quinta-feira, 16 de maio de 2024

A OFENSA DE SENAQUERIBE

TEXTO: 2Cro 32:7-8

INTRODUÇÃO:

·      Ezequias foi um dos mais notáveis reis de Judá. O rei Ezequias governou por vinte e nove anos entre aproximadamente. Ezequias era filho de Acaz que tinha sido um péssimo e perverso rei. Quando seu pai recebeu o trono, ele manteve uma política pró-assíria, com uma posição de amizade ou submissão à Assíria. Mas a aliança com a Assíria trouxe influência pagã para dentro de Judá. Isso levou a uma contaminação da vida religiosa da nação que passou a ser marcada por práticas que afrontavam a vontade de Deus. O rei Acaz começou a adorar aos deuses Assírios vivendo como um apóstata.

·      A perversidade de Acaz era tão grande que para manter-se no poder ele sacrificou no altar de Moloque alguns de seus filhos. Quando Ezequias assume o governo de seu pai, a nação estava totalmente decadente moral e espiritualmente falando.

·      Logo que assumiu o trono, o rei Ezequias tentou corrigir essa questão. Então rapidamente ele promoveu uma grande reforma religiosa em Judá. Ele eliminou a idolatria dentre o povo. Também reabriu e purificou o Templo em Jerusalém, e tratou de fazer com que a verdadeira adoração ao Senhor fosse restabelecida. Durante seu reinado a celebração da Páscoa foi a maior desde o tempo de Salomão.

·      Outra coisa que Ezequias fez, foi desfazer a aliança com a Assíria e promove uma reforma de segurança em todos os sentidos em Jerusalém e Judá. Isso trouxe o exército da Síria até os portões de Jerusalém.

ð A primeira guerra do Rei Ezequias foi contra os filisteus. A segunda guerra do rei Ezequias foi contra o rei Salmaneser que era da Assíria.

·      O rei Salmaneser subiu contra Samaria reino do norte e a cercou por três anos, isso no sexto ano do reinado de Ezequias em Judá, Samaria foi tomada neste período. O rei da Assíria transportou todo a Israel para Assíria como cativos.

·      No ano 14 do reinado de Ezequias, o rei Senaqueribe (rei da Assíria) subiu contra o rei Ezequias. Senaqueribe invade Judá e todas as cidades fortes, ele tomou tudo. Aí para apaziguar a situação, Ezequias deu toda a prata que tinha casa do Senhor e os tesouros que tinha em sua casa também. Ezequias cortou até o ouro que tinha nas portas do templo, todo ouro que ele achou ele entregou para o rei Senaqueribe como imposto, e servos e servas e mais dois mil cavalos como presentes.

 

·      Mas, Ezequias revoltou-se contra o rei da Assíria e não quis pagar mais os impostos elevados. Inicialmente, Ezequias tomou conselho com os seus conselheiros e preparou-se para reagir às investidas da Assíria e fez uma aliança com o Egito contra Senaqueribe. Foi nesse contexto que o rei assírio começou sua campanha militar descendo pela costa da Fenícia e capturou Sidom, Serepta e outras cidades. Uma grande força militar formada pelo exército egípcio e pela cavalaria etíope não foi párea para as tropas assíria. Mesmo com toda oposição, Senaqueribe continuou seus avanços militares e tomou muitas cidades estratégicas. Ele fez cair Asquelom, Sidqia e Ecrom.

·      Os registros de Senaqueribe afirmam que o imperador assírio tomou 46 cidades fortificadas e incontáveis aldeias de Judá. Os registros assírios dizem que mais de duzentas mil pessoas foram levadas cativas e muito despojo foi tomado.

·      Uma das principais cidades judaicas fortificadas que foram tomadas por Senaqueribe foi Laquis. Essa cidade tinha um papel importante na economia do reino de Judá e também protegia a estrada que levava ao lado sul de Jerusalém. Tendo tomado a maior parte do território de Judá, o exército assírio cercou Jerusalém. As crônicas de Senaqueribe dizem que ele enjaulou Ezequias em Jerusalém como uma ave numa gaiola. É nessa ocasião que Ezequias escreve o Salmo 116 e possivelmente o Salmo 46.

