quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

JESUS E O ENIGMA DO SÁBADO

TEXTO: Mc 3:1,2

INTRODUÇÃO:

·     Mc 3:1-6 pertencem a um bloco de controvérsias iniciado no capítulo 2. Às linhas de parágrafos que destacam no contexto estão marcadas pelo conflito radical entre Jesus e os seus adversários, notadamente os escribas e fariseus. Como se expressa esse conflito? De um lado, a prática de Jesus introduz uma novidade, que se contrapõe abertamente à ordem estabelecida. Essa novidade pode ser resumida nos dois ditos sobre o Filho do Homem: Ele tem autoridade para perdoar pecados (2:10) e é Senhor do sábado (2:28). Essa nova prática de Jesus, por outro lado, provoca a reação dos escribas e fariseus. Eles se apresentam como defensores ardorosos dos direitos de Deus, o que na prática equivale à defesa do sistema da lei e do templo, em torno do qual a sociedade está estruturada.

·     A cura do homem da mão ressequida (atrofiada, paralítica) não causaria nenhum transtorno se tivesse ocorrido em outro dia da semana. O problema é que ela acontece em dia de sábado. O problema em questão, portanto, é o sábado.

·     De todo o Decálogo, o quarto mandamento talvez seja o mais controverso.

·     Vamos fazer duas observações sobre esse mandamento.

1.   OS TERMOS DO MANDAMENTO. Ex 20:8-11 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

a)   O sábado deve ser “lembrado”. O vocábulo usado para lembrar tem um sentido muito mais extenso do que meramente recordar esporadicamente. Trata-se de estabelecer um “memorial” ou “manter na lembrança”.

b)  O sábado deve ser “santificado”. A idéia da Escritura é separar, consagrar ou tratar como sagrado. A base para essa santificação é o registro da Criação (v. 11).

 

ð Em suma, o AT ratifica a ordenança da Criação, que é legalmente sancionada no Decálogo.

a)   (mandato espiritual) O sábado é parte imprescindível como tempo para busca diferenciada de Deus;

b)  (mandato social) Como oportunidade de descanso e comunhão do ser humano com seu próximo;

c)   (mandato cultural) Como sinal de que Deus é fonte e garantia de todo desenvolvimento e sustento humano.

2.   A RELEITURA DO QUARTO MANDAMENTO NOS EVANGELHOS.

ð Em todos os seus ditos e feitos, o Senhor Jesus jamais levantou a bandeira de revogação do quarto mandamento. 

·     O mandamento do sábado nasceu e foi cultivado em defesa da vida do trabalhador e como sustento de um regime igualitário. A chave para a compreensão de como Jesus é o nosso Descanso Sabático é a palavra hebraica shabat, que significa "descansar, parar ou deixar de trabalhar".

ð A origem do sábado remonta à Criação. Depois de criar os céus e a terra em seis dias, Deus (Gn 2:2) "descansou nesse dia de toda a obra que fizera”. Isso não significa que Deus estava cansado e precisava de um descanso. Pelo contrário, como ser divino Todo-Poderoso, Deus não fica inativo, muito menos se cansa Is 40:28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.

ð Entendamos que essa passagem utiliza um antropomorfismo, ou seja, atribuem a Deus características humanas. Sabemos que Deus não se cansa, o que significa é que Ele simplesmente parou o que estava fazendo. Parou de seus trabalhos, Ele parou porque Ele acabou. Portanto, o segredo da verdadeira vida cristã é cessar da dependência da própria atividade (obras) e descansar em dependência da atividade de Deus

·     Desde o exílio babilônico o sábado ganhou uma importância extraordinária, ao mesmo tempo em que sofreu uma profunda revisão de significado. No exílio babilônico ele foi transformado no sinal fundamental da aliança entre Javé e o seu povo, adquirindo cada vez mais um sentido sagrado. 

