segunda-feira, 15 de abril de 2019

O REINO DE DEUS E SUA VONTADE (Série "O sermão da Montanha")


Mt 6:10
INTRODUÇÃO:

·      VENHA AO TEU REINO Mt 4:17. Esta expressão esta empregada exclusivamente por Mateus 31 vezes em seu Evangelho. Mateus emprega cinco vezes a expressão reino de Deus, que é a única que usam os outros evangelistas.
·      O uso da palavra céu em lugar do nome Deus responde ao costume dos judeus do tempo de Jesus de não dizer o nome sagrado. Empregavam a expressão nome do céu em lugar de nome de Deus; temor do céu por temor de Deus; honra do céu por honra de Deus, etc..
·      O reino dos céus ou reino de Deus era o tema do ensino de Jesus Lc 4:43; 8:1.
·      Muitas de suas parábolas começam com as palavras o reino dos céus é semelhante a
·      Ensinava a seus discípulos a que orassem pela vinda do reino. Seu Evangelho era a boa nova do reino. Seus discípulos eram os filhos do reino. O Pai se comprazia em dar-lhes o reino, que tinham de herdar.
·      Nesta vida, os cristãos devem dar-lhe ao reino o lugar supremo em seus afetos e devem convertê-lo na mais importante meta da vida Mt 6:33. Quando Jesus enviou os doze, mandou-os que pregassem o reino de Deus. 
João proclamou a iminência do estabelecimento do reino dos céus. Jesus também declarou que o reino se tinha chegado e instruiu seus discípulos, quando os enviou a pregar, que levassem a mesma mensagem. 
O reino dos céus se estabeleceu na primeira vinda de Cristo. Jesus mesmo era o Rei, e os que acreditavam Nele eram seus súditos. O território desse reino era o coração e a vida dos súditos. Evidentemente a mensagem de Jesus se referia ao reino da graça divina.
ð Mas, como Jesus mesmo indicou claramente, o reino da graça antecedia ao reino da glória.
ü Com respeito a este último, os discípulos perguntaram no dia da ascensão: At 1:6 Senhor restaurarás o reino a Israel neste tempo? O reino da graça tinha se estabelecido nos dias de Cristo, mas o reino da glória estava no futuro. Mt 25:31 quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos seus santos anjos com ele, então se sentará em seu trono de glória. 

1.             O REINO DA GRAÇA

Jo 1:14 O Verbo Se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.  
ü O Reino de Deus Está Próximo.
Veio Jesus para Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: Mc 1:14 e 15 O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho
ð A vinda do Messias anunciara-se primeiramente na Judéia. No templo de Jerusalém, fora predito a Zacarias o nascimento do precursor, enquanto aquele ministrava perante o altar. Nas montanhas de Belém, os anjos proclamaram o nascimento de Jesus. Os magos foram a Jerusalém em busca Dele. Simeão e Ana testificaram no templo de Sua divindade. Jerusalém e toda a Judéia ouviram a pregação de João Batista; e os emissários do Sinédrio, juntamente com a multidão, escutaram seu testemunho quanto a Jesus.
ð Houvessem os guias de Israel recebido a Cristo, e Ele os teria honrado como mensageiros Seus para levar o evangelho ao mundo. Foi-lhes dada, primeiramente a eles, a oportunidade de se tornarem arautos do reino e da graça de Deus. Mas Israel não conheceu o tempo de sua visitação. Os ciúmes e desconfianças dos chefes judaicos maturaram em ódio aberto, e o coração do povo se desviou de Jesus. 
ð O Sinédrio rejeitara a mensagem de Cristo, e intentava matá-Lo; portanto, Jesus partiu de Jerusalém, afastou-Se dos sacerdotes, do templo, dos guias religiosos, do povo que fora instruído na lei, e voltou-Se para outra classe, para proclamar Sua mensagem, e remir os que haviam de levar o evangelho a todas as nações. 
ð Freqüentemente se tem repetido a história da retirada de Cristo da Judéia.

