TEXTO: Js 20:1-9
INTRODUÇÃO:
A
luz da teologia o texto em apreço deve ser lido e estudado sobre três óticas:
1.
Um entendimento
histórico:
2.
Um entendimento
figurado e profético.
3.
Um entendimento
contemporâneo.
· NO ENTENDIMENTO HISTÓRICO A OSERVAÇÃO
ESTÁ SOBRE O CONTEXTO DAS LEIS VIGENTE DA ÉPOCA. As leis e
regulamentos foram estabelecidos desde que o homem é homem, para organizar a
sociedade de modo geral. Entretanto há governantes que instituíram leis de uma
maneira estranha. Em Roma, por exemplo, Calígula determinou que seu cavalo
fosse honrado como primeiro ministro do império. Carlos Magno proibiu as
mulheres de aprenderem a ler e Napoleão proibiu o salto alto no palácio de
Versalhes, porque ele temia que as pessoas de salto alto evidenciassem a sua
estrutura física visto que era baixinho.
· Mas apesar dessas
figuras excêntricas como monarcas, a historia registra a administração de bons
monarcas que elaboraram bons decretos de leis para o bem comum da sociedade de
se tempo. E um desses foi o famoso rei Hamurabi da Babilônia ou Mesopotamia,
senhor de toda Suméria e também da Arcádia
· O rei Hamurabi
deixou pra futuras gerações um resumo de suas Leis em gravadas em pedras. (Obs: a pedra no oriente médio foi e continua
sendo um símbolo de eternidade). Há semelhanças entre o código de
Hamurabi e o código de leis de Moisés que muitos até pensam que Moisés estaria
copiando o código de Leis de Hamurabi.
ð Hamurabi
condenava a magia, necromancia e envolvimento com mortos no sentido de adoração
ou invocação a Lei de Moises também.
ð Hamurabi
condenava a cobiça, a Lei de Moisés também.
ð Hamurabi também
condenava o homicídio, a Lei de Moises também.
· A Lei de Talião, ou Lei do tal qual, “assim como foi
assim será”. Lei Talião ou conceito de aplicação de pena. (Lei
pela qual se vingava o delito infligido ao culpado o mesmo mal que ele
praticara, legislando o limite da vingança). A Lei do Talião tem a sua origem no Código de
Hamurabi.
· No código de Lei do Talião, havia um limite pra vingança
se
feriu um olho, logo se perderia somente o olho. Uma vez feito isso ambos estão
quites e não há mais necessidade de vinganças eternas, pois o olho já foi pago
pelo olho e assim por diante. Moises
quando insere esse limite pra vingança em Ex 21:23 -25, Mas se houver morte, então darás vida por
vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por
queimadura, ferida por ferida, golpe por
golpe. Ele não está copiando nem plagiando o Código de Hamurabi, por haver
semelhança no estilo de vida dos povos orientais também havia semelhança de
Lei, porém
no código de Lei de Hamurabi as Leis não atingiam todos, por exemplo: a
aplicação da Lei do Talião não atingia as autoridades e os ricos quando estes
atingiam os pobres, bastava o rico retribuir com dinheiro e estava certo.
· Já na Lei de
Moisés dada por Deus a lei era pra existir justiça e equidade para todos.
ð Mas o que fazer
com aquele que matou por acidente, sem intenção? Morreria como
um homicida qualquer? Ex 21:12,13 Quem ferir um homem, vindo a matá-lo, terá
que ser executado. Todavia, se não o fez intencionalmente, mas Deus o permitiu,
designei um lugar para onde poderá
fugir.
ð Deus criou um
lugar de refúgio para onde os homicidas culpados pudessem ficar e permanecer
até ser julgado e provar a sua inocência. Depois deveria ser mandado de volta
para a cidade de refúgio até a morte do Sumo Sacerdote.
· OBS: O
criminoso não podia deixar a cidade de refugio, pois se deixasse a proteção da cidade de
refúgio, estava sujeito a ser encontrado pelo vingador do sangue, que tinha
todo o direito de lhe matar, sem ser considerado culpado de nada.
ð Israel, obedecendo à palavra de Deus,
separou seis cidades de refúgio. Entre as 48 cidades dadas aos levitas
de Israel, seis cidades foram indicadas por ordem de Deus,
· Destas seis cidades três se encontra de um lado do Jordão as quais foram escolhidas por Moises e as outras três do outro lado do Jordão em Canaã escolhidas por Josué. Essas cidades estavam convenientemente situadas nas regiões norte, central e sul de Canaã.
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A SEREM FEITAS:
a)
As cidades de refúgio não deviam estar longe das
cidades de todas as tribos para uma viagem de no máximo meio dia.
b)
Os caminhos para cidade de refúgio deviam estar
sempre acessíveis e desimpedidos.
c) Os caminhos para cidade de refúgio deviam ter sinalizações a indicar e a dirigir quem devesse fugir para lá.
ð NO SENTIDO FIGURADO E PROFÉTICO ESTÁ RELACIONADO A QUEM AS CIDADES DE REFÚGIO APONTA. Js 20:7-8. Deus muito se utilizou de linguagem figurada para ensinar ao seu povo. Nas cidades de refúgio encontramos diversas figuras que são aplicadas a Cristo e à vida cristã. No Sl 46:1 diz que Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. E não é apenas aqui, mas em outras 15 oportunidades, os Salmos falam de Deus como nosso refúgio.
Hb 6:18 diz para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, possamos ter uma consolação muito forte, nós os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança que nos é proposta. O texto está Referindo-se ao fato de que um acusado de assassinato fugiu para a cidade de refúgio ou segurou um altar por segurança, quando ele fazia isso estava também fugindo para o sacerdote que lhe oferecia expiação do pecado, pois esse sacerdote era um tipo de Cristo em quem devemos nos refugiar.
