terça-feira, 23 de outubro de 2018

COMO SER UM CRENTE CHEIO DO ESPÍRITO SANTO


Efésios 5:18-21
INTRODUÇÃO:
·      Paulo, nesta cessão prática, vai falar sobre os relacionamentos. No restante da carta, ele concentra-se em mais uma dimensão do viver cristão.
·      A primeira diz respeito aos relacionamentos práticos (lar e trabalho) e a segunda dimensão diz respeito ao inimigo que enfrentamos. Essas duas responsabilidades (o lar e o trabalho de um lado, e o combate espiritual do outro) são bem diferentes entre si. O marido e a esposa, os pais e os filhos, os senhores e os servos são seres humanos visíveis e tangíveis, ao passo que o diabo e suas hostes dispostos a trabalhar contra nós são seres demoníacos, invisíveis e intangíveis. Nossa fé deve estar à altura dessas duas dimensões.
·      O apóstolo Paulo aqui em Efésios 5:18-21 está mostrando para a igreja que a vida conjugal, familiar, e em seu trabalho começa com a plenitude do Espírito. Sem Ele é impossível o cristão testemunhar de forma plena, pois o cristianismo é viver, não é mera filosofia ou ponto de vista. O cristianismo é prático, e a vida cristã é vida no Espírito.
·      UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO TEM QUE O ALVO DA IGREJA.
1.    Seria impossível exagerar a importância que o Espírito Santo exerce em nossa vida: Paulo já falou que somos selados pelo Espírito (1:13-14) e que não devemos entristecer o Espírito (4:30). Agora nos ordena a sermos cheios do Espírito (5:18). 
2.    É o Espírito Santo que nos convence do pecado. É ele que opera em nós o novo nascimento. É ele quem nos ilumina o coração para entendermos as Escrituras. É ele quem nos consola e intercede por nós com gemidos inexprimíveis. É ele quem nos batiza no corpo de Cristo. É ele quem testifica com o nosso Espírito que somos filhos de Deus. É ele quem habita em nós.
3.    Todavia, é possível ser nascido do Espírito, ser batizado com o Espírito, habitado pelo Espírito, selado pelo Espírito e estar ainda sem a plenitude do Espírito. Nós que já temos o Espírito, que somos batizados no Espírito, devemos agora, ser cheios do Espírito.
ð Isso significa que esta deve ser uma experiência permanente na vida de cada cristão.
*   Onde não há a Plenitude do Espírito operando, o que opera e impera é o espírito de discórdia e de intriga, literalmente as obras da carne - inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, inveja (Gl 5:20,21). Por isso que antes do apóstolo Paulo falar de relacionamentos, ele fala de sermos cheios do Espírito Santo

Algumas pessoas dizem que se vivermos uma ética cristã poderemos ser felizes em nossos relacionamentos; quem pensa assim desconhece que o cristianismo não é uma ética, e nem um estilo de vida. O cristianismo é a vida de Deus em nossas vidas, é sermos testemunhas fiéis de Cristo nesta terra (At 1.8); é vivermos uma vida santa e irrepreensível com a ajuda do Espírito Santo. É viver na presença de Deus tendo prazer em estar em Sua presença.
As batalhas são reveladas no altar, são decididas no altar e são ganhas no altar. Antes de falar de relacionamentos e enfrentamento com o diabo, Paulo fala de ser cheio do Espírito Santo. Depende de cada um de nós sermos ou não cheios do Espírito Santo ou estarmos embriagados com o vinho que o mundo oferece. 

TRANSIÇÃO: Quais as lições nós podemos tirar desse texto.

1.             EM PRIMEIRO LUGAR, HÁ UMA ORDENANÇA NEGATIVA (Ef 5:18). "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução".

