TEXTO: Mt 6:19-24; Lc 10:30-35; Lc 11:37-41
INTRODUÇÃO:
· Em Mateus 6:19 a 24
Jesus nos apresenta três conjuntos de antíteses: a Terra versus o Céu, versos 19 a 21, as trevas versus
a luz, versos
22 e 23 e o dinheiro versus Deus, verso 24.
· A primeira antítese nos apresenta dois tesouros;
a segunda, dois olhos; e a terceira, dois senhores. As três tratam de alvos e prioridades. Todas tratam da matéria-prima da vida cotidiana. As três
tratam do Céu e do mundo.
·
A acumulação de bens
terrenos geralmente se deve ao desejo de ter segurança no futuro e reflete
temor e incerteza. Jesus indica aos que querem ser cidadãos de seu reino que a
posse de riquezas materiais é um motivo de ansiedade mais do que um meio de
liberar-se dela. O cristão não se angústia pelas necessidades materiais da vida
porque confia em que Deus as conhece e lhe dará o que lhe faça falta. Versos 31 a 34. Como destaca Paulo, isto não
significa que o cristão será indolente ante suas próprias necessidades e as de
sua família. I Tss 4:11 Empenhai
a vossa honra em levar vida tranqüila, ocupar-vos dos vossos negócios, e
trabalhar com vossas mãos conforme as nossas diretrizes.
·
Pv 10:22: É a bênção
de Iahweh que enriquece, e nada ajunta a fadiga.
·
Alguns pensam que as
riquezas dependem só da habilidade e a diligência. Outros crêem que
resultam da boa fortuna. Mas não pode ter riqueza verdadeira nem duradoura sem
a bênção do Senhor. A riqueza não
pode multiplicar-se sem a cooperação de Deus, e os tesouros acumulados se
desvanecem quando Deus não adiciona sua bênção. Ageu 1:5 a 9; Malaquias 3:8 a12.
·
A palavra grega thêsaurós pode significar o lugar onde o
tesouro é guardado, numa caixa ou cofre onde o tesouro é depositado.
·
Jesus destaca em Mateus 6:19 e 20 a transitoriedade da vida. Ao fazê-lo, tece comentários sobre as três grandes fontes de riqueza da
Palestina.
a)
Ele nos diz para não colocarmos nossa confiança em
coisas que a traça pode destruir. Na antiga Palestina, a riqueza de uma pessoa consistia
muitas vezes em
roupas caras. Assim , quando Geazi, servo de Eliseu, quis
tirar proveito de Naamã, depois que este ficou curado da lepra, pediu-lhe um
talento de prata e duas mudas de roupa, II
Reis 5:22. E uma das coisas que tentou Acã foi um belo manto babilônico, Josué
7:21. Jesus, porém, nos adverte de que essas coisas não possuem segurança
em si mesmas, pois a traça as devora ainda que estejam bem guardadas.
b)
Ele nos adverte a evitar as coisas capazes de ser
destruídas pela ferrugem ou pelos vermes, Mateus 6:19. A riqueza pode ser corroída pela ferrugem e pelos
vermes, ou mesmo pelos ratos e ratazanas. As pestes destes últimos, no mundo
antigo, tornavam o alimento armazenado uma fonte duvidosa de riqueza a longo
prazo.
c)
Terceiro, Jesus sugere que, se a traça, a ferrugem
e outras coisas não se apoderam de sua riqueza, os ladrões o fazem. O roubo era um problema constante na Palestina,
onde as paredes da maioria das casas eram feitas de barro cozido. O arrombador
tinha apenas que escavar através da parede. Imagine a surpresa do dono da casa
ao voltar e encontrar não apenas uma abertura extra na parede, mas dar pela
falta de suas economias.
ð Assim
é que Jesus nos adverte da fragilidade de três classes de prazeres e
possessões.
1. Adverte-nos da brevidade dos prazeres que se desgastam e
passam a ser inúteis como a roupa velha. Os trajes e vestidos mais luxuosos, com ou sem carunchos,
acabam por desintegrar-se. Todos os prazeres puramente físicos tem a
característica de desgastar-se. Cada vez que se desfruta, satisfazem menos que
a vez anterior. Necessita-se mais para produzir o mesmo efeito. São como as
drogas, que perdem seu efeito inicial e se tornam cada vez menos efetivas. Uma
pessoa tende a ser estúpida para buscar sua essência das coisas que cada vez
resultam em menos resultados.
