quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O SENTIDO DO NATAL.


TEXTO: Mt 2:1-6.
INTRODUÇÃO:
q   Não tenho intenção essa noite com essa mensagem de causar polêmica, muita menos
aderir ao fundamentalismo ou legalismo. A intenção sempre foi a de contribuir no avanço do conhecimento acerca da Adoração ao Deus Eterno.
q   Do latim 'natális', derivada do verbo 'nascor, nascéris, natus sum, nasci', significando
nascer, ser posto no mundo. Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa.
q   Tem natal na Bíblia? a resposta é - Sim. Is 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um
filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz”.  Lc 2:11 “é que vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Que esperança, que alegria, que regozijo! Porém, Buda também nasceu, e o seu nascimento também é celebrado! Confúcio, filósofo chinês, também nasceu, Maomé, fundador do islamismo, também nasceu e todos são chamados de “profetas”. Embora sejam “profetas”, não são o Messias.
q   A festa do Natal é muito mais antiga do que a cristandade. A tradicional festa do
Natal contém em si uma simbologia toda alheia ao dogma cristão. Inicia-se pela data: Jesus não nasceu realmente aos 25 dias de dezembro. Na realidade a igreja católica, no Concilio de Nicéia - mais de 400 anos após o nascimento e morte de Jesus, resolveu convencionar o nascimento de Jesus nesta data.
q   Então, o problema não é se Jesus nasceu ou não - Ele nasceu. A questão é sobre o que
fizeram com a história.
q   Sabemos, pela Bíblia, que o local do nascimento de Jesus foi em Israel, na cidade de
Belém da Judéia. Mas, quando? A Bíblia não diz que foi no dia 25 de dezembro, aliás, pelos relatos bíblicos, sabemos que Jesus não nasceu em dezembro.
Por que, então, se comemora a festa em dezembro?
q   Em dezembro era celebrada a festa dos Saturnais, dedicada ao deus Saturno, que
durava cerca de quatro dias ou mais. Segundo criam os pagãos romanos, este deus habitava no Lácio - nome proveniente de ter ele se escondido naquela região - Lateré - que significa esconder-se, ocultar-se. E tendo sido recebido pelos homens, lhes ensinou a agricultura, trazendo, segundo a lenda, a chamada “Idade do Ouro”. Os Saturnais procuravam repetir esse período, fazendo uma espécie de feriado, quando ninguém trabalhava, os tribunais e escolas eram fechados, havendo nessa festa um fato importante: “os escravos recebiam permissão temporária para fazer tudo o que lhes agradasse, e eram servidos pelos amos”
q   Um outro deus - Mitra - deus indo-iraniano. Mitra era adorado como deus-sol, e
comemorado entre os dias 24 e 25 de dezembro, quando, segundo a lenda, teria nascido de uma enorme rocha. Seu nome, de raiz indo-européia, significa: “troca”, “contrato” e “amizade”, justamente como é considerado “amigo de todos”.
q   Aureliano, imperador de Roma, estabeleceu, no ano de 273 dC. o dia do nascimento
do Sol em 25 de dezembro - “Natalis Solis Invicti” - que significa: “nascimento do Sol invencível”.
q   A idéia do natal apareceu entre os cristãos através de Constantino, imperador de
Roma, usando uma nova maneira de abordar os cristãos. Segundo uma lenda, antes da batalha de Mexêncio, ele teve uma visão da cruz contra o sol, e uma mensagem que dizia, “com este sinal vencerás”. Constantino era adorador do deus Sol.

