segunda-feira, 8 de março de 2010

“ ALTERNATIVAS PARA ENFRENTAR O SOFRIMENTO “.

JOÃO 16.33

• Jesus faz algumas afirmativas cujo propósito é fortalecer a nossa fé.
1ª)-VS.32: “Me deixareis só, contudo não estou só, porque o Pai está comigo”.
• Jesus está dizendo ficamos só mas nunca totalmente sozinhos, ficamos solitários mas jamais totalmente abandonados. Jesus estava antevendo o Getsêmani, um anjo vindo do céu lhe confortou.
2ª.)-VS.33:”No mundo tereis aflições”.
• Jesus está dizendo: o mundo é um dos geradores de aflições do homem. No dizer de Jesus o gerador de aflições está ligado. O mundo se move na velocidade da internet e nessa velocidade ele gera as aflições. A história não para e em cada movimento ela traz sofrimento. A ironia é que aquilo que os homens ama que é o mundo, esse é o gerador da sua dor, das suas aflições, do seu sofrimento.
3ª.)-VS.33:”Tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
• Se enfrenta o mundo com bom animo, animo forte, animo de qualidade. O fato tremendo é que Jesus disse Eu venci o mundo antes da cruz, Ele avisou aos discípulos antes, porque na cruz pareceria que Ele é que fora vencido. Jesus sempre tem uma visão de vitória antes do sofrimento chegar.
4ª.)-VS.33:”Tenhais paz em mim”.
• Jesus está dizendo Eu sou a fonte da paz, é a paz encarnada. Isaias disse Ele é o príncipe da paz. Não há qualquer possibilidade do homem enfrentar o mundo que gera aflições e ainda ter paz sem Jesus.
• Neste texto Jesus estabeleceu os papéis dele e o mundo na vida do homem: Mundo gera aflições – Jesus gera a paz, mas os homens não vêem assim.
* Homens acusam o cristianismo de gerar neurose nas pessoas, de fazer as pessoas alienarem-se da realidade, de terem utopias como o céu.
* E na cegueira deles e no ópio deles por Cristo se voltam para o mundo que lhes gera aflições, esperando deste mundo cura através do prazer.
Todas as filosofias e religiões pensam como Jesus?
Quais alternativas filósofos e religiosos apontaram como solução para o sofrimento humano?

1º.) – A ALTERNATIVA POÉTICA.

• Poeta é uma pessoa extremamente sensível, tão sensível que transforma um som perturbador para o demais em um lindo poema ele faz do som de goteira em rítimo do coração.
* Na sensibilidade poética a alternativa para o sofrimento nos é apresentada no pensamento de OMAR KHAYYAM (Poeta Persa). Ele escreveu “ter nas mãos este lúgubre universo, faze-lo em pedacinhos, e depois, tudo remodelar, fazer perfeito”.
• Alternativa poética é reconstruir o mundo sem o sofrimento. É o desejo dos poetas e de muitos que sofrem mais fica só no desejo.
A mente humana é incapaz de reconstruir o mundo e ainda banir o sofrimento.
• Admiramos a sensibilidade deles mais temos que ser realistas e não buscar solução em Fantasias que este mundo pode ser reconstruído sem o sofrimento. O sofrimento é real e enfrenta-lo com poesia e fantasia é um exagero que leva a prostração e o resultado final é a morte
• Jesus afirmou: “No mundo tereis aflições, tende bom ânimo”. Aflições se enfrenta com ânimo e nunca com sonhos e fantasias. Portanto a poesia não tem solução para o sofrimento.

2º.) – A ALTERNATIVA DA DESILUSÃO.

