terça-feira, 12 de março de 2024

LIDERANÇAS ENTRE OS ESPINHEIROS (Série sobre Juízes - 6)

TEXTO: Jz 9-10

INTRODUÇÃO:


·      O capítulo 9 e 10 vai mostrar uma nação em decadência. Entre os capítulos 8.34 e 10.6, Deus não é mencionado nem uma vez por seu nome pessoal da aliança, o Senhor. Esse é o retrato de uma sociedade e de um governante que querem tirar Deus de cena completamente ele não é adorado nem levado em consideração. Será que Deus se ausentou? A resposta está nos versos 33 á 35. Gideão morre em idade avançada, deixa 70 filhos pra seguirem o seu legado, porém o texto diz que os filhos de Israel voltaram ao ciclo de pecados e idolatria, e não se lembraram do Senhor nem do que Ele havia feito.

·      Na falta de lideres surge um oportunista. Enquanto os siquemitas usam dinheiro de ídolo para financiar um massacre e Abimeleque abre seu caminho sangrento, matando 70 irmãos de sangue e cidades inteiras que se recusaram a se submeter a ele, Deus parece ausente. Enquanto Jotão estava morando em Beer “por temer seu irmão Abimeleque”, ninguém, em sã consciência, o condenaria por pensar que sua maldição nos versículos 16-20 fora um equívoco. A morte dos siquemitas e até mesmo de Abimeleque, no final do capítulo 9, é resultado de contenda e vingança e de uma tacada de sorte de uma mulher. Deus parece ausente.

·      Parece que a palavra que se destaca neste episódio histórico está em 10:7 os entregou, horrenda coisa é quando Deus nos deixa a nossa própria sorte.

·      No entanto, no capítulo 9 nos versículos 23,24 e 56,57, o narrador levanta as cortinas dos acontecimentos humanos e nos permite vislumbrar o que Deus estava fazendo. “Deus enviou um espírito mau entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém […] para que a violência praticada contra os setenta filhos de Jerubaal e o sangue derramado deles fossem vingados”. Depois que Abimeleque morre, o narrador comenta: “Assim Deus retribuiu a Abimeleque o mal que havia feito a seu pai. […] Deus também retribuiu aos homens de Siquém todo o mal que fizeram”.

ð Talvez Deus estivesse calado, mas não ausente. No que parecia o curso normal dos eventos, ele estava aplicando sua justiça. Não houve relâmpagos vindos do céu… mas houve justiça. Paulo diz em Rm 1:18 Pois a ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens, que impedem a verdade pela sua injustiça. O julgamento de Deus não está reservado somente para o futuro; é uma realidade do presente. Ele não perdeu as rédeas da carruagem que dirige a historia.

 

ð Abimeleque, alguém que, ao invés de suscitado pelo Senhor, ascende ao posto de liderança valendo-se de um terrível jogo de intrigas, divisão e violência. Muitos estudiosos da Bíblia consideram a história de Abimeleque um parêntese na sequência dos Juízes, pois ele está mais para um usurpador e um fracassado candidato a rei.

ð A vida de Abimeleque nos mostra o que acontece quando a fome de poder corrompe o juízo. A lição que podemos aprender com a vida de Abimeleque é que nossos objetivos controlam nossas ações.

ð Deus determinou julgar Abimeleque, bem como aqueles que o apoiavam. A arrogância, a desobediência, a desonestidade e o egoísmo desse homem o desqualificaram para liderar o povo de Deus, mas ele governou sobre os homens de Siquém durante três anos.

ð No capítulo 9:7-21 Jotão foi, e se pôs no cimo do monte Gerizim, e em alta voz propôs uma parábola para os siquemitas. As três primeiras árvores da parábola de Jotão representam a nação de Israel.

a)   A oliveira, a mais útil e proveitosa árvore, estava muito ocupada produzindo para Deus e os homens para que pudesse governar. O azeite produzido pela oliveira era usado em Israel para ungir reis, profetas e sacerdotes. A madeira da oliveira era entalhada e polida para se fazer objetos elegantes como querubins e as portas do templo.

b)   A figueira era uma árvore de porte médio, de crescimento lento e que produz um fruto doce durante cerca de dez meses do ano. Foi com folhas de figueira que Adão e Eva fizeram vestimentas. Os figos eram consumidos frescos ou prensados em bolos e sua pasta servia de remédios.

c)    A videira era plantada em fileiras nas encostas ensolaradas das montanhas. A videira tornou-se um emblema de Israel, relembrando o tempo em que Moisés enviou espias para a Terra Prometida, os quais voltaram com cachos de uvas tão pesados que exigiam dois homens para carregá-los. Jesus falou de si mesmo como a videira verdadeira.

