sexta-feira, 3 de maio de 2019

JEJUM QUE AGRADA A DEUS (Série "O Sermão da Montanha")


TEXTO: Mt 6:16-18
INTRODUÇÃO:

·      Do ponto de vista judaico, o jejum é uma manifestação de piedade que surge a partir de um desejo para uma vida meritória, em linha com a ênfase ética dos ensinamentos herdados. Pra nós os salvos o Jejum é fome de Deus.
·      Jejum Equivocado. Mateus 6:16 apanha um fio solto no verso 6. Dos versos 2 até ao 4, Jesus adverte contra a esmola ostentosa, e nos versos 5 e 6 faz o mesmo com relação à oração. Nos versos 7 e 8, ministra instruções importantes, e do verso 9 até o 13 apresenta um exemplo de oração. Agora Ele está no verso 16, para retornar a Seu tema prin­cipal da adequada piedade verso 1. Dessa vez Sua instrução tem que ver com o jejum.
·      Os versos 16 a 18 são a única instrução de Jesus a respeito desse assunto, e o propósito Dele é mais advertir contra os abusos do que nos dizer como e quando deve ser praticado.
·      No Talmude babilônico se relata a antiga tradição de jejuar o segundo e quinto dia da semana, isto é segunda-feira e quinta-feira Lc 18:12.
·      No geral, os antigos judeus jejuavam a fim de ressarcir uma falta ou para assegurar-se uma resposta favorável a uma oração ou o cumprimento de um desejo. Certamente, parece que muitos jejuavam porque criam que este ato ganhava um mérito especial ante Deus. 
·      Um jejum não significa necessariamente uma completa abstinência de alimento, mas uma limitação ao que é essencial para manter a saúde e o vigor.
·      O verdadeiro jejum não é um serviço meramente formal. A Escritura descreve o jejum preferido por Deus: Is 58:6 e 10que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo ... que deixes livres os quebrantados ou oprimidos e despedaces todo o jugo...; abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita”. Aí se expõe o próprio espírito e caráter da obra de Cristo.
·      Jejuar era algo importante para os santos, tanto do AT quanto do NT. O único jejum ordenado no AT ocorria no anual Dia da Expiação, embora no tempo de Jesus os fariseus jejuassem dois dias por semana: nas segundas e nas quintas-feiras.
·      Por coincidência, esses também eram os dias de feira. Assim sendo, chegava muita gente nas cidades e vilas nos dias semanais de jejum. Isto acabava sendo uma tentação para alguns judeus que gostavam de auditórios maiores para suas exibições de santidade. Havia muitos que tomavam medidas deliberadas para que os outros não deixassem de perceber que eles estavam jejuando.
·      Alguns caminhavam pelas ruas com o cabelo propositadamente despenteado e com roupas intencio­nalmente sujas e descompostas.

ð   QUAIS AS FORMAS DE JEJUNS NO VELHO TESTAMENTO?

I. O jejum relacionado com o luto. Entre a morte e o enterro de uma pessoa querida, os que estavam de luto tinham que abster de carne e de vinho.
II. O jejum para expiar um pecado. Se dizia, por exemplo, que Ruben jejuou sete dias por sua responsabilidade na venda de José. Por arrependimento por seu pecado com Tamar, se dizia que Judá, em sua velhice, não tomava nem vinho nem comia carne, nem permitia nenhum prazer. Há que se dizer que o pensamento judeu não tinha nenhum valor ao jejum se não era acompanhado de arrependimento. O jejum era a expressão externa de uma aflição interna.
III. O jejum era um ato de penitência nacional. Assim jejuou a nação inteira depois do desastre da guerra civil com a tribo de Benjamim. Juízes 20:26. Samuel fez com que o povo jejuasse porque haviam extraviado indo atrás de Baal. I Samuel 7:6. Neemias fez que o povo jejuasse confessando seus pecados. Neemias 9:1.
IV. Em certas ocasiões o jejum era uma preparação para receber uma revelação. Moisés jejuou quarenta dias e quarenta noites na montanha (Êxodo 24:15). Daniel jejuou esperando a Palavra de Deus (Daniel 9:3).
V. Às vezes o jejum era um chamado a Deus. Por exemplo: Faltava chuva, e havia perigo de que se perdessem as colheitas, se proclamava um jejum nacional para invocar a ajuda de Deus.

ð    No jejum judaico havia três idéias principais:

I.     O jejum era um intento deliberado de chamar a atenção de Deus. Esta era uma ideia muito primitiva. O jejum estava determinado para atrair a atenção de Deus e fazer que o Senhor fixasse na pessoa que se afligia voluntariamente.
II.  O jejum era um intento deliberado para demonstrar que o arrependimento era autêntico. O jejum era a garantia de sinceridade das palavras e das orações. Aqui havia um perigo; porque o que se supunha que era uma prova de arrependimento podia chegar a ser considerado um substituto do arrependimento.
III.   Muito do jejum era vicário. Não estava determinado para salvar a alma de uma pessoa tanto como para mover os sentimentos a Deus e salvar a nação de suas angústias. Era como se os devotos dissessem: As pessoas seculares não podem fazer isto. Estão imersos nas tarefas do mundo. Nos faremos este jejum extra para compensar a necessária deficiência da piedade dos demais.