·      Na mitologia grega, Dionísio era o deus do vinho, pois possuía os conhecimentos e segredos do plantio e colheita da uva. Possuía também os segredos da produção do vinho. Era também associado às festas e atividades relacionadas ao prazer material. Era filho de Zeus (deus dos deuses) com a princesa Sêmele. 
·      Para os romanos ele era conhecido como Baco. Este era o deus que muitos da igreja de Éfeso adoraram. Com esta negativa de não se embriagarem,  Paulo está querendo mostrar o perigo da embriagues, mas ao mesmo tempo ele mostra que há uma semelhança entre estar embriagado e cheio do Espírito Santo. Vejamos:
a)   A vida cristã é uma vida controlada, uma vida ordenada. É exatamente o inverso da condição de um ébrio, que perdeu o controle e está sendo controlado pela bebida. O excesso de vinho leva a uma condição caracterizada pela perda do entendimento, pela perda da delicadeza, pela perda da capacidade de julgar, pela perda do equilíbrio. É o que a bebida faz.
ð Uma pessoa que está bêbada, dizemos, está sob a influência do álcool; e certamente um cristão cheio do Espírito está sob a influência e sob o poder do Espírito Santo. 
ð Em ambas as proposições, há uma mudança de comportamento: a personalidade da pessoa muda quando ela está bêbada. Ele se desinibe; não se importa com o que os outros pensam dela. Abandona-se aos efeitos da bebida! O crente cheio do Espírito se entrega ao controle do Espírito e sua vida fica livre e desinibida.
b)   A vida cristã não é de desperdício, mas uma vida produtivaUm cristão é uma pessoa que não desperdiça a sua vida. Ele não joga fora a sua vida, mas tem sua vida é uma boa terra que produz cem por um. Francis Foulkes diz que "o verbo dissolução no grego é asotia, que envolve não apenas a ação descontrolada do homem bêbado, mas também a ideia de desperdício. O advérbio correspondente é empregado na conhecida expressão "vivendo dissolutamente", conforme se encontra na parábola do filho pródigo (Lc 15.13)". 
ð A bebida sempre leva ao excesso; ao esbanjamento e a destruição. Foi isso que ocorreu com o filho pródigo. Ele desperdiçou seu tempo, suas energias e o que antes era lindo e maravilhoso tornou-se a sua derrota.
ð Na embriaguez o homem perde o controle de si mesmo; no enchimento do Espírito ele não perde, ele é controlado pelo Espírito.
c)    A vida cristã não é uma vida negativa. Muitas pessoas pensam que o cristianismo leva a pessoa à infelicidade. Que o cristianismo é uma religião cheia de regras, de pode e não pode. Que o cristão não goza os prazeres da vida.
ð Na verdade quem olha de fora talvez pense isso, mas quem está dentro e desfruta da graça do Senhor e está cheio do Espírito sabe que isso é uma grande mentira do diabo. Na verdade, o cristão sabe que o mundo passa assim como a sua concupiscência (1Jo 2.17). Antes ele era um escravo, mas agora, em Cristo Jesus, ele é livre (Gl 5.1).
ð O resultado da embriaguez é a dissolução (asotia). As pessoas que estão bêbadas entregam-se a ações desenfreadas, dissolutas e descontroladas. Perdem o pudor, perdem a vergonha, conspurcam a vida, envergonham o lar. Trazem desgraças, lágrimas, pobreza, separação e opróbrio sobre a família. Buscam uma fuga para os seus problemas no fundo de uma garrafa, mas o que encontram é apenas um substituto barato, falso, maldito e artificial para a verdadeira alegria. A embriaguez leva à ruína.
ð Todavia, os resultados de estar cheio do Espírito são totalmente diferentes. Em vez de nos aviltarmos, embrutecermos, o Espírito nos enobrece nos enleva e eleva. Torna-nos mais humanos, mais parecidos com Jesus.
ð Champin diz que "o vinho degenera; o Espírito Santo eleva. O vinho conduz ao deboche; o Espírito Santo enobrece. O vinho nos torna bestiais; o Espírito Santo nos torna celestiais". 

