quarta-feira, 7 de abril de 2010

VOCÊ JÁ NASCEU DE NOVO?

INTRODUÇÃO
A regeneração expressa a experiência do recebimento da nova vida, da vida eterna. Isso acontece quando o homem se encontra com Deus na busca da Salvação. Este assunto é muito profundo e contém ensinos substanciais.

A – QUE SIGNIFICA A REGENERAÇÃO?

1 – Definição: O sentido etimológico da palavra regeneração vem do vocábulo grego paliggenesia e significa novo nascimento ou nascer de novo. Refere-se a uma nova criação. Regeneração é uma mudança sobrenatural e instantânea operada pelo Espírito Santo na natureza da pessoa que recebe Jesus Cristo como Salvador.
O apóstolo João descreve a regeneração como novo nascimento, Jo 3: 3-8. Jesus fala que é como passar da morte para a vida, Jo 5: 24. Já o apóstolo Paulo chama de nova criatura, 2Co 5: 17; Gl 6: 15. Regeneração não é uma reforma no ser humano. Essa reforma pertence ao plano humano, a regeneração, ao divino. A reforma é algo ligado ao exterior; já a regeneração é a mudança interior, que vem de dentro. A reforma afeta a conduta, já a regeneração modifica o caráter, Tt 3: 5.

2 – O Novo Nascimento significa a entrada do homem no reino de Deus, Jo.3:3. Ninguém pode ser contado, como cidadão antes de nascer de novo. Do mesmo modo; “O Senhor, ao fazer descrição dos povos, dirá: Este é Nascido ali” Sl.87:6. São os nascido de novo que são inscritos no livro da vida, Lc.10:20; Ap.20:11-15.

3 – O novo nascimento é um milagre.
a) – Nenhum homem pode, pelas suas faculdades mentais, compreender o novo nascimento; I Co.2:14 só o homem espiritual entende as coisas do Espírito o carnal já mas irá entender. I Co.2:1-16. Até Nicodemos, sendo Príncipe dos Judeus Jo.3:1, sendo também Mestre de Israel, Jo.3:10, não entendeu a significação dessa afirmativa. Pôr isso perguntou a Jesus: “porventura pode torna a entrar no ventre de sua mãe?”... Jo.3:4.
b) – É por meio de um milagre que o homem pode passar de um estado inferior, o terreal (terrestre), para estado superior, o Celestial! (Cidadão do Céu) foi por meio de um milagre, Lc.1:31-35, que Jesus, no seu estado superior no Céu, Aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de homem, Fp.2:6-11, um estado inferior, pois foi feito “um pouco menor do que os Anjos”, Hb.2:9. É um verdadeiro milagre quando o homem pela regeneração, passa do estado de pecado miserável e condenável ao estado Celestial, pertencer ao Reino de Deus, pôr ter sido tornado uma nova Criatura, II Co.5:17, que se assentará nos lugares Celestiais em Cristo Ef.2:6.
c) – O Novo Nascimento é um milagre porque se trata da vivificação de um homem morto no pecado, Ef.2:1-10; Cl.2:13, I Tm.5:6, e separado da vida de Deus pela ignorância, pela dureza de coração. Ef.4:17-20, que, agora, regenerado, ressuscita juntamente com Cristo para uma nova vida, Ef.2:5,6.

4 – Esta experiência aparece na Bíblia sob diferentes nomes:
a) – Nascer de novo. Jo.3:3.
b) – nascer da água e do Espírito, Jo.3:5.
c) – Criado em Jesus Cristo, Ef.4:24; Cl.3:10; “se alguém esta em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo” II Co.5:17.
d) – Sendo de novo gerados, I Pe.1:23-25.
e) – Nascido de Deus, I Jo.3:9; I Jo.4:7, de Deus é gerado, I Jo.5:18: Dele nascido I Jo.2:29.

B – COMO SE PROCESSA A REGENERAÇÃO DO HOMEM?

1 – O novo nascimento não é realmente pelo batismo nas águas. Quando Jesus falou de nascer de novo da água e do Espírito, Jo.3:5, Ef.4:22-32 Ele não se referiu ao batismo nas águas, mas usou a “água” como uma figura da operação de Deus pela sua palavra. Veja a expressão em Ef.5:26: “pela lavagem da água, pela palavra” Ez.36:25; Hb.10:22,compare com Tt.3:5: pela lavagem da regeneração .Diz: como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.I Pe.3:21. aqui se vê que o batismo é apresentado como uma boa verdadeira figura mas o que opera a salvação é a consciência que clama a Deus. Na Bíblia, observamos que só foram batizados aqueles que já eram regenerados.

Veja alguns tópicos sobre regeneração:

A palavra regeneração significa:
1- Torna a gerar, reproduzir (o que estava destruído).
2- Reorganizar aquilo que estava desorganizado concertar.
3- Corrigir moralmente.
4- Emendar-se, corrigir-se, reformar-se, regenerar-se.

