. Deste modo, o apóstolo
está pensando metaforicamente no distintivo de Jesus sobre ele, o escravo do
Senhor. PAULO
É UM MISSIONÁRIO MARCADO.
1.
As marcas de um vaso bem acabado. Paulo bem sabia da sua chamada
para trabalhar entre os gentios, na verdade. At 9.15 “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é
para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos
reis, e dos filhos de Israel”.
2.
Um obreiro preparado. At 13.1,2 “Na igreja que estava em
Antioquia havia alguns profetas e
doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Niger, e Lúcio, cireneu,
e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito
Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”.
3.
Um obreiro experiente. A psicologia educacional ensina
que o homem aprende 20% do que ouve; 30% do que vê; 70% do que se examina; 90%
do que faz; 90% do que se fala. Ninguém nasce experiente em alguma coisa,
todos aprendem com os outros, pela observação e pelos próprios erros.
Paulo foi adquirindo experiência pouco a pouco em sua carreira cristã, mas de
forma muito substancial pelos lugares por que passou como: nas regiões da
Arábia, em Damasco, em Jerusalém, na Cilícia e agora em Antioquia da Síria
ao lado de Barnabé.
4.
Um servo submisso. Paulo aprendeu ouvir a voz
do Senhor desde o caminho de Damasco em diante. Com esse ouvir, ele atendia
prontamente como um servo. Tanto para trabalhar, quanto para não
trabalhar; tanto para fugir de uma cidade que ficara para dar testemunho,
quanto para suportar as pressões de uma perseguição por amor aos escolhidos.
Aqui reside um grande segredo, quando se aprende a atender a voz do Senhor
prontamente, ele vai falando mais e mais conosco.
5.
Um servo sofredor. Em Antioquia da Psídia, por
causa da multidão que creu, Paulo foi banido da cidade; em Icônio, eles fugiram
a tempo para não serem apedrejados; em Listra, Paulo curou a um coxo de
nascença, sendo apedrejado depois pelos judeus de Antioquia e Icônio, e jogado
no lixão da cidade. O próprio Paulo ensinava At 14.22 que, “por muitas
tribulações nos importa entrar no Reino de Deus”. Por isso disse a Timóteo: “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo”.
EU TENHO NO MEU CORPO AS MARCAS
DO SENHOR JESUS.
Paulo aponta para a Cruz o motivo
de sua maior glória, perseguição e marcas.
1)
AS MARCAS DO SACRIFÍCIO (MARCAS
SOFRIMENTO)
· Os sofrimentos de Cristo não se
referem ao sofrimento expiatório de Cristo. Este foi completo, cabal e não pode
ser completado.
· Paulo teve três tipos de sofrimento:
1) Aflições provocadas por inimigos de Cristo.
2) Sofrimento de cansaço.
3)
Luta de Oração.
v Falar a verdade, pregar o evangelho, é difícil e
perigoso. Somente
quem já tentou anunciar a salvação de Jesus sabe disso. Muitos pagaram com a
própria vida. Tanto é difícil pregar que a nossa palavra “testemunha” no
Novo Testamento vem do grego “mártir”, ou seja: aquele que perde a vida por
compartilhar aquilo em que crê.
v A OBRA MISSIONÁRIA NÃO É TURISMO OU PRAÇA DE DIVERSÃO.
è OS DESAFIOS SÃO GIGANTESCOS.
a)
Entre os cristãos: Há cerca de dois bilhões de
cristãos no mundo atual. Este número inclui, entre outros, os chamados
"cristãos nominais" espalhado por vários ramos do cristianismo
moderno.
b)
Entre os romanos: mais da metade dos cristãos
sãos católicos romanos ou afirmam ser "cristãos nominais" que vivem
entre nós, necessitando de um encontro pessoal com Jesus Cristo. Dentre os 946
milhões de católicos romanos, menos de 20% são praticantes. Isto significa que
mais de 756 milhões não tem compromisso com a Igreja.
c)
Entre os muçulmanos: o Islã é a segunda maior
religião do mundo, contando com mais de novecentos milhões de adeptos.
d)
Entre os sem-religiões: São mais de 850 milhões de
pessoas sem religião que desafiam a Igreja do Senhor nesta última hora. Na
Europa há maior parte de concentração dos sem religiões.
e)
Entre os hindus: atualmente, há no mundo mais de
setecentos milhões de hindus.
f)
Entre os budistas: somam mais de 320 milhões no
mundo. Maior concentração se encontra no Japão com quase 115 milhões.
g)
Entre as tribais: calcula-se mais de cinco mil
grupos de tribais a serem alcançados. Entre os judeus: totalizam mais de 18
milhões no mundo, o que apresenta 0,36% do total da população do mundo hoje.
è
Desafio da "Janela 10/40".
Porque janela 10 x 40? Porque está entre 10º e 40° gruas ao norte da linha do
equador e vai do Oeste da África, no Oceano Atlântico até o Leste da China, no
Oceano Pacífico passando pelo Norte da África e Ásia Menor.
è
Nessa Janela está concentrada a maior parte dos povos não alcançados do mundo. Onde
se encontram os três maiores grupos religiosos não cristãos do mundo:
muçulmanos, budistas e hindus. São cerca de 67 países, onde temos mais de 95%
dos povos menos evangelizados e são os mais pobres do mundo.