·     O mandamento do sábado constitui, portanto, a peça central da lei. Por isso mesmo os escribas esmeram-se em juntar a ele cuidadosas interpretações, que descem aos detalhes do que é permitido ou proibido fazer nesse dia. São conhecidas nada menos que 170 prescrições relativas a ele, dessas 39 são proibitivas. Entre as atividades proibidas no sábado está a assistência aos doentes. A não ser em casos flagrantes de perigo de vida, paciente e ajudante devem esperar até o fim do sábado para receber e prestar auxílio. Também em casos de transgressão do sábado as normas são claras: se a transgressão foi involuntária, ela pode ser reparada com a oferta de um sacrifício expiatório. Se for constatada transgressão consciente, não há perdão: ela deve ser punida com a morte por apedrejamento.

·     A presença do homem da mão ressequida na sinagoga, em dia de sábado, é providencial para os adversários. Sua atenção, no entanto, não está concentrada sobre ele, pois não se trata de alguém em perigo de vida, mas sobre Jesus. Uma vez ele já tora advertido. Agora é hora de verificar seus propósitos. 

·     Jesus transfere a atenção, voltada para si, para o doente: pede ao homem que se levante dentre a comunidade e permaneça de pé no meio da sinagoga. Agora todos podem ver que há uma necessidade humana em questão.

ð O Redentor declarou: Mc 2:28“Portanto o Filho do Homem é o Senhor do sábado”. Aos judeus, que talvez se apegassem a uma interpretação literal de Êx 31:17 Ele ensinou que Jo 5:17 Deus trabalha todos os dias. Além disso Mc 2:27, Jesus acentuou que a guarda do Dia do Senhor, bem como todos os regulamentos religiosos de Israel deve ir muito além do apego a regras legalistas; o sábado era para abençoar o próximo; era instituição divina para benefício do homem. Por fim, o sábado era para se aproximar de Deus.

TRANSIÇÃO: A má interpretação das Escrituras fecha os céus sobre o indivíduo.

 

1.           O SABADO BÍBLICO É MESSIOLÓGICO, APONTA PRA JESUS.

 

ð Os apóstolos definem Jesus como a pessoa e o significado apontados pelo sábado. O sábado na Criação sinalizava o descanso disponível em Cristo, Senhor da nova criação.

·     O sábado é a figura ou sombra veterotestamentária pra uma pessoa. Cl 2:16,17 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

ð Deus cria a instituição do sábado judeu como uma sombra, uma imagem de descanso. E como qualquer teólogo sabe, todas as sombras do Antigo Testamento apontam para Cristo. O sábado, que era sombra dos bens futuros em Cristo, foi cumprido com a chegada do Novo Testamento Hb 8:7,8 Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores. Pois se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra.
Os 2:11
Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas.

ð Portanto, é Jesus quem nos propicia o verdadeiro repouso: Hb 4:9 “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus”.

ð Quando a obra de Jesus Cristo acabou, as sombras não eram mais necessárias.

A consumação do trabalho de Jesus se deu em uma sexta-feira, o descanso de seu corpo ocorreu na sepultura no sábado e a ressurreição se deu no domingo. Ele completou toda a obra por isso podemos descansar Nele.


2.           O SÁBADO BÍBLICO É ESCATOLÓGICO, APONTA PRA UM DESCANSO ETERNO.


·     A segunda aplicação do sábado, não é a manutenção de um dia especial, mas o fim de um esforço específico. O repouso prometido por Deus não é somente o terrestre, mas também o celestial Hb 4:4, 7-11 Pois em certo lugar ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: "No sétimo dia Deus descansou de toda obra que realizara". Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o "hoje", ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração". Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia. Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.
Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.

·     Para os crentes, resta ainda o repouso eterno no céu (Jo 14:1-3 "Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

·     Entrar nesse repouso final significa cessar o labor, dos sofrimentos e da perseguição, tão comuns em nossa vida nesta terra; significa participar do repouso do próprio Deus e experimentar eterna alegria, deleite, amor comunhão com Deus e com os santos redimidos. Será um descanso sem fim.

