terça-feira, 12 de março de 2024

USANDO OS MENOS PROVAVÉIS (Série de Juízes - 3)

TEXTO: Jz 3

INTRODUÇÃO:

ð O capítulo começa contextualizando a presença de várias nações pagãs em Canaã, incluindo filisteus, cananeus, sidônios e heveus. Estas nações serviram para testar a fidelidade de Israel a Deus, especialmente aquela geração que não havia experimentado as grandes vitórias militares sob Josué. Este teste envolvia tanto a capacidade militar dos israelitas quanto sua devoção religiosa. (bom lembrar que esse pouquinho de povos deixados nas terras conquistadas, serviriam de laços e espinhos).

 

ð Contexto histórico e cultural. O contexto histórico e cultural de Juízes 3 é vital para entender a situação de Israel na terra de Canaã após a conquista. 

1.    Esta época é caracterizada por uma falta de liderança centralizada após a morte de Josué, levando a uma descentralização do poder entre as tribos de Israel. 

2.    A presença contínua de outras nações em Canaã não apenas representava desafios militares, mas também seduções culturais e religiosas, levando frequentemente os israelitas a se afastarem de Deus e de seus mandamentos.

3.    O período dos juízes é marcado por um ciclo repetitivo: os israelitas pecam ao adorar outros deuses, o que leva à opressão pelas nações vizinhas, seguida por um clamor a Deus, que então levanta um juiz para libertá-los. 

4.    Este padrão reflete a natureza volátil e instável da fé e da obediência dos israelitas durante esse tempo.

5.    A menção de povos como os filisteus, moabitas e amonitas reflete as tensões geopolíticas da região. Esses grupos frequentemente se chocavam com Israel, tanto em batalhas quanto em influências culturais e religiosas. 

6.    As práticas matrimoniais mistas e a adoração de deuses pagãos indicam uma contínua luta entre a identidade e a fé israelitas e as influências externas.

·      No livro de Juízes, encontramos doze homens e mulheres que Deus usou poderosamente para impactar a nação de Israel. (dois juízes não foram estabelecidos por Deus, apenas 12).

·      Todos eles são diferentes, todos são pessoas ordinárias ou mesmo pessoas improváveis de serem usadas no serviço do Senhor. Contudo, ele chamou todas elas de “juízes”.

ð A primeira coisa que precisamos esclarecer é uma concepção errada acerca dos juízes. Eles não tinham um tribunal, não vestiam togas, nem recebiam salário. Na verdade, eles se assemelham mais a xerifes do velho oeste que, por meio de uma personalidade forte, liderava a população e fazia justiça. As histórias desses juízes servem de lição sobre a natureza humana e os seus ciclos de pecados, as consequências desses pecados, choro e arrependimento, providencia e vitória.

ð O juiz morria; o povo pecava e era subjugado por outra nação; o povo se desesperava e se arrependia; e o ciclo se repetia.

·      Há algumas palavras a serem destacadas nos versos 7 a 10 de Juízes 3.

a)   Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o SENHOR e se esqueceram do SENHOR, seu Deus;

b)   Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia;

c)    E os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos.

d)   Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel, e o SENHOR lhes suscitou libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, que era irmão de Calebe e mais novo do que ele. Veio sobre ele o Espírito do SENHOR...

1)             DEUS USA OS CAPAZES E PREPARADOS.

 

·      Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia é uma figura interessante. Seu nome é Cusã, mas seu segundo nome Risataim, significa “mau em dobro, perverso em dobro, problema em dobro.” “Cusã, o problema em dobro”.

·      Otniel era o irmão mais novo de Calebe, este casou com a sua sobrinha Acsa filha de Calebe. E além da conquista de Quiriate-Sefer ele havia ajudado a destronar e derrotar os gigantes Sesai, Aimã e Talmai de Hebrom. Ele se destaca no texto como um homem:

a)   De visão de crescimento, ele tem fontes superiores e inferiores.

b)   Tinha uma herança de família piedosa, sendo o irmão mais novo de Calebe;

c)    Tinha os contatos certos, suas conexões são portas;

d)   Tinha experiência de guerra;

e)    Tinha fé e já tinha provado.

·      Deus pode usar e usará pessoas assim. Se essas coisas o descrevem, não se intimide quando alguém criticá-lo por possuir os contatos certos.