A regeneração é necessária porque, á parte de Cristo, ou seja sem Cristo, todo ser humano, pela sua natureza inerente e pecadora, é incapaz de obedecer a Deus e de agradar-lhe Sl.51:5; Sl.58:3; Rm.8:7,8; Rm.5:12; II Co.2:14,15.
A regeneração tem lugar naquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus. Mt.3:2 e coloca a sua fé pessoal em Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua alma. Jo.1:12; At.10.

A regeneração envolve a mudança da velha vida de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo II Co.5:17; Ef.4:23-32; At.9; At.16:27-34; Cl.3:10. aquele que realmente nasceu de novo esta liberto da escravidão do pecado Jo.8:36; Rm.6:13-23, e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e de seguir a direção do Espírito Santo Rm.8:13,14, vive uma vida de retidão I Jo.3:6-10; I Jo.2:29, ama aos demais crentes I Jo.3:14-16; I Jo.4:7, evita uma vida de pecado I Jo.3:9; I Jo.5:18 e não ama o mundo I Jo.2:15-17. porque quem é nascido de Deus não pode fazer do pecado uma prática habitual na sua vida I Jo.3:9. não é possível permanecer nascido de novo sem o desejo sincero e o esforço vitorioso de agradar a Deus e de evitar o mal I Jo.2:3-29; I Jo.3:6-24; I Jo.4:7-21; I Jo.5:1-13 mediante uma comunhão profunda com cristo Jo.15 e a dependência do Espírito Santo Rm.8:2-14.
Aqueles que continuam vivendo na imoralidade e nos caminhos pecaminosos do mundo,seja qual for religião que professam, demonstram que ainda não nasceram de novo I Jo.3:6-10, a Bíblia afirma: “se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” Rm.8:13; veja as obras da carne quais são! Gl.5:19-21.
O novo nascimento não pode ser equiparado ao nascimento físico, pois o relacionamento entre Deus e o salvo é questão do Espírito e não da carne Jo.3:6. logo, embora a ligação física entre um pai e um filho nunca possa ser desfeita, o relacionamento de pai para filho, que Deus quer manter conosco, é voluntário e dissolúvel durante nosso período probatório na terra Rm.8:13 nosso relacionamento com Deus é condicionado pela nossa fé em Cristo durante nossa vida terrena; fé esta demonstrada numa vida de obediência e amor sinceros.

2 – o novo nascimento também não é operado pela vontade do homem Jo.1:13. aqui se vê que são inúteis todos os esforços, idéias e sistemas que os homens possam inventar para a sua própria salvação. Existe doutrinas que ensinam autocontrole, meditação e esforços mentais para alcançar um estado superior, porem nada disso tem valor para fazer o homem nascer de novo. Jesus disse: “não da vontade do homem, mas da vontade de Deus”, I Jo.1:13.

3 – o novo nascimento é operado pela vontade de Deus, Jo.1:13. é Deus que realiza a obra, conforme a sua vontade, e isto pelo poder do Espírito Santo. Toda a Trindade opera na realização do novo nascimento:

a) O Espírito Santo é o agente que leva o homem à experiência, ao novo nascimento. Ele faz isso convencendo o homem do pecado, da Justiça e do Juízo, Jo.16:8,9. abre-lhe a mente e o entendimento para compreender a vontade de Deus, II Co.4:6; I Tm.2:4 e desperta-lhe o desejo de ser salvo.
b) O Espírito Santo usa como instrumento a palavra de Deus, a qual vivifica, Jo.6:63. a palavra em si tem poder regenerador, Jo.1:23-25; Tg.1:18, porque Ela é a palavra da cruz, I Co.2:1-5. pôr isto, a pregação do Evangelho tem uma grande significação. Paulo disse: “Eu pelo Evangelho,vos gerei em Jesus Cristo!” I Co.4:15
c) O Espírito Santo leva o homem à decisão de receber a Jesus, que, pela morte e ressurreição, I Pe.1:3, ganhou salvação para todos. É quando o homem recebe Jesus que lhe é dado o PODER DE SER FEITO FILHO DE DEUS, I Jo.1:12. O receber a Jesus e a Fé são sinônimos, Jo.1:12,13.
Quando Jesus quis explicar como esta fé regeneradora no homem se expressa, usou como figura o levantamento no deserto, pôr Moisés, da serpente produzia-lhe cura da mordedura venenosa. Este olhar corresponde à fé salvadora que leva o homem a aceitar Jesus como seu Salvador; pôr ela, ele recebe o poder que vence o veneno do pecado e traz nova vida para o Salvo. O milagre acontece! Os homens nascem de novo! ALELUIA!

C – QUE ACONTECE NA VIDA DO HOMEM QUANDO É REGENERADO?

