TEXTO: Fp 3:12-14
INTRODUÇÃO:
· O apóstolo Paulo
falou sobre a supremacia de Cristo no capítulo um, a primazia do outro no
capítulo dois, e agora, nos dá um esboço da sua própria biografia no capítulo
três.
Paulo
descortinou o seu passado nos versículos 1 a 11; lançou luz sobre o seu
presente nos versículos 12 a 16 e apontou para o seu futuro nos versículos 17 a
21.
· No passado, Paulo abriu mão de seus valores. No presente, Paulo se viu como um atleta que corre celeremente para a linha de chegada, a meta final da carreira cristã e no futuro, Paulo se apresentou como “estrangeiro”, cuja cidadania está no céu, de onde aguarda a segunda vinda de Cristo.
·
Diante
de uma má interpretação por parte dos falsos mestres judeus, que ensinavam ao
povo que a salvação só era possível mediante a prática da circuncisão. Paulo
exorta aos irmãos para terem cuidado e evitarem os maus obreiros, aos quais ele
chama de cães (3:1-3). Paulo deixa transparecer através das
suas palavras, que não tem tempo a perder com discussões teológicas acerca da
Lei, mas que, o seu único prazer e objetivo era em conhecer a Cristo por
completo (3:4-11).
·
Paulo
afirma aos irmãos de Filipos, que a sua busca pelo conhecimento e
amadurecimento em Cristo, ainda não foi totalmente alcançada por ele, mas ele
estava prosseguido para alcançar este objetivo. Paulo não estava
preocupado com as coisas do passado, a sua visão era futurista, ele tinha um
alvo a ser alcançado. Ele declara vs. 13,14: "Irmãos,
quanto a mim, não jugo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que,
esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante
de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo
Jesus".
·
Paulo
via a caminhada dos cristãos como uma grande maratona espiritual, que por sua
vez exigia disciplina constante, até chegar ao final e atingir o alvo que é
Cristo Jesus, o grande prêmio da nossa soberana vocação de Deus em Cristo
Jesus.
ð EXISTEM TRÊS TIPOS
DE CRISTÃOS NA MARATONA ESPIRITUAL:
1) OS QUE CAMINHAM. Geralmente os que só caminham, no decorrer da grande
maratona da vida cristã, eles cansam devido as lutas e tentações, consequentemente
não recobram forças e logo desanimam e ficam no meio do caminho.
2) OS QUE SEGUEM. Os que seguem muitas vezes conseguem ir mais
adiante, eles lutam e relutam para continuarem, mas não tem raiz profunda e
logo desfalecem na caminhada e não conseguem prosseguir em direção ao alvo.
3) OS QUE PROSSEGUEM. Porém, os que prosseguem, começaram
caminhado, continuaram seguindo, e continuam prosseguindo em direção ao alvo.
Caminhar é importante, continuar seguindo também, porém, mais importante é
prosseguir.
· Começar bem é
importante, porém, mais importante é terminar bem. Paulo quando
estava chegando ao final da sua maratona espiritual, já prestes a passar o
bastão da fé para o seu amado filho na fé Timóteo, disse II Tm 4:6-8: Eu
já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da
minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora
me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele
dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.
No texto em apreço
Paulo faz três apresentações sobre a sua pessoa.
Como um atleta,
como um pastor e como um peregrino em busca de sua pátria.
Nos versos lidos PAULO É O ATLETA QUE BUSCA PELA DISCIPLINA O ALVO SUPREMO DA CORRIDA DA FÉ.
· O apóstolo usa
neste parágrafo a figura do atletismo para descrever a sua vida cristã. Ele é
um homem que tem olhos abertos para ver o mundo ao seu redor e daí tirar ricas
lições espirituais. Para um atleta participar dos jogos olímpicos em
Atenas precisava primeiro ser cidadão grego. Ele não
competia para ganhar a cidadania. Assim, também, nós não corremos a
carreira cristã para ganhar o céu, mas porque já somos cidadãos do céu (Fp 3:20).
TRANSIÇÃO: O ensino
de Paulo neste texto fala sobre os elementos essenciais para se ganhar a
corrida e receber a recompensa.
1.
TODO ATLETA VIVE UMA SANTA INSASTIFAÇÃO
COM O QUE JÁ ALCANÇOU (3:12-13a).
ð O apóstolo
veterano e prisioneiro de Cristo, afirma: v.13 “… não julgo havê-lo
alcançado”. Paulo participa de uma corrida; ainda que não enverga a faixa
de campeão e tampouco tenha empunhado a taça, mas deve continuar correndo, até
que esses prêmios lhe sejam atribuídos. Esta é uma declaração de alguém que
nunca se deu por satisfeito com suas realizações espirituais.
ð Paulo sempre esteve satisfeito com Cristo, mas não estava com sua vida cristã. Ele sentia necessidade de conquistar, de progredir, de avançar e de crescer mais. Esse inconformismo é a vontade de ir além, é querer mais, é insatisfação santa com a situação, é desafiar seus próprios limites para aumentá-los.
