TEXTO: Jz 9-10
INTRODUÇÃO:
·
O capítulo 9 e 10 vai mostrar uma nação em decadência.
Entre
os capítulos 8.34 e 10.6, Deus não é mencionado nem uma vez por seu nome
pessoal da aliança, o Senhor. Esse é o retrato de uma sociedade e de
um governante que querem tirar Deus de cena completamente ele não é adorado nem
levado em consideração. Será que Deus se ausentou? A
resposta está nos versos 33 á 35. Gideão
morre em idade avançada, deixa 70 filhos pra seguirem o seu legado, porém o
texto diz que os filhos de Israel voltaram ao ciclo de pecados e idolatria, e não
se lembraram do Senhor nem do que Ele havia feito.
·
Na
falta de lideres surge um oportunista. Enquanto os siquemitas usam dinheiro de
ídolo para financiar um massacre e Abimeleque abre seu caminho sangrento,
matando 70 irmãos de sangue e
cidades inteiras que se recusaram a se
submeter a ele, Deus parece ausente.
Enquanto Jotão estava morando em Beer “por temer seu irmão Abimeleque”,
ninguém, em sã consciência, o condenaria por pensar que sua maldição nos
versículos 16-20 fora um equívoco. A morte dos siquemitas e até mesmo de
Abimeleque, no final do capítulo 9, é resultado de contenda e vingança e de uma
tacada de sorte de uma mulher. Deus parece ausente.
·
Parece que a palavra que se destaca neste episódio histórico
está em 10:7 os entregou, horrenda coisa é quando Deus nos deixa a nossa própria
sorte.
·
No entanto, no capítulo 9 nos versículos 23,24 e
56,57, o narrador levanta as cortinas dos acontecimentos humanos e nos permite
vislumbrar o que Deus estava fazendo. “Deus enviou um espírito mau entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém
[…] para que a violência praticada contra os setenta filhos de Jerubaal e o
sangue derramado deles fossem vingados”. Depois que Abimeleque morre, o
narrador comenta: “Assim Deus retribuiu a
Abimeleque o mal que havia feito a seu pai. […] Deus também retribuiu aos
homens de Siquém todo o mal que fizeram”.
ð
Talvez Deus estivesse calado, mas não ausente. No que parecia
o curso normal dos eventos, ele estava aplicando sua justiça. Não
houve relâmpagos vindos do céu… mas houve justiça. Paulo diz em Rm 1:18 Pois a ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça
dos homens, que impedem a verdade pela sua injustiça. O julgamento de Deus não está
reservado somente para o futuro; é uma realidade do presente. Ele não
perdeu as rédeas da carruagem que dirige a historia.
ð
Abimeleque, alguém que, ao invés de suscitado pelo
Senhor, ascende ao posto de liderança valendo-se de um terrível jogo de
intrigas, divisão e violência. Muitos estudiosos da Bíblia consideram
a história de Abimeleque um parêntese na sequência dos Juízes, pois ele está
mais para um usurpador e um fracassado candidato a rei.
ð
A vida de Abimeleque nos mostra o que acontece
quando a fome de poder corrompe o juízo. A lição que
podemos aprender com a vida de Abimeleque é que nossos objetivos controlam
nossas ações.
ð
Deus
determinou julgar Abimeleque, bem como aqueles que o apoiavam. A arrogância, a
desobediência, a desonestidade e o egoísmo desse homem o desqualificaram para
liderar o povo de Deus, mas ele governou sobre os homens de Siquém durante três
anos.
ð
No capítulo 9:7-21 Jotão foi, e se pôs no cimo do
monte Gerizim, e em alta voz propôs uma parábola para os siquemitas. As
três primeiras árvores da parábola de Jotão representam a nação de Israel.
a)
A oliveira, a
mais útil e proveitosa árvore, estava muito ocupada produzindo para
Deus e os homens para que pudesse governar. O azeite produzido pela
oliveira era usado em Israel para ungir reis, profetas e sacerdotes. A madeira
da oliveira era entalhada e polida para se fazer objetos elegantes como
querubins e as portas do templo.
b)
A figueira era
uma árvore de porte médio, de crescimento lento e que produz um fruto doce
durante cerca de dez meses do ano. Foi com folhas de figueira que Adão e Eva
fizeram vestimentas. Os figos eram consumidos frescos ou prensados em bolos e sua
pasta servia de remédios.
c)
A videira era
plantada em fileiras nas encostas ensolaradas das montanhas. A videira
tornou-se um emblema de Israel, relembrando o tempo em que Moisés enviou espias
para a Terra Prometida, os quais voltaram com cachos de uvas tão pesados que
exigiam dois homens para carregá-los. Jesus falou de si mesmo como a videira
verdadeira.
