segunda-feira, 8 de abril de 2019

OS PROMOTORES DA PAZ ( Série "As bem Aventuranças")


TEXTO: Mt 5:9-12
INTRODUÇÃO:
·      Existem 400 referências à paz na Bíblia. As Escrituras começam com paz no Jardim do Éden e termina com paz na eternidade. O pecado do homem interrompeu a paz no Jardim. Na cruz, Cristo se tornou a nossa paz e um dia, ele virá para estabelecer o seu Reino de paz.
·      Este é a primeira das oito Bem-Aventuranças na qual Jesus pronunciou uma benção sobre obras humanas. As primeiras seis são bênçãos prometidas àqueles que dão passos decisivos e sucessivos para o desenvolvimento do caráter, tornam-se artesãos da paz.
·      Ninguém poderá ser um pacificador verdadeiro a menos que esteja em paz com Deus e consigo mesmo em seu próprio coração. É o resultado de viver em harmonia com a vontade de Deus, e as causa de guerras entre nações e indivíduos, são o egoísmo, a cobiça, o temor e o orgulho.
·      O substantivo grego eirênopoiós deriva de duas palavras: eirenêpaz, e poiéô, fazer. Cristo se refere aqui especialmente a induzir os homens a que estejam em harmonia com Deus. A mente carnal é inimizade contra Deus. Romanos 8: 7.
·      A fim de apreciar o que Cristo queria dizer ao falar de pacificadores, é útil considerar o sentido da palavra paz no pensamento semítico e em sua forma de falar. O equivalente hebraico da palavra grega eirenê é shalow, que significa saúde, bem-estar, inteireza, prosperidade, paz. Em vista de que Cristo e a gente comum empregavam o aramaico, idioma muito parecido ao hebraico, é muito possível que Cristo empregou esta palavra com suas acepções semíticas. Os cristãos têm de estar em paz uns com os outros I Tessalonicenses 5: 13 e devem seguir a paz com todos. Hebreus 12: 14. Têm de orar pela paz, trabalhar pela paz e interessar-se em forma construtiva nas atividades que contribuam à paz da sociedade

1.             O QUE É PAZ?

Temos a palavra paz. No grego a palavra é eirênê, e no hebraico: Shalow.
·      No hebraico paz nunca tem sentido negativo, nunca quer dizer especificamente ausência de guerra, sempre quer dizer tudo que contribui para o bem estar supremo do homem.
·      No Oriente quando um homem diz a outro Salân! Que é a mesma palavra, não quer dizer que deseja ao outro simplesmente a ausência de males; mas lhe deseja a presença de todos os bens. Na Bíblia paz não quer dizer somente liberação de todos os problemas, mas sim desfrutar todas as coisas boas.
·      Esta bem-aventurança diz: Benditos os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus; o que quer dizer: Benditos os pacificadores porque realizam uma obra característica de Deus. O que pratica a paz está envolvido na mesma obra que Deus realiza Romanos 15: 33; II Corintios 13: 11; I Tessalonicenses 5: 23; Hebreus 13: 20.
·      Tem-se buscado o sentido desta bem-aventurança por três linhas diferentes:
1. Shalow se tem sugerido que quer dizer tudo o que contribui ao bem supremo do homem, esta bem-aventurança quer dizer: Benditos os que fazem deste mundo um lugar mais idôneo para que viva toda humanidade. Abraão Lincoln disse: Não sei quando morrerei, porém gostaria que dissesse para mim que arrancasse a urtiga e plantasse uma flor. Segundo isto, esta seria a bem-aventurança dos que tem elevado um pouco a condição do mundo.
2. A maior parte dos pais da igreja tomaram esta bem-aventurança num sentido puramente espiritual, e sustentavam o queriam dizer. Bendita a pessoa que promove a paz em seu coração e alma. Cada um de nós vive um conflito interior entre o bem e o mal, que tiram de nós sentidos opostos, todos somos pessoalmente uma guerra civil em
marcha. Feliz, o que tem paz interior e que tem superado este conflito íntimo, e pode entregar todo seu coração a Deus.
3. Existe outro significado para a palavra paz. Era um sentido que os rabinos judeus se encantavam em discorrer, é quase seguro que era sentido que Jesus tinha em mente. Os rabinos judeus sustentavam, que a tarefa suprema que uma pessoa pode levar para estabelecer relações corretas entre as pessoas. Isto era o que Jesus queria dizer.
·      Sem paz você é um ser um conflito, em guerra. Sem paz sua família se arrebenta. Sem paz a igreja perde a comunhão e fica estagnada. Sem paz as denominações se engalfinham em batalhas intérminas. Sem paz a cidade vira uma arena de medo. Sem paz a nação mergulha em densas trevas. Sem paz o mundo vive a síndrome do pânico. O problema que mais nos assusta hoje é a falta de segurança. O nosso semelhante tornou-se nossa maior ameaça. Falta paz na terra.