 

ð O problema é que na ausência ou negligencia dos bons, os maus assumem a posição. Quando os que têm unção, os que têm cura, os que têm de Deus não se posicionam o espinheiro chama pra debaixo da sua sombra.

 

ð Jz 9:14 Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. O espinheiro, o mais inútil a Deus e aos homens, era usado somente como cerca, era perigoso aproximar-se muito dele. Eis um símbolo perfeito para um rei ímpio, cruel e opressor. Abimeleque é comparado a um espinheiro. Ele parece o candidato ideal para liderança. Dotado comunicador e hábil tático, determinou-se para tornar-se governante de seu povo. Teve paixão para liderar, mas faltava-lhe aptidão.

ð Após ter proferido essa corajosa parábola, diante do perigo que corria, Jotão fugiu e não mais se ouve falar dele nas Escrituras.

 

·      Depois da morte de Abimeleque, um homem da tribo de Issacar chamado Tola levantou-se para livrar a Israel. O sexto Juiz de Israel recebeu o nome de um de seus ancestrais, pois, Issacar teve um filho por esse nome. Julgou e liderou por 23 anos.

·      Tola possivelmente tenha atuado nos conflitos internos e condições idólatras resultantes do reino de Abimeleque.

 

ð Com base em Juízes 10:1-2 e contexto é destacado 4 desafios para o juiz Tola.

a)   Restaurar a dignidade da liderança de Israel. Juízes 10:1 se levantou para livrar a Israel. Abimeleque dominou três anos em Israel e sua má liderança trouxe consequências negativas, tornando assim mais desafiador liderar para o próximo líder. Tola precisava então, provar que era diferente de Abimeleque e tinha boas intenções para com o povo.

b)   Restaurar a verdadeira adoração a Deus. Jz 8:33 E sucedeu que, como Gideão faleceu, os filhos de Israel tornaram a se prostituir após os baalins; e puseram a Baal-Berite por deus. Tola herda ainda essa idolatria do povo. E por isso, ele tem o desafio de restaurar a verdadeira adoração a Deus.

c)    Relembrar as vitórias de Israel pela mão de Deus. Jz 8:34 os filhos de Israel não se lembraram do SENHOR seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos ao redor. Portanto, ele tinha esse desafio de relembrar o povo dos livramentos e vitórias sobre seus inimigos.

d)   Promover a união das tribos de Israel. Jz 9:34. Outro desafio de Tola é promover a união das tribos de Israel, já que, ele herda um uma nação cheia de conflitos internos.

ð Depois de Tola Deus levantou Jair o 7º juiz que liderou por 22 anos. Jair vai Compor o grupo dos seis Juízes menores: Sangar, Tola e Jair, Ibsã, Elom e Abdom.

ð Jair exerceu sua autoridade, apoiado por seus trinta filhos. A menção de que cavalgavam trinta jumentos e tinham trinta cidades, a que chamavam Havote-Jair, era sinal de prestígio e prosperidade. Foram preservados pouquíssimos detalhes concernentes aos Juízes menores. A consequência inevitável disto é que aparecem como personalidades de menor destaque, em comparação a Gideão, Débora, Abimeleque, Jefté, Sansão e Samuel.

ð Às vezes, eles aparecem como árbitros de disputas dentro das tribos, ou entre elas. É possível que tenham sido líderes de Israel durante os períodos de paz, quando não havia ameaça de domínio estrangeiro. Se alguns feitos espetaculares houvessem sido desempenhados por estes homens, pelo menos traços deles teriam sido preservados.

 

·      Uma nova apostasia se inicia, e desta vez o sincretismo foi bem abrangente, incluindo, além das divindades cananitas, as divindades oriundas dos sírios (arameus), moabitas, filisteus e amonitas, entre as quais se destacam: Moloque, divindade nacional amonita; Dagom, divindade filisteu; Camos divindade moabita; Hadade, Mote, Anate e Rimom, deuses de Arã.

·      Como resultado natural sobrevieram as opressões sob os amonitas e filisteus, cuja duração totalizou 18 anos. Essas duas opressões foram concomitantes. Os amonitas eram responsável pela região nordeste ao passo que os filisteus pela região sudoeste de Israel. Deus levantou Jefté para conter a opressão amonita e Sansão para deter a opressão filisteu. A opressão filisteu só foi suprimida completamente nos dias do rei Davi.

 

·      Israel apresentava três deficiências que deixavam claro como a nação encontrava-se em declínio espiritual.