·      As cartas de Senaqueribe foram escritas em hebraico, para que o povo entendesse. Senaqueribe relembrou o que ele e o seu pai haviam feito a outras nações, alertando que os deuses destas nações não puderam livrá-los. Em seguida, proferiu afrontas e blasfêmias contra o Deus de Israel. Entretanto, ninguém afronta a Deus e fica impune. Uma coisa é afrontar Israel, quando ele se afasta de Deus. Outra coisa é afrontar Israel e o seu Deus, quando eles estão servindo a Deus com fidelidade.


TRANSIÇÃO: Observemos as técnicas que Senaqueribe usou com os judeus para ganharmos compreensão de nossas batalhas espirituais modernas.

1.             SENQUERIBE EXAGEROU O PRÓPRIO PODER. Is 36:13-15 Então, Rabsaqué se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e disse: Ouvi as palavras do sumo rei, do rei da Assíria. Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar. Nem tampouco Ezequias vos faça confiar no Senhor, dizendo: O Senhor certamente nos livrará, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria.


·      Observe que Rabsaqué chamou o rei da Assíria "o sumo rei". Ele queria que os judeus acreditassem que seu poder era irresistível e, portanto entregassem a luta.

ð Do mesmo modo o diabo procura nos convencer que seu poder é maior do que nossa capacidade de resistir. Rm 8:31 Se Deus é por nós, quem será contra nós?

ð Deus nos equipa para ficarmos firmes e resistirmos aos avanços do diabo: Ef 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. A fé em Deus nos escuda contra todos os dardos inflamados do Maligno.

ð Não há tentações irresistíveis, porque Deus é mais forte do que Satanás.

 

2.             INVERTEU A VERDADE EM ERRO.

·      Ezequias instituiu amplas reformas na adoração. Ele baniu a idolatria e se opôs à adoração aos ídolos nos lugares altos e nos vales. Senaqueribe usou estas reformas como ponto de partida para atacar e desacreditar Ezequias. Talvez o departamento de inteligência assírio tivesse detectado descontentamento entre os israelitas pelas reformas de Ezequias. Assim, Rabsaqué argumentou: 2 Cr 32:11-12 Acaso, não vos incita Ezequias, para morrerdes à fome e à sede, dizendo: O Senhor, nosso Deus, nos livrará das mãos do rei da Assíria? Não é Ezequias o mesmo que tirou os seus altos e os seus altares e falou a Judá e a Jerusalém, dizendo: Diante de apenas um altar vos prostrareis e sobre ele queimareis incenso?

ð Ainda hoje Satanás ataca as tentativas de volta ao padrão de Deus e de oposição a falsa religião. Ele inspira os modernos conceitos de tolerância, segundo os quais todos os caminhos são certos, toda adoração é boa, e toda crença é válida. Ele faz com que aqueles que se opõem a religião humana e a doutrina dos homens pareçam maus sujeitos. O diabo é mestre na arte de chamar de mau o que é bom, e de bom o que é mau. Precisamos ter a coragem de nos opormos ao erro mesmo quando somos difamados por fazermos isso.


3.             DECLAROU TER A APROVAÇÃO DE DEUS.

·      Os assírios declararam que Deus os tinha enviado para vencer Ezequias: 2 Rs 18:25 Acaso, subi eu, agora, sem o Senhor contra este lugar, para o destruir? Pois o Senhor mesmo me disse: Sobe contra a terra e destrói-a. Satanás é convincente e é o mestre do disfarce. Ele afirma suas mentiras tão ousada e precisamente que são facilmente acreditadas. Precisamos peneirar nestes últimos dias tudo o que ouvimos à luz da palavra de Deus. Nenhum Rabsaqué que venha ousadamente afirmando que o Senhor o enviou é verdadeiramente de Deus. A Bíblia é nosso modelo e qualquer ensinamento que não está à sua altura deve ser rejeitado, não importa quão autorizado possa parecer.