2.             O QUE NÃO É PAZ?

a) Não é paz de cemitério – Algumas pessoas definem paz como ausência de conflito. Não existe conflito em um cemitério, mas paz é muito mais do que a ausência de algo.
b) Não é trégua – Há uma grande diferença entre trégua e paz. Uma trégua quer dizer que você apenas que você deixa de atirar por um tempo. A paz vem quando a verdade é conhecida, o problema é resolvido e as partes se abraçam.
c) Não é fuga do confronto – A paz na Bíblia nunca se esquiva dos problemas. Não é paz a qualquer preço. Apaziguamento não é paz. A paz tem um alto preço. Ela custou o sangue de Cristo. A paz supera o problema; não é sublimar nem enterrar o problema vivo. A paz constrói uma ponte de reconciliação. Sem confronto teremos apenas um cessar-fogo, uma guerra fria, um tempo para recarregar as armas.
d) Não é sacrifício da justiça – Nunca se procura a paz à custa da justiça. Você não conseguirá paz entre duas pessoas a não ser que elas tenham percebido o pecado, a culpa e o erro da amargura e do ódio e tenham resolvido levá-los diante de Deus e corrigi-los.
e) Não é sacrifício da verdade – Muitos hoje querem a paz e a união de todos, mas enterrando a verdade. Nesse sentido Jesus veio trazer não a paz, mas a espada Mt 10:34. Não há unidade fora da verdade. A paz com todos e a santificação precisam andar juntas Hb 14:12. O ecumenismo é uma falácia. Não temos nenhuma ordem de Cristo para buscarmos a união sem pureza, pureza de doutrina e de conduta. Uma união barata produz uma evangelização barata. Esses são atalhos proibidos que transforma o evangelista num mercador fraudulento, degrada o evangelho e prejudica a causa de Cristo. A Bília nos proíbe a sermos cúmplices com as obras infrutíferas das trevas Ef 5:11 A Bíblia condenou a aliança de Josias com o ímpio rei Acabe 2 Cr 19:2 2 Co 6:14

3.             A BÊNÇÃO DE SERMOS PACIFICADORES.

1. A recompensa do pacificador é ser chamado de filho de Deus. Os pacificadores são feitos filhos de Deus por adoção. No que a adoção consiste?
a) Adoção é a transferência de uma família para outra – Nós fomos transferidos da velha família de Adão. Éramos escravos, éramos cegos, perdidos, filhos da ira Ef 2:2-3 Agora, somos membros da família de Deus. Deus é nosso Pai.
b) Adoção consiste em uma imunidade e desobrigação de todas as leis que nos prendiam à antiga família – Agora não somos mais escravos do pecado. Agora fomos libertos do império das trevas. Agora somos novas criaturas.
c) Adoção consiste em uma legal investidura dos direitos da nova família – Recebemos um novo nome. Antes éramos escravos, agora somos filhos. Antes éramos um pecador, agora somos santos. Recebemos também uma gloriosa herança. Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.
·      No que a adoção divina difere da adoção humana:
a) A adoção humana via de regra é para suprir uma carência dos filhos naturais. Deus sempre foi completo em si mesmo. Deus sempre se deleitou no seu Filho unigênito.
b) A adoção humana é restrita, a de Deus ampla. A herança do pai é repartida em parte para os filhos. Os herdeiros de Deus possuem tudo o que é do Pai. Tudo o que Deus tem é nosso.
c) A adoção humana é feita sem sacrifício, a divina custou a vida do seu Filho. A nossa adoção custou a morte do seu Filho unigênito, para fazer-nos filhos adotivos. Deus selou nossa certidão de nascimento com o sangue do seu Filho.
d) A adoção humana confere apenas benefícios terrenos, a adoção divina confere bênçãos celestiais. Deus concede-nos mais do que bens, concede-nos uma nova vida, um novo coração, uma nova mente, uma nova herança, um novo lar, a vida eterna.