 

a)   A falta de gratidão de Israel para com o Senhor v.1-5. Durante quarenta e cinco anos, o povo de Israel desfrutou paz e segurança, graças à liderança de Tola e de Jair.

Depois da morte de Jair, a nação entregou-se abertamente à idolatria e, mais uma vez, atraiu sobre si a disciplina do Senhor. A essência da idolatria é desfrutar as dádivas de Deus sem ser grato ao Doador, exatamente o que Israel fez.

b)   A falta de submissão de Israel para com o Senhor v. 6-16. Desde o tempo de Otniel até o tempo de Gideão, os judeus teriam passado por mais de cinquenta anos de sofrimento sob a opressão do inimigo. A essa altura, deveriam saber que Deus os abençoava quando eram obedientes e que os disciplinava quando eram rebeldes. Não eram esses, afinal, os termos da aliança que Deus havia feito com Israel, um a aliança que a nação havia aceitado ao entrar na terra?

·      O Senhor havia dado a Israel vitória sobre sete nações, mas Israel adorava sete deuses pagãos diferentes. Quanta insensatez adorar o deus dos inimigos derrotados!

 

·      Israel tinha um exército, mas não tinha um general. O texto nos apresenta Jefté, o homem que Deus escolheu para conduzir Israel à vitória. Que tipo de homem ele era?

 

a)   O irmão indesejado (vv. 1-3). Jefté não tinha culpa de seu nascimento. Seu pai, Gileade, tinha apenas uma esposa, mas acabou gerando um filho com uma prostituta. Gileade reconheceu o menino e o levou para casa, mas os outros filhos não aceitaram o meio irmão, “filho doutra mulher”. Quando chegou a hora de dividir a herança, os filhos legítimos mandaram Jefté embora. Jefté deixou o território de seu pai e dirigiu-se rumo ao norte, para a terra de Tobe, numa região próxima à Síria. Lá se tornou chefe de um bando de aventureiros.

b)   O líder sem oposição (vv. 4-11). Os irmãos de Jefté não o queriam, mas os anciãos de Israel precisavam dele e enviaram uma delegação que percorreu mais de cento e vinte quilômetros até a terra de Tobe, a fim de pedir-lhe que assumisse o comando. Tudo indica que os líderes israelitas haviam ajudado os filhos de Gileade a expulsar seu irmão indesejado da terraAinda assim, Jefté ouviu a proposta desses líderes, certificando-se de que era verdadeira. Estava disposto a liderá-los no combate ao inimigo, desde que os anciãos o nomeassem para governar Gileade. Imagine como seus irmãos se sentiram quando o homem que haviam desprezado voltou para casa como capitão do exército e líder da terra!

c)    Jefté o diplomata (vv. 12-28). Antes de declarar guerra, Jefté tentou realizar negociações de paz com os amonitas, mas estas não deram certo. Ainda assim, descobrimos aqui duas coisas sobre Jefté:

·       Conhecia as Escrituras e a história de seu povo;

·       Não era um homem colérico que deseja apenas lutar.

d)   O guerreiro invicto (vv. 29-33). Tendo recebido o poder do Espírito de Deus, Jefté pediu voluntários e reuniu seu exército. O segredo da vitória está na presença de Deus!

Jz 11:29 Então o Espírito do Senhor se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas. Os versos 32 e 33 declaram que Deus os entregou em suas mãosJefté era um guerreiro valente, mas o segredo da sua vitória estava na presença de Deus!

Não vamos aqui mencionar o seu voto em relação a sua filha, pois essa é outra mensagem.

CONCLUSÃO:

·      Meus queridos, quem sabe você tem sido rejeitado, desprezado até mesmo por seus irmãos, amigos, etc. Meu amado, não desanime de viver, pois Deus não te deixa nem nos desampara. Deus nos ama.

·      Mesmo diante das adversidades da vida eu e você precisamos de coragem para enfrentar os desafios da vida. Viver é enfrentar problemas, é resolver as dificuldades de cabeça erguida firmados em Deus. Portanto, não olhe para os seus problemas, mas olhe par Deus que poderoso para fazer muito mais do que nós pedimos ou pensamos.

·      Assim meus Irmãos, nós somos chamados a viver pela fé, não obstante as circunstâncias adversas que estão sempre diante de nós. É tempo de viver pela fé firmados nas ricas e preciosas promessas de Deus em sua Palavra, eis o exemplo de Jefté, segundo o livro de hebreus capítulo 11 Jefté foi um homem de fé.



Pr. Nilton Jorge - Contatos para agendas (22) 998746712 Whattsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.