• Essa alternativa é oposta a alternativa poética, a poética não aceita o sofrimento e pensa em reconstruir o mundo sem ele. A alternativa da desilusão diz deve aceitar o sofrimento e enfrenta-lo antecipando-o sempre - é a dês-ilusão cínica (ausência do sonho de felicidade). Em outras palavras significa que você passa o dia todo armado emocionalmente para o sofrimento que irá chegar, ele não te surpreenderá.
(Ex. De manhã levanta e diz “a morte vai chegar” – Se ela chegar diz “Não vou chorar eu já sabia)”.
DUAS SITUAÇÕES HORRÍVEIS VIVEM ESSAS PESSOAS:

1ª.- Elas não vivem com liberdade: são escravas de um sistema rígido.
2ª.- Elas não são felizes: Elas conseguem um pouco de felicidade sabendo antecipadamente que há felicidade. (Ficam o dia todo se preparando para os fatos infelizes – e os fatos bons lhes trazem pouca felicidade porque a qualquer hora um fato ruim vai trazer infelicidade ).
• A alternativa da desilusão não resolve o problema do sofrimento só o ilustra, pois na vida.temos felicidades e infelicidades. HB.11.16 de Abraão: “Mas, agora aspira a uma pátria superior isto é celestial”. O mundo sonhado pelos poetas só na volta de Jesus, nova pátria. Os desiludidos não entrarão nela porque nunca creram nela.

3ª.) – ALTERNATIVA DA AUTO-COMISERAÇÃO.

Pessoas que tem prazer sentindo pena de si mesmas. Exageram suas tribulações a fim de aumentar a possibilidade de auto-piedade. Discutem com outros que seus sofrimentos são sempre maiores.
• I RS.19.14:Monte Horebe (Elias a Deus) “Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares, e mataram os teus profetas a espada; e eu fiquei só e procuram tirar-me a vida”. Elias quis mostrar uma característica do auto comiserado/ auto piedoso. Ele é extremamente zeloso para sentir extrema auto piedade e dizer aos outros que ele sofre extremamente.
==> Cuidado: Todo zelo extremado exagerado com as coisas ou pessoas é sintomático de alguém que sofre de auto piedade. ATENÇÃO: Todo auto piedoso é um cobrador em extremo, ele joga na cara das pessoas toda a sua auto dor que sentiu por causa dele.
• AMADOS: Enfrentar as tribulações com auto comiseração somente faz nascer um ser lastimável. Jesus jamais aceitou a auto comiseração como estilo de vida para enfrentar seus sofrimentos. JO.15.13:”Ninguém tem maior amor do que este de dar alguém a própria vida em favor de seus amigos. Ele trocou a auto piedade pelo amor aos seus amigos. Ele trocou a auto comiseração pela esperança de ver amigos salvos. FP.2.6-7: “Jesus subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido em figura humana.” Paulo está dizendo que Jesus não ficou se auto comiserando, auto sofrendo, por perder a posiçã
de Deus, mas vestiu-se de humanidade e enfrentou os sofrimentos humanos se identificando conosco e vencendo o mundo.
==> A Alternativa da auto piedade para enfrentar o sofrimento é alternativa do fracasso, da lástima, da morte das emoções. Rejeite-a.

4ª.) – ALTERNATIVA DO ESTOICISMO.

Estoicismo: filosofia humanista fundada pelo filósofo grego Zeno (335-263 AC) Quanto ao sofrimento a posição estóica é a seguinte: “O sofrimento é real, mas não lute contra as suas causas externas, lute contra ele apenas interiormente”. – Isto é, tudo que acontece é bom, não existe o mal. O SOFRIMENTO É VENCIDO APENAS NO EMOCIONAL E INTERIOR.
ESTOICISMO: Prega que “O homem é feliz quando não deseja que as coisas sejam diferentes do que são” – aceitar o ciclo natural como fato. EXS.:- Ao mendigo não tente mudar a situação deles. Seja feliz porque você não é um mendigo. Ao ver um amigo em má situação, não tente mudar a situação. Seja feliz por você não estar na mesma situação.