4.             A BENÇÃO DE SER PACIFICADOR NOS LEVA A SOFRER.

UMA EXISTE UMA TRANSIÇÃO DE UMA BEM-AVENTURANÇA PARA A OUTRA, NESTE CASO SÓ QUEM PASSOU POR TODOS OS NIVEIS DA OBRA DA SALVAÇÃO E TEM O CARATER DE CRISTO É QUE PODE SER ATRIBULADO E PERSEGUIDO. Mateus 5: 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles e o reino dos Céus. Com o verso 10, chegamos à última bem-aventurança. A promessa dessa bem-aventurança e idêntica a da primeira: deles é o reino do Céu. Mateus 5: 3 e 10.
·      Os versos 11 e 12 não constituem outra bem-aventurança. Trata-se singelamente de uma explicação das formas em que pode manifestar-se a perseguição. Injuriarem - Grego: oneidízôinjuriar, caluniar, xingar.

1.    Quem são aqueles os perseguidos?
·      A perseguição no verso 10 é generalizada, enquanto no verso 11 é personalizada. Ambos os versos, porém, falam do mesmo grupo. Quem são? São os mesmos descritos nos versos 3 a 9: os humildes, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores.
2 Tm 3:12. André, irmão de Pedro foi amarrado na cruz para ter morte lenta. Pedro ficou preso 9 meses e depois foi crucificado de cabeça para baixo. Paulo foi decapitado por Nero. Tiago foi passado ao fio da espada. Mateus, Bartolomeu e Tomé foram martirizados. João foi deportado para a ilha de Patmos.
·      Os apóstolos se consideravam o lixo do mundo, a escória de todos. Hoje os crentes querem ser estrelas. Estamos fabricando celebridades tão rápido como o mundo. Hoje os crentes gostam do sucesso, das coisas espetaculares. Hoje, as pessoas apresentariam Paulo assim: Formado na Universidade de Gamaliel, poliglota, amigo pessoal de muitos reis, maior plantador de igrejas do mundo, maior evangelista do século, dado por morto, arrebatado ao céu. Mas quais as credenciais que Paulo dá si mesmo?  2 Cor 11:23-27
2.    Quando sofrer é uma bem-aventurança?
a) Quando sofremos por causa da justiça (v.10) – A perseguição é simplesmente o conflito entre dois sistemas de valores irreconciliáveis. Sofrer pelo erro não é bem-aventurança, mas vergonha e derrota. Sofrer pelo erro é punição e castigo e não felicidade. Sofrer porque foi flagrado no erro não é ser bem-aventurado. Um aluno não é feliz quando flagrado na prática da cola recebe um zero. Um funcionário não é feliz ao ser mandado embora por negligência. Um cristão não é feliz ao ser perseguido por ter violado a lei. Os crentes sofriam financeiramente por não participarem dos sindicatos comerciais que tinham suas divindades padroeiros. Os crentes sofriam porque quando se convertiam eram desprezados pelos outros membros da família.
b) Quando sofremos por causa de nosso relacionamento com Cristo (v.11) – O mundo não odeia o cristão, mas odeia a justiça, odeia a Cristo nele. Não é a nós que o mundo odeia, mas a verdade que representamos. O mundo está atrás de Cristo, é a ele que o mundo ainda está tentando matar. O mundo odiou Jesus e o levou à cruz. Assim, quando o mundo vê Cristo em sua vida, em suas atitudes, o mundo também o odiará.
1) Perseguição na igreja primitiva:
·      A igreja primitiva foi implacavelmente perseguida. Eles foram expulsos de Jerusalém. Eles foram espalhados pelo mundo. Nero iniciou uma sangrenta perseguição.
·      Os castigos sofridos pelos cristãos eram terríveis além de toda descrição. A história nos relata de cristãos que foram jogados na arena e devorados por leões, queimados em patíbulos; porém estas eram mortes consideradas piedosas. Nero envolvia os cristãos com betume e colocava fogo para usar como tochas vivas em seus jardins. Cobria-lhes com peles de animais selvagens os lançava para feras famintas para serem despedaçadas, eram torturados por cavalos, arrancavam a pele com garfos, lançavam no chumbo fervido derretido, fixavam placas de bronze fervendo nas partes mais sensíveis do corpo, arrancavam os olhos, cortavam partes de seu corpo e assavam ante seus olhos, queimavam suas mãos e colocavam água fria para intensificar o sofrimento.
2) Perseguições religiosas ao longo dos séculos:
·      Os crentes foram perseguidos pela intolerância e inquisição religiosa. Alguns pré-reformadores foram queimados vivos como John Huss e Jerônimo Savonarola. John Wicliff precisou se esconder. Lutero ficou trancado num mosteiro. William Tindayle foi esquartejado. Depois da Reforma, na França Catarina de Médicis promoveu dura perseguição aos crentes. Na Inglaterra, Maria Tudor levou à estaca os líderes e passou ao fio da espada milhares de crentes. O comunismo ateu e o nazismo nacionalista levou milhões de crentes ao martírio. Na Coréia, na China e ainda hoje nos países comunistas e Islâmicos os crentes são presos, torturados e mortos.

