Mt 6:10
INTRODUÇÃO:
· VENHA AO TEU REINO Mt 4:17. Esta expressão esta
empregada exclusivamente por Mateus 31 vezes em seu Evangelho. Mateus emprega
cinco vezes a expressão reino de Deus,
que é a única que usam os outros evangelistas.
· O uso da palavra céu em lugar do nome Deus
responde ao costume dos judeus do tempo de Jesus de não dizer o nome sagrado.
Empregavam a expressão nome do céu
em lugar de nome de Deus; temor do céu por temor de Deus; honra do céu por honra de Deus, etc..
· O reino dos céus ou reino de Deus era o tema do
ensino de Jesus Lc 4:43; 8:1.
· Muitas de suas parábolas começam com as
palavras o reino dos céus é
semelhante a
· Ensinava a seus discípulos a que orassem
pela vinda do reino. Seu Evangelho era a boa nova do reino. Seus discípulos
eram os filhos do reino. O Pai se
comprazia em dar-lhes o reino, que tinham de herdar.
· Nesta vida, os cristãos devem dar-lhe ao
reino o lugar supremo em seus afetos e devem convertê-lo na mais importante
meta da vida Mt 6:33. Quando Jesus
enviou os doze, mandou-os que pregassem o reino de Deus.
João proclamou a
iminência do estabelecimento do reino dos céus. Jesus também declarou que o
reino se tinha chegado e instruiu seus discípulos, quando os enviou a pregar,
que levassem a mesma mensagem.
O reino dos céus se estabeleceu na
primeira vinda de Cristo. Jesus mesmo era o Rei, e os que acreditavam Nele eram
seus súditos. O território desse reino era o coração e a vida dos súditos.
Evidentemente a mensagem de Jesus se referia ao reino da graça divina.
ð Mas, como Jesus mesmo indicou claramente, o reino
da graça antecedia ao reino da glória.
ü Com respeito a este último, os discípulos
perguntaram no dia da ascensão: At 1:6 Senhor restaurarás o reino a Israel neste
tempo? O reino da graça tinha se estabelecido nos dias de Cristo, mas o reino da glória estava no futuro. Mt 25:31 Só quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos seus santos anjos
com ele, então se sentará em seu trono de glória.
1.
O REINO DA GRAÇA
Jo 1:14 O Verbo Se fez
carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do
Pai, cheio de graça e de verdade.
ü O Reino de Deus Está Próximo.
Veio Jesus para
Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: Mc 1:14 e 15 O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos,
e crede no evangelho.
ð A vinda do Messias anunciara-se
primeiramente na Judéia. No templo de Jerusalém, fora predito a Zacarias o
nascimento do precursor, enquanto aquele ministrava perante o altar. Nas
montanhas de Belém, os anjos proclamaram o nascimento de Jesus. Os magos foram
a Jerusalém em busca Dele. Simeão e Ana testificaram no templo de Sua
divindade. Jerusalém e toda a Judéia ouviram a pregação de João Batista; e os
emissários do Sinédrio, juntamente com a multidão, escutaram seu testemunho
quanto a Jesus.
ð Houvessem os guias de Israel recebido a
Cristo, e Ele os teria honrado como mensageiros Seus para levar o evangelho ao
mundo. Foi-lhes dada, primeiramente a eles, a oportunidade de se tornarem
arautos do reino e da graça de Deus. Mas Israel não conheceu o tempo de
sua visitação. Os ciúmes e desconfianças dos chefes judaicos maturaram em ódio
aberto, e o coração do povo se desviou de Jesus.
ð O Sinédrio rejeitara a mensagem de Cristo, e
intentava matá-Lo; portanto, Jesus
partiu de Jerusalém, afastou-Se dos sacerdotes, do templo, dos guias
religiosos, do povo que fora instruído na lei, e voltou-Se para outra classe,
para proclamar Sua mensagem, e remir os que haviam de levar o evangelho a todas
as nações.
ð Freqüentemente se tem repetido a história da
retirada de Cristo da Judéia.
ð O povo da Galiléia era desprezado pelos
rabis de Jerusalém como rústico e ignorante; apresentava, todavia, campo mais
favorável à obra do Salvador. A província era nesse tempo, habitada por
numerosa população, com muito maior mistura de gente de outras nações do que se
encontrava na Judéia.
