terça-feira, 26 de junho de 2018

ORAÇÃO COMO ESTILO DE VIDA


Ef 6:18
INTRODUÇÃO:

·      Aprendendo a buscar pela motivação correta:
1-   Pelo que Ele é (Adoração)
2-   Pelas suas necessidades (suplicas)
3-   Pela necessidade do próximo (intercessão)

·      Os maiores homens, o foram por causa da oração.
Desconhecido: Se não buscarmos à Deus logo pela manhã, dificilmente o encontraremos no restante do dia.
John Bunyan disse: Eu posso fazer mais que orar, depois de ter orado, mas eu não posso fazer mais que orar, até que tenha orado!
Hans Von Staden disse: Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas, quando oramos, colhemos os frutos do trabalho de Deus.
Willian Law disse: Não há nada que nos faça amar tanto uma pessoa, quanto orar por ela.
Hudson Taylor: Quando trabalhamos, nós trabalhamos, quando oramos, Deus trabalha.
Charlies Spurgeon: Eu preferiria ensinar um homem a orar, do que 10 homens a pregar.
Samuel Chadwick: A maior preocupação do diabo é afastar os cristãos da oração. Ele não teme os estudos, nem o trabalho e nem a religião daqueles que não oram. Ele ri de nossa labuta, zomba de nossa sabedoria, mas treme quando nós oramos.
Charlies Muller: Nunca pedi coisa alguma em oração sem um dia, afinal, recebe-la de alguma maneira, de alguma forma.
John Bunyan: Na oração, é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração.
Agostinho de Hipona: A oração é o encontro da sede de Deus e da sede do homem.
Martinho Lutero: A oração é o antidoto para todas as nossas aflições
John Bunyan: A oração fará o homem parar de pecar, ou o pecado o seduzirá a parar de orar.
Robert Murrey: O que o homem é, é sobre seus joelhos diante de Deus, e nada mais.
Charles Spurgeon: Que seu molho de lã fique na eira da suplica até que seja molhado pelo orvalho do céu.

·      A maioria dos comentaristas e expositores, concordam que os soldados romanos tinham 7 peças em sua armaduras, no entanto, a armadura na qual Paulo se refere, estava incompleta, deixando de mencionar: a lança do soldado romano.
·      Se Paulo nos ordenou revestir de toda a armadura de Deus porque aparentemente estava faltando uma peça? Porque a lança era uma parte estratégica do armamento de um soldado romano.
·      Então concluímos que: a lança faz parte desse conjunto de equipamentos espirituais, ela se encontra em Ef 6:18.
ð  Quando você empunha a lança da oração e da súplica essa ferramenta da oração poderosa é empurrada adiante na dimensão do espírito contra as obras do inimigo.
·      Existem vários tipos de lanças no exercito romano: variavam em tamanho, forma e cumprimento: Lanças curtas, longas, dentadas de múltiplas lâminas, pontiagudas e até lanças cegas. Ex: Macedônios que usavam as mais longas 7 metros de cumprimentos.

a)   VÁRIOS TIPOS DE ORAÇÃO. Paulo está imaginando toda série de lanças e arpões, quando ele chega a questão da oração. A expressão “Com toda oração e súplica”, tem sua raiz na palavra grega “Proseuches” que significa: Orando com todos os tipos de oração disponível!
b)   DEUS DISPONIBILIZOU VÁRIOS TIPOS DE ORAÇÃO A NÓS, A FIM DE ATENDERMOS A PROPÓSITOS DIFERENTES:
·      Lança curta, usada para arremessar contra o inimigo a certa distância, causando uma ferida mortal. A oração da fé de um crente é cheia de autoridade, ela destrói o inimigo invisível que chegou perto demais.
·      Lança Longa, arremessada num oponente a distância (nós temos a intercessão que nos permite frustrar um ataque mesmo ante que ele ocorra).
c)    COM QUE FREQUENCIA DEVEMOS ORAR? O verso começa dizendo: Em todo tempo! Simplesmente não podemos manter uma vida vitoriosa sem termos uma vida de oração!
ð A oração é a peça de armamento mais ignorada pelo corpo de cristo.

