quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

DINHEIRO É SEMENTE (Série sobre Finanças).

I TM 6:10

INTRODUÇÃO.
01-   Do ponto de vista do mercado consumista podemos definir nossa época como:
a)- Época de grande consumo jamais vista,
b)- Época de ofertas e facilidades de compras jamais vista,
c)- Época de maior número de miseráveis na existência humana,
d)- Época de maior disparidade entre a riqueza dos ricos e a miséria dos miseráveis.
02-   Nesse contexto, como cristãos somos pressionados e precisamos responder com nosso estilo de viver. Jornal A GAZETA de hoje na página de ECONOMIA abordou sobre Dinheiro e Religião. E na visão do economista especialista em finanças pessoais Drº: Cláudio Boriola, Finanças e religião não andam juntos. Pena que ele desconhece as escrituras apesar de sua intelectualidade.
O1 - A Bíblia 215 vezes em seus versículos fala sobre a fé.
O2 - Em 218 versículos fala sobre a importância da salvação.
O3 - Aparecem na Bíblia 500 versículos fala sobre a Oração, então temos 933 versículos que abordam sobre a fé, oração e salvação. Porém tem outro tema na Bíblia que é reportado em 2085 versículos (isto é muito importante para Deus), O poder espiritual do dinheiro.

EXERCÍCIO: levante o que você tiver uma nota, olha para ela, suje um pouco sua mão, como é possível algo tão pequeno, insignificante, ter tanto poder sobre nossas vidas, emoções, relações, motivações, profissões e ministério?
·                       O dinheiro é a causa nº. 1 das guerras, dos suicídios, das violências urbanas, de destruição Familiar, Eclesiástica, de relacionamentos, em qualquer parte do mundo.
·                       Tem poder sobre minha saúde, (úlceras, ataques cardíacos, insônias, depressão, angustia, tormento psíquico, altera meu sistema nervoso, minha pressão arterial).

O QUE É QUE ELE TEM QUE ME ENFEITIÇA?

1- A INFLUENCIA DO DINHEIRO.

A maior traição do NT foi feita por causa do dinheiro.
O 1 juízo divino no NT foi feito por causa do dinheiro. (Ananias e Safira).
A maior honra que Jesus fez, foi por causa de atitude cara (o perfume de alabastro).
Um dos maiores ensinamentos de Jesus foi sobre o dinheiro (a oferta da viúva).
Uma das maiores reações de Jesus no templo foi sobre o dinheiro (os mercadores e vendedores ambulantes).
A maior mentira do NT foi dos soldados romanos, disseram que os discípulos tinham roubado o corpo de Jesus. (foram corrompidos a mentir por causa do dinheiro). Ler Ecl 10:19b. “... e o dinheiro atende a tudo”.

01-  SOMOS HERDEIROS DA CULTURA GREGA, QUE INFLUENCIOU TODOS OS PAISES OCIDENTAIS NO TOCANTE A VIDA FINANCEIRA.
è Ela nos ensinou que temos uma vida dupla:
·                     Vida no sagrado: louvor, pregação, Jejum, Bíblia, vigília etc.
·                     Vida secular: (mundo real entre aspas) comprar, vender, viver a roda viva da vida.
De maneira que minha vida no sagrado está desligada da minha vida secular.
O dinheiro na cultura grega é para controlar tanto o sagrado como o secular

Lc 16:13. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e mar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e as riqueza” (grego Mamom O Sr das Riquezas) [o principado das riquezas].

à O PRINCÍPIO ESPIRITUAL DO DINHEIRO, NÃO É QUANTO DINHEIRO EU TENHO, MAS O QUE EU FAÇO COM O DINHEIRO QUE EU TENHO. O PRINCIPIO NÃO É A QUANTIA, MAS A ATITUDE. IS 55:2 “Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o produto do vosso trabalho naquilo que não podeis satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com gordura”.