Ao viajar Jesus pela
Galiléia ensinando e curando, multidões a Ele se juntavam das cidades e vilas. O Céu baixara aos homens.
ü Mc 1:15 O tempo está cumprido, e o reino de Deus
está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Assim a mensagem era anunciada pelo
próprio Salvador, baseava-se nas profecias.
ü O tempo
que declarava estar cumprido era o período de que o anjo Gabriel falara a
Daniel. Setenta semanas, Dn 9:24 dissera o anjo, estão determinadas sobre o teu povo, e sobre
a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, para
expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e
para ungir o Santo dos santos.
ü Um dia, profeticamente, representa um ano. Nm 14:34. Ez 4:6. As setenta semanas,
ou quatrocentos e noventa dias, representam quatrocentos e noventa anos. É dado
um ponto de partida para esse período Dn
9:25: Sabe e entende:desde a saída da
ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe,
sete semanas, e sessenta e duas semanas. Sessenta e nove semanas, ou
quatrocentos e oitenta e três anos. A ordem para restaurar e edificar
Jerusalém, confirmada pelo decreto de Artaxerxes Longímano. Ed 6:14; 7:1 entrou em vigor no outono
de 457 a.C. Daí, quatrocentos e oitenta e três anos estendem-se ao outono de 27
d.C. Segundo predição dos profetas, esse período devia chegar ao Messias, o
Ungido. No ano 27, Jesus recebeu, em Seu batismo, a unção do Espírito Santo, e
pouco depois começou Seu ministério. Foi então proclamada à mensagem: O tempo está cumprido.
ü Como a mensagem do primeiro advento de Cristo
anunciava o reino de Sua graça, assim a de Sua segunda vinda anuncia o reino de
Sua glória. E a segunda, como a
primeira mensagem, acha-se baseada nas profecias. As palavras do anjo a Daniel, com relação aos últimos dias,
deviam ser compreendidas no tempo do fim. Dn
12:4 e 10 Há esse tempo, muitos
correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. Os ímpios
procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.
O próprio Salvador deu sinais de Sua vinda, e diz: Lc 21:31 34 e 36 Quando
virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. E olhai
por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de
embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
Vigiai, pois em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de
evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do
Filho do homem.
ü É chegado o tempo do fim, as visões dos
profetas acham-se reveladas, e suas solenes advertências nos mostram a vinda de
nosso Senhor em glória como próxima, às portas.
I Tss 5:4 a 6 Mas vós, irmãos, já
não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque
todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das
trevas. Se bem que não saibamos a hora da volta de nosso Senhor, podemos
conhecer quando está perto. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e
sejamos sóbrios.
2.
O REINO DE DEUS E A VONTADE DE
DEUS.
Venha a
teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na terra como no Céu.
ü Jesus falava do Reino de três maneiras diferentes:
1. Falava do Reino como já existente no passado. Dizia que Abraão, Isaac e Jacó,
e todos os profetas pertenciam ao Reino Lc
13:28 Lá haverá choro e ranger de
dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus,
e vós, porém, lançados fora Mt 8:11 Mas eu vos digo que virão muitos do oriente e do ocidente e se
assentarão a mesa, no Reino dos Céus, com Abraão, Isaac e Jacó. Está claro
que o Reino se remonta ao longo de tempo e na História.
2. Jesus falava do Reino como presente: Lc 17:21 O Reino de Deus está
no meio de vos. O Reino de Deus é uma realidade presente aqui e agora.
3. E falava do Reino de Deus como futuro, porque Ele ensinou a orar pela
vinda do Reino nesta Sua própria oração. Como pode ser o Reino passado, presente e futuro a uma só vez? Como
pode ser o Reino ao mesmo tempo algo que existiu, que existe e cuja vinda
estamos obrigados a pedir?
ð Qualquer pessoa que em qualquer
momento da História fizer perfeitamente a vontade de Deus, estará no Reino.
ð Estar no Reino é obedecer a
vontade de Deus. O Reino é, de fato, o mais pessoal do mundo. O Reino demanda a
submissão de minha vontade, meu coração, minha vida. O Reino vem só quando cada um de nos faz sua própria e pessoal
decisão e submissão.
