TEXTO: Mt 5:4
INTRODUÇÃO:
·
Tanto Mateus
(5:1) e Lucas (6:20) nos informam que Jesus dirigiu o Sermão aos seus
discípulos.
Por isso, foi ao monte; para fugir da multidão que o cercava. Ele precisava
focar só com os discípulos para melhor instruí-los.
·
É de suma
importância entender que o Sermão do Monte não é para incrédulos. Ele destina-se
aos cristãos, àqueles que já entregaram suas vidas ao Senhor Jesus
reconhecendo-O como único Senhor e Salvador e de suas vidas.
·
Muitos
comentaristas e leitores acham que os padrões desse sermão são inatingíveis. Os padrões
do Sermão do Monte não podem ser atingidos pelos que ainda não são verdadeiros
cristãos. Apenas quem já passou pelo novo nascimento pode se aproximar
legitimamente desse padrão.
·
Certa
vez perguntaram a um velho pastor qual a graça de chorar na perspectiva do
Sermão do monte, pregado pelo Senhor Jesus. Numa simplicidade de resposta,
o pastor disse: “Jesus não gosta de discípulos insensíveis. Se não
chorarmos espontaneamente pelos nossos pecados e nem sentirmos tristeza pelas
aflições alheias, a nossa missão no reino de Deus perde a sua razão de ser.”
1.
O SIGNIFICADO DO
VERBO CHORAR NO NOVO TESTAMENTO
1.1 O verbo chorar (peutheo) significa verter lágrima com
sentimento, profunda emoção, grande espontaneidade, como se estivesse
vivenciando uma aflição interminável. Peutheo em contraste com lupéomai,
termo mais genérico que significa mais bem entristecer-se Mateus
14: 9; I Pedro 1: 6.
1.2 A palavra usada por Jesus para chorar (panthoutes) significa
lamentar, prantear pelo morto. Entristecer-se com uma profunda tristeza
que toma conta de todo ser de tal maneira que não pode se ocultar. Na Septuaginta,
a versão grega do NT, se usa o choro de Jacó, quando soube da morte
de seu filho José Gênesis 37: 34.
· Essa bem-aventurança parece ter base em Isaias 61: 1 a 3.
1.3 Pedro chorou amargamente quanto se lembrou das palavras de Jesus
Lc 22:62. O choro de Pedro expressou profundo arrependimento.
TRANSIÇÃO: Nem todos os que choram são felizes e
nem todos os que choram serão consolados. Então, de que tipo de choro Jesus
está falando?


1) Uma declaração: Felizes são os
que choram.
2) Uma promessa: esses serão
consolados.
2.
O QUE ESSE CHORO NÃO SIGNIFICA?
1. Não é o
choro carnal.
O choro carnal é aquele que uma pessoa lamenta a perda de coisas exteriores e
não a perda da pureza. A tristeza do mundo produz morte 2 Co 7:10 Amnom chorou de tristeza até possuir sua própria irmã,
para depois desprezá-la 2 Sm 13:2.
Acabe chorou por não ter a vinha de Nabote, a qual cobiçava 1 Rs 21:4. Faraó chorou por ter feito o
bem, por ter libertado o povo. Ele arrependeu-se de seu arrependimento Ex 14:15.
2. Não é o
choro do remorço e do desespero. Esse foi o choro de Judas. Ele viu seu pecado, ele se entristeceu.
Ele confessou seu pecado, ele justificou Cristo, dizendo que ele era inocente.
Ele fez restituição. Mas Judas está no inferno e parece ter feito muito
mais que muitos fazem hoje. Ele confessou seu pecado. Ele fez restituição. Sua
consciência o acusou de ter adquirido aquele dinheiro de forma vil. Mas Judas
chorou pelo pecado, mas não foram lágrimas de arrependimento, senão de remorso.
3. Não é o
choro do medo das conseqüências do pecado. Quando Caim
matou seu irmão Abel, Deus o confrontou. Ele, então disse Gn 4:13, é tamanho o meu
castigo, que já não posso suportá-lo. Seu castigo afligiu-o mais do que o
seu pecado. Chorar apenas pelo medo do castigo, apenas pelo medo do inferno é
como o ladrão que chora porque foi apanhado e não pela sua ofensa. As lágrimas
do ímpio são forçadas pelo fogo da aflição e não do arrependimento.