TRANSIÇÃO: Paulo aborda no texto sobre seis tipos de oração, cada um desses seis tipos de oração é diferente das outras, como os múltiplos tipos de lanças.

1.             A LANÇA DA SÚSPLICA – ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO.

v A palavra consagração tem sua raiz no grego “Proseuche”, encontrada 127 vezes no N.T, é a soma de duas palavras, “Pro” (face a face), para tratar de relacionamento íntimo e “Euche” para retratar uma pessoa que fez um voto, por causa de uma necessidade.
Obs: A oração de Consagração nos coloca face a face, olho no olho, em um relacionamento íntimo, não é mecânico, ou formula a ser seguida. É um vinculo que nos ergue a um lugar no Espírito onde podemos desfrutar de proximidade com Deus.
v Assim essa palavra específica para a oração aponta para um altar, um lugar de decisão e entrega, onde votamos livremente nossas vidas a deus em troca da sua vida.
v A idéia por trás de “Proseuche” é esta: “Fique face a face com Deus e entregue a sua vida em troca da Dele, consagrando a sua vida progressivamente e certifique-se de dar graças a ele antecipadamente por se mover em sua vida”.

2.             A LANÇA DA PETIÇÃO – ORAÇÃO COMO GRITO DE SOCORRO.

ð A palavra petição é usada no N.T 40 vezes “Deeses” significa uma necessidade ou um desejo; tem a ver com as necessidades básicas que precisam ser atendidas para que uma pessoa continue com a sua existência (necessidades espirituais).
ð É um clamor ou petição pela ajuda de Deus que expõe a insuficiência de uma pessoa para suprir as próprias.
ð Exemplo de Deese (petição): Tg 5:17 a expressão Orou com instancia significa que embora Elias fosse um grande homem de Deus, ele reconhecia sua própria incapacidade de fazer qualquer coisa significativa para Deus.
v Enquanto que a oração de consagração denota entrega, a oração de petição denota humildade, um grito de socorro.

3.             A LANÇA DA AUTORIDADE – ORAÇÃO DA FÉ.

v Encontrada 80 vezes no N.T a palavra “Aiteo” significa: eu peço ou eu exijo. “Aiteo” descreve alguém que ora com autoridade. Essa pessoa sabe o que precisa e não tem medo de pedir com ousadia.
“Aiteo” tem a ver com necessidades palpáveis, alimentos, abrigo, dinheiro, etc.
v A palavra “Aiteo” está em Jo 15:7 “Se permanecerdes em mim...”, a palavra permanecer aparece duas vezes ela significa: ficar, residir, habitar, continuar, união constante, fixar residência.
v O Senhor Jesus sabia que se as palavras Dele fixassem residência permanente em nosso coração e na nossa mente, nunca pediríamos alguma coisa que não estivesse alinhada com a sua vontade para as nossas vidas.
v Quando permitimos que a Palavra de Deus se aloje permanente e habitualmente em nossos corações essa palavra transforma de tal forma as nossas mentes que, quando oramos fazemos isso de acordo com a vontade de Deus!
ð Quando você sabe que está orando de acordo com a vontade de Deus, você não precisa orar medrosamente. Em vez disso você pode afirmar sua fé com ousadia e esperar que Deus se mova em seu favor!
ð O desejo de Deus é que você avance com ousadia e coragem em oração, a fim de tomar posse da vontade Dele e fazer com que ela se manifeste!
v Deus claramente não se ofende com esse tipo de oração direta!

