quinta-feira, 11 de maio de 2023

CRISTO O REFÚGIO CERTO

TEXTO: Js 20:1-9

INTRODUÇÃO:

A luz da teologia o texto em apreço deve ser lido e estudado sobre três óticas:

1.    Um entendimento histórico:

2.    Um entendimento figurado e profético.

3.    Um entendimento contemporâneo.

·      NO ENTENDIMENTO HISTÓRICO A OSERVAÇÃO ESTÁ SOBRE O CONTEXTO DAS LEIS VIGENTE DA ÉPOCA. As leis e regulamentos foram estabelecidos desde que o homem é homem, para organizar a sociedade de modo geral. Entretanto há governantes que instituíram leis de uma maneira estranha. Em Roma, por exemplo, Calígula determinou que seu cavalo fosse honrado como primeiro ministro do império. Carlos Magno proibiu as mulheres de aprenderem a ler e Napoleão proibiu o salto alto no palácio de Versalhes, porque ele temia que as pessoas de salto alto evidenciassem a sua estrutura física visto que era baixinho.

·      Mas apesar dessas figuras excêntricas como monarcas, a historia registra a administração de bons monarcas que elaboraram bons decretos de leis para o bem comum da sociedade de se tempo. E um desses foi o famoso rei Hamurabi da Babilônia ou Mesopotamia, senhor de toda Suméria e também da Arcádia

·      O rei Hamurabi deixou pra futuras gerações um resumo de suas Leis em gravadas em pedras. (Obs: a pedra no oriente médio foi e continua sendo um símbolo de eternidade). Há semelhanças entre o código de Hamurabi e o código de leis de Moisés que muitos até pensam que Moisés estaria copiando o código de Leis de Hamurabi.

ð Hamurabi condenava a magia, necromancia e envolvimento com mortos no sentido de adoração ou invocação a Lei de Moises também.

ð Hamurabi condenava a cobiça, a Lei de Moisés também.

ð Hamurabi também condenava o homicídio, a Lei de Moises também.

·      A Lei de Talião, ou Lei do tal qual, “assim como foi assim será”. Lei Talião ou conceito de aplicação de pena. (Lei pela qual se vingava o delito infligido ao culpado o mesmo mal que ele praticara, legislando o limite da vingança). A Lei do Talião tem a sua origem no Código de Hamurabi.

·      No código de Lei do Talião, havia um limite pra vingança se feriu um olho, logo se perderia somente o olho. Uma vez feito isso ambos estão quites e não há mais necessidade de vinganças eternas, pois o olho já foi pago pelo olho e assim por diante. Moises quando insere esse limite pra vingança em Ex 21:23 -25, Mas se houver morte, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura,  ferida por ferida, golpe por golpe. Ele não está copiando nem plagiando o Código de Hamurabi, por haver semelhança no estilo de vida dos povos orientais também havia semelhança de Lei, porém no código de Lei de Hamurabi as Leis não atingiam todos, por exemplo: a aplicação da Lei do Talião não atingia as autoridades e os ricos quando estes atingiam os pobres, bastava o rico retribuir com dinheiro e estava certo.

·      Já na Lei de Moisés dada por Deus a lei era pra existir justiça e equidade para todos.

 

ð Mas o que fazer com aquele que matou por acidente, sem intenção? Morreria como um homicida qualquer? Ex 21:12,13 Quem ferir um homem, vindo a matá-lo, terá que ser executado. Todavia, se não o fez intencionalmente, mas Deus o permitiu, designei um lugar para onde poderá fugir.

ð Deus criou um lugar de refúgio para onde os homicidas culpados pudessem ficar e permanecer até ser julgado e provar a sua inocência. Depois deveria ser mandado de volta para a cidade de refúgio até a morte do Sumo Sacerdote.

·      OBS: O criminoso não podia deixar a cidade de refugio, pois se deixasse a proteção da cidade de refúgio, estava sujeito a ser encontrado pelo vingador do sangue, que tinha todo o direito de lhe matar, sem ser considerado culpado de nada.

ð Israel, obedecendo à palavra de Deus, separou seis cidades de refúgio. Entre as 48 cidades dadas aos levitas de Israel, seis cidades foram indicadas por ordem de Deus,

·      Destas seis cidades três se encontra de um lado do Jordão as quais foram escolhidas por Moises e as outras três do outro lado do Jordão em Canaã escolhidas por Josué. Essas cidades estavam convenientemente situadas nas regiões norte, central e sul de Canaã.


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A SEREM FEITAS:

a)   As cidades de refúgio não deviam estar longe das cidades de todas as tribos para uma viagem de no máximo meio dia.

b)   Os caminhos para cidade de refúgio deviam estar sempre acessíveis e desimpedidos.

c)    Os caminhos para cidade de refúgio deviam ter sinalizações a indicar e a dirigir quem devesse fugir para lá.

 

ð NO SENTIDO FIGURADO E PROFÉTICO ESTÁ RELACIONADO A QUEM AS CIDADES DE REFÚGIO APONTA. Js 20:7-8. Deus muito se utilizou de linguagem figurada para ensinar ao seu povo. Nas cidades de refúgio encontramos diversas figuras que são aplicadas a Cristo e à vida cristã. No Sl 46:1 diz que Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. E não é apenas aqui, mas em outras 15 oportunidades, os Salmos falam de Deus como nosso refúgio. 

