sexta-feira, 5 de abril de 2019

MISERICÓRDIA PARA SER PURO DE CORAÇÃO (Série "As bem Aventuranças")


TEXTO: Mateus 5.7,8
INTRODUÇÃO:
1. As quatro primeiras bem-aventuranças tratam da nossa relação diante de Deus. Esta fala da nossa ação diante dos homens. As primeiras tratam da questão do ser, esta progride para a questão do fazer.
2. No Cristianismo o ser vem antes do fazer. Quem é, faz. A fé sem obras é morta.
3. Vivemos num tempo em que a misericórdia parece ter desaparecido da terra. Os judeus eram tão cruéis quanto os romanos. Eram orgulhosos, egocêntricos, hipócritas e acusadores. Hoje, pensamos que se formos misericordiosos as pessoas vão nos explorar ou vão pular no nosso pescoço.
4. Se o misericordioso é abençoado, há uma maldição para aquele que não exerce misericórdia (Sl 109:6-16).

·      MISERICORDIOSOS - Grego: eleêmôn, piedoso, misericordioso, compassivo.
·      A palavra portuguesa misericórdia vem do latim mercês, mercedis, pagamento recompensa, que veio a ser associado a recompensas divinas ou atos de compaixão celeste.
·      No AT temos três palavras que devem ser consideradas:
1.    Hésed. Que aponta para a idéia de sede física da compaixão, e que leva o indivíduo a sentir e exprimir compaixão. Jeremias 3: 1. Quer dizer ter a capacidade de se colocar totalmente no lugar do outro de maneira que veja com seus olhos, pensa com sua mente e sente com seus sentimentos.
2.    Rhm. Uma raiz hebraica que descreve as atitudes de Deus em relação à miséria e desgraça de seu povo, ou seja, a compaixão que isto provoca nele. Um aumentativo plural desta raiz, rechamim, fala sobre a piedade, a compaixão, o amor e as emoções associadas Salmo 103: 4. Na verdade hésed rachamim são sinônimos virtuais.
3.    A raiz hebraica chn é usada para indicar a exibição de um favor, de alguém se mostrar gracioso um para com o outro. A forma substantiva desta raiz é chen, favor, sucesso, aceitação e fortuna. Essa palavra também aponta para a idéia de sentir compaixão, de poupar a pessoa favorecida, de não aplicar nenhum castigo a ela. Lamentações 3; 22.

I.              O QUE É SER UMA PESSOA MISERICORDIOSA 

1. O conceito bíblico de misericórdia. Misericórdia é lançar o coração na miséria do outro e estar pronto em qualquer tempo para aliviar a sua dor.
2. A fonte da misericórdia
A misericórdia não é uma virtude natural. Por natureza o homem é mau, cruel, insensível, egoísta, incapaz de exercer a misericórdia. Você precisa nascer de novo antes de ser misericordioso. Você precisa de um novo coração, antes de ter um coração misericordioso.

II.           RAZÕES PARA SERMOS MISERICORDIOSOS.

1.    Devemos ser misericordiosos porque pela prática da misericórdia nós resplandecemos o caráter de Deus que é misericordioso
·      (Lc 6:36). Deus se deleita na misericórdia (Mq 7:18). Quando você demonstra misericórdia você reflete Deus em sua vida.
2.    Devemos ser misericordiosos porque a demonstração de misericórdia é um sacrifício agradável a Deus
 (Hb 13:16). Quando você abre a mão para ajudar o necessitado é como se você tivesse orando e adorando a Deus. O anjo do Senhor disse a Cornélio: “Cornélio… as tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus” (At 10:4).

III.        AS RECOMPENSAS PROMETIDAS AOS MISERICORDIOSOS

1. Eles receberão de Deus o que deram aos outros. Eles manifestam aos outros misericórdia, e de Deus recebem misericórdia. Não são os homens que vão lhe recompensar com misericórdia, mas Deus. O misericordioso abre as torneiras celestiais sobre a sua cabeça. Ele abre os celeiros do céu para abastecer a sua própria alma. Ser misericordioso não é o meio de ser salvo, mas é o meio de demonstrar que se está salvo pela graça.
2. Eles serão recompensados nesta vida
a) Ele será abençoado em sua pessoa (Sl 41:1).
b) Ele será abençoado em seu nome (Sl 112:5-6).
c) Ele será abençoado em sua prosperidade (Pv 11:25).
d) Ele será abençoado em sua posteridade (Sl 37:26).
e) Ele será abençoado com vida longa (Sl 41:1-2).
3. Eles serão recompensados na vida por vir
Não são as nossas boas obras que nos levam ao céu, mas nós as levamos para o céu (Ap 14:13).
No dia do juízo Jesus dirá aos estiverem à sua direta: (Mt 25:34-40).
2ª Parte. V.8 è Os de limpo coração. A palavra que aqui se traduz como coração se refere ao intelecto capítulo 13: 15, a consciência I João 3: 20, o homem interior I Pedro 3: 4
A palavra grega para Limpos é kázaros refere-se a algo sem mistura, sem mescla, adulteração ou alienação.
O sentido bíblico da palavra pureza
a) Sentido comum da Palavra:
1) Era usada para designar a roupa suja que foi lavada;
2) Era usada para designar o trigo que tinha sido separado da sua palha. Com o mesmo significado era usado para um exército do qual se tinha eliminado os soldados descontentes ou medrosos;
3) Era usada para descrever o vinho ou leite que não havia sido adulterado mediante adição de água; algo sem mescla;
4) Era usado para o ouro puro sem escória.
b) O sentido bíblico da Palavra – A palavra “limpos” significa:
1) destituído de hipocrisia – Uma devoção não-dividida. Salmo 86:11: “Dispõe-me o coração para só temer o teu nome”. A nossa grande dificuldade é nosso coração dúplice. Uma parte do meu ser quer conhecer, adorar e agradar a Deus, mas uma outra porção quer algo diferente. Romanos 7:22-23. O coração limpo é o coração que não está dividido.
2) destituído de contaminação –sem mácula, puro, íntegro (Hb 12:14).
·      A pureza genuína provê uma experiência imediata e profunda da presença e do poder de Deus. Os puros verão a Deus.