2.             EM SEGUNDO LUGAR, HÁ UMA ORDENANÇA POSITIVA (Ef 5.18).
"Mas enchei-vos do Espírito".

·      John MacArthur diz que "ser cheio do Espírito Santo, é submeter os nossos corações à autoridade de Cristo, permitindo que a Sua Palavra domine nossas atitudes e ações. Seus pensamentos tornam-se o objeto de nossa meditação, seus padrões viram a nossa maior busca, e sua vontade se torna o nosso maior desejo. À medida que nos submetemos à verdade de Deus, o Espírito nos leva a viver de uma maneira que honre ao Senhor".
a)   A vida cristã é maravilhosa, pois o Senhor habita em nós. No momento em que a pessoa se converte a Cristo, esta passa a ser templo do Espírito (1Co 6:19). É selada com o Espírito (Ef 1:13,14). Tudo isso indica que o Senhor o Espírito habita em nós e nos garante a nossa salvação. 
ð É Ele quem nos convence do pecado (Jo 16:8). É Ele quem ilumina os nossos corações para entendermos as Escrituras (Jo 14:26). É Ele quem nos consola e intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8:26,27). É Ele quem testifica em nossos corações que somos filhos de Deus (Rm 8:16). Isso o mundo não tem (Jo 14:16,17).
b)   A vida cristã é um processo contínuo do encher-se do Espírito. A Palavra nos diz que não devemos entristecer o Espírito (Ef 4:30), isso que dizer que o Espírito Santo é uma Pessoa e, como tal se relaciona com cada um de nós. Queremos dizer com isso que há uma necessidade em nós de mantermos esta comunhão para estarmos sempre cheios dEle. (devemos fazer a manutenção dessa comunhão).
Por isso que é um processo contínuo, crescente e temos que desejá-lo.
ð Lemos no livro de Atos que os discípulos foram cheios do Espírito Santo em At 2:4, mas depois disso nós vemos que ocorreram outras manifestações do Espírito Santo os enchendo novamente. 
·      Em At 3 Pedro e João cheio do Espírito levantam um homem coxo de nascença.
·      Em At 4 A igreja se reúne pra orar e Deus abalou o lugar e todos foram cheios.
·      Em At 5 Ananias e Safira mentem ao Espírito Santo e caem mortos.
·      Em At 6 há a instituição dos diáconos e uma das marcas é que eles fossem cheios.
·      Em At 7 Estevão cheio do Espírito prega e vê o céu aberto e Jesus a direita de Deus.
·      Em At 8 Os samaritanos recebem a visita dos apóstolos e são cheios do Espírito.
·      Em At 9 Saulo e salvo e cheio do Espírito, as igrejas da Judeia, Galileia e Samaria são cheias do Espírito, Enéia é curado e Dorca ressuscitada.
·      Em At 10 A casa de Cornélio é cheia do Espírito.
·      Em At 11 Pedro prega no concilio que Deus derramou seu Espírito entre os gentios
·      Em At 12 A Igreja ora e Deus arranca Pedro da prisão
·      Em At 13 Barnabé e Saulo são enviados cheios do Espírito para a obra missionária.
·      Em At 14 Barnabé e Saulo pregam na região da Galáxia e Deus confirma os sinais.
·      Em At 15 Paulo prega em outro concilio e há diretrizes doutrinária a Igreja.
·      Em At 16 a cidade de Filipos é sacudida pelo poder do Espírito.
·      Em At 17 Tessalônica e Atenas foram marcadas por uma grande evangelização.
·      Em At 18 na cidade de Corinto Jesus se revela a Paulo e este cheio do Espírito prega.
·      Em At 19 Até os lenços e aventais de Paulo é usado para libertação e milagres.
·      Em At 20 Êutico caiu da Janela do 2º andar da igreja e morre e ressuscita.
·      Em At 21 Deus levanta profetas para falar e advertir a Paulo.
·      Em At 22/23 Paulo cheio do Espírito testifica de sua conversão em Jerusalém.
·      Em At 24/26 Paulo cheio do Espírito testifica de sua conversão aos Reis.
·      Em At 27 Paulo Cheio do Espírito tem revelações da viagem e na viagem.
·      Em At 28 A ilha de Malta é sacudida pela manifestação da glória de Deus.
Estar cheio do Espírito é uma questão de como vive a pessoa que teme a Deus. É nos mantermos debaixo da fonte.
c)    A vida cristã cheia do Espírito nos afasta do pecado. À medida que nos enchemos do Espírito o pecado não tem domínio sobre nós.
ð Estar cheio do Espírito é uma questão de relacionamento pessoal. Nós não podemos viver na passividade. O mundo, a carne e o diabo continuam aí, e temos que resisti-los. E também temos que ouvir positivamente o Espírito e dedicar tempo e atenção a Ele.

3.             EM TERCEIRO LUGAR HÁ UM IMPERATIVO DO ENCHIMENTO DO ESPÍRITO SANTO.

ð A forma exata do verso “Plerouste”é sugestiva por várias razões.
1.    O verbo está no modo imperativo. “Enchei-vos” não é uma proposta alternativa, uma opção, mas um mandamento de Deus. Ser cheio do Espírito é obrigatório, não opcional. Não ser cheio do Espírito Santo é pecado. Ilustração: O diácono na Igreja Batista do Sul dos EUA excluído da igreja por embriaguez. Billy Graham perguntou: algum diácono já foi excluído por não ser cheio do Espírito Santo?
2.    O verbo está na forma plural. Esta ordem está endereçada à totalidade da comunidade cristã. Ninguém dentre nós deve ficar bêbado; todos nós, porém, devemos encher-nos do Espírito Santo. A plenitude do Espírito Santo não é um privilégio elitista, mas sim uma possibilidade para todo o povo de Deus. A promessa do derramamento do Espírito rompeu as barreiras sociais, da idade e do sexo.
3.     O verbo está na voz passiva. O sentido é: “Deixai o Espírito encher-vos”. Isso significa que nenhum cristão pode produzir essa plenitude para si mesmo ou transferi-la para outrem. Muito embora a plenitude do Espírito seja uma ordem divina, somente o próprio Deus pode nos encher do seu Espírito. Você está cheio do Espírito?
ð Essa não é apenas uma ordem divina, mas também a nossa maior necessidade. Sem a plenitude do Espírito Santo nós caminharemos trôpegos, em vez de fazermos uma jornada segura. Sem a plenitude do Espírito nós faremos muito esforço, mas teremos resultados pífios. Sem a plenitude do Espírito nós viveremos agarrados às coisas da terra, mas não nos deleitaremos nas glórias do céu. Sem a plenitude do Espírito nós perderemos a alegria da comunhão, da adoração, da gratidão e do serviço, mas viveremos em aberto conflito uns com os outros.
ð O sentido não é o quanto mais nós temos do Espírito, como se o Espírito fosse um líquido enchendo um vasilhame. Mas o quanto mais o Espírito tem de nós.
4.    O verbo está no tempo presente contínuo. A plenitude do Espírito não é uma experiência de uma vez para sempre, que nunca podemos perder, mas sim, um privilégio que deve ser continuamente renovado pela submissão à vontade de Deus. Fomos selados de uma vez por todas, mas temos a necessidade do enchimento diariamente.

Pr. Nilton Jorge

Contato: (22) 998746712 Whatsapp
https://www.facebook.com/niltonjorgelana/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.