Hb 6:18 diz para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, possamos ter uma consolação muito forte, nós os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança que nos é proposta. O texto está Referindo-se ao fato de que um acusado de assassinato fugiu para a cidade de refúgio ou segurou um altar por segurança, quando ele fazia isso estava também fugindo para o sacerdote que lhe oferecia expiação do pecado, pois esse sacerdote era um tipo de Cristo em quem devemos nos refugiar.

1)   QUEDES - CIDADE DE REFUGIO PARA OS IMPUROS. No original, o termo “Quedes” significa “santo” ou “santuário”. O nome desta cidade ilustra perfeitamente o que Cristo é para nós: nosso santo refúgio. Jesus é santo e santificador dos que dEle se achegam. Ele é o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”

2)   SIQUÉM - CIDADE DE REFUGIO PARA O CANSADO. Siquém no original significa “ombro” ou “costas”. O ombro é a parte superior do braço que tem força para suportar peso. Assim como Siquém, Jesus é o refúgio para o cansado e oprimido. Ele é o bom pastor que carrega a ovelha ferida sobre os seus ombros. Mt 11:28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

3)   HEBROM – CIDADE DE REFÚGIO PARA O QUE ESTÁ LONGE E VOLTA. O termo Hebrom significa “comunhão” ou “associação”. Esta cidade foi designada para ser um refúgio para o desamparado e solitário. Ele nos reconciliou com Deus, com o Espírito Santo, e uns com os outros. 1 Co 1:9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

4)   BEZER – CIDADE DE REFÚGIO PARA O FRACO. De acordo com o original, Bezer significa “fortaleza”. Semelhantemente, Cristo é o nosso abrigo, fortaleza e proteção. Nele temos segurança e força para enfrentar todas as adversidades da vida. 2Tm 2:1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.

5)   RAMOTE – CIDADE DE REFÚGIO PARA O HUMILHADO. Ramote no original quer dizer “exaltação”, “elevação”. Assim como Ramote, Jesus é o nosso lugar de elevação. Ele foi humilhado até a morte, mas, Deus o exaltou soberanamente. Nele encontramos paz, esperança e segurança. Portanto, não temas! O Senhor exalta os abatidos.

6)    GOLAM – CIDADE DE REFÚGIO PARA QUEM ESTÁ SENDO ENVOLVIDO PELO MUNDO.  Golam Significa Lugar separado. I Jo 2:14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
I Jo 2:15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Jesus nosso libertador do sistema corrompido do mundo.


ð NO SENTIDO CONTEMPORÂNEO A APLICAÇÃO BÍBLICA DE CONTEXTO JUDAICO SE APLICA AO PECADOR POR CAUSA DE CRISTO.


1.    AS CIDADES DE REFÚGIO ESTAVAM ABERTAS A TODOS. As cidades de refúgio não eram apenas para o benefício dos israelitas, mas também para o estrangeiro que morava entre eles. Jesus de semelhante modo recebe a todos. Não apenas aos israelitas, mas ao estrangeiro também. Em Cristo não há acepção de pessoas. O convite é para todos, inclusive para aqueles que às vezes achamos que a graça é preciosa demais para ser desperdiçada.

2.    AS CIDADES DE REFÚGIO ESTAVAM AO ALCANCE DE PESSOAS NECESSITADAS. Essas cidades eram inúteis, a menos que a pessoa pudesse chegar ao local de refúgio. Jesus pode nascer morrer e ressuscitar mil vezes na Judeia, mas se eu não aceitar pela fé, esse mistério na minha vida não me servirá de nada.

3.    AS CIDADES DE REFÚGIO TORNARAM-SE LUGARES ONDE VIVERIA O NECESSITADO. Ninguém ia para a cidade de refúgio em tempo de necessidade apenas para dar uma olhada, ninguém chegava lá apenas por curiosidade. As cidades de refúgio são a única alternativa para os necessitados, sem essa proteção específica, eles seriam destruídos, sem Jesus na sua vida você também será destruído, 1 Jo 5:12 diz Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.

4.    AS CIDADES DE REFÚGIO FORNECIAM PROTEÇÃO APENAS DENTRO DE SEUS LIMITES. Sair de dentro da cidade de refúgio significa morte, sair de perto de Jesus é morte, por isso Ele diz em Mt 24:13 Mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.

5.    COM JESUS E AS CIDADES DE REFÚGIO, A LIBERDADE TOTAL VEM COM A MORTE DO SMO SACERDOTE. Você é livre por que Jesus nosso Sumo Sacerdote morreu, e sua morte satisfez todas as acusações que havia contra nós. Jesus entregou sua vida para que nós pudéssemos ter a liberdade. Jo 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

6.    UMA DISTINÇÃO CRUCIAL ENTRE AS CIDADES DE REFÚGIO E NOSSO REÚGIO JESUS. As cidades de refúgio só ajudavam os inocentes, o culpado ali não tinha vez. Mas os culpados podem vir a Jesus e encontrar refúgio também. Pois Ele veio buscar o perdido, levar culpados ao arrependimento.


CONCLUSÃO:

·      O pecador deve fugir sem demora ao refúgio que é Jesus Cristo. Você que conhecem a direção deve colocar placas ao longo do caminho. Uma grande responsabilidade repousa sobre nós como conduzidores e o descuido pode resultar numa placa que aponte para a direção errada, extraviando, assim, o pecador em fuga.

·      Essas cidades estavam com as portas abertas para receber a todos. Deus não faz acepção de pessoas. Todo aquele que se aproxima dEle não será lançado fora. Há uma porta aberta para todos os que queiram se achegar a Deus com humildade e espírito contrito.


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