4. Não é o
choro apenas externo e teatral. Jesus diz que os fariseus Mt 6:16 “mostram-se contristados e desfiguram a face com o fim de parecer aos homens
que jejuam”. Os olhos estão molhados, mas o coração está seco. Os olhos
estão umedecidos, mas o coração endurecido. Quando Acabe soube do juízo de Deus
sobre ele e seu reino rasgou as vestes e vestiu-se com pano de saco 1 Rs 21:27. Suas vestes estavam
rasgadas, mas não seu coração. Ele vestia-se de pano de saco, mas não havia
choro pelo pecado.
3.
O QUE ESSE CHORO SIGNIFICA.
1. Deve ser
um choro espontâneo. A mulher pecadora de Lucas 7 revelou um arrependimento
espontâneo e voluntário. Ela lavou os pés de Jesus com suas lágrimas. Ela veio
com unguento em suas mãos, amor em seu coração e lágrimas em seus olhos.
2. Deve ser
um choro espiritual. É o choro pelo pecado e não apenas pelas conseqüências
do pecado. Faraó pediu para tirar as pragas, mas jamais desejou tirar as pragas
do seu coração. Quando Deus confrontou Davi ele arrependeu-se do pecado e
chorou pelo pecado, mais do que pelas conseqüências do seu pecado. Ele disse: “O meu pecado está sempre diante de mim”.
Ele não disse: a espada está sempre diante de mim, o castigo está sempre diante
de mim. A ofensa contra Deus feriu-o mais do que o juízo de Deus sobre o seu
pecado.
a) Devemos chorar pelo pecado porque ele é
um ato de hostilidade e inimizade contra Deus – O pecado ofende e
resiste o Espírito Santo At 7:51. O
pecado é contrário à natureza de Deus. Deus é santo e o pecado é uma coisa
imunda. O pecado é contrário à vontade de Deus. A palavra hebraica para
pecado significa rebelião.
b) Devemos chorar pelo pecado porque ele é
um ato de consumada ingratidão contra Deus – O pecado contra o amor de
Deus é pior do que o pecado dos demônios, porque a eles jamais foi oferecido a
graça. Mas nós caímos e nos foi oferecida graça e ainda pecamos contra ela?
Pecamos contra aquele que morreu por nós? Pecamos contra aquele que habita em
nós?
c) Devemos chorar pelo pecado porque ele
nos priva das coisas excelentes – O pecado nos priva do maior bem, a
comunhão com Deus Is 59:2. Quando
pecamos não apenas a paz vai embora, mas Deus também vai embora. Não há
comunhão entre trevas e luz. Quando choramos pelo pecado, ansiamos não apenas a
volta das bênçãos, mas a volta de Deus. Devemos não apenas chorar, mas
voltar-nos para Deus com choro Jl 2:12.
3. Deve ser
um choro pelo nosso próprio pecado. Feliz é aquele que chora pelo seu
próprio pecado. O pecado nos faz pior da que uma serpente. A serpente não tem
nada dentro dela senão o veneno que Deus mesmo pôs nela. O veneno é medicinal.
Mas o pecador tem dentro de si o que o diabo pôs dentro dele. Pedro disse para
Ananias: At 5:3 “Ananias, por que Satanás
encheu o seu coração para você mentir ao Espírito Santo?”. Nós temos em nós
todas as sementes daqueles pecados que condenam as pessoas ao inferno. Aquele que
não chora pelos seus pecados perdeu completamente sua razão.

Primeiro, é a dureza de
coração ou coração de pedra Ez 36:26.
Um coração de pedra não pode se derreter em lágrimas. Esse coração é conhecido
pela insensibilidade e pela inflexibilidade. A Bíblia nos exorta a não
endurecermos o nosso coração Hb 3:7,8.
Hoje nós choramos pelos tempos difíceis, mas não pelos corações duros.
Segundo, Muitos em vez
de chorar pelo pecado, alegram-se nele – A Bíblia fala daqueles que se alegram de
fazer o mal Pv 2:14. Esses são
piores do que os condenados que estão no inferno. Os ímpios que estão no
inferno, não se deleitam mais no pecado. 4. Deve ser um choro pelo pecado
dos outros. Davi chorou pelos pecados daqueles que desobedecem a Deus: “Torrentes de água nascem dos meus olhos,
porque os homens não guardam a tua lei”. Jeremias chorou a condição
terrível de Jerusalém sendo destruída. Jesus chorou sobre a cidade impenitente
de Jerusalém. Paulo disse Fp 3:18: “Pois muitos andam entre nós…e agora vos
digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo”.