I.              ONDE A PUREZA DEVE SER CULTIVADA.

1. Qual é o sentido bíblico de coração? O coração é tido como o centro da personalidade. Não indica meramente a sede dos afetos e das emoções. Nas Escrituras “coração” inclui mente, emoção e vontade. Fala do homem na sua totalidade. Jesus está falando que a pureza deve penetrar em todos os corredores da nossa vida: nossos pensamentos, emoções, motivações, desejos e vontade.
2. O coração é a fonte de todas as nossas dificuldades. (Mt 15:19). É um erro pensar que o mal está no meio ambiente. Adão caiu no paraíso, num ambiente perfeito Jr 17:9.
Algumas pessoas tratam com seus pecados como Joquebede tratou seu filho Moisés:
1) Escondem seus pecados num cesto betumado;
2) deixam por um momento seus pecados, mas ficam de olho neles;
3) buscam avidamente seus pecados para alimentá-los.
3. Porque a pureza deve ser principalmente no coração?
a) Porque a pureza exterior pode ser apenas aparente – Deus vê não a aparência, mas o coração. Jesus condenou a hipocrisia dos fariseus que mantinham uma santidade exterior, mas eram impuros por dentro. (Mt 23:25,27). Os fariseus eram bons apenas na aparência. (Mt 5:20).
b) Porque o coração é o lugar da morada de Deus – Deus habita no coração. Se o nosso corpo é o templo do Espírito, o coração é o santo dos santos. (Is 57:15; Ef 3:17).

II.           O QUE SIGNIFICA PUREZA DE CORAÇÃO

1. Os cinco tipos de pureza à luz da Bíblia 
1) Pureza primitiva – É o tipo de pureza que existe apenas em Deus.
2) Pureza criada – Esta é a criação de um ser puro, antes da Queda.
3) Pureza final – Esta é a categoria de glorificação. (1 Jo 3:2).
4) Pureza posicional – Esta é a pureza que temos agora, atribuída pela justiça de Cristo.
5) Pureza prática – Apenas Deus conhece a pureza primitiva. Apenas Deus pode conceder a pureza criada. Algum dia, Deus concederá a todos os santos a pureza máxima. Neste exato momento, todos os santos têm a pureza posicional. Mas agora somos desafiados por Deus: (2 Co 7:1).
2. Razão para termos um coração puro. Porque esta é uma ordem de Deus – “Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pe 1:16). (1 Ts 4:3). Pode não ser a expressa vontade de Deus que você seja rico, mas é a clara vontade de Deus que você seja santo. (Sl 119:9).

III.        A GLORIOSA RECOMPENSA DE SE TER UM CORAÇÃO PURO: VERÃO A DEUS.

1. Eles verão a Deus nesta vida e na vida porvir
2. Excelências da nossa visão de Deus no céu 
1) Nossa visão de Deus no céu será visão transparente – (1 Co 13:12).
2) Nossa visão de Deus na glória será uma visão transcendente – (1 Co 2:9).
3) Nossa visão de Deus será uma visão transformadora – (1 Jo 3:2). Os remidos serão transformados na glória. Nós somos co-participantes da natureza divina.
4) Nossa visão de Deus será uma visão de profunda alegria – (At 2:28).
5) Nossa visão de Deus não será apenas uma visão gloriosa, mas uma fruição bendita – (Mt 25:21). Na presença de Deus tem plenitude de alegria (Sl 16:11). Coloque o mundo inteiro em seu coração, e ele continuará vazio. Mas Deus satisfaz. Quando você ver o Senhor na sua glória, os encantos da terra perdem o seu encanto. Só Deus satisfaz.

Contatos com o Pr. Nilton Jorge
Telefone (55) 22 998746712 Whatsapp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.