4.             A LANÇA DA SATISFAÇÃO – ORAÇÃO DE AÇÕES DE GRAÇA.

v Encontrada 15 vezes no N.T “Eucharistia”, significa: “eu” denota algo bom ou bem, “charistia” graça, bons sentimentos que fluem livremente do coração como reação a alguma coisa.
v Essa palavra ou tipo de oração eram usadas principalmente nas cartas de Paulo: Ef 1:16 “Não cesso de dar graças por vós...”, essa é a idéia: meus sentimentos por vocês não podem ser contidos. 1Tss 5:18 “Em tudo dai graças...”, a vontade de deus é que usemos a oração de ações de graças em todos os aspectos de nossas vidas.
v Quando você orar pelos outros ore com ações de graças por eles, você perceberá o quanto Deus já fez na vida dessas pessoas embora ele ainda possa ter falhas que perturbam você. Elas progrediram em comparação ao que costumavam ser.
v Você poderá agradecer a Deus alegremente e sem reservas por sua obra transformadora.

5.             A LANÇA DA INTIMIDADE – ORAÇÃO DE SÚPLICA.

v Encontrada cinco vezes no N.T, “Enteuxis” significa: deparar com ou cair na mão de. A idéia é de ser capturado pela presença do senhor, ou entrar em um relacionamento maravilhoso em oração.
v Era usado em escritos clássicos para retratar um relacionamento amoroso entre duas pessoas. Denota uma intima oração por meio da qual aprendemos a entrar na presença de Deus com uma fé de criança, desfrutando sem reservas da maravilhosa presença do Pai.

6.             A LANÇA DO RESGATE – ORAÇÃO DE INTERCESSÃO.

·      Ela aparece apenas uma vez no N.T, a palavra grega é “huperentugchano”, ela é usada em Rm 8:26 e não é usada com relação aos crentes e sim ao Espírito Santo.
·      Portanto a palavra “huperentugchano” (intercessão) não é uma obra que nós fazemos, mas uma que Ele faz em nosso favor.
ð Significa: descer em favor de outra pessoa ou, resgate. Exemplo: se alguém caísse no fundo de uma caverna você teria de descer para dentro dela junto com essa pessoa a fim de tirá-la de lá.
ð Ela fala daqueles momentos em que o Espírito se une a nós sobrenaturalmente em nossas circunstancias, compartilha as nossas emoções e frustrações, depois começa a desenvolver um plano que nos tiraria do poço.
·      O verdadeiro ministério de intercessão do Espírito Santo ocorre quando você não tem palavras e não sabe como orar! O Espírito Santo sobrenaturalmente desce até esse lugar de incapacidade e se une a você no ritmo de oração.
·      A intercessão do Espírito Santo é para aqueles que sabem que são fracos e enfermos. O propósito da intercessão do Espírito Santo não é compartilhar sua experiência de estar no fundo do poço, em vez disso o propósito é resgatá-lo.
è O inicio da obra intercessora do Espírito Santo, é quando abrimos nosso coração, permitimos que Ele libere Seu poder dentro de nós.

CONCLUSÃO:
Não devemos apenas entender como usar as lanças de oração, mas romper com alguns obstáculos a oração ou, o que torna nossa oração ineficaz.

1.    Atender a iniquidade Sl 66:18 – Pv 4:23
2.    Incredulidade ou falta de fé Hb 11:6 Sem fé é impossível relacionar-se com Deus.
3.    Falta de Perdão. Todas as vezes que Jesus falou sobre oração, Ele se refere a perdoarmos uns aos outros.
·      Perdoa as nossas dividas assim como nós perdoamos.
·      Ausência de perdão significa em nossas vidas ausência da presença de Deus.
·      Perdão é como o cancelamento de uma divida. Mt 18:23-35; 1 talento equivale a 34 kg (era um utensilio de medir). A dívida do servo era de 10 mil talentos, ou seja, 340 toneladas. O grama do ouro hoje vale 131 $, calcule se puder o tamanho dessa dívida. A divida do conservo era de 100 denários; 1 denário era salário de 1 dia; era também uma divida considerável, porém, muito menor do que a do servo .
·      A dívida que o Senhor rasgou era impagável, por que não podemos perdoar algo muito menor?

Contatos com o Pr. Nilton Jorge
Telefone; (22) 998746712 whatsapp
Email. niltondalani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.