TEXTO: Mt 6:12
DUAS COISAS APRENDEMOS COM A ORAÇÃO DO SENHOR.
· O que se nega a perdoar a outros, elimina a
esperança de ser perdoado. Antes que acusemos a outros ou exijamos deles o
que nos corresponde, faríamos bem em considerar primeiro o modo em que Deus nos
tratou em circunstâncias similares e como quereríamos que outros nos tratassem
se a situação se invertesse.
· O que determina a natureza de qualquer ação é o que
a motiva. Por
isso, ainda as ações que parecem ser boas, se são realizadas com o propósito de
comprar-se a estima dos homens, não têm valor à vista do céu. É importante a
atitude do coração que dá às palavras essa plenitude de significado que de
outro modo não teriam. A pretensão de perdoar, motivada pelas circunstâncias ou
por propósitos interiores, pode enganar àquele a quem é concedido o perdão, mas
não engana ao que conhece o coração.
· O QUE É PERDÃO?
Há várias palavras gregas empregadas no Novo Testamento, que destacam os diversos aspectos do seu significado. Vejamos algumas:
Há várias palavras gregas empregadas no Novo Testamento, que destacam os diversos aspectos do seu significado. Vejamos algumas:
1.
Aphiemi – Significa deixar ir; perdoar é
usado cento e quarenta e cinco vezes no Novo Testamento. Esta palavra denota o
perdão de dívidas, cancelando-as completamente. Implica em libertação, deixar a
pessoa livre.
2. Áphesis, substantivo grego usado por 17 vezes. Significa despedida.
3. Charizonai, ser gracioso com, uma palavra grega utilizada por vinte e duas vezes. É usado para o ato do perdão, tanto divino, quanto humano.
4. Apolúo, soltar, verbo grego que significa deixar ir, divorciar-se.
2. Áphesis, substantivo grego usado por 17 vezes. Significa despedida.
3. Charizonai, ser gracioso com, uma palavra grega utilizada por vinte e duas vezes. É usado para o ato do perdão, tanto divino, quanto humano.
4. Apolúo, soltar, verbo grego que significa deixar ir, divorciar-se.
· Perdoar significa: deixar livre, soltar, libertar,
despedir, mandar embora, atribuir um favor incondicionalmente
àqueles que nos feriram. É não levar em conta o mal causado; é não reter a
mágoa ou ferida; é agir como se o incidente nunca houvesse acontecido.
1.
O CONTRASTE ENTRE PERDÃO HUMANO E DIVINO Mt 6:12, 14 e 15.
W O pecado não é uma palavra popular hoje em dia. Aos homens e as mulheres não
lhes é agradável serem chamados de pecadores, e que lhes tratem como pecadores
que merecem o inferno.
W O mal é que quase todo mundo tem uma idéia equivocada
sobre o pecado. Estão de
acordo em que um ladrão, um bêbado, um assassino, um adúltero, um blasfemo, são
pecadores; porém eles não são culpados de nenhum destes pecados; vivem uma vida
decente, normal, corriqueira, respeitável e nunca tem estado em perigo de que
os levassem a juízo, ou à prisão. Portanto crêem que o pecado não tem nada a
ver com eles.
W O NT usa cinco palavras diferentes para o pecado.
1. A palavra mais freqüente é hamartía. Esta era em sua origem uma
palavra relacionada com o tiro, e quer dizer não acertar o alvo. Portanto, pecado é falhar em ser o que nos havia sido possível e teríamos
capacidade para chegar a ser.
2. A segunda palavra para pecado é: parábasis, que quer dizer literalmente traspassar. O pecado passa do raio que separa o bem e o
mal. o perigo de ultrapassar divisas.
3. A terceira palavra para pecado é: paraptôma, que quer dizer deslizar-se para o outro lado. Os
melhores de nós podem deslizar. Pecamos quando a situação nos surpreende com a
guarda baixa.
4. A quarta palavra para pecado é: anomia, que quer dizer ilegalidade. Anomia é o pecado da
pessoa que sabe o que deve fazer, e sem dúvida não faz ou faz o contrário; é o
pecado da pessoa que conhece a lei, mas transgride.