Conseguindo a vitória, Constantino, aparentemente, apoiou os cristãos e decretou o Édito de Milão em 313, dando liberdade de culto aos cristãos e trocando, dessa forma, a perseguição pela tolerância tão desejada. Como adorador do Sol, não resta dúvida a sua influência: ele fez do dia 25 de dezembro uma festa cristã, para que se celebrasse o nascimento de Cristo.
q   “São Nicolau, bispo católico do século V; Bispo de Mira, santo venerado pelos
gregos e latinos em dezembro... conta-se a lenda segundo a qual presenteava ocultamente três filhas de um homem muito pobre... deu origem ao costume de dar presentes em secreto na véspera do dia de São Nicolau, (6 de dezembro), data que depois foi transferida para o Natal”.  A Igreja Romana tentou manchar assim o representante do verdadeiro Natal Jesus.
q   Comparação Entre Jesus Cristo e o Papai Noel e Jesus Cristo: Nosso Senhor e
Salvador de Acordo com a Bíblia Papai Noel: A Falsificação de Acordo com o Mito Humano
1.Jesus tem os cabelos brancos como a lã Ap. 1:14 – Papai Noel tem os cabelos brancos como a lã.
2.Jesus tem barba Is 50:6 – Papai Noel tem barba.
3.Jesus veste um manto vermelho Ap 19:13 – Papai Noel veste-se de vermelho
4.Jesus a hora da sua vinda é surpresa Lc 12:40 –  Papai Noel a hora da sua vinda é surpresa
5. Jesus vem do norte, onde vive Ez 1:4 – Papai Noel vem do Polo Norte, onde vive
6.Jesus trabalhou como carpinteiro Mc 6:3 – Papai Noel Fabrica brinquedos de madeira
7.Jesus vem como o ladrão de noite Mt 24:43-44 – Papai Noel entra na casa como um ladrão
8. Jesus Onipotente Ap 19:6,8 – Papai Noel pode entregar todos os brinquedos no mundo inteiro em uma só noite
9.Jesus é onisciente - conhece todas as coisas Hb 4:13 – Papai Noel sabe se a criança foi boa o má o ano todo.
10.Jesus é onipresente Sl 139:7-10 – Papai Noé vê quando a criança está acordada ou dormindo.
11.Jesus vive para todo o sempre Ap 1:8. Papai Noel vive para sempre
12.Jesus Vive naqueles que o receberam 1 Co 3:16 – Papai Noel vive no coração das crianças
13.Jesus distribui dons Ef 4:8 –  Papai Noel distribui presentes
14.Jesus é a verdade absoluta Jo 14:6 – Papai Noel fábula absoluta 2 Tm 4:4
15.Jesus senta-se em um trono Ap 5:1 – Papai Noel senta-se em um trono
16.Jesus somos exortados a nos achegar ao seu trono de graça e a expor nossas necessidades a ele Hb 4:16 – Papai Noel as crianças são convidadas a se aproximarem do seu trono e a pedir tudo o que quiserem
17.Jesus um de seus mandamentos é que os filhos honrem aos pais – Papai Noel- Diz às crianças para obedecerem aos pais
18.Jesus convida as crianças a irem a ele Mc 10:14 – Papai Noel- Convida as crianças a irem a ele
19.Jesus julga Rm 14:10 – Papai Noel- Julga se a criança foi boa ou má
20.Jesus é o pai da Eternidade Is 9:6 – Papai Noel (Pai do Natal)
22.Jesus digno de receber orações e adoração Ap 5:12-14 –  Papai Noel As crianças adoram e rezam a São Nicolau
23.Jesus Senhor dos Exércitos Ml 3:5 –  Papai Noel Senhor de um exército de elfos.
24.Jesus Deus diz, "Eh! Eh! ... Zc 2:6  O Papai Noel diz "Ho, ho, ho..."
25.Jesus Príncipe da Paz, a Imagem de Deus Isaías 9:6 – Papai Noel- Símbolo da Paz Mundial, a imagem do período do Natal.

v  No natal ninguém troca o presente se presenteia a Ele, Cristo.
è Mt 2:1-11 “Quando Jesus nasceu em Belém da Judéia na época do rei Herodes, vieram uns magos do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está o rei dos judeus que é nascido?... e ao entrar na casa viram o menino com sua mãe Maria e prostrando se o adoraram; e abrindo seus tesouros ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra”.
è Notemos que os magos perguntaram pelo menino Jesus nascido rei dos judeus. Porém, por que lhe levaram presentes? Por ser o dia do seu nascimento? De maneira nenhuma! Pois eles chegaram dias depois do seu nascimento. Então eles fizeram para dar-nos o exemplo? Não! Eles não trocaram presentes; presentearam a Ele, a Cristo.
è Os magos não estavam instituindo um novo costume cristão de trocar presentes para honrar o nascimento de Jesus Cristo! Procederam de acordo com um antigo costume oriental que consistia em levar presentes ao apresentar-se perante um rei.

q  O verdadeiro sentido do natal e seu significado eterno tem sido esquecido. A celebração do natal tem sido tristemente transformada num truque de marketing para enriquecimento no mundo dos negócios. Para muitos, Natal nada mais é que um feriado pagão, dedicado a satisfazer os apetites da carne, sem nenhum significado espiritual. Para o salvo, todavia, apesar do mau uso que se faz deste dia, o Natal significa Esperança.
q  QUAL É O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL?