4.             PROMETEU BENÇÃOS COM A RENDIÇÃO.

·      Ele poderia ter declarado que a rendição deles não levaria ao cativeiro, mas eles não teriam acreditado nele porque a política assíria de exilar as nações conquistadas era bem conhecida. Assim, Rabsaqué fez uma abordagem diferente. Ele argumentou que seria um cativeiro maravilhoso do qual eles realmente gostariam! 2 Rs 18:31-32 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Fazei as pazes comigo e vinde para mim; e comei, cada um da sua própria vide e da sua própria figueira, e bebei, cada um da água da sua própria cisterna. Até que eu venha e vos leve para uma terra como a vossa, terra de cereal e de vinho, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras e de mel, para que vivais e não morrais... Basicamente, os assírios estavam dizendo que quando os israelitas se rendessem e fossem levados ao exílio, eles o achariam um lugar maravilhoso para viverem.

·      O diabo ainda tenta fazer o pecado e suas consequências parecerem atraentes. Seu ardil mais velho é negar o castigo pelo pecado e exagerar os benefícios dele.

ð Pense nos anúncios da televisão promovendo bebidas alcoólicas: eles nunca mostram o bêbedo trombando seu carro, destruindo sua família ou morrendo de doença do fígado; em vez disso, mostram a glória, o encanto e o prazer. Satanás faz isto com todo pecado. Ele recorta cuidadosamente a fotografia do pecado para que mostre somente os aspectos mais atraentes e não revela as amargas consequências.

 

5.             SENAQUERIBE SOLAPOU A FÉ. Is 36:18-20 Não vos engane Ezequias, dizendo: o Senhor nos livrará. Acaso, os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria? Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim? Acaso, livraram eles a Samaria das minhas mãos? Quais são, dentre todos os deuses destes países, os que livraram a sua terra das minhas mãos, para que o Senhor livre a Jerusalém das minhas mãos?


·      Era irônico que Rabsaqué argumentasse deste modo, porque ele tinha acabado de afirmar que o Senhor era aquele que o tinha enviado a conquistar Jerusalém. Mentirosos precisam de boa memória!

ð Satanás quer influenciar-nos a crer que o Senhor não é confiável, que os meios de Deus não darão certo. Ele sabe que, sem confiança no Senhor, agiremos independentes e tentaremos resolver nossos problemas sozinhos.

ð Os israelitas se recusaram a dar atenção à propaganda de Rabsaqué. Eles permaneceram silenciosos em sua presença, depois se voltaram e oraram pela ajuda do Senhor. O Senhor prometeu que poria um anzol no nariz dos assírios e os mandaria diretamente de volta a sua casa.

·      E de fato, um único anjo foi enviado e matou 185.000 soldados assírios, incluindo todos os oficiais, e Senaqueribe decidiu retirar suas tropas.

APLICAÇÃO: Com esta situação de Ezequias, aprendemos três lições importantes

 

1.             O FATO DE ESTARMOS SERVINDO A DEUS NÃO NOS ISENTA DE LUTAS, PROBLEMAS E AFRONTAS. Ezequias foi um rei temente a Deus, que fez uma reforma religiosa geral, abolindo a idolatria. Mesmo assim, foi afrontado e ameaçado por inimigos poderosos.

2.             QUANDO FORMOS AFRONTADOS SEM CAUSA, DEVEMOS CLAMAR A DEUS E DEIXAR ELE RESOLVER. Se alguém for usado pelo inimigo para nos afrontar, não devemos revidar e sim, clamar a Deus para que Ele entre com providências.

3.             DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER. Se alguma pessoa, instituição ou nação afrontar a Deus e tentar impedir os seus propósitos, é questão de tempo para serem reduzidos a nada. 



Pr. Nilton Jorge

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.