Ef 6:18
INTRODUÇÃO:
· Aprendendo a buscar pela motivação
correta:
1-
Pelo que Ele é (Adoração)
2-
Pelas suas necessidades (suplicas)
3-
Pela necessidade do próximo (intercessão)
· Os maiores homens, o foram por causa da
oração.
Desconhecido: Se não
buscarmos à Deus logo pela manhã, dificilmente o encontraremos no restante do
dia.
John Bunyan
disse:
Eu posso fazer mais que orar, depois de ter orado, mas eu não posso fazer mais
que orar, até que tenha orado!
Hans Von Staden
disse:
Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas, quando oramos,
colhemos os frutos do trabalho de Deus.
Willian Law
disse:
Não há nada que nos faça amar tanto uma pessoa, quanto orar por ela.
Hudson Taylor: Quando
trabalhamos, nós trabalhamos, quando oramos, Deus trabalha.
Charlies
Spurgeon:
Eu preferiria ensinar um homem a orar, do que 10 homens a pregar.
Samuel Chadwick: A maior
preocupação do diabo é afastar os cristãos da oração. Ele não teme os estudos,
nem o trabalho e nem a religião daqueles que não oram. Ele ri de nossa labuta,
zomba de nossa sabedoria, mas treme quando nós oramos.
Charlies Muller: Nunca pedi
coisa alguma em oração sem um dia, afinal, recebe-la de alguma maneira, de
alguma forma.
John Bunyan: Na oração, é
melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração.
Agostinho de
Hipona:
A oração é o encontro da sede de Deus e da sede do homem.
Martinho Lutero: A oração é o
antidoto para todas as nossas aflições
John Bunyan: A oração fará
o homem parar de pecar, ou o pecado o seduzirá a parar de orar.
Robert Murrey: O que o homem
é, é sobre seus joelhos diante de Deus, e nada mais.
Charles Spurgeon: Que seu molho
de lã fique na eira da suplica até que seja molhado pelo orvalho do céu.
·
A
maioria dos comentaristas e expositores, concordam que os soldados romanos
tinham 7 peças em sua armaduras, no entanto, a armadura na qual Paulo se
refere, estava incompleta, deixando de mencionar: a lança do soldado romano.
·
Se Paulo nos
ordenou revestir de toda a armadura de Deus porque aparentemente estava
faltando uma peça?
Porque a lança era uma parte estratégica do armamento de um soldado romano.
·
Então concluímos
que:
a lança faz parte desse conjunto de equipamentos espirituais, ela se encontra
em Ef 6:18.
ð
Quando você empunha a lança da oração e da
súplica essa ferramenta da oração poderosa é empurrada adiante na dimensão do
espírito contra as obras do inimigo.
·
Existem
vários tipos de lanças no exercito romano: variavam em tamanho, forma e
cumprimento: Lanças curtas, longas, dentadas de múltiplas lâminas, pontiagudas
e até lanças cegas. Ex: Macedônios
que usavam as mais longas 7 metros de cumprimentos.
a)
VÁRIOS TIPOS DE
ORAÇÃO.
Paulo está imaginando toda série de lanças e arpões, quando ele chega a questão
da oração. A expressão “Com toda oração e
súplica”, tem sua raiz na palavra grega “Proseuches” que significa: Orando com todos os tipos de
oração disponível!
b)
DEUS
DISPONIBILIZOU VÁRIOS TIPOS DE ORAÇÃO A NÓS, A FIM DE ATENDERMOS A PROPÓSITOS
DIFERENTES:
·
Lança curta, usada para
arremessar contra o inimigo a certa distância, causando uma ferida mortal. A
oração da fé de um crente é cheia de autoridade, ela destrói o inimigo
invisível que chegou perto demais.
·
Lança Longa, arremessada num oponente a distância
(nós temos a intercessão que nos permite frustrar um ataque mesmo ante que ele
ocorra).
c)
COM QUE
FREQUENCIA DEVEMOS ORAR? O verso começa dizendo: Em todo tempo! Simplesmente não podemos manter uma vida vitoriosa
sem termos uma vida de oração!