SELECIONEI ALGUNS CONCEITOS DE PENSADORES ESTÓICOS:
a)- Spengler. “O otimismo é covardia” Todo otimista é um covarde não aceita as coisas como são.
b)- Bertrand Russell. “O melhor que podemos fazer é conservar um desespero inexorável” Quem não vence o sofrimento por dentro fica um desespero implacável.
c)- Joseph Krutch. “A nossa causa é uma causa perdida, e não há lugar para nós no universo; mas apesar de tudo isto não nos devemos lastimar por sermos humanos.” Dizendo: a humanidade é um fracasso ocupando o espaço inutilmente.
d)- Spengler (novamente).”Nós seres humanos estamos descendo conscientes ” Dizendo que nosso futuro é descer as profundezas das lástimas e fracasso.
Spengler e os estóicos esqueceram é que ainda que a humanidade esteja descendo consciente, ela está apenas a procura de uma saída.
• E a saída não está na filosofia estóica que ensina o homem a viver na apatia de maneira covarde, que ensina o homem a viver sozinho sem o auxílio do próximo. E principalmente sem recorrer a Deus. A Saída está em não olhar pro interior de cada um mas “olhar para Jesus autor e consumador da nossa fé” ( HB.12.2 ).A Saída está no convite de Jesus “vinde a mim todos que estais cansados. A Saída está na humildade para aprender com Ele. E viver como Ele. “aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração”.
AMADOS: A Alternativa estóica não é a solução para o sofrimento, ela cria mártires frágeis e covardes que não enfrentam a vida com honra.

5ª.) – ALTERNATIVA BUDISTA.

Buda em suas meditações concluiu: “VIVER É SOFRER.” Vida só é sofrimento.
Conclusão: “O desejo é a causa de tudo” – Dessa conclusão iniciou a soluça
“Retroceder das ações para o desejo”. Inverter a trajetória isto é andar para trás do presente para o passado.
NASCEU A LEI DO KARMA: “Princípio de nascimento e renascimento para completar o excedente da recompensa ou do castigo até atingir o nirvana”.
NIRVANA:”É o estado da desintegração da personalidade como a conhecemos agora”. personalidade não morre fica apática inerte (anestesiada). Assim a pessoa nasce morre e renasce até pagar ou receber o merecido e quando completa o Nirvana: para ela acabou o sofrimento Resumindo: Buda propôs que para acabar com o sofrimento é preciso destruir a personalidade porque o sofrimento é conseqüência de você existir se você não existir não há sofrimento. OUTRAS PALAVRAS BUDA DISSE: Está com dor de cabeça corte a cabeça e a dor cessa. Buda deixou um remédio mais cura caro..
• Buda tinha razão numa coisa: nossa dificuldade está no desejo.
Jesus em LC.6.45:”Do coração do homem vem as boas e más ações”.
Somos seres infinitos buscando prazer em coisas finitas o resultado é sofrimento.
==> Buda acertou no diagnóstico a fonte de nossas dificuldades é o desejo – ele errou no remédio: disse que tem que eliminar o desejo. Isto é impossível, não se limita os desejos simplesmente eliminando-os só se elimina os desejos transformando-os em desejos superiores. Um desejo pecaminoso só pode ser eliminado por um desejo santo. Cristo vencendo o pecado em nós.
==> Buda parece ter perdido Deus – e então tudo ficou vazio – só o nirvana e se o céu parece vazio a terra também fica vazia – a vida é vazia, tudo fica despedaçado e não há fio de esperança.
* JO.10.10:”Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia”.
Buda errou – viver não é só sofrer – Jesus é o caminho para a vida abundante.
* RM.7.24-25: Paulo gritou:“Desventurado homem que eu sou quem me livrará deste corpo sujeito a morte?” Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor”.

6ª. – ALTERNATIVA DO HINDUÍSMO.

Diz que: Todo sofrimento e desigualdades originaram-se prévio nascimento.
a)- Sofrimento não tem causas exteriores – Mas é fruto de nossa escolha num prévio nascimento.
b)- A lei do Karma ( princípio nascimento e renascimento) não te deixará impune até último centavo.
c)- Na visão do hindú Todo sofrimento é justo – Pessoa está pagando erro do nascimento anterior. Hindú diz que existem 2 causas para o
sofrimento: 1- Renascimento. Que explica as desigualdades e os sofrimento desta vida. 2- O Senso de separação do ser
divino. * A CURA: Você tem que identificar-se com o ser divino tornar-se um com Ele.
a)- 2º. Este conceito, você é Deus, só que por ignorância você não sabe. A Ilusão de ser humano te impede de reconhecer que você é Deus. – Você tem que libertar-se e afirmar que é Deus.
b)- 2º.Este conceito, não há pecado e nem sofrimento, pois somos Deus. O que te salva desta ilusão é o conhecimento (não geral, intelectual), mas o conhecimento específico que alguém é Deus.
c)- Em outras palavras. O hindú ao invés de enfrentar o sofrimento, expulsa-o da existência com uma filosofia ilusória de que somos Deus. Só que eles e nós continuamos a sofrer. Não somos Deus.