4.
QUAIS SÃO OS MOTIVOS PARA ESSE CHORO.
1. O choro
pelo pecado é o melhor uso das lágrimas. Se você chorar apenas por perdas
de coisas materiais, você desperdiçará suas lágrimas. Isso é como chuva sobre a
rocha, não tem benefício. Mas o choro do arrependimento é composto de lágrimas
bem-aventuradas, de lágrimas que curam que libertam.
2. O choro
pelo pecado é uma evidência da graça de Deus. O choro pelo
pecado é um sinal do novo nascimento. Assim como a criança chora ao nascer,
aquele que nasce de novo também chora ao pecar. Um coração de pedra jamais se
derrete em lágrimas de arrependimento. Só um coração de carne, é sensível à voz
de Deus.
Aqueles que nascem do Espírito,
que têm um coração quebrantado, têm também tristeza pelo pecado.
3. O choro
pelo pecado produz alegria. O choro pelo pecado é o caminho da
verdadeira alegria. Davi, o homem de lágrimas, foi também o mais doce cantor de
Israel. Sl 42:3 “Minhas lágrimas foram o meu alimento”. As lágrimas do penitente
são mais doces do que todas as alegrias mundanas. Quando Ana chorou diante de
Deus, ela voltou para a sua casa com um brilho em seu rosto e com a vitória de
Deus em sua vida.
4. O choro
pelo pecado agora, previne o choro no inferno depois. O inferno é um
lugar de choro e ranger de dentes Mt
8:12. Mas, agora, Deus recolhe as nossas lágrimas no seu odre (Sl 56:8).
Agora Jesus diz Lc 6:25: “Ai de vós, os que agora rides! Porque
haveis de lamentar e chorar”. Agora as lágrimas são bem-aventuradas
lágrimas. Agora é o tempo certo de chorar pelo pecado. Agora o choro é como
chuva da primavera. Mas se não chorarmos agora, iremos chorar tarde demais!


5. O choro
pelo pecado é temporal e finito. Depois de um tempo de choro, haverá um
perpétuo consolo. No céu o odre de Deus contendo as nossa lágrimas será
completamente esvaziado. Deus enxugará dos nossos olhos toda lágrima Ap 7:17;21:4. Quando o pecado cessar,
as lágrimas também cessarão Sl 30:5 “O choro pode durar a noite inteira, mas a
alegria vem pela manhã”.
5.
QUAIS SÃO OS OBSTÁCULOS PARA ESSE CHORO
1. O amor ao
pecado.
Jerônimo disse que amar o pecado é pior do que praticar o pecado. Uma pessoa
pode ser surpreendida na prática do pecado inadvertidamente Gl 6:1. Como você pode entristecer-se
pelo pecado, se você ama o pecado? Tenha cuidado com a doçura do veneno. O amor
ao pecado mantém você longe da graça.
2. O
desespero pelo pecado. O desespero afronta a Deus, subestima o sangue de
Cristo, rejeita a graça e destrói a alma. O desespero diz para você: Não tem
mais jeito, não tem mais saída, não tem mais esperança. O desespero é fruto do
seu coração enganoso e da mentira do diabo. O desespero apresenta Deus para a
alma como um juiz carrasco. O desespero de Judas foi pior do que o seu pecado
de traição. O desespero fecha a porta da misericórdia e destrói o
arrependimento, o único fundamento da misericórdia.
3. A
presunção da misericórdia. Muitos não choram pelo pecado agora,
porque estão falsamente confiando na misericórdia de Deus no dia do juízo. É um
profundo engano você repousar na misericórdia de Deus enquanto anda nos seus
pecados. A Bíblia diz: Is 55:7 “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os
seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se
para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”.
4. A
procrastinação no pecado. Procrastinação é o
diferimento ou adiamento de uma ação. Jesus disse Jo 3:36 que aquele que não
crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. Você,
porventura, já não ouviu Deus dizer: “Se
hoje ouvirdes a minha voz, não endureçais o vosso coração”?
6.
QUAL É O CONFORTO OFERECIDO AOS QUE
CHORAM ESSE CHORO.
