TEXTO: Mt 28:18-20
INTRODUÇÃO:
·
Os versículos lidos apresentam aquilo que é
chamado de A Grande Comissão, a última ordem do Senhor Jesus Cristo aos Seus
servos antes de deixar este mundo.
·
Há nesse texto referencial cinco ênfase na
grande comissão.
1)
A
primeira ênfase está no comissionador v.18. Jesus ressurreto.
2)
A segunda
ênfase está na comissão v.19. Jesus chamou pessoas simples.
3)
A
terceira ênfase está na compreensão da grande comissão v.19. Repare que
esta comissão tem dois componentes distintos, cada um apresentado por um dos
evangelistas. Em Mateus lemos: “Ide,
fazei discípulos de todas as nações”, e em Marcos: “Ide por todo o
mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura”. Os únicos verbos que estão na voz imperativa nestas duas comissões são “fazei discípulos” em Mateus e “pregai” em Marcos. Hoje em dia ouvimos muita ênfase sendo colocada
no verbo “ide”, mas precisamos lembrar que, apesar de toda a importância de
irmos ao mundo inteiro, a ênfase nestes dois trechos não é no “ir”, mas no pregar e discipular. A comissão,
portanto, é dupla, e poderia ser traduzida assim: “Indo por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura, e
discipulai todas as nações”. Mateus
apresenta um aspecto dela (o discipulado), Marcos outro (a evangelização).
4)
A quarta ênfase
está na presença de Jesus para a realização da obra v.20.
TRANSIÇÃO: Como
deve ser caracterizada a igreja evangélica brasileira em seu propósito de ser
uma igreja verdadeiramente missionária no Brasil e no mundo? Biblicamente
falando, todo campo missionário deveria se tornar, obrigatoriamente, numa base
missionária. Mas por uma série de fatores que lamentamos, nem sempre é essa a
realidade em termos de igreja brasileira.
·
Quando pensamos em Igreja
missionária sem sombra de dúvida, a igreja de Antioquia era um exemplo de
igreja missionária. At
13:2,3 "E, servindo eles ao
Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo
para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre
eles as mãos, os despediram".
·
Os princípios que nortearam a
vida da igreja de Antioquia, e
que, com certeza, deveriam inspirar todas as igrejas, foram cuidadosamente
observados e registrados por Lucas em Atos 13.
1)
EM RELAÇÃO A DEUS A IGREJA
EXISTE PARA ADORAR.
·
Atos 13:2 inicia assim: "E, servindo eles ao Senhor..." isto é, "servir em adoração";
"prestar culto a Deus". Uma igreja só pode ser verdadeiramente
missionária se for verdadeiramente adoradora e vice-versa. O culto, em sua dimensão humana, surge
da missão. É o resultado espontâneo da experiência da redenção. Do mesmo modo,
a missão deve ser vista como um acontecimento cultual, porquanto celebra o que
Deus tem feito por homens e mulheres em Jesus Cristo e os chama a receber e
compartilhar o dom da graça de Deus. O culto deve levar a igreja a fazer
missões e missões, por sua vez, devem levar os perdidos a prestarem culto a
Deus. Pois uma adoração que não leva a igreja a evangelizar não passa
de mera contemplação, e uma evangelização que não leva os pecadores a adorarem
a Deus está fora dos propósitos do próprio Deus.
ð Adoração é a maior missão da igreja. A maior missão da igreja não é fazer
missões, mas adorar a Deus. Deus e não o homem é o centro de todas as coisas.
Missões existem para salvar um povo que adora.
ð O adorador precisa entender que a sua vida é a vida da sua
adoração. Deus não está procurando adoração, mas adoradores
que o adorem em espírito e em verdade.
A prática da
adoração jamais poder ser divorciada da pessoa do adorador.
·
Exemplo:
Deus rejeitou a vida de Caim antes de rejeitar a oferta e o culto da Caim. Se a
nossa vida não estiver certa com Deus, o nosso culto será uma ofensa a Deus.
ð O adorador precisa entender que a adoração não é uma questão de
performance diante dos homens, mas de sinceridade diante de Deus. O profeta Isaías levantou a sua voz em nome de
Deus e disse: “Este povo me honra com os
seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Davi compreendeu que
Deus procura a verdade no íntimo.
ð O adorador precisa entender que se Deus não for honrado no culto,
ele é tempo perdido. O profeta Malaquias fala dos sacerdotes
que não honravam a Deus. Eles desprezavam o culto. Eles não ofereciam o seu
melhor. Eles faziam a obra do Senhor relaxadamente. Deus aconselhou no caso a apagarem o fogo do altar e a fechar a
porta da igreja. Estavam perdendo tempo.