2. Adverte-nos da fragilidade dos prazeres que se corroem. O graneleiro está exposto ao acesso das ratazanas
e dos ratos, roem tudo. Existem
certos prazeres que perdem inevitavelmente seu atrativo conforme avança a
idade. Pode ser que seja porque se é fisicamente menos capaz para desfrutar; a
idade avançada e certas coisas deixam de satisfazer. Uma pessoa não deveria nunca
entregar seu coração a prazeres que os anos vão desvanecer; deveria encontrar
seu prazer nas coisas cujo atrativo no tempo é impotente para corroer.
3.
Adverte-nos da insegurança que são os prazeres que
nos podem roubar. Isto passa com todas as
posses materiais: não há nenhuma entre elas que seja segura; e, nenhuma que
edifica sua felicidade sobre elas, está edificando sobre uma base que não é
estável e nem segura. Suponhamos que se organiza sua vida de tal maneira que
sua felicidade depende de suas posses e dinheiro; suponhamos que chega uma
quebradeira, e se descobre que seu dinheiro não vale nada. Então, com seu
dinheiro, se foi sua felicidade.
·
“Não ajunteis tesouro na terra...”. O que Jesus quis dizer com isso?
1. Devemos evitar interpretar essa declaração como se
ela girasse torno de dinheiro ou outras coisas que façam de nós pessoas ricas,
monetariamente falando.
a. Jesus não disse “não ajunteis dinheiro”; ele
disse “não ajunteis tesouros”.
b. Jesus não disse “não sejam
ricos”, monetariamente falando; ele disse “não
ajunteis tesouros”.
c. Ora, “tesouro” é um
vocábulo bem amplo, que inclui muita coisa, inclusive o dinheiro e outras coisas mais que possam fazer de nós pessoas ricas monetariamente
falando, mas não só e não necessariamente essas coisas.
d. Um correto entendimento dessa palavra de Jesus deve
contemplar o fato de que Ele aqui não
se interessava tanto pelas nossas possessões, e, sim, pela nossa atitude em
relação a essas possessões. Não está em evidência aqui o que um homem
porventura possua, mas antes, o que ele pensa sobre seus bens materiais, e qual
é a sua atitude em relação a eles. Nada há de errado em se possuir bens, mas
pode haver grande erro na relação de uma pessoa para com os seus bens.
2. Jesus, podemos assim dizer, alerta para
o perigo em que uma pessoa pode incorrer de derivar a sua principal ou mesmo
total satisfação de coisas desta vida.
· A advertência de
Jesus ultrapassa os limites das meras posses. Indivíduos pobres precisam desta
exortação tanto quanto os abastados, porque, sob este ponto de vista, todos
temos os nossos “tesouros”. Pode ser marido, mulher ou filhos; pode ser uma
“posição”, pode ser dinheiro, jóias, poder, amigos, namorado (a), um emprego,
conforto pessoal, honra pessoal, qualquer coisa! Não importa o que seja e nem o
quanto valha, se representa tudo para você, então isso é o seu tesouro; se por
esse “algo” você é capaz de comprometer até mesmo a sua fidelidade a Cristo,
então isso é o seu tesouro; se a esse “algo” o seu coração pertence, então aí
está o seu tesouro.
· A questão: não é o ajuntar tesouros, mas o onde
juntar. O local é a questão, o
acumular não tem problema algum, mas onde juntar pode ser o problema.
· I Timóteo 6:10. Porque o amor do dinheiro
é raiz de todos os males e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé,
e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
Paulo deixa claro que a raiz de todos os males não é o
dinheiro. Antes, é o amor ao dinheiro.
ð Onde não acumular? Não devo acumular tesouros na Terra (v.19)
Por quê?
Porque se eu acumular tesouros na terra eu
vou ter 3 tipos de problemas:
1. Transitoriedade (v.19) Traça e ferrugem.
2. Insegurança (v.19) Os Ladrões.
3. Acorrentamento (v.21) Estará a vossa alma.
ð Onde eu devo acumular? Devo acumular tesouros no céu (v.20)
Por quê?
Porque no céu eu não terei problemas, pois lá:
1. Não tem Transitoriedade, lá o estado é eterno.
2. Não tem insegurança, lá há total segurança, lá não entra
ladrões.
3. Minha alma estará segura, se meu tesouro tiver lá estou
acorrentado a ele lá.
Como
juntar tesouros no céu?
1.
Tendo bons olhos (percepção) Pv 22.9
(v.22):
se os teus olhos forem bons todo teu corpo terá luz.
