sábado, 4 de maio de 2019

CIDADE QUEIMADA, FAMÍLIAS CATIVAS


TEXTO: I Sm 30: 1-6 e 16-19
INTRODUÇÃO: 

v Está escrito que o rei Davi estava numa grande crise com o seu sogro, ele tinha sido ungido rei no lugar do sogro, mas ainda não tinha tomado posse. E por ciúmes, o seu sogro, o rei Saul, o perseguia por todo o território de Israel para matá-lo. E Davi precisou fugir de Israel buscando asilo político fora do território de Israel, entre os filisteus, inimigos históricos do povo de Deus.
v Davi conseguiu ganhar o carinho e confiança do rei Áquis, que deu pra ele uma cidade chamada Ziclague ao sul de Judá mais que pertencia aos filisteus, e Davi a recebe como sua cidade refúgio, onde ele e seus 600 homens com suas respectivas famílias se estabeleceram por um ano e quatro meses.
v Esse rei estava numa jornada de guerra contra Israel e Davi a essas altura era o escudeiro do rei Áquis, quando os príncipes e conselheiros disseram para o rei Áquis: pode despedir-se de Davi, ele é israelita, ele é guerreiro, se ele se voltar contra nós, vamos ficar em uma situação muito difícil. Davi está retornando de uma caminhada de 3 dias, acompanhado de 600 homens-guerreiros, num percurso de quase 100 km, na terra dos filisteus de Afeca para Ziclague.
v A cidade tinha sido invadida pelos amalequitas, eles tinham queimado a cidade, eles tinham ferido a cidade, eles tinham levado embora cativos às mulheres, os filhos e as filhas, tinham roubado os tesouros como despojo. Quando os companheiros de Davi viram essa cena, se amarguraram e responsabilizaram Davi pela tragédia, e quiseram então apedrejar Davi.
v AMALEQUE foi neto de Esaú. Um dos príncipes de Edom. Sua descendência tornou-se uma tribo. A mais antiga tribo nômade da história. Habitou em Canaã e teve nas tribos dos cananeus uma forte aliada na resistência a Israel na conquista da Terra Prometida. Depois de atacar Israel, em inúmeras ocasiões, colocaram-se debaixo de maldição divina.

·      (Amaleque é símbolo da carne e da velha natureza).

a)   Amaleque fica no caminho do deserto. (depois que você sai do Egito Amaleque te confrontará) Ele ataca os retardatários, os fracos, os cansados, os feridos, os que carregam bagagem demais.
b)   Amaleque está de olho na Unção de desobedientes. (Quando Saul poupou Amaleque e os amalequitas, perdeu a confirmação divina de sua chamada).
c)    Amaleque quer a sua coroa. (Por Saul não destruir o que estava entre ele e a confirmação da unção, quando Saul morreu um amalequita tirou a coroa da sua cabeça e a trouxe a Davi).
d)   Amaleque sempre destruirá a casa de quem vai a guerra contra a autoridade que Deus levantou. (Davi foi lutar uma guerra que não era sua, vendo a oportunidade de ver caindo quem já estava destituído).
e)    O Espírito de Amaleque é vencido quando minha carne está rendida. (Nos dias da rainha Ester existia certo Hamã era agagita, isso significava que ele era descendente de Agague, o rei amalequita executado pelo profeta Samuel). A intenção de Hamã não era destruir o sucesso de Ester nem ver a humilhação de Mordecai, ele queria que todos os israelitas padecessem e viessem a morrer.
Observação: Foram determinados por Ester três dias de oração e Jejum (três na gematria bíblica significa algo completo). A carne só se vence na oração e Jejum.
*   Viver em família é um grande desafio. Administrar emoções, finanças, amor, perdão, sinceridade, respeito é preciso estar com a vida ancorada em Deus.

v Quando o espírito Amalequita está atuando no seio de uma família seu propósito principal é manter as pessoas cativas como escravas. A família é o território preferido para os seus ataques. O sociólogo Alvin Tofler, escreve o livro “o choque do futuro. Afirma que no futuro não distante a instituição do casamento e família estará sujeita a pressões sociológicas severas, que afetarão grandemente a família como nos conhecemos.

v QUANDO O INIMIGO DESTRÓI AS DEFESAS, SÓ RESTAM PERDAS E DANOS. O inimigo tocou em 5 áreas vitais da família.