· Bom Entender que
essa insatisfação pela falta de conquista não é com Cristo ou algo relacionado
a Ele, pelo contrário no verso 12, Paulo disse que sobre Cristo, ele já o tinha
conquistado, essa insatisfação é gerada por uma busca pra conquistar a
ressurreição e perfeição.
· A palavra grega
para perfeito é teleios. Ela era empregada não apenas para
absoluta perfeição, mas também para um certo tipo de perfeição, como por
exemplo:
1) Significa desenvolvido plenamente
em contraposição ao não desenvolvido; um homem maduro em contraposição
a um jovem. Usa-se para descrever o homem de mente madura em oposição a um
principiante em algum estudo;
2) Ao se trata de oferta significa sem
mácula e adequado para o sacrifício a Deus;
3) Aplicado aos cristãos aos maduros
em oposição aos que estão sendo instruídos. O termo perfeito no texto é
aplicado dentro do contexto de maduro, a expressão “maduro” foi tirado dos
jogos atléticos, cujo significado é “coroado como vencedor”.
· Paulo está dizendo eu ainda não cheguei na reta final, não cruzei a linha de chegada, ainda não vivo o céu por dentro, mas eu chegarei lá.
· Na segunda parte dessa carta, Paulo direcionou a atenção para os muitos erros que haviam entrado na igreja em Filipos. Sua discussão se divide em três sessões: preocupação com os legalistas (3:1-11), a necessidade de progredir na vida cristã (3:12-16) e a preocupação a respeito dos libertinos (3:17-4:1).
· Esses versículos
vs. 1 ao 11, contêm a condenação que Paulo faz dos falsos mestres, que
entendiam a obediência à lei, principalmente o dever da circuncisão, como o
caminho para obter ou manter a salvação.
ð A justiça de Paulo, não procedia da lei, antes vinha mediante a fé em Cristo. Paulo reconhecia que a salvação é baseada não em obras humanas de obediência à lei, mas inteiramente e exclusivamente na "justiça que precede de Deus", que é dada àqueles que estão unidos com Cristo.
ð A
fé é o meio, não a base, da salvação. Paulo
declara que nós somos salvos por meio da fé, nunca que somos salvos por causa
da fé. O mérito de Cristo é a base da salvação. A fé é o instrumento que liga
os crentes a Cristo e seu mérito.
Não é o que faço que me leva a alcançar, mas o que ele fez por mim, por isso insisto em querer mais Dele. Salvação é um ato mais vida de salvo é um processo.
2.
COMO ATLETA CUIDADO COM AS DISTRAÇÕES ELA
PODE TE CUSTAR TUDO (3:13).
· Segundo Champlin,
a palavra grega usada se traduzida ao pé da letra seria “Não atrapalhada”, “não
distraída”. A palavra grega “peripao” (de onde se deriva essa expressão)
significa “atrair ao redor”, de tal modo que impeça, ou seja, “distraia”,
“sirva de obstáculo”.
·
A palavra de Deus nossa mostra alguns exemplos de
pessoas que se distraíram:
a)
Pedro (Mt 14:28-31) “Mas quando ele percebeu quão
altas as ondas estavam, ele ficou apavorado e começou afundar. […] Por que você
deixou a dúvida te vencer?” veja que a distração com as ondas altas
engendrou a dúvida no coração de Pedro e, como resultado, ele começou a
afundar.
b)
Eva (Gn 3:6) foi distraída ao ficar olhando para o
fruto daquela árvore.
c)
Davi (II Sm 11:2) foi distraído através da nudes de
Betseba e adulterou!
d)
Saul (I Sm 15:24) Saul, um grande homem, foi
distraído pela voz do povo e perdeu o trono, mas muito mais que isso, foi
rejeitado pelo Senhor por causa de sua desobediência.
e) Marta (Lc 10:38-42) essa mulher que era amiga de Jesus foi duramente repreendida por Ele por causa de sua distração. A palavra “distração” aqui pode ser descrita como “ser puxado ou arrastado para longe, estar ou ficar perturbado.” Marta era atraída em direções diferentes.
· As discussões
teológicas em Filipos sobre o que salvava ou não, Se o apostolado de Paulo era
legítimo ou não, as rixas com Evódia e Sintique, as preocupações com a vida financeira,
entre outras coisas estavam tirando a atenção dos crentes da igreja quanto ao
que deveriam focar de fato.
DESCIRNA AS PRIORIDADES E VOCÊ VAI MINAR O CAMPO DE ATAQUE DO DIABO, POIS ELE MORA NAS DISTRAÇÕES.
· Observe o que o
apóstolo disse a igreja: “..., mas uma coisa faço, que, esquecendo-me das
coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim”. A
expressão “avançando” diz, literalmente, “esticando-me”, dando a entender um
violento esforço para a frente. Paulo usa a metáfora do atleta em
uma corrida, O corpo do corredor se inclina para a frente, sua mão se estende
na direção do alvo, e seus olhos se fixam no mesmo. O olhar vai
adiante e puxa a mão, e a mão atrai o pé
· Distraídos com o
que o mundo valoriza, passamos a dar menos valor ao que é essencial em nossas
vidas.