1. É DEUS VISITANDO A TERRA NA PESSOA DE JESUS (Mt 1:23Eis que uma virgem conceberá e dará á luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”.
O que não é o Natal? O natal não guirlanda penduradas nas portas, não é velas coloridas acesas na mesa, o natal não é ceia com peru, o natal não é pinheiro iluminado com presentes aos seus pés, o natal não o velhinho de barba acompanhado de seus duendes carregando o saco de presentes, o natal não é o tocar dos sinos a meia noite.
è O sentido de natal é que o Emanuel nasceu. Porque ele representa Deus visitando?

1.1  è Porque ele nasceu para salvar Mt 1:21 “Ela dará á luz um filho e lhe porá o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
1.2  è Porque ele nasceu rei para viver reinado Mt 2:2 “E perguntavam: Onde está o
recém nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos para adora-lo”. Ninguém nasce rei, nasce príncipe, mais Jesus nasce rei.
1.3  è Porque ele nasceu para ser o Cristo Mt 2:4 “então, convocando todos os
principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer”.
1.4  è Porque ele nasceu para ser adorado Mt 2:8 “E, enviando-os a Belém, disse-lhes:
Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adora-lo”.
q   Se Deus estava em Cristo visitando o povo enquanto viveu na carne, muito mais hoje ressurreto com os atributos da divindade. Mt 28:20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
q   QUAL É O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL?

2.  É JESUS TENDO PRIORIDADE EM NOSSOS CORAÇÕES (Jo 1:12Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”).
Natal não é priorizar o presépio, natal não é priorizar os familiares, natal não é priorizar os presentes, natal não é priorizar a festa, embora seja essencial e digno.
v   Quando o mistério da vinda do Senhor Jesus se torna claro no coração humano, o homem compreende que o Natal não é apenas um feriado, mas sim um dia muito importante, para a revelação do amor maior de Deus. O nascimento de Cristo não foi um evento trivial da história. Foi a entrada triunfante de Deus em carne, osso e sangue na história e vivência da humanidade. É por causa desta vinda divina ao mundo que o relacionamento do homem com Deus é restaurado.
è O sentido do natal é que Jesus nos salvou e mora em nossos corações.

2.1 è Priorizar Jesus no coração é viver em santidade Mt 3:12 “A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível”.
2.2 è Priorizar Jesus no Coração é Sacrificar-se para adora-lo Mt 2:11  “E ao entrar na casa viram o menino com sua mãe Maria e prostrando se o adoraram; e abrindo seus tesouros ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra”. Esses astrólogos não eram ricos mais de suas pobrezas tiraram o melhor que tinham para adorar a Jesus.
2.3 è Priorizar Jesus no Coração é ter uma vida de coração ardentes Mt 2:11 “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
q   QUAL É O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL?

3.   É A VOZ DA CRUZ ERGUIDA NO CALVÁRIO   (João 3:14, 15 “E de modo por que Moisés levantou a serpente do deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna).
Pense na alegria instantânea, imensurável e incontrolável dos discípulos quando perceberam que o túmulo estava vazio. Para os salvos o Natal traz grata celebração, traz vida e esperança.
v   A Cruz grita que Satanás perdeu o controle sobre mim (Cl 2:15 “e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”).
v   A Cruz grita a minha cura (Is 53:3a “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si;”).
v   A Cruz grita minha reconciliação com Deus (Cl 1:20 “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”).                                                                                  CONCLUSÃO:  Nosso natal é Cristo em seu nascimento sua vida e obra sua ressurreição e glorificação, crê no natal é anunciar a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.