ð O povo da Galiléia era desprezado pelos rabis de Jerusalém como rústico e ignorante; apresentava, todavia, campo mais favorável à obra do Salvador. A província era nesse tempo, habitada por numerosa população, com muito maior mistura de gente de outras nações do que se encontrava na Judéia. 
Ao viajar Jesus pela Galiléia ensinando e curando, multidões a Ele se juntavam das cidades e vilas. O Céu baixara aos homens.
ü Mc 1:15 O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Assim a mensagem era anunciada pelo próprio Salvador, baseava-se nas profecias.
ü O tempo que declarava estar cumprido era o período de que o anjo Gabriel falara a Daniel. Setenta semanas, Dn 9:24 dissera o anjo, estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santo dos santos.
ü Um dia, profeticamente, representa um ano. Nm 14:34. Ez 4:6. As setenta semanas, ou quatrocentos e noventa dias, representam quatrocentos e noventa anos. É dado um ponto de partida para esse período Dn 9:25: Sabe e entende:desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas, e sessenta e duas semanas. Sessenta e nove semanas, ou quatrocentos e oitenta e três anos. A ordem para restaurar e edificar Jerusalém, confirmada pelo decreto de Artaxerxes Longímano. Ed 6:14; 7:1 entrou em vigor no outono de 457 a.C. Daí, quatrocentos e oitenta e três anos estendem-se ao outono de 27 d.C. Segundo predição dos profetas, esse período devia chegar ao Messias, o Ungido. No ano 27, Jesus recebeu, em Seu batismo, a unção do Espírito Santo, e pouco depois começou Seu ministério. Foi então proclamada à mensagem: O tempo está cumprido. 
ü Como a mensagem do primeiro advento de Cristo anunciava o reino de Sua graça, assim a de Sua segunda vinda anuncia o reino de Sua glória. E a segunda, como a primeira mensagem, acha-se baseada nas profecias. As palavras do anjo a Daniel, com relação aos últimos dias, deviam ser compreendidas no tempo do fim. Dn 12:4 e 10 Há esse tempo, muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. Os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão. O próprio Salvador deu sinais de Sua vinda, e diz: Lc 21:31 34 e 36 Quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Vigiai, pois em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.
ü É chegado o tempo do fim, as visões dos profetas acham-se reveladas, e suas solenes advertências nos mostram a vinda de nosso Senhor em glória como próxima, às portas. 
I Tss 5:4 a 6 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Se bem que não saibamos a hora da volta de nosso Senhor, podemos conhecer quando está perto. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios.

2.             O REINO DE DEUS E A VONTADE DE DEUS.

Venha a teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na terra como no Céu.
ü Jesus falava do Reino de três maneiras diferentes:

1.    Falava do Reino como já existente no passado. Dizia que Abraão, Isaac e Jacó, e todos os profetas pertenciam ao Reino Lc 13:28 Lá haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, lançados fora  Mt 8:11 Mas eu vos digo que virão muitos do oriente e do ocidente e se assentarão a mesa, no Reino dos Céus, com Abraão, Isaac e Jacó. Está claro que o Reino se remonta ao longo de tempo e na História.
2.    Jesus falava do Reino como presente: Lc 17:21 O Reino de Deus está no meio de vos. O Reino de Deus é uma realidade presente aqui e agora.
3.    E falava do Reino de Deus como futuro, porque Ele ensinou a orar pela vinda do Reino nesta Sua própria oração. Como pode ser o Reino passado, presente e futuro a uma só vez? Como pode ser o Reino ao mesmo tempo algo que existiu, que existe e cuja vinda estamos obrigados a pedir?
ð Qualquer pessoa que em qualquer momento da História fizer perfeitamente a vontade de Deus, estará no Reino.
ð Estar no Reino é obedecer a vontade de Deus. O Reino é, de fato, o mais pessoal do mundo. O Reino demanda a submissão de minha vontade, meu coração, minha vida. O Reino vem só quando cada um de nos faz sua própria e pessoal decisão e submissão.