ð
A oração é a
peça de armamento mais ignorada pelo corpo de cristo.
TRANSIÇÃO:
Paulo
aborda no texto sobre seis tipos de oração, cada um desses seis tipos de oração
é diferente das outras, como os múltiplos tipos de lanças.
1.
A LANÇA DA
SÚSPLICA – ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO.
v
A
palavra consagração tem sua raiz no grego “Proseuche”, encontrada 127 vezes no
N.T, é a soma de duas palavras, “Pro” (face a face), para tratar de relacionamento
íntimo e “Euche” para retratar uma pessoa que fez um voto, por causa de uma
necessidade.
Obs: A oração de
Consagração nos coloca face a face, olho no olho, em um relacionamento íntimo,
não é mecânico, ou formula a ser seguida. É um vinculo que nos ergue a um
lugar no Espírito onde podemos desfrutar de proximidade com Deus.
v
Assim
essa palavra específica para a oração aponta para um altar, um lugar de decisão
e entrega, onde votamos livremente nossas vidas a deus em troca da sua vida.
v
A idéia por trás
de “Proseuche” é esta: “Fique face a face com Deus e entregue a sua vida
em troca da Dele, consagrando a sua vida progressivamente e certifique-se de
dar graças a ele antecipadamente por se mover em sua vida”.
2.
A LANÇA DA
PETIÇÃO – ORAÇÃO COMO GRITO DE SOCORRO.
ð
A
palavra petição é usada no N.T 40 vezes “Deeses”
significa uma necessidade ou um desejo; tem a ver com as necessidades
básicas que precisam ser atendidas para que uma pessoa continue com a sua
existência (necessidades espirituais).
ð
É
um clamor ou petição pela ajuda de Deus que expõe a insuficiência de uma pessoa
para suprir as próprias.
ð
Exemplo de Deese
(petição):
Tg 5:17 a expressão Orou com instancia significa que embora
Elias fosse um grande homem de Deus, ele reconhecia sua própria incapacidade de
fazer qualquer coisa significativa para Deus.
v
Enquanto
que a oração de consagração denota entrega, a oração de petição denota
humildade, um grito de socorro.
3.
A LANÇA DA
AUTORIDADE – ORAÇÃO DA FÉ.
v
Encontrada
80 vezes no N.T a palavra “Aiteo” significa: eu peço ou eu exijo. “Aiteo”
descreve alguém que ora com autoridade. Essa pessoa sabe o que precisa e não
tem medo de pedir com ousadia.
“Aiteo”
tem a ver com necessidades palpáveis, alimentos, abrigo, dinheiro, etc.
v
A
palavra “Aiteo” está em Jo 15:7 “Se permanecerdes em mim...”, a palavra
permanecer aparece duas vezes ela significa: ficar, residir, habitar,
continuar, união constante, fixar residência.
v
O
Senhor Jesus sabia que se as palavras Dele fixassem residência permanente em
nosso coração e na nossa mente, nunca
pediríamos alguma coisa que não estivesse alinhada com a sua vontade para as
nossas vidas.
v
Quando
permitimos que a Palavra de Deus se aloje permanente e habitualmente em nossos
corações essa palavra transforma de tal forma as nossas mentes que, quando
oramos fazemos isso de acordo com a vontade de Deus!
ð
Quando
você sabe que está orando de acordo com a vontade de Deus, você não precisa
orar medrosamente. Em vez disso você pode afirmar sua fé com ousadia e esperar
que Deus se mova em seu favor!
ð
O
desejo de Deus é que você avance com ousadia e coragem em oração, a fim de
tomar posse da vontade Dele e fazer com que ela se manifeste!
v
Deus
claramente não se ofende com esse tipo de oração direta!
4.