2)
UMA RELAÇÃO A SI MESMA, A
IGREJA EXISTE PARA TREINAR OS CRENTES – Ef 4:12-16.
·
Lutero proclamou o sacerdócio de todos os
crentes, mas 500 anos depois a estrutura das igrejas nega isso. Precisamos de uma nova reforma para
devolver aos leigos a sua função de ministros da reconciliação. O leigo
é o melhor e maior potencial da igreja. A igreja de Deus não é apenas uma
multidão, mas um corpo bem coordenado, onde cada um exerce sua função e cresce
em maturidade.
·
A igreja
existe para nutrir e treinar os crentes. Por isso ficar fora da
comunhão da igreja é como entregar uma pessoa a Satanás. A comunhão da igreja
nos protege.
Há, porém, alguns
exemplos distorcidos do que é a igreja:
1. A igreja não é um clube de associados. Um
lugar onde pagamos nossa cota, para que tenhamos um ambiente limpo, gostoso e
confortável. Lugar onde gostamos de ir com a família ter um tempo agradável e
edificante. A igreja não é uma praça de entretenimento espiritual.
2. A igreja não é um prédio onde nos reunimos. Depois
que o véu do templo se rasgou de alto a baixo, sempre que o novo testamento se
refere ao templo de Deus está falando do nosso corpo. Agora somos nós e não um
prédio que é cheio do Espírito Santo. O
que é a igreja?
ð A igreja é um corpo que tem muitos
membros. Cada membro exerce o seu trabalho, sua função. Mesmo os membros que
não aparecem, têm uma função fundamental para a saúde do corpo. Três coisas são
importantes aqui:
a) Unidade.
Os membros são diversos, mas há um só corpo. Estamos todos ligados à mesma
cabeça.
b) Diversidade.
Nós somos diferentes uns dos outros, mas pertencemos ao mesmo corpo.
c) Mutualidade.
Há dois perigos: complexo de
superioridade e complexo de inferioridade. Mutualidade é um termo da língua portuguesa para descrever o dever
que cada crente tem para com o outro, enquanto membro da família de Deus.
Mutualidade origina-se da expressão bíblica uns para com os outros.
• Amem-se uns aos outros (Rm 12:10).
• Aceitem-se uns aos outros (Rm 15:7).
• Saúdem-se uns aos outros (2 Co 13:12).
• Cuidai uns dos outros (1 Co 12:25).
• Sujeitem-se uns aos outros (Ef 5:21 -22).
• Suportem-se uns aos outros (Cl 3:13).
• Não tenham inveja uns dos outros (Gl 5:26).
• Deixem de julgar uns aos outros (Rm 14:13).
• Não se queixem uns dos outros (Tg 5:9).
• Não falem mal uns dos outros (Tg 4:11).
• Não mordam e devorem uns aos
outros (Gl 5:15).
• Não provoquem uns aos outros (Gl 5:26).
• Não mintam uns aos outros (Cl 3:9).
• Confessem os seus pecados uns aos
outros (Tg 5:16).
• Perdoai-vos uns aos outros (Tg 5:15).
• Edifiquem-se uns aos outros (1 Ts 5:11).
• Ensinem uns aos outros (Cl 3:16).
• Encorajem uns aos outros (At 13:15).
• Aconselhem-se uns aos outros (1 Ts 5:12).
• Cantem uns para os outros (Cl 3:16).
• Sirvam uns aos outros (1 Pé 4:10).
• Levem as cargas uns dos outros (Gl 6:2).
• Hospedem uns aos outros (1 Pé 4:9).
• Sejam bondosos uns para com os
outros (Ef 4:32).
• Orem uns pelos outros (Tg 5:16).
ð A igreja um corpo de leigos treinados para servir uns aos outros.
Hoje a igreja tem pastores que são vocacionados e treinados para fazer o
trabalho. Mas o papel dos líderes é treinar os santos para o desempenho do
ministério. Somos todos sacerdotes reais. A igreja não é uma massa de pessoas; ela é a comunidade dos
discípulos, ou seja, de pessoas treinadas para servir uns aos outros.
3)
EM RELAÇÃO AO MUNDO A IGREJA
EXISTE PARA TESTEMUNHAR – At 1:8; Mt 28:18-20.
·
A maioria dos crentes não sabe
o que é testemunhar. Apenas 5% dos crentes já levaram uma
pessoa a Cristo.