ð
O problema é que na ausência ou negligencia dos
bons, os maus assumem a posição. Quando os que têm unção, os que têm cura, os
que têm de Deus não se posicionam o espinheiro chama pra debaixo da sua sombra.
ð
Jz 9:14 Então, todas as árvores disseram ao
espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. O espinheiro, o mais inútil a Deus e
aos homens, era usado somente como cerca, era perigoso aproximar-se muito dele.
Eis um símbolo perfeito para um rei ímpio, cruel e opressor. Abimeleque
é comparado a um espinheiro. Ele parece o candidato ideal para
liderança. Dotado comunicador e hábil tático, determinou-se para
tornar-se governante de seu povo. Teve paixão para liderar, mas faltava-lhe
aptidão.
ð Após ter
proferido essa corajosa parábola, diante do perigo que corria, Jotão fugiu e
não mais se ouve falar dele nas Escrituras.
· Depois da morte de Abimeleque, um homem da tribo de Issacar chamado Tola
levantou-se para livrar a Israel. O sexto Juiz de Israel recebeu o nome de um
de seus ancestrais, pois, Issacar teve um filho por esse nome. Julgou e
liderou por 23 anos.
· Tola
possivelmente tenha atuado nos conflitos internos e condições idólatras
resultantes do reino de Abimeleque.
ð Com base em Juízes 10:1-2 e contexto é
destacado 4 desafios para o juiz Tola.
a)
Restaurar a dignidade da liderança de Israel. Juízes 10:1 se
levantou para livrar a Israel. Abimeleque dominou três anos em Israel
e sua má liderança trouxe consequências negativas, tornando assim mais
desafiador liderar para o próximo líder. Tola precisava então, provar
que era diferente de Abimeleque e tinha boas intenções para com o povo.
b)
Restaurar a verdadeira adoração a Deus. Jz 8:33 E sucedeu que, como
Gideão faleceu, os filhos de Israel tornaram a se prostituir após os baalins; e
puseram a Baal-Berite por deus. Tola herda ainda essa idolatria do
povo. E por isso, ele tem o desafio de restaurar a verdadeira adoração a Deus.
c)
Relembrar as vitórias de Israel pela mão de Deus. Jz 8:34 os filhos de Israel não se
lembraram do SENHOR seu Deus, que os livrara da mão de todos os
seus inimigos ao redor. Portanto,
ele tinha esse desafio de relembrar o povo dos livramentos e vitórias sobre
seus inimigos.
d)
Promover a união das tribos de Israel.
Jz 9:34. Outro desafio de Tola é promover a união das tribos de Israel,
já que, ele herda um uma nação cheia de conflitos internos.
ð
Depois
de Tola Deus levantou Jair o 7º juiz que liderou por 22 anos. Jair vai Compor o
grupo dos seis Juízes menores: Sangar, Tola e Jair, Ibsã, Elom e Abdom.
ð
Jair exerceu sua autoridade, apoiado por seus trinta
filhos.
A menção de que cavalgavam trinta jumentos e tinham trinta cidades, a que
chamavam Havote-Jair, era sinal de prestígio e prosperidade. Foram
preservados pouquíssimos detalhes concernentes aos Juízes menores.
A consequência inevitável disto é que aparecem como personalidades de menor
destaque, em comparação a Gideão, Débora, Abimeleque, Jefté, Sansão e Samuel.
ð
Às vezes, eles aparecem como árbitros de disputas
dentro das tribos, ou entre elas. É possível que tenham sido líderes de
Israel durante os períodos de paz, quando não havia ameaça de domínio
estrangeiro. Se alguns feitos espetaculares houvessem sido desempenhados por
estes homens, pelo menos traços deles teriam sido preservados.
·
Uma nova apostasia se inicia, e desta vez o
sincretismo foi bem abrangente, incluindo, além das divindades
cananitas, as divindades oriundas dos sírios (arameus), moabitas, filisteus e
amonitas, entre as quais se destacam: Moloque, divindade nacional amonita;
Dagom, divindade filisteu; Camos divindade moabita; Hadade, Mote, Anate e
Rimom, deuses de Arã.
·
Como resultado natural sobrevieram as opressões sob
os amonitas e filisteus, cuja duração totalizou 18 anos. Essas duas
opressões foram concomitantes. Os amonitas eram responsável pela região
nordeste ao passo que os filisteus pela região sudoeste de Israel. Deus
levantou Jefté para conter a opressão amonita e Sansão para deter a opressão
filisteu. A opressão filisteu só foi suprimida completamente nos dias do rei
Davi.
