segunda-feira, 29 de março de 2010

TEMORES INSUPORTÁVEIS DOS HOMENS

RM.8.18

INTRODUÇÃO.
01- Stanley Jones: “todo homem necessita aos 40 anos de uma reconversão, nos princípios gerais. Aos 40 anos nos firmamos, começamos a perder o senso de pré-visão espiritual e a nos adaptar ao ambiente e querer segurança”.
02- Na visão de Stanley Jones:“Na infância tudo é céu, na adolescência e juventude descobertas, na maturidade a única realidade é o mundo. Aceitamos seus valores, adaptamos-nos aos seus fatos e pouco deixamos de ser cristãos”.
03- O que provoca essa mudança violenta é achar que pelo fato do sofrimento ser natural desse mundo sua solução também o é.

Aqui Paulo diz pelo menos 3 verdades interessantes:
1ª.- “Os sofrimentos do tempo presente”- ninguém sofre só uma vez na vida.
2ª.- “Sofrimentos tempo presente” – também significa diversidade, com cores diferentes.
3ª.- “Glória a ser revelada em nós”– glória mais preparada, aqui só fragmentos dela.

Há vários tipos de sofrimentos mais há alguns que causam mais temor: quais?

1º. – UM TEMOR INSUPORTÁVEL PARA O HOMEM É A CRÍTICA.

Tememos a Crítica porque ela fere nosso amor próprio, magoa o ego, sempre queremos aplausos, massagem para o ego e a critica agride o ego. (Sm 17:28,33,41,44 – Davi e seus críticos antes de Golias, para ter vida de dependência).

Para lidar com os críticos à semelhança de Davi, nós temos que fazer três coisas:

1) Nós temos que passar pelos Eliabes - eles estão sobre nós familiarmente - v. 28,30
a) A crítica machuca quando vem de alguém que está acima de nós - Eliabe era o irmão mais velho.
b) A crítica machuca quando questiona as nossas motivações - Eliabe achou que Davi era motivado pela presunção.
c) A crítica machuca quando É contínua - agora = dá a entender que Eliabe o estava criticando sempre.
d) A crítica machuca quando vem de pessoas que nos conhecem a muito tempo - Eliabe cresceu com Davi. Era seu irmão.

2) Nós temos que passar pelos Sauls - eles estão sobre nós posicionalmente - 17.31-33
a) Um crítico é aquela pessoa que aponta a imperfeição daquilo que as outras pessoas fazem enquanto que elas mesmas não estão dispostas a fazerem nada.
b) Saul achou que Davi era incapaz e despreparado.

3) Nós temos que passar pelos Golias - eles estão sobre nós em termos de habilidades - 17.34-36. Um crítico é aquele que polui toda solução que você encontra. Toda pessoa que nunca matou um gigante irá lhe dizer que isso é impossível.

Qual a maneira cristã correta para enfrentar a crítica?

1º.- ANALISAR SE É VERDADEIRA. Sendo verdadeira devo corrigir o motivo que gerou a crítica.Uma vantagem da crítica é que nossos críticos tornam-se guardas não remunerados da nossa personalidade.
2ª. Maneira cristã para enfrentar a critica é: SE ELA FOR INJUSTA – DEVEMOS ADMITI-LA NO PLANO DE NOSSAS VIDAS E USÁ-LA.
Ser cristão é reorganizar as criticas injustas e recebidas e devolve-las as pessoas numa mensagem completamente nova.

Especialistas em flores: “O lírio se apodera do lodo e do limo e os aproveita na própria vida, transformando-os e os apresentando ao mundo como símbolo de pureza. Assim podemos pegar a crítica injusta vinda do lamaçal de preconceito e egoísmo humano e transforma-la na verdade cristalina de Deus”.
Em Jesus podemos usar a crítica justa ou injusta e fazê-la serva dos propósitos de Deus, e assim atingir nossos alvos superiores.

2º. – UM TEMOR INSUPORTÁVEL PARA O HOMEM É A INSEGURANÇA MATERIAL.

Há duas formas que o homem procura enfrentar a insegurança material:

1ª.- Acumular o máximo possível procurando ter garantias.
A 1ª. Desvantagem deste método é que acumulo traz ansiedades e corrói o espírito, levando o homem a avareza e a miséria espiritual.
A 2ª. Desvantagem deste método é que nele não há garantia absoluta pois uma crise econômica põe toda garantia a perder.