2- O PRINCÍPIO DE PROSPERIDADE NO REINO É SEMEAR, ESPERAR E COLHER.            

Mc 4:28 “Porque a terra por si mesma frutifica; primeiro, a erva, depois, a espiga, e, por último, o grão cheio na espiga”.
Lc 6:38, “Daí, e ser-vo-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”. Ecl 11:6 “Pela manhã semeia a tua semente e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas”.
·                     Uma Igreja que semeia é uma Igreja próspera At 2:45 “Vendiam suas
propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade”.
·                     A Igreja que semeia não tem necessitados At 4:34. “Não havia, pois, entre
eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos”.

No Reino de Deus primeiro vem à decisão depois a provisão. 
Vejamos a liberalidade na semeadura dos crentes da Macedônia II Co 8:2 “como, em muita prova de tribulação, houve abundancia do seu gozo, e como a sua profunda pobreza superabundou em riquezas da sua generosidade”.
·                     Eram atribulados por lutas externas.
·                     Eram extremamente pobres.
·                     Ricos em Generosidades.

COM ESSA IGREJA NÓS APRENDEMOS UMA LIÇÃO TREMENDA.
Não basta sermos fiéis nos dízimos obedecendo a Deus e sermos avarentos nas ofertas.
II Co 9:10 “Ora, aquele que da a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicara a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça”.
è DEUS NOS DA SEMENTE PARA SEMEARMOS, (Não Podemos Comer A Semente, Se Não, Faltará Pão). E NOS DÁ O FRUTO DA SEMENTE.

3 -  SEMEAR É UM PRINCIPIO PARA A PROSPERIDADE FINANCEIRA.
A palavra prosperidade deriva-se de uma palavra hebraica que se soletra TIÇALEAH, que se lê TIÇALENI. Que significa prospero, prosperar, na rota do sucesso. É por isso que quando lemos Jos 1:8 diz: “Fará Tiçaleah” o teu caminho. Sl 1:3 diz “tudo que fizer Tiçaleah”, do conceito geral de Tiçaleah, derivam-se outras palavras, a saber:
a)                  Ser promovido no reino.
b)                 Obter sucesso.
c)                  Receber coisas inesperadas de Deus.
d)                 Ter um final feliz.

O primeiro princípio que leva os crentes a SEMEAR é o da obediência às Escrituras Sagradas,
O segundo, é o do reconhecimento, em saber que somente Deus, e unicamente ele, é responsável pelo sol e a chuva, pela água e a terra, pelo crescimento e frutificação de todos os pomares do mundo;
E o terceiro, é o do agradecimento, em saber que não merecíamos nada, e ele nos deu tudo! A DECISÃO DE SEMEAR é uma obrigação imperativa do crente e uma obrigação voluntária (2 Co 16:2)“cada um de vós ponha à parte o que puder ajuntar”

O ato de livrar-se de Mamom, contribui para uma grande manifestação de alegria e unção.

CONCLUSÃO: 
                                                                                                               
è QUERO TERMINAR DESTACANDO TRÊS COISAS NO TEXTO DA MENSAGEM. 

I Tm 6:10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a sim mesmos com muitas dores”.
Amor. Ecl 5:10 O que ama o dinheiro nunca se fartará dele; quem ama a abundancia nunca se farta da renda. Isto também é vaidade” (isso gera insatisfação).
Raiz. É o que alimenta e da vida aos males, precisa ser cortada.

Males. Todos quer dizer todos, quando se quebra um principio espiritual, a maneira como eu gasto ou invisto o meu dinheiro, a atitude mal na maneira de usá-lo fará Satanás cobrar, por essa legalidade.

Pr. Nilton Jorge.

Um comentário:

  1. Acredito que o cristão possa dizimar ou oferta mais do módulo que Jesus ensinou,sem que ninguém saiba o Valor ofertado pôr Ele ou dizimado. Pois infelizmente as igrejas adotam métodos de ter que por o nome e o Valor.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.