sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

PORQUE EXISTE A IGREJA


TEXTO: Mt 28:18-20
INTRODUÇÃO:
·      Os versículos lidos apresentam aquilo que é chamado de A Grande Comissão, a última ordem do Senhor Jesus Cristo aos Seus servos antes de deixar este mundo.
·      Há nesse texto referencial cinco ênfase na grande comissão.
1)   A primeira ênfase está no comissionador v.18. Jesus ressurreto.
2)   A segunda ênfase está na comissão v.19. Jesus chamou pessoas simples.
3)   A terceira ênfase está na compreensão da grande comissão v.19. Repare que esta comissão tem dois componentes distintos, cada um apresentado por um dos evangelistas. Em Mateus lemos: “Ide, fazei discípulos de todas as nações”, e em Marcos: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura”. Os únicos verbos que estão na voz imperativa nestas duas comissões são “fazei discípulos” em Mateus e “pregai” em Marcos. Hoje em dia ouvimos muita ênfase sendo colocada no verbo “ide”, mas precisamos lembrar que, apesar de toda a importância de irmos ao mundo inteiro, a ênfase nestes dois trechos não é no “ir”, mas no pregar e discipular.   A comissão, portanto, é dupla, e poderia ser traduzida assim: “Indo por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura, e discipulai todas as nações”. Mateus apresenta um aspecto dela (o discipulado), Marcos outro (a evangelização).
4)   A quarta ênfase está na presença de Jesus para a realização da obra v.20.

TRANSIÇÃO: Como deve ser caracterizada a igreja evangélica brasileira em seu propósito de ser uma igreja verdadeiramente missionária no Brasil e no mundo? Biblicamente falando, todo campo missionário deveria se tornar, obrigatoriamente, numa base missionária. Mas por uma série de fatores que lamentamos, nem sempre é essa a realidade em termos de igreja brasileira.
·      Quando pensamos em Igreja missionária sem sombra de dúvida, a igreja de Antioquia era um exemplo de igreja missionária. At 13:2,3 "E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram".
·      Os princípios que nortearam a vida da igreja de Antioquia, e que, com certeza, deveriam inspirar todas as igrejas, foram cuidadosamente observados e registrados por Lucas em Atos 13.

1)             EM RELAÇÃO A DEUS A IGREJA EXISTE PARA ADORAR.

·      Atos 13:2 inicia assim: "E, servindo eles ao Senhor..."  isto é, "servir em adoração"; "prestar culto a Deus". Uma igreja só pode ser verdadeiramente missionária se for verdadeiramente adoradora e vice-versa. O culto, em sua dimensão humana, surge da missão. É o resultado espontâneo da experiência da redenção. Do mesmo modo, a missão deve ser vista como um acontecimento cultual, porquanto celebra o que Deus tem feito por homens e mulheres em Jesus Cristo e os chama a receber e compartilhar o dom da graça de Deus. O culto deve levar a igreja a fazer missões e missões, por sua vez, devem levar os perdidos a prestarem culto a Deus. Pois uma adoração que não leva a igreja a evangelizar não passa de mera contemplação, e uma evangelização que não leva os pecadores a adorarem a Deus está fora dos propósitos do próprio Deus.   
ð Adoração é a maior missão da igreja. A maior missão da igreja não é fazer missões, mas adorar a Deus. Deus e não o homem é o centro de todas as coisas. Missões existem para salvar um povo que adora.
ð O adorador precisa entender que a sua vida é a vida da sua adoração. Deus não está procurando adoração, mas adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
A prática da adoração jamais poder ser divorciada da pessoa do adorador.
·      Exemplo: Deus rejeitou a vida de Caim antes de rejeitar a oferta e o culto da Caim. Se a nossa vida não estiver certa com Deus, o nosso culto será uma ofensa a Deus.
ð O adorador precisa entender que a adoração não é uma questão de performance diante dos homens, mas de sinceridade diante de Deus. O profeta Isaías levantou a sua voz em nome de Deus e disse: “Este povo me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Davi compreendeu que Deus procura a verdade no íntimo.
ð O adorador precisa entender que se Deus não for honrado no culto, ele é tempo perdido. O profeta Malaquias fala dos sacerdotes que não honravam a Deus. Eles desprezavam o culto. Eles não ofereciam o seu melhor. Eles faziam a obra do Senhor relaxadamente. Deus aconselhou no caso a apagarem o fogo do altar e a fechar a porta da igreja. Estavam perdendo tempo.

