quinta-feira, 17 de novembro de 2022

EBENÉZER A PEDRA DE AJUDA

 

TEXTO: 1Sm 7:1-12.

INTRODUÇÃO:

·      20 anos se passaram desde a última guerra entre israelitas e filisteus, os quais, em duas pelejas ceifaram a vida de 34.000 soldados. Nesta última, levaram a arca da aliança, ainda que com medo de Deus, mas portaram-se varonilmente e derrotaram vergonhosamente os israelitas que confiavam na arca de Deus e não no Deus da arca.

·      Depois de 7 meses sendo afligidos por Deus por causa da arca, os filisteus, cujo deus Dagom tinha sido também humilhado pela presença de Deus, devolveram a arca para Bete-Semes e dali a conduziram para Quiriate-Jearim, porque Deus também feriu os moradores de Bete-Semes porque olharam para dentro da arca. 20 anos depois, Samuel convocou o povo ao arrependimento, quando os filisteus vieram contra eles já na 3ª guerra. Foi aí que Deus frustrou os planos do inimigo e os derrotou de tal modo que eles não voltaram a perturbar mais a Israel nos dias de Samuel. Assim, Samuel levanta uma pedra, dá-lhe o nome de Ebenézer e mostra ao povo que não é confiando na arca que serão livres, mas se arrependendo de todo coração.

·      Interessante que a palavra hebraica Ebenézer aparece três vezes na Bíblia:

a)   Ebenézer é o nome de uma aldeia de Efraim onde os filisteus derrotaram os israelitas.

1 Sm 4:1 Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Israel saiu à peleja contra os filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca. 

b)   Depois a palavra Ebenézer aparece quando os filisteus derrotaram Israel e tomarão a arca levando-a pra filisteia. 1 Sm 5:1 Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode. 

c)    Mas 20 anos depois os israelitas venceram os filisteus e Samuel levantou uma pedra, a qual chamou de Ebenézer: 1 Sm 7:12 Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispá e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. 

ð Agora pense bem nesta história, primeiramente, os filisteus derrotaram os Israelitas próximo à aldeia de Ebenézer que significa: Pedra de Ajuda, mas Deus não os ajudou. Estava perto mais não próximo.

ð Na segunda batalha quando Samuel convoca o povo para o arrependimento sincero diante de Deus, aí sim Deus pode ser uma pedra de ajuda, para o seu povo, dando-lhes a vitória sobre os inimigos Filisteus.

 

·      ENTRE MISPÁ E SHEM- ESTÁ A AJUDA.

ð Mitspâh significa “torre de vigia”. Mispa aparece nas escrituras em Js 18:26, Jz 20:1, Jz 21:1 e Os 5:1 e estes texto referente a Mispa está relacionado a reuniões para tomada de decisões de emergências nacional. Mispa ficava a de 11 quilômetros ao norte de Jerusalém, no monte mais alto da redondeza, uns trezentos metros de altitude acima da planície de Gibeão. Foi ali neste lugar que Saul, o primeiro rei de Israel, foi identificado e apresentado ao povo 1 Sm 10:17.

ð Agora Mispa no contexto desta palavra de hoje tem alguns significados para nós

1)   Mispa lembra de lugar de oração. v.5 Samuel disse congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao Senhor

2)   Mispa lembra de lugar de arrependimento e confissãoO povo declarou v.6: Pecamos contra o Senhor...

3)   Mispa é lugar de Deus julgar nossas ações e pesa nossas intenções. v.6 E julgava Samuel os filhos de Israel em Mispa.

4)   Mispa pode significar um lugar de incertezas vs. 7-8, quando os filisteus ouviram falar que Israel estava naquele lugar, eles subiram para lutar contra Israel e bíblia diz que eles tiveram medo.

5)   Mispa também é lugar do nosso sacrifício e da resposta de Deus. v. 9 Então tomou Samuel um cordeiro que ainda mamava e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos. 

6)   Mispa é lugar de vitória v.10. A vitória só veio quando Samuel oferecia o holocausto. Portanto, mesmo que esteja difícil continue servindo e adorando ao Senhor,

Mesmo que você esteja passando pro provações, por dificuldades, continue adorando a Deus, Pois enquanto você adora e servi ao Senhor em obediência a Sua Palavra, Deus trabalha em seu favor.

ð Shên (shane) um lugar desconhecido na Palestina evidentemente algum lugar na vizinhança de Mispa, fora este texto não há nenhuma concordância a mais nas escrituras. Shên significa, “penhasco” “abismo”. Shên ou abismo, fala de desconhecido, penhasco fala de grande desafio. A pedra foi colocada entre Mispa: torre de vigia e Sem penhasco, abismo.

·      Entre o conhecido e o desconhecido. Entre uma vitória e um grande desafio, nós precisamos da pedra de ajuda.

TRANSIÇÃO: Com esta pedra eles celebraram a ajuda do Deus no passado, Com esta pedra eles reconheciam a presença atual de Deus. Com esta pedra eles, e estabeleciam um memorial para o futuro. Esta pedra é um farol profético.

 

1.             COMO FAROL PROFÉTICO BENEZER FALA DE TRANSFORMAÇÃO DE SONHOS EM REALIDADE, “Até aqui”.

 Certa vez ouvi alguém dizer que ‘quando Deus não muda as coisas, Ele nos muda em relação a elas’. Quando oramos para que as coisas mudem, muitas vezes nós é que precisamos mudar interiormente.