·
Em
Atos 1:8 há uma promessa cumprida. Quando os crentes são revestidos com
o Espírito Santo, eles recebem poder para testemunhar.
a) A
igreja como sal – Influência invisível.
b) A
igreja como luz – Influência visível.
c) A
igreja como perfume – Influência notada.
·
A evangelização é resultado da
apostolicidade da igreja toda. O trabalho de testemunhar
não ficou limitado aos apóstolos. A igreja toda é herdeira dos apóstolos no
sentido de dar continuidade à missão apostólica, ou seja, pregar o evangelho
até os confins da terra.
a) Essa
é uma tarefa imperativa. É ordem de Cristo.
b) É
uma tarefa intransferível. Os anjos queriam mais Deus nos tornou
participantes.
c) Tarefa
impostergável – Não podemos protelar, temos que ter a urgência da
missionária de Samaria, que abandonou o cântaro pra se tornar vaso.
·
Fazer discípulos é a essência
da grande comissão – Mt 28.19
a) O
discipulado é dinâmico – Indo, discipulai, indo pregai.
b) O
discipulado é prático – ensinando a guardar.
c) O
discipulado é integrador – batizando.
·
Todo discípulo é um seguidor,
mas nem todo seguidor é um discípulo. Sabe por quê?
* O seguidor espera pães e peixes; o discípulo é um
pescador.
* O seguidor luta por crescer; o discípulo luta para reproduzir-se.
* O seguidor se ganha; o discípulo se faz.
* O seguidor gosta de elogios; o discípulo do sacrifício vivo.
* O seguidor entrega parte de suas finanças; o discípulo entrega toda a sua vida.
* O seguidor cai facilmente na rotina; o discípulo é um revolucionário.
* O seguidor precisa ser sempre estimulado; o discípulo procura estimular os outros.
* O seguidor reclama e murmura; o discípulo obedece e nega-se a si mesmo.
* O seguidor é condicionado pelas circunstâncias; o discípulo as aproveita para exercer a sua fé.
* O seguidor busca na Palavra promessas para a sua vida; o discípulo busca vida para receber as promessas da Palavra.
* O seguidor pensa em si mesmo; o discípulo pensa nos outros.
* O seguidor se senta para adorar; o discípulo anda adorando.
* O seguidor vale porque soma; o discípulo vale porque multiplica.
* Os seguidores esperam milagres; os discípulos os fazem.
* O seguidor necessita de festas para estar alegre; o discípulo vive em festa porque é alegre.
* O seguidor espera um avivamento; O discípulo é parte dele.
* O seguidor responde "talvez..."; o discípulo responde "eis-me aqui".
* O seguidor espera recompensa para dar; o discípulo é recompensado porque dá.
* O seguidor espera que o mundo melhore; o discípulo sabe que não é deste mundo e espera o encontro com seu Senhor.
* O seguidor luta por crescer; o discípulo luta para reproduzir-se.
* O seguidor se ganha; o discípulo se faz.
* O seguidor gosta de elogios; o discípulo do sacrifício vivo.
* O seguidor entrega parte de suas finanças; o discípulo entrega toda a sua vida.
* O seguidor cai facilmente na rotina; o discípulo é um revolucionário.
* O seguidor precisa ser sempre estimulado; o discípulo procura estimular os outros.
* O seguidor reclama e murmura; o discípulo obedece e nega-se a si mesmo.
* O seguidor é condicionado pelas circunstâncias; o discípulo as aproveita para exercer a sua fé.
* O seguidor busca na Palavra promessas para a sua vida; o discípulo busca vida para receber as promessas da Palavra.
* O seguidor pensa em si mesmo; o discípulo pensa nos outros.
* O seguidor se senta para adorar; o discípulo anda adorando.
* O seguidor vale porque soma; o discípulo vale porque multiplica.
* Os seguidores esperam milagres; os discípulos os fazem.
* O seguidor necessita de festas para estar alegre; o discípulo vive em festa porque é alegre.
* O seguidor espera um avivamento; O discípulo é parte dele.
* O seguidor responde "talvez..."; o discípulo responde "eis-me aqui".
* O seguidor espera recompensa para dar; o discípulo é recompensado porque dá.
* O seguidor espera que o mundo melhore; o discípulo sabe que não é deste mundo e espera o encontro com seu Senhor.
Para que a sua
igreja existe?
Para que você
existe?
Adoração,
treinamento e testemunho não podem viver separadamente.
CONTATOS COM O PASTOR NILTON JORGE
Tel. (22) 998746712 Whatsapp
E.mail. niltondalani@gmail.com
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