ð   QUAIS OS TIPOS DE JEJUNS BÍBLICO.

1 – O JEJUM NORMAL.
·      Refere-se ao jejum onde a pessoa se abstém de comida somente, não de água. 
Lc. 4:1-21 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, 2 onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.”
·      O texto fala de Jesus sentindo fome, mas não fala nada sobre sede. O fato do ser humano não suportar mais do que 3 dias sem água, nos leva a crer que Jesus tomou água durante os quarenta dias de jejum. O mais comum dos jejuns praticado pelos cristãos, é abster-se de alimentos, mas não de líquidos.
 2 – O JEJUM PARCIAL. 
·      Refere-se a uma dieta limitada, mas não uma total abstinência de comida ou água. Este tipo de jejum é apresentado em Daniel 1:12 onde vemos que Daniel e seus amigos comeram somente “vegetais e beberam água”. “Peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber. 
3 – O JEJUM ABSOLUTO
·      Refere-se ao jejum completo, nada de comida nem água. Existem muitas referências na Bíblia sobre esse tipo de jejum. Esdras 10:6 “Então Esdras retirou-se de diante do templo de Deus e foi para o quarto de Joanã, filho de Eliasibe. Enquanto esteve ali, não comeu nem bebeu nada, lamentando a infidelidade dos exilados”.
4 – O JEJUM PRIVATIVO.
·      Este Jejum é apresentado em Mateus 6:6-18. Jesus ensina a jejuar de forma que não seja notado pelos outros. Jejuar por atenção pública ou para conseguir poder político não é razão para jejuar. 
5 – O JEJUM CONGREGACIONAL (envolve toda a Igreja).
·      Quando o profeta Joel convoca um jejum é um exemplo disso: Joel 2:15-16 “Toquem a trombeta em Sião, decretem jejum santo, convoquem uma assembléia sagrada. Reúnam o povo, consagrem a assembléia; ajuntem os anciãos, reúnam as crianças, mesmo as que mamam no peito. Até os recém-casados devem deixar os seus aposentos”.
·      A Igreja em Antioquia também utilizava essa ferramenta: Atos 13:2 Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.
6 – O JEJUM NACIONAL.
·      Havia, também, o jejum onde o país inteiro estava envolvido. Vemos um exemplo disso quando o rei Josafá, em resposta a uma invasão inimiga, convoca a nação a um jejum: 2Cr. 20:3 “Alarmado, Josafá decidiu consultar o SENHOR e proclamou um jejum em todo o reino de Judá”.

ð   MINHA POSIÇÃO QUANTO A ESTAR JEJUANDO. Isaías 58:5,6 Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam de jejum, um dia aceitável ao Senhor? O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo o jugo?
ð   As promessas do texto. A glória do Senhor será minha retaguarda; cura; O Senhor responderá meu clamor, satisfará meus desejos e me guiará constantemente fortalecendo meus ossos; Serei um jardim regado cuja as águas nunca faltam; serei chamada restauradora; o Senhor será minha alegria, cavalgarei os altos da terra e banquetearei com minha herança dada aos meus pais.
ð   As condições no Jejuar. Entregar a Deus o jejum correto que O agrada; ajudar ao próximo suprindo suas necessidades; renunciar a mim mesma; vigiar meus pés; clamar ao Senhor; eliminar o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade no falar.

* O jejum que não agrada a Deus v. 1 ao 5. Ocorre quando parecemos desejosos de buscar a Deus, de agradá-lo, como se sempre fizéssemos o que é certo, como se fossemos “bonzinhos”, e às vezes nos pegamos dizendo:  “ jejuei mas parece que Deus não viu, porque nada mudou, nada aconteceu, me humilhei tanto para nada…” , como se o Senhor nos devesse algo por causa do nosso “sacrifício”.
ð E porque esse jejum não agrada a Deus? Porque sempre buscamos agradar a nós mesmos, sermos beneficiados, fazendo somente o que é do nosso agrado, ou seja, nossa própria vontade, como se Deus tivesse a obrigação de nos atender. Diz à palavra que agindo assim, minha voz nunca será ouvida do alto, e o meu jejum de nada valerá, será apenas um dia que fiquei sem comer, que talvez “passei fome” mas não será o verdadeiro jejum.