COMO ORAR DIZENDO FAÇA A SUA VONTADE?

1. Se pode dizer faça a tua vontade com um tom de resignação derrotada, não porque se quer dizer, mas porque se tem aceitado o fato de que não se pode dizer outra coisa; pode-se dizer por que se tem aceitado o fato de que Deus é demasiado poderoso, e é inútil darmos cabeçadas contra as muralhas do universo.
Uma pessoa pode aceitar a vontade de Deus pela simples razão de que se dá conta que não pode fazer outra coisa.
2. Pode dizer faça tua vontade com um tom de amargo ressentimento. Beethoven estava só quando morreu; e se diz que quando encontraram seu corpo tinha os lábios inchados com expressão de raiva e os punhos fechados ameaçando a Deus e ao Céu. Pode ser que considere Deus seu inimigo, porém é um inimigo tão forte que é impossível resistir-lhe. Portanto, pode ser que se aceite a vontade de Deus, porém com um ressentimento amargo e uma raiva difícil mente contida.
3. Se pode dizer faça a tua vontade com perfeito amor e confiança. Pode-se dizer feliz e voluntariamente, seja qual seja esta vontade. Deveria ser fácil para um cristão dizer assim faça a tua vontade; porque o cristão pode estar absolu­tamente seguro de duas coisas acerca de Deus.
3.1. Pode estar seguro da sabedoria de Deus. Algumas vezes, quando queremos edificar, alterar ou reparar algo, consultamos a um técnico. Que faz algumas sugestões, e muitas vezes acabamos dizendo: Bem, pois faça como lhe parece. Você é quem conhece. Deus é o especialista da vida, e Sua direção não nos desapontará nunca.
3.2. Pode estar seguro do amor de Deus. Nós cristãos não cremos em um deus caprichoso e vingativo, nem num fatalismo cego e cruel.
E como dizia Paulo: Rm 8:32 Quem não poupou seu próprio Filho e o entregou a todos nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com Ele. Não se pode olhar a Cruz e seguir duvidando do amor de Deus; e quando se está seguro do amor de Deus, é fácil dizer: Seja feita a Tua vontade.

3.             O REINO DE DEUS COMPETE EM TRABALHO E ORAÇÃO.

Mt 24:14 E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.
ð Jesus nos diz no Sermão do Monte para orarmos pela vinda do reino. Mas em outros lugares nos diz que devemos fazer mais do que orar. Os cristãos devem ser ativos em preparar o caminho para o reino. É disso que tratam parábolas como à dos talentos.
ð Ora, é verdade que o reino de Deus encontra suas raízes no cora­ção humano convertido. Mas também é verdade que o que está no co­ração flui para a vida. Isso acontece tanto no reino de Deus quanto no reino de Satanás.
ð Em conseqüência disso, os cristãos farão mais do que apenas orar pelo reino. Eles trabalharão ativamente, no poder do Espírito Santo, para disseminar o reino aqui na Terra e preparar o caminho para a vin­da da plenitude do reino nas nuvens do céu.
ð Quando vivemos os princípios cristãos, estamos expandindo as fronteiras do reino e fazen­do recuar as fronteiras do reino das trevas.

Mt 6:10 Faça-se a Tua vontade, assim na Terra como no Céu.
·      Qual é a vontade de Deus que precisa ser feita? No contexto do Sermão do Monte é, sem dúvida, fazer ou seguir as recomendações do próprio sermão. Assim sendo, faça-se a Tua vontade significa ponha-­se em prática o Teu Sermão do Monte. E a vontade do Sermão do Monte, em Mateus 5 e 6, é que os cristãos:
1) Pratiquem as bem-aventu­ranças Mateus 5:2 a 12, por exemplo, sendo humildes de espírito, mansos, mi­sericordiosos, pacificadores e assim por diante;
2) Sejam testemunhas de Deus como sal e luz, tanto na vida diária como em sua consciente es­fera de ação evangelística (Mateus 13 a 16);
3) Vivam a largura e a pro­fundidade plenas da lei, chegando mesmo ao ponto de, como o Pai, ter maduro ou perfeito amor por seus inimigos (Mateus 17 a 48);
4) Se­jam inteiramente sinceros em seus atos de devoção ao servir a Deus com um só propósito e se relacionem com Ele como Pai (Mateus 6:1 a 10).