COMO ORAR DIZENDO FAÇA A SUA
VONTADE?
1. Se pode dizer faça a tua
vontade com um tom de resignação derrotada, não porque
se quer dizer, mas porque se tem aceitado o fato de que não se pode dizer outra
coisa; pode-se dizer por que se tem aceitado o fato de que Deus é demasiado
poderoso, e é inútil darmos cabeçadas contra as muralhas do universo.
Uma pessoa pode aceitar a vontade de Deus pela simples razão de que se
dá conta que não pode fazer outra coisa.
2. Pode dizer faça tua vontade
com um tom de amargo ressentimento. Beethoven estava só quando
morreu; e se diz que quando encontraram seu corpo tinha os lábios inchados com
expressão de raiva e os punhos fechados ameaçando a Deus e ao Céu. Pode ser que
considere Deus seu inimigo, porém é um inimigo tão forte que é impossível
resistir-lhe. Portanto, pode ser que se aceite a vontade de Deus, porém com um
ressentimento amargo e uma raiva difícil mente contida.
3. Se pode dizer faça a tua
vontade com perfeito amor e confiança. Pode-se dizer feliz e
voluntariamente, seja qual seja esta vontade. Deveria ser fácil para um cristão
dizer assim faça a tua vontade;
porque o cristão pode estar absolutamente seguro de duas coisas acerca de
Deus.
3.1. Pode estar seguro da sabedoria de Deus. Algumas
vezes, quando queremos edificar, alterar ou reparar algo, consultamos a um
técnico. Que faz algumas sugestões, e muitas vezes acabamos dizendo: Bem, pois
faça como lhe parece. Você é quem conhece. Deus é o especialista da vida, e Sua
direção não nos desapontará nunca.
3.2. Pode estar seguro do amor de Deus. Nós cristãos
não cremos em um deus caprichoso e vingativo, nem num fatalismo cego e cruel.
E como dizia Paulo: Rm 8:32 Quem não poupou seu próprio Filho e o
entregou a todos nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com Ele. Não se pode
olhar a Cruz e seguir duvidando do amor de Deus; e quando se está seguro do
amor de Deus, é fácil dizer: Seja feita a Tua vontade.
3.
O REINO DE DEUS COMPETE EM
TRABALHO E ORAÇÃO.
Mt 24:14 E será pregado
este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações.
Então, virá o fim.
ð Jesus nos diz
no Sermão do Monte para orarmos pela vinda do reino. Mas em outros lugares nos
diz que devemos fazer mais do que orar. Os cristãos devem ser ativos em preparar
o caminho para o reino. É disso que tratam parábolas como à dos
talentos.
ð Ora, é
verdade que o reino de Deus encontra suas raízes no coração humano convertido.
Mas também é verdade que o que está no coração flui para a vida. Isso acontece tanto no reino de Deus
quanto no reino de Satanás.
ð Em conseqüência
disso, os cristãos farão mais do que apenas orar pelo reino. Eles trabalharão
ativamente, no poder do Espírito Santo, para disseminar o reino aqui na Terra e
preparar o caminho para a vinda da plenitude do reino nas nuvens do céu.
ð Quando
vivemos os princípios cristãos, estamos expandindo as fronteiras do reino e
fazendo recuar as fronteiras do reino das trevas.
Mt 6:10 Faça-se a Tua vontade, assim na Terra como no
Céu.
·
Qual é a
vontade de Deus que precisa ser feita? No contexto do Sermão do Monte
é, sem dúvida, fazer ou seguir as
recomendações do próprio sermão. Assim sendo, faça-se a Tua vontade significa ponha-se em prática o Teu Sermão
do Monte. E a vontade do Sermão do Monte, em Mateus 5 e 6, é que os cristãos:
1) Pratiquem as bem-aventuranças Mateus 5:2 a 12, por exemplo, sendo
humildes de espírito, mansos, misericordiosos, pacificadores e assim por
diante;
2) Sejam testemunhas de Deus como sal e luz,
tanto na vida diária como em sua consciente esfera de ação evangelística (Mateus 13 a 16);
3) Vivam a largura e a profundidade plenas
da lei, chegando mesmo ao ponto de, como o Pai, ter maduro ou perfeito
amor por seus inimigos (Mateus 17 a 48);
4) Sejam inteiramente sinceros em seus
atos de devoção ao servir a Deus com um só propósito e se relacionem
com Ele como Pai (Mateus 6:1 a 10).