1)   O inimigo tocou nas finanças (roubaram todas as finanças) v.16,18. As maiores crises na família hoje são por causa de dinheiro. Há batalhas dentro do lar por causa de dinheiro. Gastamos hoje cinco vezes mais do que na década de 1950. O luxo de ontem é a necessidade do hoje. Compramos o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para impressionar as pessoas que não conhecemos.
2)   O inimigo separou os cônjuges (prenderam as mulheres v.2) separando-as fisicamente e emocionalmente. Hoje não é diferente o inimigo investe pesadamente na separação de casais. Há muitos também com aliança no dedo e o divórcio no coração. O diabo sabe que o casamento a família não estão sendo experimentado na sua totalidade. Quando há problemas optam por separação. Qual foi a última vez que você beijou a sua esposa e os filhos com a alma, colocou-os em seu colo pra admirá-los e conversar olhando nos olhos?
3)   O inimigo prendeu os filhos (filhos cativos). Hoje milhares de filhos estão presos pelas drogas, prostituição, internet, celulares. Como você tem educado seus filhos? Creia que Deus Vai Transformar e trazê-lo de Volta.
4)   O inimigo tocou na saúde (feriu a cidade). Davi ficou angustiado. Famílias têm carregado mágoas profundas no coração, os maiores problemas de saúde se localizam na alma. Doenças emocionais, depressão, angustia, ansiedade, solidão, psicossomáticas. A maioria dessas doenças só poderá desaparecer se a tratarmos com o perdão.
5)   O inimigo criou contenda (os amigos de Davi queriam apedrejá-lo). O Diabo transferiu o campo de batalha, da terra dalém do ribeiro de Besor para Ziclaque. Eles estavam lutando com os inimigos errados. Os verdadeiros inimigos transferem a culpa para nós. (Davi você é incompetente, culpado, irresponsável).

TRANSIÇÃO: O QUE FAZER PARA RESTAURAR A FAMÍLIA.

HOUVE EM DAVI UMA REAÇÃO DE INCONFORMAÇÃO COM O CAOS v. 4

a)   Davi reagiu chorando, chorou ele e seus homens até não terem mais forças para chorar. Existem pessoas que choram por tudo, pela novela, filmes, cachorro, jogo de azar, futebol. Menos pela sua família.
*   O choro com temor e sinceridade tem o poder da oração e em muitas ocasiões é a única linguagem da alma. Sl 6:6 Estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito.
Sl 42:3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus? Sl 56:8 Tu contaste as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro? Sl 119:136 Os meus olhos derramam rios de lágrimas, porque os homens não guardam a tua lei. Sl 126:5 Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão. Mt 5:4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
*   Estamos nos tornando a cada dia mais insensíveis. Poucas coisas são capazes de nos chocar e de nos mover de nossa posição. Não somos mais surpreendidos por quase nada. Nenhuma notícia, por mais triste, ou por mais trágica que seja parece nos mover em direção à solidariedade e ao amor genuíno.
*   Há pessoas que não reage – Eli viu os seus filhos no erro e foi conivente.
*   Há pessoas que não crê em mudança.
*   Estamos perdendo de goleada e não choramos. Nós perdemos a capacidade de chorar. Davi chorou em público – Quem chora está dizendo que algo está errado.
b)   Davi reagiu se reanimando em Deus – v. 6. Há solução pra todas as perdas e danos dentro do lar bastam confiar em Deus. Não pense em divorcio, não pense em suicídio, não pense em abandonar, pense em Deus. Ainda que a terra se mude e os montes se transporte. Não porque a situação é fácil, porque o inimigo é fraco, porque somos fortes, mas em Deus. Davi não ficou magoado com Deus. Ele não fugiu de Deus, Ele correu para Deus.
c)    Davi reagiu buscando a Deus em oração – v. 8. (consultou a Deus). Muitas tomam posição erradas porque não consultou a Deus. Davi pediu orientação a Deus para ir à luta. Não agiu pela emoção, mas pelo espírito. “não siga o seu coração, mas oriente”. Muitos tem Deus mais não consulta. Você precisa restaurar o altar da oração que está em ruínas na sua vida, no seu lar.
d)   Davi reagiu agindo com base nas promessas de Deus – v. 8, 9. Deus disse a Davi persegue-o, porque de fato o alcançarás, e tudo libertarás”. Partiu com um exército de 600 homens. Deus foi com Davi, Deus lhe fez promessa de restituição da família da finança e da saúde. (Família é projeto de Deus, Ele tem interesse nela) Não existe família perdida para Deus, existe família que ainda não encontrou Deus.
*   Quem vive pela fé pisa no terreno dos milagres. Deus não promete ausência de luta, mas vitória certa.
*   Devemos tomar de volta tudo o que o inimigo levou – v. 17-20.
*   Não deixe nada nas mãos do inimigo. Êx 10:26 Nem uma unha ficará no Egito.
è Você não foi criado e salvo para ser um derrotado, um fracassado. Você foi chamado por Deus para ser um vencedor. Você é filho, herdeiro, a menina dos olhos de Deus. Você é filho do Rei. 
è Não abra mão do seu casamento. Não abra mão dos seus filhos. Você não gerou filhos para o cativeiro. Seus filhos são filhos da promessa. Toma de volta o que Deus lhe deu!

CONCLUSÃO:
·      O texto termina com esperança. I Sm 30:19 - E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer. 
·      As horas difíceis podem ser positivas para quem sofre situações negativas. Quando este for nosso caso, devemos, como Davi, primeiramente, reavivar-nos no Senhor (v. 6); depois, consultar ao Senhor através da oração (v. 8) e, finalmente, partir para a batalha rumo à vitória (vs. 9-31).
·      Às vezes não podemos evitar que inimigos destruam nossa família (vs. 1-5), mas podemos lutar após orar e, reconquistar tudo o que foi sequestrado (vs. 6-31).
·      Portanto, não se conforme com estragos causados pelo inimigo; busque a Deus e experimente restauração!

Pr. Nilton Jorge
Contatos pelo telefone (55) 22 998746712

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.