A LANÇA DA
SATISFAÇÃO – ORAÇÃO DE AÇÕES DE GRAÇA.
v
Encontrada
15 vezes no N.T “Eucharistia”, significa: “eu” denota algo bom ou bem,
“charistia” graça, bons sentimentos que fluem livremente do coração como reação
a alguma coisa.
v
Essa palavra ou
tipo de oração eram usadas principalmente nas cartas de Paulo: Ef 1:16 “Não cesso de dar graças por vós...”, essa é a idéia: meus
sentimentos por vocês não podem ser contidos. 1Tss 5:18 “Em tudo dai
graças...”, a vontade de deus é que usemos a oração de ações de graças em
todos os aspectos de nossas vidas.
v
Quando
você orar pelos outros ore com ações de graças por eles, você perceberá o
quanto Deus já fez na vida dessas pessoas embora ele ainda possa ter falhas que
perturbam você. Elas progrediram em comparação ao que costumavam ser.
v
Você
poderá agradecer a Deus alegremente e sem reservas por sua obra transformadora.
5.
A LANÇA DA
INTIMIDADE – ORAÇÃO DE SÚPLICA.
v
Encontrada cinco
vezes no N.T, “Enteuxis” significa: deparar com ou cair na mão de. A idéia
é de ser capturado pela presença do senhor, ou entrar em um relacionamento
maravilhoso em oração.
v
Era usado em
escritos clássicos para retratar um relacionamento amoroso entre duas pessoas. Denota uma
intima oração por meio da qual aprendemos a entrar na presença de Deus com uma
fé de criança, desfrutando sem reservas da maravilhosa presença do Pai.
6.
A LANÇA DO
RESGATE – ORAÇÃO DE INTERCESSÃO.
·
Ela
aparece apenas uma vez no N.T, a palavra grega é “huperentugchano”, ela é usada em Rm 8:26 e não é usada com relação aos crentes e sim ao Espírito
Santo.
·
Portanto
a palavra “huperentugchano”
(intercessão) não é uma obra que nós fazemos, mas uma que Ele faz em nosso
favor.
ð
Significa: descer em favor de outra pessoa ou,
resgate. Exemplo: se
alguém caísse no fundo de uma caverna você teria de descer para dentro dela
junto com essa pessoa a fim de tirá-la de lá.
ð
Ela
fala daqueles momentos em que o Espírito se une a nós sobrenaturalmente em
nossas circunstancias, compartilha as nossas emoções e frustrações, depois começa a desenvolver um plano que
nos tiraria do poço.
·
O
verdadeiro ministério de intercessão do Espírito Santo ocorre quando você não
tem palavras e não sabe como orar! O Espírito Santo sobrenaturalmente desce até
esse lugar de incapacidade e se une a você no ritmo de oração.
·
A intercessão do
Espírito Santo é para aqueles que sabem que são fracos e enfermos. O propósito da
intercessão do Espírito Santo não é compartilhar sua experiência de estar no
fundo do poço, em vez disso o propósito é resgatá-lo.
è O inicio da obra intercessora do
Espírito Santo, é quando abrimos nosso coração, permitimos que Ele libere Seu
poder dentro de nós.
CONCLUSÃO:
Não devemos apenas entender como
usar as lanças de oração, mas romper com alguns obstáculos a oração ou, o que
torna nossa oração ineficaz.
1.
Atender a
iniquidade
Sl 66:18 – Pv 4:23
2.
Incredulidade ou
falta de fé
Hb 11:6 Sem fé é impossível relacionar-se com Deus.
3.
Falta de Perdão. Todas as vezes
que Jesus falou sobre oração, Ele se refere a perdoarmos uns aos outros.
·
Ausência de
perdão significa em nossas vidas ausência da presença de Deus.
·
Perdão é como o
cancelamento de uma divida. Mt
18:23-35; 1 talento equivale a 34 kg (era um utensilio de medir). A dívida
do servo era de 10 mil talentos, ou seja, 340 toneladas. O grama do ouro hoje
vale 131 $, calcule se puder o tamanho dessa dívida. A divida do conservo era
de 100 denários; 1 denário era salário de 1 dia; era também uma divida
considerável, porém, muito menor do que a do servo .
·
A
dívida que o Senhor rasgou era impagável, por que não podemos perdoar algo
muito menor?
Contatos com o Pr. Nilton Jorge
Telefone; (22) 998746712 whatsapp
Email. niltondalani@gmail.com
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