1. O choro
precede o conforto, assim como a limpeza da ferida precede a cura. Deus guarda o
seu melhor vinho para o fim. O diabo faz o contrário. Primeiro ele mostra o
vinho resplandecente no copo, depois o vinho morde como uma serpente Pv 23:31,32. O diabo mostra o pecado
como atrativo, colorido, gostoso, doce ao paladar, e só no fim a tragédia que
ele provoca. Mas Deus mostra o pior primeiro. Primeiro ele prescreve o choro, mas
depois ele promete: sereis consolados!
2. As
lágrimas do arrependimento não são lágrimas perdidas, mas sementes do conforto. Aquele que sai
andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes Sl 126:5. Cristo tem o óleo da alegria
para derramar sobre aqueles que choram. Cristo transforma o odre de lágrimas em
vinho novo de alegria.
·
O
vale de lágrimas conduz-nos ao paraíso da alegria. Jesus disse: Jo 16:20 “A vossa tristeza se converterá em alegria”.
3. Por que,
então, alguns crentes ainda sentem a falta desse conforto?
a) Porque
eles choram, mas não as lágrimas do arrependimento – Eles vão para
as lágrimas, mas não para Cristo. As lágrimas não são o fundamento do nosso
conforto, mas o caminho para ele. O choro não é meritório. Ele é o caminho para
a alegria, não a causa da alegria. O verdadeiro conforto só pode vir de Cristo.
b) Porque
eles se recusam a ser consolados – Há pessoas que se entregam à
tristeza, ao lamento, à amargura e se recusam a ser consoladas Sl 77:2.
c) Porque
eles adiam o projeto da felicidade apenas para o futuro – O projeto
de Deus não é fazer de você uma pessoa feliz apenas no céu, mas a caminho do
céu. Você já é feliz agora. Você é feliz enquanto chora, porque chora. Embora
sua alegria aqui ainda não esteja completa, ela já é genuína, verdadeira e
real. Macários fala da alegria de Deus, da alegria suprema, da felicidade
absoluta.
4. A natureza
do conforto que teremos no céu. A Bíblia diz que na presença de Deus há
plenitude de alegria Sl 16:11. A
Bíblia descreve esse conforto dos salvos no céu como uma festa, a festa das
bodas do Cordeiro, onde vamos descansar das nossas fadigas Ap 14:13.
Como
a Bíblia descreve essa festa?
1) O dono desta festa é Deus – Esta
festa é a festa das bodas do Filho do Rei. Será uma festa magnificente,
gloriosa.
2) Esta festa será incomparável em termos de
alegria e provisão – O próprio Jesus levará sua noiva ao banquete.
Todos os cardápios servidos nessa festa serão deliciosos. Não haverá falta de
coisa alguma deliciosa nessa festa. Quem alimentar-se nessa festa nunca mais
terá fome. Quem beber nessa festa nunca mais terá sede.
3) Esta festa será incomparável em termos
da companhia dos convidados – Lá estarão os salvos, os anjos, os
querubins, serafins. Cristo mesmo lá estará como dono da festa e como nosso
anfitrião. Estaremos na incontável assembléia dos santos Hb 12:22. Seremos uma só família, um só rebanho.
4) Esta festa será incomparável em termos
de música – Será a festa do casamento do Noivo como a igreja. Os coros
angelicais estarão apostos. As trombetas celestiais estarão afinadas. Um coro
cósmico levantará sua voz em exaltação a Deus e ao Cordeiro Ap 5:12-13. Uma gloriosa música encherá
os céus e a terra Ap 15:2-3.
5) Esta festa será incomparável em termos
do lugar onde será celebrada – Esta festa será no paraíso de Deus Ap 2:7. A cidade santa cujo fundamento
são pedras preciosas, cuja praça é de ouro, cujas portas são de pérola, cuja
claridade procede do Cordeiro. Esta festa dar-se-á na Nova Jerusalém. A cidade
mede 2.400 Km de largura por 2.400 Km de comprimento. É maior do que qualquer
cidade do mundo. Ela tem espaço para todos os convidados para as bodas.
6) Esta festa será incomparável pela sua
duração – Esta festa não terá fim. Ela nunca acabará. Aqueles que se
assentarem nesse banquete nunca se levantarão da mesa. Teremos vestes brancas,
coroas, nos assentaremos em tronos, reinaremos com o Rei da glória para sempre
e sempre! Oh! Bendito conforto para aqueles que agora choram pelos seus
pecados.
CONCLUSÃO:

Espero que você seja um dos que
choram, porque a vontade de Deus é que você seja consolado.
Contatos com o Pr. Nilton Jorge
Telefone 55 (22) 998746712 whatsapp
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