2ª.- Renunciar inteiramente ao problema econômico.
Este método considera o problema econômico uma escravidão e deseja livrar-se dele por uma completa renuncia, lava-se as mãos aos economistas.

ATENÇÃO: Nos 2 métodos parece haver escravidão: num é a escravidão as riquezas, no outro a escravidão a pobreza. Em ambos os métodos não há liberdade, de fato só há escravidão.
Somente somos livres se formos capazes de usar a pobreza e a abundancia. O homem que é capaz de usar apenas a abundancia é escravo da abundancia, e aquele que é capaz de usar apenas pobreza é escravo da pobreza.
Apóstolo Paulo era um homem livre: “Porque aprendeu a viver na abundancia e necessidade” – ele soube usar tanto a pobreza como a abundancia.
Guarde isto: A abundancia não deve embaraçar nosso espírito, nem a pobreza deve abate-lo, pois em nós a pobreza e a abundancia são secundárias, porque o reino de Deus é a nossa vida.

3º. – UM TEMOR INSUPORTÁVEL PARA O HOMEM É A VELHICE.

 É duro aceitar e ver o nosso organismo começar a perecer e decair, o temor da velhice pode ser afastado por meios de subterfúgios que a ciência oferece e por meio de cosméticos. Atenção: É uma batalha perdida – no final seremos derrotados.
 A velhice só é insuportável quando a vida é escrava das aparências quando o importante na vida é exterior, só a estética, o corpo. Quando, porém a vida não é escrava das aparências, a velhice pode ser encarada com esperança e com muita alegria, se envelhece sorrindo.
 Porque cada período da vida oferece uma oportunidade para fazer alguma coisa que é impossível em qualquer outro período da vida.
a)- Na Infância: Oferecemos a Deus ingenuidade – ausência de malícia e muita inocência.
b)- Na Juventude: Oferecemos a Deus muito entusiasmo, vigor e energia.
c)- Na Velhice: Oferecemos ponderação, experiência, simpatia. – Qualidades impossíveis de oferecer em outra época da vida.
O Cristão, portanto não deve temer e nem suportar a velhice, deve usa-la porque a velhice tem o privilégio de penetrar no porão da alma das pessoas das quais a juventude nada sabe. O velho conhece a alma.
Guarde isto: A Velhice tem liberdade tanto quanto a juventude. O jovem é livre porque arrisca a sua alma, o velho é livre porque domina a sua alma.
A velhice significa: que se está próximo do fim, fim que é novo recomeço sem fim eternamente. Velhice é estar próximo de uma eternidade jovem.
O velho pela renovação do seu espírito permanece sempre rejuvenescido. É um privilégio do cristão envelhecer e ainda ficar mais belo na alma. No cristianismo a velhice está em decadência, todo velho pode usar sua velhice de forma vitoriosa.

4º. – UM TEMOR INSUPORTÁVEL PARA O HOMEM É A MORTE.

Homem teme a morte por ele e por seus entes queridos. O homem também teme o modo pelo qual vai morrer: com sofrimento ou não.
 A chegada da morte nos deixa perplexos – mais isto não é absoluto e nem definitivo. Aprendemos com a bíblia que Cristo conquistou tudo inclusive a morte, por isso o cristão enfrenta a morte com choro, mas também com uma alegria solene e interior. Porque ele sabe que a morte não é definitiva.
Com a ressurreição de Cristo aprendemos que: A última palavra de Deus não foi na cruz, foi na tumba com a ressurreição. LIÇÃO: nos nossos problemas inclusive a morte Deus dará a última palavra e essa será de vitória.
O POETA IMAGINOU E ESCREVEU: Que uma ave quando pousa sobre o rebento e a tempestade ameaça arremessa-la, ela diz: “Pode derrubar-me, ainda tenho asas”.
AMADOS: nada agora pode atemorizar-nos definitivamente, pois temos a vitória sobre o último inimigo a ser vencido a morte. JESUS DISSE: “Eu sou a ressurreição e a vida”
 A ressurreição são as nossas asas que nos farão voar até a vida eterna.
AP.21: Diz verdades tremendas para nós:
a)- “E a morte já não existirá, não haverá luto, nem pranto nem dor, porque as 1ªs.cousas passaram”.
b)- “Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus. Deus mesmo estará com eles”
c)- “Tudo está feito. O Vencedor herdará estas cousas. Eu lhe serei Deus e ele me será Filho”

2 comentários:

  1. Paz, Pr. Nilton.

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  2. ser herdeiro de Deus e bom demais,eu sou um gloria a Deus.............

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.