terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A PLENITUDE DA BENÇÃO.

TEXTO: Romanos 15:29
INTRODUÇÃO:
• Mais um ano se inicia e assim como 2011 significava um ano de desintegração em todos os sentidos e um tempo de oportunidades. Este ano de 2012 é significativo no campo da teologia por causa do significado do número em si. Ele nos transporta para um tempo impar na história da igreja.
• Qual é o simbolismo contido no número doze? O que podemos aprender ao voltarmos a nossa atenção para esse detalhe?
• Sabemos que esse número está presente nas Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.
1) Foram doze os filhos de Jacó, dos quais se originaram as doze tribos de Israel.
2) Foi no capítulo doze de Gênesis que Abraão foi chamado para dar início ao povo de Deus na terra.
3) Foi no capítulo doze de Êxodo que a nação de Israel nasceu.
4) No deserto, o povo de Israel encontrou doze fontes de água.
5) O altar de adoração a Deus, no Antigo Testamento, deveria ser feito com doze pedras
6) Os sacerdotes levavam no peito um objeto composto por doze pedras preciosas.
7) Quando Elias encontrou-se com Eliseu, este estava lavrando a terra com doze juntas de bois.
8) O mar de vidro que ficava dentro do templo de Salomão estava apoiado sobre doze bois de bronze.
9) O muro de Jerusalém tinha doze portas
10) O número dos discípulos de Jesus foram doze.
11) Com doze anos Jesus subiu a Jerusalém e deu a primeira demonstração de que tinha uma missão a cumprir na terra.
12) A Árvore da Vida, na Nova Jerusalém, produzirá doze frutos.
13) Há 24 anciões ao redor do trono de Deus (12 do lado direito, 12 do lado esquerdo).
14) A nova Jerusalém tem 12 portões, com cada "uma única pérola,".
15) A nova Jerusalém tem 12 fundamentos, cada um adornado com jóias.
16) Sua circunferência é de 12.000 estádios, e seus muros são de 144 cúbitos de altura.

• Teologicamente o número 12 representa 4 COISAS NA BÍBLIA.

1) O governo de Deus, dos céus a terra. (o céu visita a terra).
2) Um ciclo perfeito. (Os provados são aprovados, um novo recomeço).
3) Um tempo de Plenitude e perfeição. (tempo em que tudo se torna pleno, completo).
4) Soma de Escolha por Eleição. (Tempo de Salvação de almas).

• Paulo escreveu estas palavras aos cristãos em Roma. 15:29 Ele estava dizendo: "Não tenho dúvidas de que ao encontrá-los, será na medida maior da bênção de Cristo".
• As palavras do apóstolo aqui implicam em algo que todo crente precisa saber. Ou seja, que há vários graus, ou medidas, da bênção de Cristo. alguns cristãos entram em apenas uma pequena medida da bênção de Cristo.
• Preste atenção à palavra "plenitude" nestas passagens. A palavra em grego que Paulo usa aqui quer dizer "completar a tarefa de encher ao máximo".
• A palavra que ele usa em grego para bênção significa "aprovação de Deus", ou "o muito bem" de Deus.
2012 UM ANO DE VISITAÇÃO DE DEUS, COM SEU GOVERNO, COM UM NOVO CICLO, COM SUA PLENITUDE, COM SUA SALVAÇÃO.

• Na história do povo de Deus encontramos duas classes de pessoas: aquelas que somente conhecem seus feitos e aquelas que, além disso, conhecem seus caminhos.
 Seus feitos revelam seu poder, mas seus caminhos revelam sua intimidade.
 Os feitos de Deus têm como objetivo nos levar a conhecer seu poder e soberania, mas seus caminhos são os meios que ele utiliza para revelar seus segredos e conduzir-nos ao seu propósito mais elevado. Conhecer apenas seus feitos significa ficar na periferia do seu chamamento, sem conhecer o propósito para o qual fomos chamados.
Jerusalém não reconheceu o tempo de visitação de Deus. Mt 23.37 “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!”.
• Eles cuidavam de tudo referente ao culto, ao sacerdócio, às festas e ao serviço ao povo, mas não prepararam seus corações para receber o Filho de Deus. Não escolheram a glória de Deus, mas a satisfação pessoal através da religião. Mataram os profetas que condenavam seus desvios dos caminhos de Deus.

• QUANDO DEUS VISITA SEU POVO 5 COISAS ACONTECEM;

I. Quando Deus visita traz abundancia. Rute1:6 “Então se levantou ela com as suas noras, para voltar do país de Moabe, porquanto nessa terra tinha ouvido que e Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão”. Salmo 65:9 “Tu visitas a terra, e a regas; grandemente e enriqueces; o rio de Deus está cheio d'água; tu lhe dás o trigo quando assim a tens preparado”.
Quando chega a abundancia as noticias correm e as pessoas vêm para ver e disfrutar da abundancia.

II. Quando Deus visita traz fertilidade. Gênesis 21:1 “O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido”.
Deus cumpre o que promete, mas em seu tempo. O tempo de Deus não é como o nosso. Jeremias 29:10-14 “Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, eu vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei”.

III. Quando Deus visita seu povo traz salvação. Lucas 1:67 “Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: Bendito, seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, e para nós fez surgir uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo”.

IV. Quando Deus visita seu povo traz libertação. Sofonias 2:7b “pois o Senhor seu Deus os visitará, e os fará tornar do seu cativeiro”. Rompem-se as cadeias, desatam-se os jugos da escravidão do vicio e do pecado. Os oprimidos do Diabo recebem libertação

V. Quando Deus visita seu povo traz milagres. Lucas 7:11-16. “... um grande profeta se levantou entre nós e Deus visitou o seu povo”
Ver os milagres que Jesus fazia os fez reconhecer que Deus estava visitando seu povo.

CONCLUSÃO:
Que o Eterno possa te abençoar carinhosamente neste ano e seja feito conforme a vontade D'Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.