* O jejum que agrada a Deus = v. 6-14, Envolve:
* Renúncia = v. 9-10.  É quando nos dispomos a matar a nossa carne para que a vontade de Deus se realize em nós, colocando nossas vidas perante o altar de Deus, em humilhação, nos separando totalmente para Ele, disposto não somente a servi-lo, mas a servir aqueles que estão ao nosso redor.
Renunciar, morrer para si é estar disposto a pagar o preço pela obra e pelo Senhor, é a disposição `a beneficiar outras pessoas, não fazer somente o que quero, mas o que Deus espera, o que Ele deseja para que assim a cada dia Ele cresça e eu diminua.
* Vigiar meus pés = v.13. Os pés nos falam de caminhos, e só existem 2 caminhos: um de vida e um de morte, por isso devemos ter cuidado onde colocamos nossos pés, por onde temos andado, como estão nossas atitudes. Não é tempo de permitir o pecado, o mau caráter em nós, mas de nos consagrarmos, ou seja, nos santificarmos no falar, no agir, no pensar, cuidando dos nossos corações e atitudes, vigiando nossa conduta diante do Senhor para que não profanarmos o jejum, nem a consagração e santidade, para isso é necessário estabelecermos tempo de intimidade e comunhão com o Senhor, através da Palavra, orações, das intercessões no templo, da leitura de livros, permitindo que Deus seja Senhor das nossas vidas.
* Liberdade = v6. Precisamos nos decidir sair do jugo das trevas, das impossibilidades, sair da opressão, da solidão, depressão, dos pensamentos que nos separam de Deus, decidir sair do fracasso, das correntes da injustiça, das mentiras do inimigo, e assim servirmos de instrumentos para libertar a outros.
* Ajudar ao próximo = v.7. Partilhar o alimento que temos recebido do Senhor com os necessitados, abrigar os pobres e vestir o nu nos fala de suprirmos as necessidades das pessoas, tanto no espírito: através do poder da palavra, da salvação que há em Jesus Cristo e do poder de Seu sangue, levando-os ao perdão para que recebam novas vestes espirituais de filhos de Deus; na alma curando suas enfermidades emocionais, levando-os ao verdadeiro amor; e em suas necessidades físicas, ajudando-os a romperem em suas limitações.

ð   BENEFÍCIOS DO VERDADEIRO JEJUM.

* A gloria do Senhor será minha retaguarda = v. 8 e 10 A unção, os dons, o fruto do espírito, a vida de Deus nos respaldarão, Sua luz irromperá como a alvorada e arrancará as trevas. Chega de escuridão: de tristeza, solidão, amargura, fracasso, a noite será como o meio dia, o Sol da Justiça brilhará sobre nós.
* Serei curado = v.8. A palavra diz que PRONTAMENTE o Senhor curará o nosso coração, seja dos sentimentos ruins, das situações do passado, da competição, inferioridade ou superioridade, do medo e até mesmo da infertilidade, ou seja de todos os problemas que possam nos impedir de alcançar os sonhos de Deus para as nossas vidas.
* O Senhor responderá meu clamor = v.9 e 11. Ele ouvirá cada palavra dos nossos lábios, não passarão desapercebidas e Ele nos ajudará, pois o Senhor é o socorro sempre presente, que não nos deixa só, e cada questão que apresentarmos em jejum, cada plano, sonhos e propósitos serão respondidos, a palavra diz que o Senhor satisfará os desejos dos nossos corações, e nos abençoará em uma terra ressequida pelo sol (problemas e crises do pais) ainda que a terra esteja machucada e que tudo pareça difícil Ele nos ajudará e sustentará, pois Seus olhos e ouvidos estão atentos `as nossas orações e o Senhor é Deus perfeito que não chega atrasado!
* Constantemente serei guiada pelas mãos de Deus = v.11. As mãos do Senhor estarão sobre cada um de nós em todos os momentos, em cada decisão, em tudo o que fizermos não seremos enganados, pois abrirão caminhos de vitória, nos guardando no centro de Sua vontade.
Meus ossos serão fortalecidos = v.11. O Senhor nos sustentará, não nos deixará machucar, desanimar ou voltar atrás, mas dará forças para permanecermos em vigor e ir adiante em conquista da vitória.
* Serei como um jardim regado = v.11. A provisão de Deus estará presente em tudo o que fizermos. A nossa terra, ou seja, cada área das nossas vidas, não mais ressecarão , nem perecerão por falta de nutrientes e de vida, pois as águas do Espírito fluirão em nós saciando toda a sede, trazendo refrigério ao calor das provações.
* Serei uma fonte cujas águas nunca faltam = v.11. Ao tornar-nos um jardim regado cujas águas do Espírito saciaram a sede e trouxeram refrigério, estaremos prontos para sermos como uma fonte de água aos que nos cercam, onde daremos de beber e saciaremos a muitos que se encontram em meio ao calor das provações no deserto.
* Serei chamado Restaurador = v.12. Reconstruiremos as velhas ruínas que são os sonhos antes derrubados; restauraremos os alicerces antigos ou seja, ergueremos aqueles que já estavam abatidos e desanimados; restauraremos muros de proteção através das orações e intercessões; e reconstruiremos ruas e moradias, ou seja, as famílias serão alcançadas pelo poder do sangue, restauradas e chamadas Lugares de Paz.
“ Então terei no Senhor a minha alegria, e Ele me fará cavalgar nos altos da terra e banquetearei com minha herança dada aos meus pais”

Pr. Nilton Jorge
Contatos pelo telefone: (55) 22 998746712 whatsapp


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