segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O VACILO DA NOIVA

Cantares de Salomão 5:2-8
 INTRODUÇÃO:

  Na versão dos 70 conhecida como septuaginta há duas palavras que são usadas para dar sentido a igreja: EKKLÉSIA, sign: “Chamar para fora, Convocar”, e SINAGOGE, sign: “Reunir-se ou Reunir”. Enquanto que o termo Sinagoge é utilizado para denotar as reuniões religiosas dos judeus, Eklésia designa a igreja neo-testamentária.
 Para entendermos a igreja temos que dividir as 3 formas como ela aparece nas escrituras:

1) A Igreja como organismo: é o coetus fidelium, união ou comunhão dos fieis, unidos pelo vinculo do Espírito. ICor 12:27 “Ora vós sois o corpo de Cristo e, individualmente, membros uns desse corpo” (Igreja é um organismo vivo c/ leis morais e espirituais).

2) A Igreja como instituição: é a mater fidelium, a mão dos fiéis, como instituição ela é um meio de salvação, uma agencia para a conversão e aperfeiçoamento dos santos. 1Tm3:15 “para que, se eu tardar, saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e esteio da verdade”.

3) A Igreja invisível: é invisível porque é essencialmente espiritual, e, em sua essência espiritual, não a pode discernir o olho humano; porque é impossível determinar infalivelmente quem lhe pertence e quem não lhe pertence.
 A salvação, regeneração, a conversão, a fé e a comunhão espiritual com Cristo e todas estas coisas se vêem no caráter ideal da Igreja. Ef 1:3 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo” Col 3:3 “Pois morreste, e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus”. Ef 2:6 “e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”.
 ENTRE OS MUITOS NOMES QUE A IGREJA RECEBE, DOIS TEM DESTAQUE PARA ESTE PREGADOR:
1) A igreja como cidade e moradas do altíssimo: Sl 46:4,5 “Há um rio cujas correntes, alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela, não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã”. * Deus tem uma morada: Jo 14:23 “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, e viremos para ele e nele faremos morada”. I Cor 6:19 “Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? não sois de vós mesmo”.
2) A Igreja como Noiva do Cordeiro: Jo 3:29 “A noiva pertence ao noivo. o amigo do noivo, que lhe assiste, espera e ouve, e alegra-se muito com a voz do noivo. Essa alegria é minha, e agora está completa”. Ap 21:9 “Então veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e me disse: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do cordeiro”.
 Há três correntes de interpretação do livro:
1ª Diz respeito à literação do livro (apenas um livro de romance)
2ª Diz respeito ao simbolismo do livro (concernente a Jeová e a Israel)
3ª Diz aponta pra amor nupcial do Noivo Jesus e a Noiva a Igreja.

TRANSIÇÃO: ESTE É O RETRATO DA IGREJA DESTE SÉCULO. UMA IGREJA QUE VACILA, DEUS ESTÁ FORMANDO A SUA NOIVA. E O ESPIRITO SANTO ESTÁ PREPARANDO ELA PRA O ENCONTRO COM O NOIVO. QUAIS SÃO AS MARCAS DE UMA IGREJA QUE VACILA?

1. VACILAMOS QUANDO DORMIMOS O SONO DA PREGUIÇA v.2. o Esta é a era do sono espiritual da perda do primeiro amor. (Ap 2.4-5) “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas". Mateus 25.5 "E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram". o A Era Despertamento espiritual. (Mt 25.6-7).”Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam suas lâmpadas”.

 Em meio ao período espiritual da noite Deus Despertará sua Noiva. (Jo 9:4) Jesus mandou trabalhar enquanto é dia, pois a noite há de vir, e então não será possível fazer mais nada. (Rm 13:11,12) “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos e dissoluções, não em contendas e ciúmes”.
 Nosso coração vela, porém, não para abrir a porta ao esposo, mesmo diante do carinho, do cuidado e da espera nós fechamos a porta, cabelos com orvalho indica espera do noivo.

2. VACILAMOS QUANDO NÃO DAMOS IMPORTANCIA AO RELACIONAMENTO COM O NOIVO v.2.  Torna-se um pesar vestir a túnica para se encontrar com o noivo v.3
 Lavar os pés aqui tem um significado de quem serviu e parou pra descansar e não quer mais se envolver nos conflitos e arranhões inerentes ao serviço Is 40:29,30,31 “Dá força ao cansado, e multiplica o poder ao que não tem nenhum vigor. até os jovens se cansam e se fatigam, e os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão”.

3. VACILAMOS QUANDO NOS DESPERTAMOS TARDE DEMAIS, Vs. 4,5 e 7.

 A TRISTEZA DE PERCEBER AS OPORTUNIDADES PERDIDAS. Ecl 12:1 “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer não tenho neles contentamento”.
 A ANGUSTIA DE SABER QUE O NOIVO SE FOI. Mt 25 A noiva néscia. Is 55:6 “Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

CONCLUSÃO:

AS CONSEQUENCIAS DE QUEM VACILA É PERDAS INREPARÁVEIS v.7.
 Altas horas da noite, só sem proteção o sofrimento é inevitável, espaçados e feridos é o estado daqueles, que se encontra nesta situação.
 Tirar o manto significa: roubar as posses, materiais e espirituais, tirar a honra, o nome, à identidade, roubar a alegria da vida cristã.
 v.8, antes que você precise de sair por ai se lamentando, pedindo oração, clamando pra que alguém te ajude, antes que perca a noção de onde esta o noivo, ouça o chamado do noivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.