domingo, 31 de dezembro de 2023

A RELEVANCIA DA EBD NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

TEXTO: Pv 9:9

INTRODUÇÃO:

·     As origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Dessa forma a história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno do Senhor Jesus e da Primitiva Igreja.

·     Não fossem esses inícios tão longínquos, não teríamos hoje a Escola Dominical.

·     Houve grandes vultos do Cristianismo que muito contribuíram para o ensino e divulgação da Palavra de Deus. Homens como Orígenes, Clemente de Alexandria, Justino o Mártir, Gregório Nazianzeno, Agostinho e outros doutores conhecidos como pais da igreja. Todos eles magnos discipuladores e insinadores. E o que dizer do Dr. Lutero? O grande reformador do século XVI, apesar de seus grandes e inadiáveis compromissos, ainda encontrava tempo para ensinar as crianças. Haja vista o catecismo que lhes escreveu. Foram esses piedosos de Cristo abrindo caminho até que a Escola Dominical adquirisse os atuais contornos.

·     A Escola Dominical do nosso tempo nasceu de visão de um homem que, compadecido com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinquência infantil era um problema que parecia insolúvel. Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos. É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entra em ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática, história e a língua materna - o inglês.

·     Não demorou muito, e a escola de Raikes já era bem popular. Entretanto, a oposição não tardou a chegar. Muitos eram os que o acusavam de estar quebrantando domingo. Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com esses moleques? No Parlamento chegou a ser apresentado um decreto para proibir Escolas Dominicais em toda a Inglaterra. Tal decreto jamais foi aprovado. Será que o Sr. Raikes não sabe que o domingo existe para ser consagrado a Deus?

·     Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele também sabia que Deus é adorado através de nosso trabalho amoroso incondicional. Embora haja começado a trabalhar em 1780, foi somente em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira.

·     Robert Raikes, após três anos de experiência com 7 Escolas Dominicais em casas particulares e com 30 alunos em cada uma delas, alcança êxito em seu trabalho com a transformação na vida de duas crianças. A Escola Dominical passou das casas particulares para os templos, os quais passaram a encher-se de crianças. Quatro anos após a fundação, a Escola Dominical já contava com 250 mil alunos matriculados.

·     No dia três de novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos Gloucester. Eis porque a data foi escolhida como o dia da fundação da Escola Dominical.

·     Em 1797 na Inglaterra chega a mil o número de Escolas Dominicais.

·     Em 1810 o movimento já contava com mais de três mil Escolas Dominicais e com aproximadamente 275 mil alunos matriculados.

·     Em 1811 começa a separação de classes para que adultos analfabetos, assim como as crianças, também pudessem aprender a ler a Bíblia. O movimento chega a 400 mil alunos matriculados só na Inglaterra. 5/04/1811 morre Robert Raikes, aos 76 anos de idade, tendo a Escola Dominical se espalhado por toda a Inglaterra e em outras partes do mundo.

·     Em 1831 as Escolas Dominicais chegam a 1.250.000 alunos matriculados, cerca de 25% da população da Inglaterra na época.

·     Mui apropriadamente, escreve o pastor Antonio Gilberto: “Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”.

·     Tornou-se a Escola Dominical tão importante, que já não podemos conceber uma igreja sem ela. Haja vista que, no dia universalmente consagrado à adoração cristã, nossa primeira atividade é justamente ir a esse prestimoso educandário da Palavra de Deus. É aqui onde aprendemos os rudimentos da fé e o valor de uma vida inteiramente consagrada ao serviço do Mestre.

·     A. S. London afirmou, certa vez, mui acertadamente: “Extinga a Escola Bíblica Dominical, e dentro de 15 anos a sua igreja terá apenas a metade dos seus membros”. Quem haverá de negar a gravidade de London?

·     Os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil. Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio. Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

·     Em 1911 dois meses após a fundação das Assembléia de Deus, é realizada a primeira aula de Escola Dominical, na casa do irmão José Batista Carvalho, na Av. São Jerônimo, em Belém, PA.

·     Em 1930 foi lançada a revista Lições Bíblicas para adultos, inicialmente comentada pelos missionários suecos Samuel Nyström e Nils Kastberg. A CPAD ainda não tinha sido fundada.

·     O número de alunos em todo o mundo‚ é estimado em 120 milhões, com cerca de 2 milhões de Escolas Dominicais (não nos moldes do modelo britânico de Raikes) e 8 milhões de professores.