2)             UMA RELAÇÃO A SI MESMA, A IGREJA EXISTE PARA TREINAR OS CRENTES – Ef 4:12-16.

·      Lutero proclamou o sacerdócio de todos os crentes, mas 500 anos depois a estrutura das igrejas nega isso. Precisamos de uma nova reforma para devolver aos leigos a sua função de ministros da reconciliação. O leigo é o melhor e maior potencial da igreja. A igreja de Deus não é apenas uma multidão, mas um corpo bem coordenado, onde cada um exerce sua função e cresce em maturidade.
·      A igreja existe para nutrir e treinar os crentes. Por isso ficar fora da comunhão da igreja é como entregar uma pessoa a Satanás. A comunhão da igreja nos protege.
Há, porém, alguns exemplos distorcidos do que é a igreja:
1. A igreja não é um clube de associados. Um lugar onde pagamos nossa cota, para que tenhamos um ambiente limpo, gostoso e confortável. Lugar onde gostamos de ir com a família ter um tempo agradável e edificante. A igreja não é uma praça de entretenimento espiritual.
2. A igreja não é um prédio onde nos reunimos. Depois que o véu do templo se rasgou de alto a baixo, sempre que o novo testamento se refere ao templo de Deus está falando do nosso corpo. Agora somos nós e não um prédio que é cheio do Espírito Santo. O que é a igreja?

ð A igreja é um corpo que tem muitos membros. Cada membro exerce o seu trabalho, sua função. Mesmo os membros que não aparecem, têm uma função fundamental para a saúde do corpo. Três coisas são importantes aqui:
a) Unidade. Os membros são diversos, mas há um só corpo. Estamos todos ligados à mesma cabeça.
b) Diversidade. Nós somos diferentes uns dos outros, mas pertencemos ao mesmo corpo.
c) Mutualidade. Há dois perigos: complexo de superioridade e complexo de inferioridade. Mutualidade é um termo da língua portuguesa para descrever o dever que cada crente tem para com o outro, enquanto membro da família de Deus. Mutualidade origina-se da expressão bíblica uns para com os outros.
• Amem-se uns aos outros (Rm 12:10).
• Aceitem-se uns aos outros (Rm 15:7).
• Saúdem-se uns aos outros (2 Co 13:12).
• Cuidai uns dos outros (1 Co 12:25).
• Sujeitem-se uns aos outros (Ef 5:21 -22).
• Suportem-se uns aos outros (Cl 3:13).
• Não tenham inveja uns dos outros (Gl 5:26).
• Deixem de julgar uns aos outros (Rm 14:13).
• Não se queixem uns dos outros (Tg 5:9).
• Não falem mal uns dos outros (Tg 4:11).
• Não mordam e devorem uns aos outros (Gl 5:15).
• Não provoquem uns aos outros (Gl 5:26).
• Não mintam uns aos outros (Cl 3:9).
• Confessem os seus pecados uns aos outros (Tg 5:16).
• Perdoai-vos uns aos outros (Tg 5:15).
• Edifiquem-se uns aos outros (1 Ts 5:11).
• Ensinem uns aos outros (Cl 3:16).
• Encorajem uns aos outros (At 13:15).
• Aconselhem-se uns aos outros (1 Ts 5:12).
• Cantem uns para os outros (Cl 3:16).
• Sirvam uns aos outros (1 Pé 4:10).
• Levem as cargas uns dos outros (Gl 6:2).
• Hospedem uns aos outros (1 Pé 4:9).
• Sejam bondosos uns para com os outros (Ef 4:32).
• Orem uns pelos outros (Tg 5:16). 
ð A igreja um corpo de leigos treinados para servir uns aos outros. Hoje a igreja tem pastores que são vocacionados e treinados para fazer o trabalho. Mas o papel dos líderes é treinar os santos para o desempenho do ministério. Somos todos sacerdotes reais. A igreja não é uma massa de pessoas; ela é a comunidade dos discípulos, ou seja, de pessoas treinadas para servir uns aos outros.

