segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

PATERNIDADE BEM RESOLVIDA


TEXTO: Lucas 15:31-32
INTRODUÇÃO:
·      O que significa o conceito paternidade bem resolvida ou algo bem resolvido? 
* É estar bem resolvido sobre este assunto em relação aos seus pais, mesmo que você não tenha desfrutado adequadamente deste nível de relacionamento
* É eliminar as pendências, memórias doentias e sequelas presentes, frutos das complicações no relacionamento com seus pais
* É prosseguir mediante a cura divina do nosso Pai Celestial.
·      O conceito paternidade bem resolvida também está ligado à sua percepção de Deus. Aprofundar a sua imagem de Deus retirando da sua ótica toda distorção e limitação que influencia no seu relacionamento íntimo com Deus. Chegou a hora de ter uma paternidade bem resolvida em relação aos seus pais e a Deus.

TRANSIÇÃO: Vamos analisar a parábola conhecida como filho pródigo e usá-la para descrever a trajetória de um filho, do ponto de vista humano e espiritual. O que veremos a partir deste instante.

1)             RESOLVENDO O RELACIONAMENTO COM OS PAIS. Lc 15:12 “O mais novo disse ao seu pai: Pai, quero a minha parte da herança. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles”.

1.    RECONHEÇA OS REAIS MOTIVOS DA DESCONEXÃO COM OS SEUS PAIS Lc 15:13 “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante...”.
·      Sabemos que no caso da parábola, o filho se distanciou do pai por rebeldia. Porém, há uma quantidade enorme de filhos que se distanciam por se sentirem feridos pelos seus pais. Num primeiro momento tanto o pai como a mãe são responsáveis pela saúde emocional e posteriormente espiritual dos seus filhos. Ambos são fundamentais e suas funções intransferíveisNeste sentido Mãe é mãe... Pai é pai! O pai afirma e a mãe confirma. (a falta de modelo, de exemplo, de paradigma).
·      Em todas as áreas os nossos pais são responsáveis na nossa iniciação em relação à vida. Uma das lições mais importantes em relação à vida é sobre a intimidade. A intimidade é a maneira como deveríamos estabelecer nossos relacionamentos é ter o coração conectado as pessoas da nossa vida. Como este aprendizado deveria chegar a cada um de nós? Por meio da intimidade com os nossos pais.
OBS: Quando o nosso coração se une ao dos nossos pais na infância e continua assim até o início da juventude isto se transportará para todos os outros níveis dos nossos relacionamentos.
·      Quando isto não acontece crescemos com uma imensa lacuna emocional, pois não aprendemos o caminho da intimidade. Com isso, a menos que algo aconteça para mudar esta condição, colheremos duras consequências.
·      Uma das mais importantes lições que deveríamos ter aprendido dos nossos pais é sobre a intimidade nos relacionamentos.
ð O moço da parábola decidiu sair de casa. Não havia mais conexão do seu coração com o do seu pai. Pergunto a você, no seu caso: qual a sua história? Por que aconteceu a desconexão em relação aos seus pais? (Sentar no colo, beijar no rosto, se permita ter a alma desnudada diante de seus filhos).
Em primeiro lugar a desconexão com os pais é emocional, depois física!

2.    REAJA CONTRA AS DISFUNÇÕES EMOCIONAIS ADQUIRIDAS. Lc 15:13b, 14, 16 “...e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. [...] Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada”. 
As disfunções emocionais adquiridas por causa dos conflitos com os pais podem ser:

QUANDO OS PAIS SÃO...
OS FILHOS SÃO...
- Inexistentes – Ausente
- Solitários
- Separados
- Frágeis (lacuna de gênero)
- Rígidos
- Insensíveis
- Isolados
- Superficiais
- Super - protetores
- Medrosos
- “Frios” (insensíveis)
- Carentes (distorções sexuais)
- Liberais - Passivos
- Inconsequentes
- Consumistas
- Materialistas
- Desleais
- Rebeldes
- Disfuncionais
- Co-dependentes

ð Não podemos negligenciar o fator da hereditariedade familiar. Adquirimos tanto doenças e limitações, quanto boas influências. Está em nossas mãos decidir o que pesará mais na nossa história.
ð Os ritos familiares e a mesa está em crise. “Comparativamente, podemos afirmar de forma geral que a ênfase bíblica na responsabilidade pessoal é 70%, enquanto nas heranças, 30%”. O pródigo lembrou-se da autoridade do pai, da generosidade do pai e da mesa do pai.

3.    DECIDA ACERTAR AS PENDÊNCIAS Lc 15:17-20 "Caindo em si, ele disse: Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. A seguir, levantou-se e foi para seu pai”.
·      O perigo do ressentimento. Hb 12:15 “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos”.
·      Perdoar não é esquecer, mas permitir que alguém renasça em sua vida!
Examine-se: como está o seu coração em relação aos seus pais? O que há no seu coração?
ð Ressentimento é a atitude interna de remoer o passado e perpetuar sentimentos hostis. Olhar a vida pelo retrovisor.
ð Indiferença é a atitude de ignorar o outro.
ð Retaliação é a atitude de revidar por diversas posturas um sentimento de dor.
ð Ódio é o estágio mais grave na esfera dos relacionamentos.