5.             A FORMA COMO DEVEMOS ENFRENTAR ESSA PERSEGUIÇÃO.
1. Com uma profunda alegria.
·      Não devemos buscar a vingança como o incrédulo; não ficar de mau humor como uma criança embirrada, nem ficar lambendo nossa própria ferida cheios de auto-piedade, nem negar a dor como um estóico, nem muito menos gostar de sofrer como um masoquista.
·      As palavras que Jesus usa descrevem uma alegria intensa, maiúscula, superlativa, absoluta. A palavra “exultai” agalliasthe significa saltar, pular, gritar de alegria. É alguém que pula de alegria, que exulta com alegria indizível e cheia de glória.
O cristão exulta pelo significado dessa perseguição e pelas recompensas dela.
2. Com uma paciência triunfadora. 
Os profetas sofreram e jamais se exasperaram. Jamais buscaram vingança. Jamais feriram aqueles que lhes feria a face. Eles se entregaram a Deus. Eles triunfaram pela paciência. Eles confiaram que Deus estava no controle, mesmo quando o mal parecia triunfar.
3. Com um profundo discernimento espiritual.
·      A perseguição é a pedra de esquina da sinceridade. Ela distingue o verdadeiro crente do hipócrita. O hipócrita floresce na prosperidade, mas é sufocado pela perseguição (Mt 13:20,21). Um hipócrita não consegue navegar em mares tempestuosos. Ele irá seguir a Cristo ao Monte das Oliveiras, mas não ao Monte do Calvário.
O verdadeiro crente carrega Cristo no coração e a cruz nos ombros. Cristo e sua cruz jamais podem ser separados. Jesus disse que no mundo teríamos aflições (Jo 16:33).