5. A quinta palavra para pecado é: ofeilêma, que é a que se usa no centro da
Oração do Senhor; e que quer dizer: dívida.
Quer dizer faltar pagar o que se deve, deixar de fazer o que é
devido. Não pode haver nenhuma pessoa que se atreva a pretender haver cumprido
plenamente seu dever para com Deus e para com seus semelhantes: Não existe tal
perfeição na humanidade.
W Perdoa nossas dívidas como nós perdoamos a nossos devedores. O sentido literal é: Perdoa nossos
pecados na mesma proporção em que nós
perdoamos aos que têm pecado contra nós. Nos versos 14
e 15, Jesus diz da maneira mais clara
possível que se perdoamos aos outros, Deus nos perdoará; porém se nos negamos a
perdoar aos outros, Deus se negará a nos perdoar. Está totalmente claro que, se
fazemos este pedido com uma ferida aberta com uma desavença sem acerto em nossa
vida, estamos pedindo a Deus que
não nos perdoe.
· Se dizemos: Jamais
perdoarei Fulano pelo que me fez; e passamos a tomar este pedido em nossos
lábios, estamos deliberadamente pedindo a Deus que não nos perdoe. Nosso perdão
aos semelhantes e o perdão de Deus a nós não podem ser separados, estão vinculados.
· Não é possível estar em condições de fazer esta
Oração quando seu coração está dominado por um espírito de ressentimento. Se não está em paz com seus
semelhantes, tampouco pode estar em paz com Deus.
2.
DEVEDORES AUDACIOSOS E GRAÇA BARATA.
Rm 4: 7 a 8 Bem-aventurados
aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos,
bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.
· Deus é um
cancelador de dívidas para os que buscam o Seu perdão. Esse é um milagre da
graça. Deus não nos dá o que merecemos. Ele nos dá o que precisamos.
· É
interessante notar, nesse ponto, que a versão de Lucas da
Oração do Senhor emprega a palavra pecado, Lucas 11:4, em
vez de dívida, conforme encontramos em Mateus. Os pecados, obviamente, representam atos de comissão, enquanto as dívidas incluem os atos de omissão.
Em resumo, todos os nossos pecados podem ser levados ao pé da cruz.
· A salvação é
um tecido sem costura. Você não pode ser perdoado ou justificado, sem ao mesmo
tempo ser santificado e transformado. Os cristãos perdoarão como Deus perdoa;
perdoarão da mesma maneira.
· Há certas coisas que nos
ajudarão a aprender a perdoar.
1. A primeira é a compreensão. Existem
razões por que as pessoas fazem as coisas. Quando dedicamos tempo para
descobrir as razões delas, muitas vezes fica mais fácil perdoá-las.
2. A segunda é o esquecimento. Precisamos
aprender a esquecer. Muita gente continua nutrindo sentimentos de ira e
ressentimento. Temos uma escolha. Podemos permanecer no negativo, ou podemos
deixar que Ele nos encha de pensamentos novos e limpos.
3. A terceira é o amor. Temos visto
repetidas vezes em nosso estudo do Sermão do Monte que o amor ágape de
Deus é essa boa vontade para com os outros, que quer apenas o melhor para eles,
não importa como nos tratem.
4. A quarta é a visão da cruz. Os
verdadeiros perdoadores precisam de uma imagem diária da cruz. Precisamos
reconhecer que Jesus morreu em nosso lugar.
Mt 6:15 Se, porém, não perdoardes aos homens [as
suas ofensas], tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas..
· Não é que Deus somente conceda o perdão na base da
permuta. O perdão
que damos a outrem não é uma condição para que o perdão divino seja concedido a
nós. Antes Ele condiciona nossa própria recepção do perdão de Deus.
·
Existem muitos
princípios para cultivar relacionamentos através do Sermão no Monte.
·
Jesus destacou 4
princípios como uma moldura no relacionamento com aqueles que nos causam dor e
problemas.
1. Primeiro, Ele nos adverte a para lidar com nossa raiva e
rapidamente buscar reconciliação
(Mt. 5:21-26). Ele foca que nossa adoração e relacionamento com Deus serão
retidos até fazermos isso.