Não continue com estes sentimentos no seu coração. Momentos de oração com todos.
·      Senhor Jesus, agradeço a Ti pelas coisas boas que recebi dos meus pais. A partir de hoje abro o meu coração para perdoar meus pais daquilo que feriu o meu coração. Peço perdão por qualquer sentimento e comportamento em relação a eles que sejam contrários a Tua palavra. Cura o meu coração e me liberta de todas as prisões relacionadas ao me relacionamento com os meus pais. Naquilo que for possível me ajude na reparação e aquilo que eu não posso fazer entrego nas Tuas mãos. Recebo a Tua cura para todos os outros níveis de relacionamentos na minha vida. Em Teu nome Jesus, amém!
ð RECOMECE O SEU RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS Lc 15:20-22 “A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho”. 
·      Celebre cada pequeno avanço!

2)             RESOLVENDO O RELACIONAMENTO COM DEUS-PAI

·      Quase inevitavelmente transferimos o conceito que temos dos nossos pais para Deus!
1.    SUPERE A INSENSIBILIDADE ESPIRITUAL Lc 15:25,26 “E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo”. 
ð Supere a religiosidade (dogmatismo espiritual, o cansaço e a exaustão, a culpa crônica ou o perfeccionismo, a incapacidade de perdoar, a vida solitária e o esfriamento do amor para com Deus). A culpa infundada é uma das enfermidades que mais comumente atacam os crentes de hoje.
ð A decepção em relação a Deus.
ð A incompreensão da graça e o amor de Deus. David Seamands em seu livro sobre a graça de Deus descreve a conclusão que se chegou sobre a maioria dos seus pacientes... Metade dos meus pacientes poderia ir para a casa em uma semana se soubessem que estão perdoados!

2.    ADMITA SUA ORFANDADE ESPIRITUAL Lc 15:28,31 “O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. [...] Disse o pai: Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu”. 
ð Em nenhum momento da parábola o filho mais velho chama o pai de pai. Aliás, ele nem queria entrar na casa. Não havia intimidade, um relacionamento distante. Jesus quis ensinar que apesar de perto, o segundo filho também estava longe. É o seu caso? Você chama Deus de pai e se sente filho?
ð Qual tipo de orfandade espiritual representa você?
- Você nunca se sentiu filho?
- Você é um filho rebelde?
- Você é um filho religioso?
Efésios 1:5 “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade...”.
Por meio de Jesus Cristo somos adotados para sermos filhos legítimos!

3.    VENÇA OS SEUS PECADOS ESCRAVIZADORES Lc 15:30 “Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado”. 
ð A história não revelou que o filho mais novo gastou seus recursos com prostitutas. Qual o problema da acusação do filho mais velho? Ele tinha uma mente maliciosa presa ao pecado. A nuance do texto é mostrar que quando não temos intimidade com Deus e buscamos segui-Lo, de alguma forma sempre seremos presos há alguns pecados.
ð São pecados que tentam compensar um vazio que não é mais existencial, mas relacional. Quando um pecado escraviza você?
a)   Quando não há arrependimento verdadeiro 1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. 
b)   Quando há constantes recaídas Provérbios 28.13 “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia”. 
c)    Quando ele passar a te dominar Romanos 6.16 “Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?”.

4.    ASSUMA SUA CONDIÇÃO DE FILHO ESPIRITUAL Lc 15:22 “Mas o pai ordenou aos empregados: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés”.
a)   RoupasMentalidade Nova Romanos 12:2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
b)   Anel: Promessas “Herança é uma questão de filiação e não de merecimento.” Coty.
c)    SandáliasLibertação João 8:32 “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. Romanos 6:11 “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus”.

5.    RENOVE DIARIAMENTE O SEU RELACIONAMENTO COM DEUS PAI  Lc 15:23 “E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos...”.
Qual o maior sentimento quando estamos em uma festa com amigos íntimosA Alegria.
ð Como renovar diariamente o seu relacionamento com Deus-Pai?
a)   Chame Deus de Pai.
b)   Cultive intimidade.
c)    Sinta-se protegido por Deus.
d)   Confie na provisão de Deus.
e)    Reforce sua identidade de filho.
f)    Desfrute dos seus direitos.
g)   Nunca se sinta só!
h)   Siga o exemplo de Jesus.
i)     Contagie os outros com a visão da filiação divina.
j)     Seja sensível a ação do Espírito Santo

ð O Espírito Santo é a expressão da maternidade de Deus! Gálatas 4:6 “E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: Aba, Pai”.
ð Chegou a hora de você VOLTAR para CASA. Se você não recebeu Jesus como o Seu Senhor e Salvador, faça isto agora mesmo e se torne filho. Deus é Pai! Isto muitos brasileiros afirmam. Porém, você se sente filho?
ð Se você já se entregou a Jesus e não se sente filho de Deus, abra o seu coração para que você experimente definitivamente Deus como o seu Pai.

CONCLUSÃO: João 1:12 “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” 
ð A paternidade é o cerne da revelação de Deus para o homem! Nossa cura e libertação sempre chegarão ao ápice quando alcançamos este entendimento e vivência

Contatos com Pr. Nilton Jorge
Tel. (22) 998746712 whatsapp
E-mail. niltondalani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.