(v.23):
se os teus olhos forem maus todo teu corpo será trevas.
Há uma
diferença de ser e de ter:
·
Ter é aquilo que eu possuo, e ao passo que
·
Ser é aquilo que eu sou.
Quando
meus olhos são bons, eu tenho luz (v.22)
Quando
meus olhos são maus, eu sou trevas (v.23).
Os olhos
movem os pés e a pessoa. Pra onde estão voltados os teus olhos, estarão
voltados o teu coração e os teus tesouros.
2.
Servindo a Deus e não as riquezas (v. 24).
É a
conclusão e aplicação de Jesus sobre os tesouros, a luz e as trevas. O homem
que cuida das coisas espirituais procura apenas um tesouro, isto é, o tesouro
dos céus.
·
SERVIR - No grego significa escravo, indicando fidelidade total, sem
reservas, o escravo não tinha vida própria, mas tudo fazia segundo a vontade de
seu senhor.
Não
servindo aos bens que nós possuímos, mas servindo ao próximo com os bens que
possuímos.
·
A psicologia nos fala sobre a
dupla personalidade. Uma alma dividida é uma alma enferma, furtada do seu poder de
concentração, assaltada pôr apreensões, distraída.
Ninguém
pode servir a dois senhores. Há pessoas que tem um Deus no domingo e outro
durante a semana.
·
Para
entender tudo o que isto quer dizer implica que devemos recordar duas coisas
sobre os escravos no mundo antigo. Primeiro,
um escravo não era uma pessoa, mas uma coisa aos olhos da lei.
Aos
olhos da lei, o escravo era uma ferramenta viva. Seu amo poderia
vender, agredir, expulsar e até matar.
· A Bíblia 215 vezes em seus versículos fala sobre a fé. Em 218 versículos fala sobre a importância da salvação. Aparecem na Bíblia 500 versículos fala sobre a Oração, então temos 933
versículos que abordam sobre a fé, oração e salvação. Porém tem outro tema na
Bíblia que é reportado em 2085 versículos (isto é muito importante para Deus), O
poder espiritual do dinheiro.
· EXERCÍCIO: levante o que você tiver uma moeda ou nota, olha para ela, suje um pouco sua mão, como é
possível algo tão pequeno, insignificante, tenha tanto poder sobre nossas
vidas, emoções, relações, motivações, profissões e ministério?
·
O dinheiro é a causa
nº 1 das guerras, dos
suicídios, das violências urbanas, de destruição Familiar, Eclesiástica, de
relacionamentos, em qualquer parte do mundo.
· A maior traição do NT foi feita por causa do
dinheiro.
· O 1º juízo divino no NT foi feito por causa do
dinheiro. (Ananias e Safira).
· A maior honra que Jesus fez, foi por causa
de atitude cara (o perfume de alabastro).
· Um dos maiores ensinamentos de Jesus foi
sobre o dinheiro (a oferta da viúva).
· Uma das maiores reações de Jesus no templo
foi sobre o dinheiro (os mercadores e vendedores ambulantes).
· A maior mentira do NT foi dos soldados
romanos, disseram que os discípulos tinham roubado o corpo de Jesus. (foram
corrompidos a mentir por causa do dinheiro).
O princípio
espiritual do dinheiro, não é qto dinheiro eu tenho, mas o que eu faço com o
dinheiro que eu tenho. O principio não é a quantia, mas a atitude. Is 55:2
3.
Ajudando ao próximo. Lucas 11.37-41
· Enquanto Jesus estava discursando
quando ele chega exatamente nesta parte da candeia do corpo ser os olhos, Lucas
faz menção de um fariseu interromper a Jesus para convidá-lO para um jantar. Mateus
não menciona tal convite, porque Mateus esta preocupado em mencionar o sermão
inteiro.
· Lucas quer mencionar o jantar, pois
Lucas nem conclui o sermão, mas vai daqui da candeia do corpo, para o jantar.
· A palavra grega para esmola
Bíblica é eleêmosunê que quer dizer:
CONCLUSÃO: A principal busca do cristão
deve ser ao reino de Deus e a sua justiça.
Não
tenham estas coisas como primazia, busquem em primeiro lugar o reino de Deus e
sua justiça (v.33). Não deixe que as coisas físicas tomem lugar daquilo que é
primário para a vida de vocês.
(v.33) Mas buscai primeiro o reino de Deus, e sua justiça,
e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Pr. Nilton Jorge
Contatos pelo telefone: (55) 22 998746712
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