·      Fazer a vontade Deus é seguir os ensinamentos de Jesus, todos eles. Os que podem orar venha o Teu reino, devem certamente de­sejar viver a vida do reino aqui na Terra. Assim sendo, a segunda peti­ção em Mateus 6:10 flui diretamente da primeira. Fazer a vontade de Deus é a principal ocupação dos cidadãos do reino, tanto em sua exis­tência presente como no reino ainda por vir.
·      Quando dissermos: Venha o teu reino, será bom enfatizarmos a palavra venha. Parece mais fácil dizer: Que se espalhe o teu reino. Pois não é difícil orar pela conversão do povo e dar ofertas para missões. O difícil é encarar honestamente os próprios pecados, arrepender-se e mudar de vida.
·      Há um verso das Escrituras que me perturba muito. Eu tenho gozado do abençoado privilégio de pregar a muitas pessoas. Tenho falado em várias das maiores igrejas do Estado. Nas conferências, todas as noites, o auditório tem ficado repleto. Há, porém uma coisa que é mais difícil que pregar. O apóstolo Paulo falou disso: I Co 9:27 Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros não venha eu mesmo ser desqualificado. Se o maior pregador cristão de todos os tempos corria o risco de se tornar desqualificado, quanto mais nós!
·      É mais fácil para nós falarmos acerca dos pecados do mundo, da corrupção política, dos males da bebida, da literatura e dos filmes pornográficos, dos inferninhos da cidade, ou dos incrédulos da China. Mas antes de podermos orar pelos lugares onde não há o reino de Deus, temos que tê-lo em nós mesmos.
·      Jonathan Edwards, um dos mais poderosos pregadores da América, sabia disto. Ele afirmou certa vez: Quando vou pregar, tenho dois objetivos em mente. Primeiro cada ouvinte deve entregar o coração a Jesus. Segundo, independentemente das decisões dos outros, eu entregarei minha vida a Ele.

·      Orar Faça-se a Tua vontade é o mesmo que alistar-se num exército para combater na guerra.
·      Em 1872, William Carey pregou um sermão baseado no texto:Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas (Isaías 54:2). Foi uma das mensagens mais eloquentes que alguém já pregou, pois dela resultou a criação da Sociedade Batista Missionária, cuja história não caberia em cem livros. Naquele sermão, Carey disse sua famosa frase: Espere grandes coisas de Deus; realize grandes coisas para Deus.
·      O importante, porém, é que ele não se contentou em apenas pregar sobre missões; ele abandonou tudo e foi para a Índia como missionário. Ele realmente orou:Assim na Terra como no Céu. E, para ele, aquilo significava a Terra toda, pois dedicou a vida a ver sua própria oração respondida.

·      Mt 24:14 Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes. Seu reino não virá enquanto as boas novas de Sua graça não houverem sido levadas a toda a Terra. Assim, quando nos entregamos a Deus, e ganhamos outras almas para Ele, apressamos a vinda de Seu reino. Unicamente aqueles que se consagram a Seu serviço, dizendo: Eis-me aqui, envia-me a mim, para abrir os olhos cegos, para desviar homens das trevas... À luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados, unicamente eles oram: Venha o Teu reino. 

·      A petição:Seja feita a Tua vontade, tanto na Terra como no Céu.Mateus 6:10 é uma oração para que o reino do mal termine na Terra, o pecado seja para sempre destruído, e o reino da justiça se venha a estabelecer. Então, na Terra como no Céu se cumprirá todo o desejo da Sua bondade (II Tessalonicenses 1:11).

Pr. Nilton Jorge


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