7ª.) – ALTERNATIVA MUÇULMANA.

É Talvez a mais simples de todas as alternativas apresentadas.
a)- “Islam” Significa literalmente: “submissão a vontade de Deus”.
b)- Muçulmano se impressiona com a soberania de Deus – Tudo que acontece é vontade de Deus.
c)- Deus predeterminou e predestinou tudo que acontece – Tanto o bem como o mal é vontade Deus d)- Atitude do fiel muçulmano é submeter-se a vontade de Deus e aceita-la.
• Atribui todo sofrimento a vontade de Deus e isto é a maior blasfêmia contra Deus. GN.1.26.”Disse Deus: façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”
a)- Originalmente não fomos feitos para sofrer o sofrimento foi um implante.
b)- Fomos criados a imagem de Deus em sua essência (Espírito) não conhece o sofrimento. Deus só experimentou sofrimento quando Jesus se fez homem.
ATRIBUIR TODO SOFRIMENTO A VONTADE DE DEUS É BLASFÊMIA ESCANDALOSA.
* GN.2.8.”E plantou o Senhor Deus um Jardim no Éden, da banda do oriente e pôs nele o homem que havia formado”.
a)- Originalmente nosso habitat natural foi um jardim lugar de delícias.
b)- Gn.4.17. “Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque , o nome de seu filho.”

FOI APÓS O PECADO QUE CAIM FEZ 2 COISAS CONTRIBUÍRAM P/SOFTO.HUMANO.
1ª.- Retirou-se da presença do Senhor, isto é saiu do Jardim o habitat feito por Deus e construiu a primeira cidade. – Um habitat humano como refugio de fuga da face de Deus. 2ª.- Exaltou seu filho, colocando o nome dele na cidade. – Esta atitude afronta a Deus.
1)- COMEÇOU O CULTO AO HOMEM, ADORAÇÃO AO HOMEM.
2)- CIDADE COM NOME SEU FILHO INDICAVA QUE NÃO QUERIA VIVER NO
JARDIM DE DEUS E NÃO QUERIA QUE DEUS VIESSE MORAR NA cidade DELE.

DIZER QUE TODO SOFRIMENTO. É A VONTADE DE DEUS É OFENSA GRAVE AO DEUS É AMOR. AP.21.1-5. Ler o texto todo. Aqui aprendemos lições com idéias mulçumanas.

1ª.- Deus em seu grande amor fará nova criação. – Mensagem final é que Deus fará o homem voltar a sua origem criando tudo novo
“NOVO CÉU, NOVA TERRA, NOVA JERUSALÉM, FAÇO NOVAS TODAS AS COUSAS”
O céu não já não será um lugar distante – Mas será o lugar da nossa habitação com Deus. A Terra já não será um lugar de cidades e favelas criminosas – Mas será um jardim de delícias.
2ª.- Deus em seu grande amor instalará a nova religião. – Homem voltará a sua origem de um contato direto com Deus. Sem religião. VS.3:”Eis o tabernáculo de Deus com os homens, Deus habitará com eles, Deus mesmo estará com eles”.

8ª.) – ALTERNATIVA JUDAICA.

A CONCEPÇÃO JUDAICA SOBRE O SOFRIMENTO ERA DE QUE:
a)- Deus trataria a eles com graça. – Era a visão espiritual do relacionamento de Deus com Eles.
b)- Os livraria de todas as suas tribulações. Era visão da vida material que Deus lhes daria. - Eles criam que nenhuma maldição os atingiria – Nenhuma enfermidade atingiria o justo - Deus ressarciria em dobro todas as perdas - Que Deus lhes daria vida longa e próspera.