6.             A RECOMPENSA DIVINA DA PERSEGUIÇÃO.

1. Uma felicidade superlativa – v. 10,11. Vejamos o que Tiago diz para o povo perseguido na diáspora: Tg 1:2-4. Jesus parabeniza aqueles que o mundo mais despreza, e chama de bem-aventurados aqueles que o mundo rejeita.
·      Por que os perseguidos são felizes?
a) Oportunidade para demonstrar lealdade a Cristo – Policarpo, o bispo de Esmirna. Ofereceram a ele a oportunidade de negar a Cristo e adorar a César: “Durante 86 anos tenho servido a Cristo, e ele nunca me fez mal. Como posso agora, blasfemar de meu Rei e Senhor?”
b) Porque contribuem com o bem daqueles que vêm depois de nós – Hoje desfrutamos liberdade e paz porque homens e mulheres do passado sofreram e pagaram um preço.
2. A posse de um reino glorioso – v. 10. Essa última bem-aventurança termina como começou a primeira. Os perseguidos por causa da justiça recebem o reino dos céus. Aqui eles podem perder os bens, o nome e a vida, mas eles recebem um reino eterno, glorioso para sempre. (Rm 8:18). Os perseguidos podem ser jogados numa prisão, podem ser torturados, podem ser martirizados, mas eles recebem uma herança incorruptível, gloriosa. Eles são filhos e herdeiros.
3. A certeza de que a recompensa final não é nesta vida – v. 12. O mundo odeia pensar no futuro. O ímpio detesta pensar na eternidade. Ele tem medo de pensar na morte, mas o cristão sabe que sua recompensa está no futuro. Ele olha para frente e sabe que tem o céu. Sabe que tem a coroa. Disse Paulo, na ante-sala do martírio: (2 Tm 4:6-8). Sabe que lhe espera um grande galardão. Podemos perder tudo aqui na terra, mas herdaremos tudo nos céus. Hebreus 11:10.
·      Crisóstomo, um grande cristão foi preso e chamado diante do imperador Arcadius por pregar a Palavra. Ameaçou baní-lo. Ele disse: Majestade, não podes me banir, pois o mundo é a casa do meu Pai. Então, terei de matá-lo. Não podes, pois minha vida está guardada com Cristo em Deus. Seus bens serão confiscados. Majestade isso não será possível. Meus tesouros estão nos céus. Eu te afastarei dos homens e não terás amigos. Isso não podes fazer, porque tenho um amigo nos céus que disse: “De maneira alguma te deixarei, jamais o abandonarei”.
4. A convicção de que é seguidor de uma bendita estirpe – v. 12
·      Quando você estiver sendo perseguido por causa da justiça e por causa de Cristo, saiba que você não está sozinho nesta arena, nesta fornalha, neste campo juncado de espinhos. Atrás de você marchou um glorioso exército de profetas de Deus. A perseguição é um sinal de genuinidade, um certificado de autenticidade cristã, “pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós”. Se somos perseguidos hoje pertencemos a uma nobre sucessão. Os ferimentos são como que medalhas de honra para o cristão. Jesus disse: Lc 6:26 “Ai de vós quando todos vos louvarem”.
·      Dietrich Bonhoeffer executado no campo de concentração nazista de Flossenburg por ordem de Heinrich Himmler, em abril de 1945, disse que o sofrimento é uma das características dos seguidores de Cristo.
·      Isso prova que você verdadeiro é uma pessoa salva. Isso prova que verdadeiramente você está acompanhado por uma nuvem de testemunhas da mais alta estirpe espiritual. Quando você é perseguido, isso significa que você pertence à linhagem dos profetas.

CONCLUSÃO:
Vejamos finalmente algumas considerações finais sobre essa bem-aventurança:

1. Precisamos considerar por quem sofremos?
Muitas pessoas sofrem por seus pecados, por sua luxúria, por seus prazeres, por seus bens materiais. Não deveríamos nós ter disposição para sofrer por Cristo? Se um homem é capaz de sofrer pelos seus pecados que o levam a morte, não deveríamos nós sofrer por Cristo que nos deu a vida?
2. Precisamos considerar que sofrer por Cristo é uma honra.
·      Os apóstolos depois de serem açoitados pelo sinédrio, saíram regozijando por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por causa de Cristo (At 5:41). Os discípulos aspiravam um reino temporal (At 1:6), mas Cristo lhes disse que eles seriam mártires a levarem seu testemunho até aos confins da terra. Sofrer por Cristo é mais honroso do que ter um reino sobre a terra.
3. Precisamos considerar o que Cristo suportou por nós.
Toda a vida de Cristo foi uma vida de sofrimento.
a) Você é pobre? Também Cristo foi. Ele não tinha onde reclinar a cabeça.
b) Você está cercado de inimigos? Também Cristo esteve. Pedro disse: (At 4:27).
c) Você tem sido traído pelos amigos? Também Cristo foi. “Judas tu trais o filho do homem com um beijo?” (Lc 22:48).
d) Você tem sido acusado injustamente? Também Cristo o foi: Acusaram Jesus de insurgir contra a lei, contra o templo, contra César. Acusaram-no de expulsar demônios pelo poder de Belzebu.
e) Você tem sido ultrajado com escárnio. Também Jesus o foi. Foi preso, espancado, cuspido, pregado na cruz.
4. Precisamos considerar que o nosso sofrimento aqui é leve e momentâneo quando visto à luz da recompensa eterna.
Paulo diz que a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória. Somos bem-aventurados!
5. Precisamos ter a convicção que a perseguição e o sofrimento jamais poderão nos separar do amor de Deus.
Paulo proclama em Romanos 8:35-39: “Quem nos separará do amor de Cristo, será tribulação…?”.


Contato com o Pr. Nilton Jorge
Telefone: (55) 22 998746712 Whatsapp

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