At 20.24 Porém, em nada considero a vida
preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério
que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deu.
v A obra missionária não é
plataforma de privilégios, mas uma arena de renúncia.
v Paulo enfrentou toda sorte de provações no exercício do seu ministério. Foi perseguido em Damasco,
rejeitado em Jerusalém, esquecido em Tarso, apedrejado em Listra, açoitado em
Filipos, escorraçado de Tessalônica e Beréia, chamado de tagarela em Atenas e de
impostor em Corinto. Enfrentou feras em Éfeso, foi preso em Jerusalém, foi
acusado em Cesaréia, foi picado por uma cobra em Malta e foi preso em Roma.
Suportou cadeias e açoites. Foi fustigado com varas e apedrejado. Mesmo em face
da morte, não considerou sua vida preciosa para si mesmo.
2)
AS MARCAS DOS PÉS E MÃOS FURADAS
(MARCAS DE TRABALHO).
v VIVEMOS UMA ÉPOCA EM QUE TODOS VIVEM EM BUSCA DE RECONHECIMENTO. A
obra missionária não é cargo e sim carga. 1Co 4:1 Que os
homens nos considerem como ministros de Cristo...
Primeiro, devemos considerar o termo usado por
Paulo para "ministro". A palavra grega usada é hupereta. Significa,
literalmente, remador inferior ou remador subordinado.
v A ideia, pois, não é de alguém à frente ou acima de outros, mas ao
contrário, de pessoas que fazem um trabalho invisível, num nível inferior aos
demais tripulantes.
Tendo compreendido o significado do termo, podemos
considerar o motivo pelo qual Paulo o escolheu (ele tinha outras opções,
como doulos, diakonos, therapon, etc.).
· O ministério de Paulo consistia de trabalho servil: 1Co 4:12"E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias
mãos”.
1Co 15.58 Portanto, meus amados irmãos,
sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que,
no Senhor, o vosso trabalho não é vão.
· Paulo agoniza-se na obra. Colossenses
1:29 E para
isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim
poderosamente
è Paulo não apenas sofre v. 24. Ele não apenas desempenha a sua mordomia de pregar o mistério de Deus v. 25-28; ele trabalha. O esforço de Paulo não é realizado na carne, mas na energia e força do Espírito Santo. Quem realiza a obra de Deus, precisa do poder de Deus.
è Paulo não apenas sofre v. 24. Ele não apenas desempenha a sua mordomia de pregar o mistério de Deus v. 25-28; ele trabalha. O esforço de Paulo não é realizado na carne, mas na energia e força do Espírito Santo. Quem realiza a obra de Deus, precisa do poder de Deus.
è O QUE
TENS EM TUAS MÃOS?
v A Moisés ele Perguntou o que tens
em suas mãos? Uma vara.
v A Sansão foi lhe dada uma
queixada de Jumento.
v A Sanção Cântaro com tocha e uma
Trombeta.
v A Davi uma funda e cinco pedras.
v A Abraão uma fé pra alcançar a
promessa.
v A Viúva de profeta vasos vazio e
um pouco de azeite.
v A igreja uma vocação e mandamento IDE POR TODO
MUNDO.
3)
A MARCA DO INTERIOR FERIDO DE
JESUS (MARCA DO RIO QUE CORRE DO
INTERIOR).
v João
19:34 Contudo
um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Antes de Cristo morrer, Jesus Cristo sofreu o choque hipovolêmico.
v HIPOVOLÊMICO: Hipo significa “baixo”, vol
significa “volume” e êmico significa “sangue”, então choque hipovolêmico significa que a pessoa está sofrendo o efeito de perder grandes quantidades de
sangue.
v Isso ocasiona 4 coisas:
1º) O coração esforça-se para bombear mais sangue, mas não tem de onde;
2º) A pressão sanguínea cai, causando desmaio ou colapso;
3º) Os rins param de produzir urina, para conservar o volume de sangue que sobrou;
4º) A pessoa fica com muita sede, pois o corpo pede por liquido para repor o sangue que perdeu.
1º) O coração esforça-se para bombear mais sangue, mas não tem de onde;
2º) A pressão sanguínea cai, causando desmaio ou colapso;
3º) Os rins param de produzir urina, para conservar o volume de sangue que sobrou;
4º) A pessoa fica com muita sede, pois o corpo pede por liquido para repor o sangue que perdeu.
v Com isso, o coração do Senhor
Jesus acelerou-se, batendo rapidamente por um algum tempo, o que contribuiu
para fazê-lo falhar, provocando o acúmulo de líquido na membrana em torno do
coração, conhecido por efusão
pericardial, bem como em torno dos pulmões, conhecido por efusão pleural.
v A OBRA
MISSIONÁRIA APONTA PARA O SANGUE E DEPENDE DO RIO QUE CORRE NO INTERIOR. (Todo
missionário há de ser cheio do espírito Santo).
a)
A mensagem missional é que o
evangelho é o poder de Deus Rm 1:16 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a
salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”.
b)
Só alcançaremos os perdidos se
tivermos uma vida profunda no espírito.
c)
Uma Igreja que não é cheia ela
precisar mudar as suas prioridades.
d)
OLHEM PRA NÓS – NÃO TEMOS OURO
NEM PRATA MAS...
CONCLUSÃO: APELO MISSIONÁRIO.
Contatos com o Pastor Nilton Jorge:
E-mail: niltondalani@gmail.com
Telefone: (55) 22 998746712

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