sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ÁGUAS NO DESERTO

Texto: Êxodo 15:22-26.

Introdução:
No Mar Vermelho, Deus transformou um tempo de medo e de amargo desespero para os israelitas em um tempo de grande alegria e celebração. Salmos 66:6 Converteu o mar em terra seca; passaram o rio a pé; ali nos alegramos nele. Eles viram os inimigos que tanto se temiam se afogando e um passado de sofrimento e dor sendo sepultado de uma vez para sempre. Outros grandes desafios ainda estavam por acontecer enquanto caminhavam em direção à terra prometida. Era muito bom Ter um sinal visível de dia da presença de Deus através da nuvem de dia e da coluna de fogo de noite. Mas, bastou três dias para que o povo novamente revelasse o que havia dentro de cada quando um obstáculo se apresentava.

Infelizmente eles não foram capazes de:
1) Manter sua atenção e confiança em Deus para prover
2) bastou três dias para ele caíssem da fé para a incredulidade,
3) da celebração para a murmuração.
Aparentemente, Moisés foi o único que teve fé e bom senso para não murmurar, ao invés disso clamou ao Senhor. À medida que Moisés buscava a Deus, Deus mostrou-lhe uma árvore que, quando lançada nas águas, tornou-as doce. Moisés ouviu a Palavra de Deus e agiu de acordo com ela. Seu simples ato de fé e obediência liberou poder milagroso de Deus. E ali o povo pode aprender que Deus pode transformar o amargo em doce. Fazer do limão uma gostosa limonada. De curar, de tornar saudável nossa vida e mudar as circunstâncias.

1. Como Israel nós também temos nosso lago de água amarga.

Todos nós nos deparamos a qualquer dia ou qualquer hora com um lago de água amarga. Pode ser uma doença, um casamento que experimentou o lado doce da vida a dois e agora enfrenta o amargo, perdas, fracasso nos negócios, doença que dada como curada que reaparece pior, traição de um amigo (a) do peito, vida financeira desajustada, fim de um relacionamento, ofensas, injustiça, expectativas frustradas, ou qualquer outra coisa.

A grande questão é: O que vou fazer com meu lago o que ele vai fazer comigo? Podemos fazer como povo reclamar e murmurar contra alguém que possamos colocar a culpa ou transferi-la (Moisés ou Deus ou ambos). 1 Coríntios 10:5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto. 1 Coríntios 10:10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.

Paulo e Silas em meio ao seu lago de águas amargas eles -- Atos 16:25. Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. O mesmo que permite as feridas é o mesmo que trata as feridas. Se iam ser libertos ou não eles simplesmente entre murmurar, rebelar, maldizer eles escolheram agora, louvar e cantar até que a solução viesse.

A cruz era o lago amargo de Jesus, e por causa dele, todos os nossos lagos amargos podem ser sarados. A cruz abriu uma fonte que jorra hoje do trono de Deus e nosso interior. A mulher samaritana tinha seu lago amargo, mas Jesus a transformou numa fonte de água viva --- João 4:14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.
O que abre, o que libera esta fonte de poder e de cura é simplesmente a fé na pessoa de Jesus, assim como Deus apontou para Moisés a árvore hoje Ele nos aponta a cruz.

2. Como a Israel Deus Usa Lagos amargos para se revelar a nós.

Nosso Deus é um Deus de revelação. Ele está sempre Se revelando; senão fosse por isso, nós nunca poderíamos chegar a conhecê-lo. Gênesis 22:7 Então, falou Isaque a Abraão, seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Gênesis 22:8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos. Proverá é o mesmo que providenciar, cuidar. Miquéias 4:10 Sofre dores e trabalhos, ó filha de Sião, como a que está de parto, porque agora sairás da cidade, e morarás no campo, e virás até Babilônia; ali, porém, serás livrada; ali te remirá o SENHOR da mão de teus inimigos.

Por que Abraão recusou prata e ouro e riquezas em troca da sua ajuda na batalha, ele recusou dizendo “ O Senhor é o meu provedor “. Lagos amargos hoje são servos ou instrumentos de Deus hoje para Deus se revelar a você.

A viúva de Sarepta deve seu lago de água amarga, mas foi ai que ela experimentou o Deus da providência quando ela obedeceu ao que o profeta ordenou -- 1 Reis 17:10-14 1 Reis 17:15 E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 1 Reis 17:16 Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.

Qual é o seu lago de água amarga? O que você vai fazer? Vai clamar em oração a Deus como Moisés, obedecer mesmo não entendendo como a viúva ou vai se entregar ao mal. Lucas 18:1 E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer, --- Seu lado está tão amargo a bom tempo “ que se não fosse... você agindo do seu modo “. Moisés ouviu um coro que tinha um cântico só “ quem nos dará água a beber ? “.

3. Os lagos de águas amargas vem para que por meio deles você veja e outros vejam o que Deus está fazendo.

Toda vez que você se deparar com um lago de águas amargas na sua vida, não deixe que o diabo minta e faça você pensar que os seus problemas são porque você fez alguma coisa errada. Lembre-se que o diabo é o acusador dos irmãos. Ao invés de sentir culpado, de resmungar e reclamar pare, veja, preste atenção no Deus que Deus está fazendo.
João 12:9 E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. João 12:10 E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro, João 12:11 porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus. Marta e Maria experimentaram seu lago de água amarga mas porque creram elas viram a glória de Deus e em razão disto outros também creram em Jesus. ( Salmo 126 o que diziam as nações ? O que dizer do Salmo 40 “ muitos verão e temerão e confiarão no Senhor , onde estava o salmista ? ).

A cruz foi o lago amargo de Jesus mas foi o trampolim ou a ponte que o elevou acima de tudo e de todos em honra e glória. Filipenses 2:8-11. Para seus inimigos um homem vencido, abandonado, esquecido, traído, deixado só pelo próprio pai, mas Ele colheu o resultado do seu lago amargo.

Quando tempos difíceis vierem, olhe ao seu redor, estando alerta para ver o que Deus está fazendo. Se você está buscando confiar e obedecer a Ele, em Seu tempo Ele irá transformar seu lago de águas amargas em uma abundante nascente borbulhante águas de alegria e bênçãos.

Conclusão: Deus usa as provas de sofrimentos e lagos de águas amargas para forjar, moldar e temperar um grande exército de santos que foram quebrantados e então curados se tornaram sensíveis ao seu coração de compaixão pelos quebrantados, doentes e feridos do mundo.

Um comentário:

  1. COMO SEMPRE ARRASANDO COM SEUS TEXTOS E COLOCAÇÕES A RESPEITO DE COISAS IMPORTANTES DA PALAVRA DE DEUS,TRAZENDO PARA NOSSOS DIAS,PARA SEREM APLICADAS EM NOSSAS VIDAS.ARRASANDO PORQUE O SENHOR O CAPACITA PARA TAL,COM SUA IFINITA GRAÇA!
    qUE ELE,O PRÓPRIO DEUS CONTINUE DERRAMANDO MT GRAÇA E PODER SOBRE TI!
    ABRAÇO,NO AMOR DE CRISTO!

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.