2. Segundo, Ele nos chama para abençoar aqueles que nos amaldiçoam
(Mt. 5:44).
3. Terceiro, Ele nos exortou a perdoar as pessoas que não nos
tratam bem (Mt. 6:12-14).
4. Quarto, Ele advertiu para não julgar as pessoas com o espírito
errado, com informações erradas e da maneira errada, e focar primeiro em nossas
falhas (Mt. 7:1-5).
·
Deus nos
criou para amá-lO nas 4 esferas de nossa vida: afeições, personalidade,
pensamentos e recursos, pois Ele nos ama dessa maneira. Nós expressamos nosso
amor para Deus pela forma como nossos corações responde às pessoas que nos
causam algum tipo de pressão.
3.
O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA
NÃO PERDOA.
a. Quem não perdoa é prisioneira do seu passado.
Perdem a capacidade de viver do presente. Daí porque se fere tanto, pois diante de cada atitude ele revela dificuldade em analisar a situação como de fato ela é no momento. Ele encara o presente com os olhos do passado.
b. Quem não perdoa é prisioneiro das pessoas do passado.
Estar com sua mente constantemente cheia das lembranças daqueles que foram instrumentos de mágoas. (dorme, acorda, tomar café com a pessoa na mente).
c. Quem não perdoa é prisioneiro da mágoa.
É comprovado cientificamente que uma grande parte (80%) das enfermidades físicas é de origem psicossomática.
d. Quem não perdoa é atormentado por demônios (Mt 18:4)
Este texto mostra que o mau servo foi lançado na prisão e foi atormentado por verdugos, ou seja, por demônios pelo fato de não perdoar.
·
Cinco verdades sobre o perdão
1. O perdão é uma ordem não uma sugestão. Mateus 6:14-15
Deus
não quer falar conosco até que reconciliemos nossas diferenças com o outro Mt 5:24. Cl 3:12-13 “Revesti-vos pois, como eleitos de Deus,
santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade,
mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos
outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou,
assim fazei vós também”
2. Não há limite para o perdão. Mateus 18:21-22
Jesus
não disse para perdoar 490 vezes e parar, é ilimitado.
1 Co 13:5 – O amor não guarda rancor.
1 Pd 4:8 – O amor cobre uma multidão de pecados.
Sl 103:12 “Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões”.
1 Co 13:5 – O amor não guarda rancor.
1 Pd 4:8 – O amor cobre uma multidão de pecados.
Sl 103:12 “Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões”.
3. A falta de perdão nos mantém em cativeiro. Mateus 18:23-35
·
Impede
o perdão do Pai.
Fomos perdoados de uma dívida que nunca poderíamos pagar, qualquer dívida para nós é minúscula em comparação ao que recebemos.
Fomos perdoados de uma dívida que nunca poderíamos pagar, qualquer dívida para nós é minúscula em comparação ao que recebemos.
·
Ele foi entregue
aos torturadores. V.34 – A falta de perdão abre a porta para doenças
físicas e mentais e fortalezas demoníacas.
·
Pode
limitar ou até mesmo bloquear as bênçãos em nossa vida.
Provérbios
28:13
“Aquele que encobre as suas transgressões
jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”
·
A falta de
perdão é um pecado que bloqueia a prosperidade.
·
Nos deixa
amargos e os nossos corações endurecidos.
Hebreus 12:15 “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”
Hebreus 12:15 “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”
4. O perdão é um ato volitivo.
·
Não
um sentimento, mas uma decisão.
·
É
contínuo (passado, presente e futuro).
·
É
do espírito – e não a carne, não a alma.
Você deve ser capaz de ver o seu agressor como um espírito vivo, não um inimigo, não como um desafio no caminho da vida, não como um obstáculo no seu caminho para o paraíso.
Você deve ser capaz de ver o seu agressor como um espírito vivo, não um inimigo, não como um desafio no caminho da vida, não como um obstáculo no seu caminho para o paraíso.
5. A conciliação é sempre a resposta.
·
Devemos
manter nossa consciência limpa e manter-nos em comunhão com os demais.
Conclusão:
Romanos 12:14-18
14 Abençoai
aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Pr. Nilton Jorge

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