1) QUEDES - CIDADE DE REFUGIO PARA OS IMPUROS. No original, o termo “Quedes” significa “santo” ou “santuário”. O nome desta cidade ilustra perfeitamente o que Cristo é para nós: nosso santo refúgio. Jesus é santo e santificador dos que dEle se achegam. Ele é o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”
2)
SIQUÉM - CIDADE
DE REFUGIO PARA O CANSADO. Siquém no original significa “ombro” ou
“costas”. O ombro é a parte
superior do braço que tem força para suportar peso. Assim como Siquém,
Jesus é o refúgio para o cansado e oprimido. Ele é o bom pastor que carrega a
ovelha ferida sobre os seus ombros. Mt 11:28 Vinde a mim, todos
os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
3)
HEBROM – CIDADE
DE REFÚGIO PARA O QUE ESTÁ LONGE E VOLTA. O termo Hebrom significa “comunhão” ou “associação”. Esta cidade foi designada para ser um refúgio para o desamparado e
solitário. Ele nos reconciliou com Deus, com o Espírito Santo, e uns com os
outros. 1 Co 1:9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para
a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
4)
BEZER – CIDADE
DE REFÚGIO PARA O FRACO. De acordo com o original, Bezer significa
“fortaleza”. Semelhantemente,
Cristo é o nosso abrigo, fortaleza e proteção. Nele temos segurança e força
para enfrentar todas as adversidades da vida. 2Tm 2:1 Tu, pois, meu filho,
fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
5)
RAMOTE – CIDADE DE
REFÚGIO PARA O HUMILHADO. Ramote no original quer
dizer “exaltação”, “elevação”. Assim como
Ramote, Jesus é o nosso lugar de elevação. Ele foi humilhado até a morte, mas,
Deus o exaltou soberanamente. Nele encontramos paz, esperança e segurança.
Portanto, não temas! O Senhor exalta os abatidos.
6)
GOLAM – CIDADE DE REFÚGIO PARA QUEM ESTÁ
SENDO ENVOLVIDO PELO MUNDO. Golam Significa
Lugar separado. I Jo 2:14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes
aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a
palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
I Jo 2:15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor
do Pai não está nele. Jesus nosso libertador do sistema corrompido do
mundo.
ð NO SENTIDO CONTEMPORÂNEO A APLICAÇÃO BÍBLICA DE CONTEXTO JUDAICO SE APLICA AO PECADOR POR CAUSA DE CRISTO.
1.
AS CIDADES DE
REFÚGIO ESTAVAM ABERTAS A TODOS. As cidades de refúgio não eram apenas
para o benefício dos israelitas, mas também para o estrangeiro que morava entre
eles. Jesus de semelhante modo recebe a todos. Não apenas aos
israelitas, mas ao estrangeiro também. Em Cristo não há acepção de pessoas. O
convite é para todos, inclusive para aqueles que às vezes achamos que a graça é
preciosa demais para ser desperdiçada.
2.
AS CIDADES DE
REFÚGIO ESTAVAM AO ALCANCE DE PESSOAS NECESSITADAS. Essas cidades
eram inúteis, a menos que a pessoa pudesse chegar ao local de refúgio. Jesus
pode nascer morrer e ressuscitar mil vezes na Judeia, mas se eu não aceitar
pela fé, esse mistério na minha vida não me servirá de nada.
3.
AS CIDADES DE
REFÚGIO TORNARAM-SE LUGARES ONDE VIVERIA O NECESSITADO. Ninguém ia
para a cidade de refúgio em tempo de necessidade apenas para dar uma olhada,
ninguém chegava lá apenas por curiosidade. As cidades de refúgio são a única
alternativa para os necessitados, sem essa proteção específica,
eles seriam destruídos, sem Jesus na sua vida você também será destruído, 1 Jo 5:12 diz Quem tem o Filho, tem a vida; quem
não tem o Filho de Deus, não tem a vida.
4.
AS CIDADES DE
REFÚGIO FORNECIAM PROTEÇÃO APENAS DENTRO DE SEUS LIMITES. Sair de dentro
da cidade de refúgio significa morte, sair de perto de Jesus é morte, por isso
Ele diz em Mt 24:13 Mas aquele que
perseverar até o fim, esse será salvo.
5.
COM JESUS E AS
CIDADES DE REFÚGIO, A LIBERDADE TOTAL VEM COM A MORTE DO SMO SACERDOTE. Você é livre por
que Jesus nosso Sumo Sacerdote morreu, e sua morte satisfez todas as acusações
que havia contra nós. Jesus entregou sua vida para que nós pudéssemos ter a
liberdade. Jo 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente
sereis livres.
6. UMA DISTINÇÃO CRUCIAL ENTRE AS CIDADES DE REFÚGIO E NOSSO REÚGIO JESUS. As cidades de refúgio só ajudavam os inocentes, o culpado ali não tinha vez. Mas os culpados podem vir a Jesus e encontrar refúgio também. Pois Ele veio buscar o perdido, levar culpados ao arrependimento.
CONCLUSÃO:
· O pecador deve
fugir sem demora ao refúgio que é Jesus Cristo. Você que conhecem a direção
deve colocar placas ao longo do caminho. Uma grande
responsabilidade repousa sobre nós como conduzidores e o descuido pode resultar
numa placa que aponte para a direção errada, extraviando, assim, o pecador em
fuga.
· Essas cidades
estavam com as portas abertas para receber a todos. Deus não faz acepção de
pessoas. Todo aquele que se aproxima dEle não será lançado fora. Há uma porta
aberta para todos os que queiram se achegar a Deus com humildade e espírito
contrito.
Contatos: (22) 998746712 Whatsapp
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