·     Temos uma Esperança Jesus como nosso descanso nos dará um Lugar de repousoO repouso prometido por Deus não é somente o terrestre, mas também o celestial

3.               O SÁBADO É PROFÉTICO, ELE APONTA PRA UMA VIDA NOVA.

 

·     O sábado é um ciclo ou tempo pra experimentar coisas novas. Lembre-se que Deus criou tudo em sete dias. A cada dia Deus deu comando para criação e no sétimo dia Ele descansou. Agora o próximo dia é o primeiro de novo, então observe que quando chegamos ao sétimo dia isto indica um curso, um ciclo de tempo, como se você virasse uma nova página.

·     Esse é o verdadeiro significado do sábado, ou shabat, pois todas as vezes que ele se manifesta indica o fim de um tempo e começo de outro, é o virar de uma página.

·     Jesus entrou em uma sinagoga no shabat, ou no dia em que os judeus mudam o texto da Torá, a qual é dividida de sete em sete capítulos. É por este motivo que no sábado eles se reuniam na sinagoga para dar fim aos textos lidos durante a semana, e assim eles viram a página para o próximo grupo de sete versículos. Eles não compreendiam que Deus descansa no sábado para o começo de outra jornada. Todos vãos a sinagoga no sábado para assim estudar um novo texto, dando início no primeiro dia da semana.

·     Jesus foi para lá em um dia especial. Jesus está ali para ver o fim de um texto e dar o começo de um outro, ou fim de um tempo e começo de um novo tempo. Todas as vezes que Deus se manifesta em nosso mundo é para pôr fim em uma fase e iniciar um novo tempo.

·     A cura do homem que tinha a mão direita mirrada está ligada a esse contexto de interpretação bíblica.

·     A vida daquele homem não era normal, para o judaísmo, qualquer que fosse a enfermidade era sinal que você estava debaixo de juízo de Deus. Com isso, imagine por onde ele passar ser lembrado que “estava em pecado”. O mesmo, não tinha acesso livre a todos os locais, pois, aqueles que eram acometidos por enfermidades não podiam entrar em qualquer lugar. A sinagoga era um refúgio único pra ele ouvir a Palavra, pois no templo ele era impedido de entrar por causa de sua enfermidade.

·     A tradição diz que ele era um pedreiro, e pediu ao Senhor Jesus para curá-lo para que não precisasse passar a vida como um mendigo. Além disso, muitos sacerdotes acreditavam que uma mão ressequida simbolizava a punição para o pecado. Quando os judeus se reuniam na sinagoga, eles oravam com as mãos levantadas, e aquela mão ressequida tornou-se visível a todos.


·     O texto indica que ele estava em um canto da sinagoga, Marcos 3:3 diz que Jesus falou para ele: “Levanta-te e vem para o meio”.

·     A cura desse homem está ligada ao sentimento de indignação e tristeza com as atitudes dos religiosos. Isso porque os religiosos estão na sinagoga, mas com incredulidade e rejeição ao ministério de Jesus. Há muitos corações ressequidos dentro das igrejas. Áridos, secos, sem vida, mortos. Duro como pedra, insensível ao tato e mobilidade. A vida religiosa dos religiosos estava como a mão direita daquele homem.

AQUELE DIA DE SÁBADO ERA O DIA DE CÉU ABERTO SOBRE AQUELE HOMEM.

CONCLUSÃO:

O CÉU SE ABRIU PRA RESTAURAR SOBRE ELE PODER E AUTORIDADE.  

·     A mão direita representa poder e autoridade (mão direita ou destra) Is 10:13 “Porquanto disse: Com a força da minha mão o fiz, e com a minha sabedoria, porque sou prudente; e removi os limites dos povos, e roubei os seus tesouros, e como valente abati aos habitantes”.                                          

·     A mão direita representa dar apoio Sl 73:23 “Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita”.

·     A mão direita significa proteção Sl 16:8 “Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei”.

·     Jesus Cristo nos convida a vir para o meio e expor nosso problema a ele. Saia do comodismo e conformidade e venha para a presença Daquele que pode fazer milagre em sua vida. O Mestre está falando “estenda a mão” exponha para Ele o teu pecado, a área da tua vida que está atrofiada. Deixa-o restaurar a sua Identidade.

Pr. Nilton Jorge - Contatos para agendas (22) 998746712 Whatsapp



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