3)             EM RELAÇÃO AO MUNDO A IGREJA EXISTE PARA TESTEMUNHAR – At 1:8; Mt 28:18-20.

·      A maioria dos crentes não sabe o que é testemunhar. Apenas 5% dos crentes já levaram uma pessoa a Cristo.
·      Em Atos 1:8 há uma promessa cumprida. Quando os crentes são revestidos com o Espírito Santo, eles recebem poder para testemunhar.
a) A igreja como sal – Influência invisível.
b) A igreja como luz – Influência visível.
c) A igreja como perfume – Influência notada.

·      A evangelização é resultado da apostolicidade da igreja toda. O trabalho de testemunhar não ficou limitado aos apóstolos. A igreja toda é herdeira dos apóstolos no sentido de dar continuidade à missão apostólica, ou seja, pregar o evangelho até os confins da terra.
a) Essa é uma tarefa imperativa. É ordem de Cristo.
b) É uma tarefa intransferível. Os anjos queriam mais Deus nos tornou participantes.
c) Tarefa impostergável – Não podemos protelar, temos que ter a urgência da missionária de Samaria, que abandonou o cântaro pra se tornar vaso.

·      Fazer discípulos é a essência da grande comissão – Mt 28.19
a) O discipulado é dinâmico – Indo, discipulai, indo pregai.
b) O discipulado é prático – ensinando a guardar.
c) O discipulado é integrador – batizando.

·      Todo discípulo é um seguidor, mas nem todo seguidor é um discípulo. Sabe por quê?

* O seguidor espera pães e peixes; o discípulo é um pescador.
* O seguidor luta por crescer; o discípulo luta para reproduzir-se.
* O seguidor se ganha; o discípulo se faz.
* O seguidor gosta de elogios; o discípulo do sacrifício vivo.
* O seguidor entrega parte de suas finanças; o discípulo entrega toda a sua vida.
* O seguidor cai facilmente na rotina; o discípulo é um revolucionário.
* O seguidor precisa ser sempre estimulado; o discípulo procura estimular os outros.
* O seguidor reclama e murmura; o discípulo obedece e nega-se a si mesmo.
* O seguidor é condicionado pelas circunstâncias; o discípulo as aproveita para exercer a sua fé.
* O seguidor busca na Palavra promessas para a sua vida; o discípulo busca vida para receber as promessas da Palavra.
* O seguidor pensa em si mesmo; o discípulo pensa nos outros.
* O seguidor se senta para adorar; o discípulo anda adorando.
* O seguidor vale porque soma; o discípulo vale porque multiplica.
* Os seguidores esperam milagres; os discípulos os fazem.
* O seguidor necessita de festas para estar alegre; o discípulo vive em festa porque é alegre.
* O seguidor espera um avivamento; O discípulo é parte dele.
* O seguidor responde "talvez..."; o discípulo responde "eis-me aqui".
* O seguidor espera recompensa para dar; o discípulo é recompensado porque dá.
* O seguidor espera que o mundo melhore; o discípulo sabe que não é deste mundo e espera o encontro com seu Senhor.


CONCLUSÃO
Para que a sua igreja existe?
Para que você existe?
Adoração, treinamento e testemunho não podem viver separadamente.


CONTATOS COM O PASTOR NILTON JORGE
Tel. (22) 998746712 Whatsapp
E.mail. niltondalani@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.