quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A BÊNÇÃO ESTAVA NO REDEMOINHO

TEXTO: 2 Reis:2.11

Introdução:
Neste verso lemos isto: "...e Elias foi levado aos céus num redemoinho".
Me impressionou esta revelação: levado aos céus (o que é bom, céus é morada de Deus, lugar da presença de Deus), num redemoinho (o que já não é bom, porque redemoinho é aquele movimento rápido e em espiral, causado pelo cruzamento das ondas de ventos contrários).
É estranho que Deus tenha usado um elemento natural, tão violento, para levar Elias ao céu. Ele usou uma tempestade de ventos fortes, rápidos e espiralados!
Como Deus é tremendo! ...aquilo que é perigoso, que possui poder destrutivo... É domado por Deus... É subjugado, dominado por Ele. Aleluia!
Redemoinhos representam tempos de tensão em nossas vidas, mas que o Senhor Deus Todo-Poderoso usa para fazer subir o nosso nível espiritual.
Redemoinhos são isso: uma composição de forças opostas... São ventos contrários que se chocam. Um redemoinho é um ponto de tensão. Elias subiu ao céu na tensão, em meio a forças contrárias...
Há algumas verdades que quero lhe mostrar esta noite...

1. DEUS FALA NO MEIO DO REDEMOINHO.

a) Esta lição aprendemos pela experiência de Jó. Jó 38.1 "Então o Senhor respondeu a Jó do meio de um redemoinho...". No original aqui é tempestade Redemoinho é uma forma de tempestade, tempestade de ondas de ventos contrários, que se chocam.
b) Deus fala em meio à tormenta... Naum 1:3b “O senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade”. (Jó 37.5); A voz de Deus, a Bíblia diz troveja maravilhosamente
c) É voz como de trombeta, Ap 1.10 “Eu fui arrebatado em espírito, no dia do senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz , como de trombeta”.

 Jó atravessava um período de grande tensão... Ele passava por uma tempestade violenta em sua vida... Ele estava agitado...
 Mas o que fez Deus ao seu servo? ...Deus usou a tensão para falar com ele!
 A tensão, o redemoinho, é que permitiu que seus olhos pudessem ver a Deus. Jó 42:5 "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem”.
Quantas vezes a tensão, o problema, a dificuldade que surgiu não nos permite ouvir a Deus, não nos permite escutar o maravilhoso som da Sua voz. Tempestades não abafam a voz de Deus...
 Aquiete-se e você escutará o som da Sua voz! Aquiete-se e você ouvirá o que lhe diz o Senhor!

2. O SENHOR SE MANIFESTA NO REDEMOINHO.

o (Zc 9.14). "O SENHOR, tocará a trombeta e marchará em meio às tempestades do sul"; outra versão traz assim: "O SENHOR Deus fará soar a trombeta e irá com os redemoinhos do Sul".
o Amado, a Bíblia está mostrando: O Senhor pode se manifestar no redemoinho! O profeta Zacarias falou que o Senhor "marchará em meio às tempestades". Ele é o Rei Soberano... e marchará em meio às tempestades.
Ouça: o caos é matéria prima para Deus criar a Beleza! ...lembra de como a Bíblia conta a história da criação? Diz a Bíblia que a terra era sem forma e vazia. No entanto, Deus criou a luz, os mares, a terra seca, as plantas e os peixes e os animais, o homem e a mulher...
o Na tempestade violenta, na tensão mais forte, Deus mostra a Sua majestade, marchando, manifestando a Sua presença!
o Irmão, irmã, num redemoinho Ele levou Elias ao céu... Ele falou à Jó... Deus transforma tragédia em bênção.

3. O SENHOR NOS QUEBRANTA NO REDEMOINHO.

É na tensão que descobrimos nossas fraquezas e incapacidades. Na tensão, nos momentos difíceis da vida, nos momentos de dor, de lágrimas, é que melhor, aprendemos a confiar em Deus e saber que sem Ele nós nada podemos fazer.
No livro de Jó, lemos que ele respondeu ao Senhor: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado"... Jó disse isto quebrantado diante de Deus.
Também é muito interessante ler o que Jó declarou em seguida a isto, lemos em 42.6: "menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.
Veja o que faz o redemoinho, quando Deus o permite na vida de alguém que O serve: esta experiência quebranta o coração, esmaga o orgulho, deixando a pessoa completamente entregue a Deus, dependente Dele.

Conclusão:

Há vários tipos de redemoinho ou tensão na vida: falta de dinheiro, falta de companheirismo... problemas familiares, desavenças, perseguições, enfermidade, etc...
Mas é nesse momento, no momento de redemoinhos na vida, que podemos subir às alturas, como foi com Elias.

Um comentário:

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.