Esta concepção superficial de vida sem sofrimento foi umas das causas para que os judeus rejeitassem a Jesus como messias de Deus.
1º.- JESUS PROCLAMOU ESSA VIDA DE SOFRIMENTO NA SUA PRÓPRIA VIDA.
MC.10.45:”O próprio filho do homem não veio para ser servido, mas para servir...”. – Servir da uma idéia de escravo, de um fraco que não soube ser dono de si mesmo.
Mas Jesus conclui dizendo. (MC.10.45) “E dar a sua vida em resgate por muitos.”
* Afirmou não ser um fracassado mas que sua vida de sofrimento era a única dada por Deus para resgatar a muitos.
2º.- JESUS PROCLAMOU ESSA VIDA DE SOFRIMENTO NOS SEUS ENSINOS.
Jesus conhecia a perspectivas dos judeus.
1 LIBERTADOR VIESSE TRAZER VIDA PRÓSPERA – FAZER DE ISRAEL O IMPÉRIO DOMINADOR DO MUNDO.

• JO.16.33:”No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo, tenham paz em mim”
JESUS AQUI ESTÁ DIZENDO BASICAMENTE 4 VERDADES:
1ª.- Eu ainda não vou reinar totalmente sobre o mundo. Eu vou reinar mas não agora.
2ª.- Vocês precisam experimentar e vencer as aflições desta vida. São provados depois aprovados
3ª.- Vocês precisam aprender a ter paz na minha pessoa tão somente. Nada além de mim dá paz
4ª.- Vocês precisam reconhecer a minha vitória. Nossa vitória está nele – dependemos só dele.

A CRUZ Tem verdades INTERESSANTES – MAS TEM UMA FACETA IRÔNICA.
Uma verdade: É QUE DA CRUZ ONDE JESUS MORREU VEM A REDENÇÃO.
A faceta irônica: É que a cruz fui à ÚLTIMA CHANCE QUE JUDEUS DERAM A

JESUS. Se Ele fosse o filho de Deus, Deus o salvaria da maldição da Cruz.
Como Deus não interveio os judeus voltaram para casa convencidos de que Jesus era realmente um impostor.

AMADOS: As vezes nos comportamos como os judeus damos a última chance para Deus: Deus se o Senhor não me responder até amanhã eu te largo.
DEUS NÃO PRECISA DAS SUAS MÍSERAS CHANCES PRA ELE CONTINUAR
SENDO DEUS, MAS VOCÊ É QUE PRECISA DA MISERICÓRDIA DELE PRA CONTINUAR SENDO UM SER HUMANO.

HABACUQUE FOI UM HOMEM DE DEUS, QUE TEVE A VISÃO CORRETA DA VIDA. QUE A EXISTÊNCIA HUMANA SERIA VIVIDA ENTRE ALEGRIAS E SOFRIMENTOS – MAS QUAL FOSSE O MOMENTO – A ATITUDE DO CRISTÃO DEVE SER SEMPRE A MESMA.

HC.3.17-18:”AINDA QUE A FIGUEIRA NÃO FLORESÇA, AINDA QUE A VIDEIRA NÃO DÊ FRUTOS, AINDA QUE AS PLANTAÇÕES NÃO PRODUZAM MANTIMENTOS, AINDA QUE O GADO MORRA, TODAVIA EU ME ALEGRO NO SENHOR, EXULTO NO DEUS DA MINHA SALVAÇÃO.”

COM POUCO OU MUITO SOFRIMENTO DEUS É O NOSSO DEUS – A NOSSA SALVAÇÃO.

Um comentário:

  1. HC.3.17-18:”AINDA QUE A FIGUEIRA NÃO FLORESÇA, AINDA QUE A VIDEIRA NÃO DÊ FRUTOS, AINDA QUE AS PLANTAÇÕES NÃO PRODUZAM MANTIMENTOS, AINDA QUE O GADO MORRA, TODAVIA EU ME ALEGRO NO SENHOR, EXULTO NO DEUS DA MINHA SALVAÇÃO.”
    tem das dficis para mim, mas me apego nesta palavra..

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.