·      Conhece-se um soldado antes da guerra, durante a guerra e depois da guerra, não despreze o tempo, antes aproveite-o bastante pois isso lhe pode ser favorável.


2)             FAÇA DA SUA DEFICIENCIA A SUA ARMA DE ESTRATÉGIA.


·      Com Otniel vivo Judá viveu em paz por 40 anos, após a sua morte o ciclo de pecados e consequencias se repete, e Israel volta a fazer o que é mal aos olhos do Senhor, caindo sob o domínio de Eglom, rei de Moabe. O nome Eglom significa vitória do bezerro, Deus deu poder a esse rei pra que ele prevalecesse sobre Israel. Eglom é rei dos moabitas, porém ele tem conexões com os amonitas e amalequitas e juntos tomam Jericó e fazem dela o quartel general contra Israel. Por 18 anos são obrigados a pagarem tributos.

·      Deus levanta um segundo juiz para o povo: Eúde, homem canhoto, filho de Gera, benjamita. Podemos observar de imediato duas coisas sobre Eúde.

a)   Primeiro Eúde era benjamita, ou seja, natural da tribo de Benjamim. A tribo de Benjamim era a menor de todas, a mais insignificante de todas em termos de população e de influência em todo o Israel. Essa era a tribo menos provável a produzir um herói nacional. Na verdade, quando José abençoou seus irmãos no Egito antes de morrer, Benjamim foi o que recebeu a menor bênção; apenas uma frase lhe foi dedicada, enquanto os outros receberam 3 ou 4 frases de bênçãos. Portanto, entenda, primeiramente, que Eúde vem de uma tribo em Israel que não possui os contatos devidos e sem influência alguma na nação.

b)   Segundo: Eúde era canhoto. A priori, isso me surpreendeu. Será que ser canhoto é algo estranho assim? Minha filha mais nova é canhota. É interessante que se algo é considerado assustador, estranho ou perverso, ele é chamado de sinistro, que é a palavra latina para “esquerdo.

·      Em determinadas culturas, ser canhoto era sinal de um mal presságio. Por isso, a criança era forçada a escrever com a mão direita.

·      No verso 15, a expressão hebraica traduzida como homem canhoto não diz “canhoto.” A expressão significa “um homem deficiente, com empecilho, defeituoso em sua mão direita”. Em outras palavras, Eúde era canhoto porque não podia usar sua mão direita. Talvez ele tenha nascido deficiente, ou sofreu um acidente que esmagou sua mão, ou sua mão não foi restaurada como devido, ou ele tinha algum distúrbio neurológico que fazia com que seu braço direito recolhesse ou sua mão se retorcesse.

·      Enfim, não sabemos, mas ele tinha algum problema na mão direita que o forçou a desenvolver coordenação com a esquerda. Agora, Israel precisa de um homem para encarar o rei pagão Eglom, um guerreiro poderoso para representar os filhos de Israel. Israel precisa de um salvador.

·      Então, lemos em Juízes 3:15 que o SENHOR lhes suscitou libertador. O libertador é a palavra hebraica yeshua ou “salvador.” E quem Deus escolhe? Um homem deficiente da tribo mais insignificante de Israel! O verso seguinte revela a coragem de Eúde. Com uma mão apenas, ele infiltra o exército inimigo, mata o rei e foge sem ninguém perceber.

 

3)             MEU INSTRUMENTO DE TRABALHO É MINHA ARMA DE GUERRA.


·      Às vezes somos levados a pensar que no passado o povo hebreu via milagres ocorrendo toda semana. Ledo engano. Às vezes se passava muito tempo entre um milagre e outro, como é o caso do livro dos Juízes (Jz 3:1-11 – 40 anos entre Otoniel e Eúde, Jz 3:12- 31 e 80 anos entre Eúde e Sangar). 

·      Não sabemos o contexto histórico aqui, nem a ocasião, nem tão pouco o porque os filisteus vieram contra Israel. O que sabemos é que quando vieram encontraram um homem chamados Sangar que tinha uma aguilhada de bois nas mãos.