Isso pode nos custar perder momentos com as pessoas que amamos, investimentos
em planos que no final acabarão nos prejudicando, desgaste com coisas pequenas
demais. Parte dessa distração pode ser explicada pela falta de conhecimento
daquilo que Deus atribui real valor, sendo assim precisamos nos esforçar mais
para buscar conhecer aquilo que realmente ele deseja para nossas vidas.
· Pedro nos exorta a
respeito em 1 Pedro cap 5 verso 7: "Lançando sobre ele toda a vossa
ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". A palavra
“ansiedade” no texto original quer dizer: “distração”.
· O ajuste da escala
de valores da vida só pode ser verdadeiramente efetivo quando Cristo é em tudo
o primeiro, o último e o melhor. Hb 12:1,2 “Portanto, também
nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas,
desembaraçando-nos de todo peso (o que atrapalha ou
carga desnecessária) e do pecado que tenazmente nos rodeia (assedia), corramos, com
perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente
para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe
estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está
assentado à destra do trono de Deus”.
ð A verdade é que, o
que nos fascina é mais interessante do que aquilo que é importante para nós. Isto porque, o
que nos fascina traz recompensas imediatas e o que é importante traz
recompensas a longo prazo. Nossa tendência é buscar o que nos dá prazer
imediato e isto é o que o mundo mais nos oferece. Prazer imediato, porém,
temporário.
Obs: Cuidado com o machado ele é
emprestado, a vida não aceita ensaios, não há lugar pra displicência nem pra
distrações pra aquele que pôs as mãos no arado.
3. O ALVO DO CORREDOR É ALCANÇAR A FACHA DE CHEGADA E QUANTO AO REINO CHEGAREMOS JUNTOS.
1) Em
Filipenses 3:11 nos é desvendada pela primeira vez a seriedade das palavras:
“Para que, de algum modo, eu possa alcançar a ressurreição dentre os
mortos.” A ênfase deve ser colocada na primeira frase: “Para que,
de algum modo, eu possa alcançar.” Isto está relacionado ao verso 10 onde Paulo
considerou todas as coisas como perda por causa de Cristo, sua ambição de
conhecer a Cristo, e o poder de Sua ressurreição, e a comunhão com Seus
sofrimentos, procurando se conformar com Cristo na Sua morte, tudo isto
incluído nas palavras “para que, de algum modo.” O poder da ressurreição
de Cristo me deu Salvação, libertação e uma vida Plena. E é por esse poder
sendo Cristo a primícias dos que dormem, que Paulo está para alcançar a
“ressurreição de entre os mortos.”
2) Em
Filipenses 3:12 Paulo disse: “Não
que eu já tenha alcançado.” “Mas prossigo para conquistar.” v.13
“Mas uma coisa faço.” v.14 “Prossigo.” Paulo estava,
como um corredor, distendendo cada nervo. Ele só via um objetivo,
uma só meta e em direção a ela é que prosseguia sua caminhada. Nada mais
importava com respeito a sua vida. Outros podem porfiar e se esforçar
em busca de honra, fama, sabedoria ou riqueza. Ele porfiava em busca de algo
maior que estava à sua frente. Quantos estão consumindo suas
energias em ninharias, buscando coisas que duram apenas um dia? Quantos colocam
suas afeições nas coisas daqui debaixo? Eles ajuntam tesouros na terra. Levam
em conta as coisas que podem ser vistas. Amam o mundo e as coisas que estão no
mundo. Não foi assim com este poderoso e ardoroso evangelista. Ele
prosseguia em busca de coisas que estão à frente, coisas que têm vida, que
duram, que perduram mais que os séculos e brilham mais que o sol!
3) O apóstolo Paulo queria alcançar algo que nem todos os santos alcançarão. Fp 3:11 “Para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos”, a expressão grega para no verso para ressurreição dentre os mortos é ekanastasis eknekron, que, traduzido literalmente, é a ressurreição para fora, de entre os mortos. Não é ressurreição em Cristo (novo nascimento), não é ressurreição dos mortos (juízo final), é a ressurreição de entre os mortos.
· Procurar
alcançar a ressurreição é pura insensatez, pois ela está assegurada pela
promessa infalível de Deus. Todos irão comparecer diante de Deus quer
vivos quer mortos.
ð Repare
que ele está falando da "ressurreição DENTRE os mortos".
A ressurreição DENTRE os mortos acontecerá no arrebatamento,
quando os remidos que estiverem entre os mortos serão ressuscitados.
I Ts 4:16 “Porque o mesmo
Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de
Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”.
1 Co 15:40-54 E há corpos celestes
e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma
é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas;
porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção;
ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória.
Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há
também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi
feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O
primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual
o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os
celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do
celestial.
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de
Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na
verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta
soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e
que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é
corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir
da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a
morte na vitória.
CONCLUSÃO: APELO E ORAÇÃO
Pr. Nilton Jorge
Contato via (22) 998746712 Whatsapp
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