·
Israel
apresentava três deficiências que deixavam claro como a nação encontrava-se em
declínio espiritual.
a)
A falta de gratidão de Israel para com o
Senhor
v.1-5. Durante
quarenta e cinco anos, o povo de Israel desfrutou paz e segurança, graças à
liderança de Tola e de Jair.
Depois da morte de Jair, a nação entregou-se
abertamente à idolatria e, mais uma vez, atraiu sobre si a disciplina do
Senhor. A essência da idolatria é
desfrutar as dádivas de Deus sem ser grato ao Doador, exatamente o que Israel
fez.
b)
A falta de submissão de Israel para com
o Senhor
v. 6-16.
Desde o tempo de Otniel até o tempo de Gideão, os judeus teriam passado por
mais de cinquenta anos de sofrimento sob a opressão do inimigo. A
essa altura, deveriam saber que Deus os abençoava quando eram obedientes e que
os disciplinava quando eram rebeldes. Não eram
esses, afinal, os termos da aliança que Deus havia feito com Israel, um a
aliança que a nação havia aceitado ao entrar na terra?
·
O Senhor havia dado a Israel vitória sobre sete
nações, mas Israel adorava sete deuses pagãos diferentes. Quanta insensatez
adorar o deus dos inimigos derrotados!
·
Israel tinha um exército, mas não tinha um general. O texto nos
apresenta Jefté, o homem que Deus escolheu para conduzir Israel à vitória. Que
tipo de homem ele era?
a)
O irmão indesejado (vv. 1-3). Jefté não
tinha culpa de seu nascimento. Seu pai, Gileade, tinha apenas uma esposa, mas
acabou gerando um filho com uma prostituta. Gileade reconheceu o menino e o
levou para casa, mas os outros filhos não aceitaram o meio irmão, “filho doutra
mulher”. Quando chegou a hora de dividir a herança, os filhos legítimos
mandaram Jefté embora. Jefté deixou o território de seu pai e dirigiu-se rumo
ao norte, para a terra de Tobe, numa região próxima à Síria. Lá se tornou chefe
de um bando de aventureiros.
b)
O líder sem oposição (vv. 4-11). Os irmãos
de Jefté não o queriam, mas os anciãos de Israel precisavam dele e enviaram uma
delegação que percorreu mais de cento e vinte quilômetros até a terra de Tobe,
a fim de pedir-lhe que assumisse o comando. Tudo indica que os líderes
israelitas haviam ajudado os filhos de Gileade a expulsar seu irmão indesejado
da terra. Ainda assim,
Jefté ouviu a proposta desses líderes, certificando-se de que era verdadeira.
Estava disposto a liderá-los no combate ao inimigo, desde que os anciãos o
nomeassem para governar Gileade. Imagine como seus irmãos se sentiram
quando o homem que haviam desprezado voltou para casa como capitão do exército
e líder da terra!
c)
Jefté o diplomata (vv. 12-28). Antes de
declarar guerra, Jefté tentou realizar negociações de paz com os amonitas, mas
estas não deram certo. Ainda assim, descobrimos aqui duas coisas sobre Jefté:
·
Conhecia as Escrituras e a história de seu povo;
·
Não era um homem colérico que deseja apenas lutar.
d)
O guerreiro invicto (vv. 29-33). Tendo
recebido o poder do Espírito de Deus, Jefté pediu voluntários e reuniu seu
exército. O segredo da vitória está na presença de Deus!
Jz 11:29 Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas. Os versos 32 e 33 declaram que Deus os entregou em suas mãos! Jefté era um guerreiro valente, mas o segredo da sua vitória estava na presença de Deus!
Não vamos aqui mencionar o seu voto em relação a sua filha, pois essa é outra mensagem.
CONCLUSÃO:
·
Meus
queridos, quem sabe você tem sido rejeitado, desprezado até mesmo por seus
irmãos, amigos, etc. Meu amado, não desanime de viver, pois Deus não te deixa
nem nos desampara. Deus nos ama.
·
Assim meus Irmãos, nós somos chamados a viver pela
fé, não obstante as circunstâncias adversas que estão sempre diante de nós. É tempo de
viver pela fé firmados nas ricas e preciosas promessas de Deus em sua Palavra,
eis o exemplo de Jefté, segundo o livro de hebreus capítulo 11 Jefté foi um
homem de fé.
Pr. Nilton Jorge - Contatos para agendas (22) 998746712 Whattsapp
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