Já observamos que recebemos pela regeneração uma NOVA VIDA. Vejamos de que maneira esta vida se manifesta e como reage:

1 – Pelo Novo Nascimento o homem recebe Nova Vida, Nova Natureza. Essa Nova Natureza é Cristo em nós. Cl.3:4; Jo.11:25; Fp.3:21. Qualquer que é de novo gerado, é gerado de “uma semente incorruptível” I Jo.3:9. o crente nasceu de novo pela semente Divina e, pôr isso, é participante da Divina Natureza, II Pe.1:4; II Co.3:18, e também participa da Santidade de Deus. Hb. 12:10. Cumpre-se o milagre que o profeta Ezequiel predisse Ezequiel. 36:26, 27 “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne, e porei dentro de vós o me Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardareis os meus Juízos, e os observeis”.. Quando a vara é enxertada na árvore, ela se torna participante, não só da raiz e da seiva, Rm. 11:17, mas também da natureza da árvore, o que se verifica na qualidade do fruto que essa vara agora produz, pelo novo nascimento operou a influência Divina. Essa influência os impulsiona a andar nos caminhos do Senhor: “farei árvore boa, e o seu fruto bom”, Mt. 12:33-37 que milagre! Que maravilha é o novo nascimento! Pôr meio desta operação da Graça Divina, Deus restaura a imagem da sua Semelhança moral no homem, pois para que a tivesse, Deus o Criou. Gn. 1:26, 27.

2 – A Nova Vida executa um domínio transformador sobre o homem, ele antes estava escravizado pela própria carne. Agora, pelo novo nascimento, tornou-se um filho de Deus. Jo. 1:12, um ser livre, um Súdito do Reino de Deus, Jo. 3:5; Ef. 2:19 (Súdito significa: homem submetido a vontade de outrem, é o mesmo que vassalo, vassalo quer dizer: alguém que depende de um senhor, súdito de um soberano). Tudo aconteceu porque o Espírito Santo, agora habita nele, I Co. 3:16; I Co.6:19; Rm.8:9, e exerce domínio sobre ele de modo total, o que deu origem á transformação da sua personalidade. O homem recebe, pois, pela regeneração, tanto uma nova direção sobre sua vida, como Poder de Deus para seguir essa direção.

O homem regenerado sente que, agora:
a). Seu pensamento mudou: ele pensa diferentemente, de conformidade com a vontade de Deus, Cl.3:10; Fp.4:7(conformidade significa: de acordo,conforme).
b). Seu entendimento se abriu para as coisas de Deus (antes não as entendia), I Co.2:15; II Co.4:6. e Deus o renova para o conhecimento Cl.3:10.
c). O seu sentimento registra o gozo pela presença de Deus, Sl.16:1: agora ele ama a Deus, I Jo.4:19, e aos irmãos, I Jo.3:14.
d). A sua vontade, que era escravizada pela carne, Ef. 2:1-3; Is. 53:6, conforma-se com a vontade de Deus, Mt. 6:10, I Pe.1:22; I Pe.4:2; At.13:22.
e). A sua consciência, agora purificada, Hb. 9:14, torna-se sensível á direção de Deus, Rm. 2:15.
f). Não está mais debaixo da carne, mas do Espírito. Rm. 8:9. A sua velha natureza, não foi aniquilada, pois ele a possui ainda, porém, está dominada pela Nova Natureza e foi entregue a morte, Gl. 5:16, 17; Rm. 8:12, 13, a cruz, Gl. 2:20.

3 – O Novo Nascimento proporciona também uma lavagem de regeneração, Tt.3:5. onde o pecado abundou e manchou a vida do homem, agora transborda a graça manifestada pela regeneração. Há uma lavagem completa, que torna o homem, diante de Deus, “Alvo mais do que a Neve” Sl.51:7; Is.1:18, é sem mácula, Ef.5:25-27.

4 – Pela regeneração, o crente entra em comunhão com Jesus, comunhão que lhe proporciona vitória sobre o mudo: I Jo.5:4,5 o que é nascido de Deus, vence o mundo, quem é que vence o mundo se não aquele que crê que Jesus é Filho de Deus?. o que nasceu de novo vive e se move em Jesus. Jesus disse: “Estai em e eu em vós” Jo.15:4. pôr Jesus estar em nós, o homem velho, a nossa natureza caída, que, antes, atendia as tentações do mundo, agora esta crucificada, Despida com o que ficamos livres da lei da morte, Rm.8:2.

5 – O Novo Nascimento proporciona comunhão aos que Nascerem de Novo, I Jo.5:1 o crente agora ama os irmãos, I Jo.3:14; I Jo.4:7. esta é à base da comunhão que os crentes gozam andando na luz, I Jo.1:7. Se não amar e porque perdeu o seu “Documento” a sua identidade como crente, I Jo.2:11.

6 – Aquele que nasceu de novo é herdeiro de Deus e Co-herdeiro de Cristo, Rm.8:16,17, e pode entrar no Reino de Deus, Jo.3:5, onde verá a Jesus, assim como ele é, I Co.13:12, I Jo.3:1-3. ALELUIA!

Um comentário:

  1. nao ha nada melhor do que nascer de novo,linda mensagem,Deus esta falando...........

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.