ð Um Herói dentre Os Plebeus. Ele, porém, é a atenção de apenas um verso, somente um verso contando o serviço de Sangar, mas ele contém três detalhes que nos ensinam volumes de coisas.

a)   Primeiro: Sangar não era um nome hebreu, mas cananeu. Isso sugere que Sangar não foi criado com o tipo de histórico e herança familiares que esperaríamos na vida de um líder religioso da nação.

b)   Segundo: o nome de seu pai, Anate, era o nome do deus cananeu da imoralidade sexual e da guerra. O pai de Sangar recebeu seu nome em honra a um deus cananeu imoral e violento. Tudo indica, portanto, que seu pai e sua família estavam envolvidos e contribuíam para a idolatria cananéia.

c)    O terceiro detalhe é: Sangar, muito provavelmente, era pobre. Podemos conjecturar a respeito da condição econômica de Sangar com base em sua arma: uma aguilhada de bois. Trata-se de uma vara comprida que tinha um pedaço de metal numa ponta e uma lâmina na outra ponta para limpar o solo. Essa era a ferramenta que os plebeus usavam para manter os bois arando os campos juntos. Portanto, Sangar era um cananeu e um plebeu.

·      Sangar um homem de outra nacionalidade que em um tempo em que Israel abandonou ao Senhor ele decidiu quebrar com os vínculos religiosos de sua casa e seguiu Yahweh, o Deus dos hebreus e arriscou sua vida ao lutar contra os filisteus.


ð Deus é muito Criativo neste texto: "Lâminas, Trombetas e Aguilhadas":

A Espada de Otoniel: A Lâmina da Libertação (v. 9-11)
A Trombeta de Eúde: O Chamado à Vitória (v. 27-30)
A Aguilhada de Sangar: Ferramentas Inesperadas de Deus (v. 31)


CONCLUSÃO:

Permita-me concluir com três pensamentos que foram mencionados indiretamente, mas que desejo deixar claros.

1)   Primeiro: quando Deus escolhe seus servos, ele não se interessa com aparências exteriores. Parece que Deus não se importa se o indivíduo usa o manto de um plebeu ou o manto do primeiro juiz, Otniel, que tinha um irmão piedoso.

2)   Segundo: quando Deus escolhe seus servos, ele não se importa com experiência. Deus colocará esses juízes homens e mulheres sob os holofotes no palco como líderes, como juízes, apesar de eles jamais terem feito essa função antes. Na verdade, não lemos nem mesmo que havia uma lista de responsabilidades. Deus não parece se preocupar com currículo de vida. Ele simplesmente insere essas pessoas numa posição na qual seu Espírito e poder liderarão através deles.

3)   Terceiro: Deus não se preocupa com a aparência física ou força de seus servos. Deus escolhe barro comum, ordinário e improvável.

·      Esses três juízes tinham uma coisa em comum: eles estavam dispostos a dar tudo quanto eram para Deus usar no que bem desejasse.

·      Em Isaías 40:28–31 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

·      Se captarmos bem a mensagem dessa passagem, jamais diremos: “Já que não me encaixo nos moldes, já que sou fraco, já que não tenho experiência, então Deus não pode me usar”.

·      Existe uma frase interessante no verso 31. renovam suas forças. Essa frase é uma palavra hebraica apenas que pode ser traduzida como “trocam, substituem”. Então, Isaías 40:31 diz: “Os que esperam no Senhor substituirão suas forças pelas de Deus.”

·      Cada um desses três juízes fez essa troca. E nós precisamos fazê-la também. Precisamos ir ao Senhor e dizer: Deus, preciso trocar:

ð Minha fraqueza deplorável pela tua força;

ð Minha incapacidade pela tua capacidade soberana;

ð Meus fracassos pelas tuas realizações;

ð Minha falta de discernimento pela tua sabedoria;

ð Minha pequenez por tua grandeza.

·      Todos os dias, precisamos fazer essa troca que Deus tem disponibilizado.

·      Hudson Taylor, um grande missionário cuja biografia já li e reli algumas vezes, impactou profundamente a China. Em seu ministério, ele fundou a agência missionária Missões para o Interior da China, por meio da qual 600 jovens foram para a China para trabalhar como missionários. Próximo ao final de sua vida, ele escreveu palavras que revelaram seu entendimento sobre a troca de vida: Deus é suficiente para a obra de Deus. Deus me escolheu porque eu era fraco o suficiente. Deus não realiza suas obras grandiosas por meio de grandes comitês. Ele treina o indivíduo para que se torne tranquilo e pequeno o suficiente e, então, o usa. 


Pr. Nilton Jorge - Contatos para agendas (22) 998746712 Whatsapp

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