· Fazer a vontade Deus é seguir
os ensinamentos de Jesus, todos eles. Os que podem orar venha o Teu reino, devem certamente desejar
viver a vida do reino aqui na Terra. Assim sendo, a segunda petição em Mateus 6:10 flui diretamente da
primeira. Fazer a vontade de Deus é a principal ocupação dos cidadãos do reino,
tanto em sua existência presente como no reino ainda por vir.
· Quando dissermos: Venha o teu reino, será bom
enfatizarmos a palavra venha. Parece mais fácil dizer: Que se espalhe o teu
reino. Pois não é difícil orar pela conversão do povo e dar ofertas para
missões. O difícil é encarar honestamente os próprios pecados, arrepender-se e
mudar de vida.
· Há um verso das Escrituras que me
perturba muito. Eu tenho gozado do abençoado privilégio de pregar a muitas
pessoas. Tenho falado em várias das maiores igrejas do Estado. Nas
conferências, todas as noites, o auditório tem ficado repleto. Há, porém uma
coisa que é mais difícil que pregar. O apóstolo Paulo falou disso: I Co 9:27 Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo
pregado a outros não venha eu mesmo ser desqualificado. Se o maior pregador
cristão de todos os tempos corria o risco de se tornar desqualificado, quanto
mais nós!
· É mais fácil para nós falarmos
acerca dos pecados do mundo, da corrupção política, dos males da bebida, da
literatura e dos filmes pornográficos, dos inferninhos da cidade, ou dos
incrédulos da China. Mas antes de podermos orar pelos lugares onde não há o
reino de Deus, temos que tê-lo em nós mesmos.
· Jonathan Edwards, um dos mais poderosos pregadores da América, sabia disto. Ele afirmou
certa vez: Quando vou pregar, tenho dois objetivos em mente. Primeiro cada
ouvinte deve entregar o coração a Jesus. Segundo, independentemente das
decisões dos outros, eu entregarei minha vida a Ele.
· Orar Faça-se a Tua vontade é o mesmo que alistar-se num exército para
combater na guerra.
· Em 1872, William Carey pregou um
sermão baseado no texto:Alarga o espaço
da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, não o impeças; alonga as
tuas cordas e firma bem as tuas estacas (Isaías 54:2). Foi uma das
mensagens mais eloquentes que alguém já pregou, pois dela resultou a criação da
Sociedade Batista Missionária, cuja história não caberia em cem livros. Naquele
sermão, Carey disse sua famosa frase: Espere grandes coisas de Deus; realize
grandes coisas para Deus.
· O importante, porém, é que ele
não se contentou em apenas pregar sobre missões; ele abandonou tudo e foi para
a Índia como missionário. Ele realmente orou:Assim na Terra como no Céu. E, para ele, aquilo significava a Terra
toda, pois dedicou a vida a ver sua própria oração respondida.
· Mt 24:14 Este evangelho do reino será pregado em todo
o mundo, em testemunho a todas as gentes. Seu reino não virá enquanto as boas novas de Sua
graça não houverem sido levadas a toda a Terra. Assim, quando nos entregamos a
Deus, e ganhamos outras almas para Ele, apressamos a vinda de Seu reino.
Unicamente aqueles que se consagram a Seu serviço, dizendo: Eis-me aqui, envia-me a mim, para abrir
os olhos cegos, para desviar homens das
trevas... À luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão
dos pecados e sorte entre os santificados, unicamente eles oram: Venha o Teu reino.
· A
petição:Seja feita a Tua vontade, tanto na Terra como no Céu.Mateus 6:10
é uma oração para que o reino do mal termine na Terra, o pecado seja para
sempre destruído, e o reino da justiça se venha a estabelecer. Então, na Terra
como no Céu se cumprirá todo o desejo da Sua bondade (II Tessalonicenses 1:11).
Pr. Nilton Jorge
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