Em Gênesis 28 Jacó está fugindo de casa e indo pra Mesopotamia pra casa de seu avô Labão. Jacó caminhava e estava tão cansado e preocupado que não tinha nem mesmo onde dormir, por isso, quando estava exausto, dormiu sobre uma pedra, como travesseiro, no meio do caminho (v.11).

·      A primeira coisa que aprendemos com Jacó é que em tempos difíceis precisamos encontrar um tempo para descansar no Senhor. A orientação da palavra de Deus pra nós é, ‘Descanse no Senhor e Espere Nele!’ Para mudar, é preciso parar. Se eu quiser mudar minha direção, devo primeiro parar e então retornar. Não adianta prosseguir se está dando tudo errado. Jacó descansou no meio da tribulação. Reconheceu que não adiantaria prosseguir cansado como estava, mas precisava parar um pouco antes de continuar e recompor suas energias.

·      No meio desta dificuldade toda Jacó teve um lindo sonho. TRANSFORME SUA PEDRA EM SONHO. Ele viu que aquela pedra seria o primeiro degrau de uma grande escada que de tão alta atingia até o céu. Nesta escada havia um grande movimento de anjos subindo e descendo. Os sonhos se tornam como ideais para nossa vida. Uma razão de acordar, levantar e lutar. Como é triste quando vemos pessoas que desistiram de seus sonhos. Quando encontram uma pedra no caminho, pensam em desistir por que não conseguem mais sonhar.

·      Um pregador dizia que ‘cristão não tem problemas e sim motivos de oração’. Quando fazemos de nossos problemas um motivo de oração, os problemas deixam de ser problemas e se transformam em bênçãos porque vemos Deus agir em nosso viver.

·      O MISTÉRIO QUE ENVOLVE A PEDRA QUE ESTAVA NO CAMINHO DE JACÓ E AS QUE CAIRAM EM EBENEZER, É QUE NO MEIO ESTAVA UM MOVIMENTO DE DEUS.

 

2.             EBENEZER COMO FAROL PROFÉTICO NOS FALA DE AUXILIO NA JORNADA, “nos ajudou o senhor”.

 

ð Em Êxodo 17 O povo chegou a Refidim possuídos de grande esperança e boas expectativas, pois o significado do nome infundia esperança: Refidim quer dizer: lugar de expandir, ali infundia a idéia de um lugar de refrigério, um lugar para descanso, lugar de sustento, lugar para restaurar as energias perdidas.

ð Porém o lugar de se expandir não tinha água e o povo chegou aquele lugar sedente. A falta de água no lugar que deveria ter água virou lugar de contendas e desavenças e murmurações. Esse lugar onde Deus fez a água brotar do coração da pedra passou a ser chamado de "Massa" e "Meribá", ou seja, "provocação" e "Contestação ou murmuração". CUIDADO PARA NÃO TRANSFORMAR O LUGAR DE EXPANDIR EM LUGAR DE MURMURAÇÃO.

 

ð Deus, poderia fazer jorrar água de onde Ele bem entendesse: Do céu (em forma de chuva), do solo (como uma fonte), enfim, água não seria problema para quem já havia aberto o mar, realizado sinais e maravilhas na terra do Egito, feito maná cair do céu. Mas, os Israelitas, esqueceram cedo quem era Deus.

ð As benções de ontem, via de regra serve para nós termos motivação (motivo para a ação), para crermos em uma ação poderosa para o Haja de Deus hoje.


·      Este incidente nos revela mais uma grande figura de Cristo.

1. A rocha é uma figura de Jesus Cristo I Coríntios 10:4 “Beberam todos duma mesma bebida espiritual, porque bebiam da Pedra espiritual que os seguia; e a Pedra era Cristo”.

2. O ferir da rocha supriu Israel com uma fonte de água para sustento da vida (Salmo 78:15-16 Fendeu as rochas no deserto e deu-lhes tanta água como a que flui das profundezas; da pedra fez sair regatos e fluir água como um rio).

3. A rocha seguiu Israel pelo o deserto (I Coríntios 10:4 E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo). Mesmo hoje, nós descansamos na promessa de que o Salvador que nos sustém nunca nos abandonará. 

3.    EBENEZER É UM MEMORIAL DE SALVAÇÃO. “Até aqui nos ajudou o Senhor”

 

·      Uma pedra de ajuda, isso é mais do que profético, é simbólico pois essa Pedra aponta para Cristo. A Pedra de Esquina, rejeitada por muitos, mas por Deus aprovada. 

Is 28:16 Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. Mt 21:42 Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos. 

·      Agora preste bem atenção no que Paulo falou aos efésios: Ef 2:20-22 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. 

·      Quando nos encontramos com Jesus, ele se torna a nossa pedra! O nosso marco entre o passado, presente e futuro. Entre Mispa e Sem existe uma pedra de ajuda e esta pedra é a rocha eterna: Jesus de Nazaré.


CONCLUSÃO:

·      Analise bem isto! o povo de Israel obteve a vitória quando Samuel ofereceu o sacrifício do cordeiro. Todas as nossas vitorias, todo o nosso êxito, toda a proteção que tem vindo sobre a nossa vida, e toda benção que temos desfrutado, é pelo sacrifício do Cordeiro de Deus feito uma vez e para sempre no Calvário.

·      Observe bem o poder da oração em nome do cordeiro, os filisteus não foram derrotados com exércitos, com forças de homens, mas quando se ofereceu o Cordeiro e Samuel começou a orar: v.10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para pelejar contra Israel; mas o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou; de modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel. 

·      Até aqui o Senhor fez tudo! Ele disse: até aqui nos ajudou o Senhor!


Pr. Nilton Jorge

Contatos: (22) 998746712 Whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.