TRANSIÇÃO: A Escola Dominical está inserida em um amplo contexto educacional denominado, Educação cristã. A educação cristã, como instrumento de formação e aperfeiçoamento do caráter cristão, não ocorre apenas no ambiente da Escola Dominical, mas em todos os setores e seguimentos da igreja local. Nesta rica oportunidade, apresentarei algumas razões que justifiquem a relevância da ED como principal ferramenta de Educação Cristã na igreja.

a)   A Escola Dominical não é uma atividade educativa opcional, é essencial. Em razão de a igreja estar intrinsecamente associada à educação cristã, a Escola Dominical como departamento principal de ensino, não é opcional, é vital, pois, incrementa e dinamiza todas as atividades e iniciativas educacionais e evangelísticas dos demais setores. A Escola Dominical não pode ser considerada apenas um apêndice, anexo ou acessório na estrutura geral da igreja ou mero departamento secundário. Ela se confunde com a própria essência da Igreja. Não é apenas parte da igreja; é a própria igreja ministrando ensino bíblico metódico, sistemático.

·     Desde os primórdios a Igreja Cristã perseverava na doutrina e instrução dos apóstolos. No primeiro século não havia templos. As famílias se reuniam em suas casas para orar, comungar e estudar a Palavra de Deus. Os crentes mais experientes ensinavam os neófitos basicamente de forma expositiva e em tom familiar, explicando e interpretando os pontos mais difíceis das Escrituras de acordo com a orientação dos apóstolos e diretamente do Espírito Santo. E hoje? A Igreja está realmente interessada em estudar a Bíblia?

b)  Onde fica a ED no programa geral de nossas igrejas? Qual a sua importância? Há algumas décadas, na maioria das igrejas tradicionais, era comum o número de matriculados na Escola Dominical ultrapassar ao de membros da igreja. O que podemos dizer das nossas Escolas Dominicais atualmente? Enquanto as igrejas tradicionais estão repensando a ED, grande parte das igrejas pentecostais somente começaram a pensar na relevância do ensino bíblico sistemático de algumas décadas para cá. (A CPAD através do Setor de Educação Cristã e especificamente do CAPED vem realizando um excelente trabalho de conscientização nesta área).

c)   A relevância da Escola Dominical está explicita no seu principal conceito. A Escola Dominical conjuga os dois lados da Grande Comissão dada à Igreja (Mt 28:20; Mc 16:15). Ela evangeliza enquanto ensina.

·     O cumprimento da Grande Comissão através da ED, pode ser visto em quatro etapas:

1)   Alcançar.  A EBD é o instrumento que cada igreja possui para alcançar todas as faixas etárias. (A audiência do culto à noite, além de ser heterogênea, não tem oportunidade de refletir, questionar e interiorizar o conteúdo recebido).

2)   Conquistar. Através do testemunho e da exposição da Palavra. Disse Jesus: Jo 6:45 "...serão todos ensinados por Deus...todo aquele que do pai ouviu e aprendeu vem a mim". A conversão é perene quando acontece através do ensino.

3)   Ensinar. Há quem diga que o ensino metódico e sistemático é contrário à espiritualidade? Isto é verdade? O ensino das doutrinas e verdades eternas da Bíblia, na Escola Dominical deve ser pedagógico e metódico como numa escola, sem contudo deixar de ser profundamente espiritual. Isto significa que devemos ensinar a Palavra de Deus com seriedade e esmero, apropriando-nos dos mais eficazes recursos educacionais que estejam à nossa disposição: Rm 12:7b “...se é ensinar haja dedicação ao ensino”.

4)   Treinar. devemos treiná-los para que instruam a outros. Estas 4 etapas estão conjugadas aos 3 principais objetivos da Escola Dominical que são: ganhar almas para Jesus; desenvolver a espiritualidade dos alunos e treinar o cristão para o serviço do Mestre.

·     A EBD é a maior agência de ensino da Igreja. Nenhuma outra reunião tem um programa de estudo sistemático da Bíblia com a mesma abrangência e profundidade. Ajustado a cada faixa etária, o currículo da ED possibilita um estudo completo das Escrituras em linguagem acessível a cada segmento, criando raízes profundas na vida de cada crente. É UMA ESCOLA QUE TRANSFORMA.

·     Foi a criação da Escola Dominical, da forma como é conhecida atualmente, que mudou a face da Inglaterra. Crianças que antes tinham comportamento marginalizado, abandonadas à sua própria sorte, começaram a ser atraídas por Robert Raikes para reuniões sistemáticas com tríplice ênfase: social, bíblica e evangelística.


·     A EBD não cuida apenas da formação espiritual, mas preocupa-se com a edificação geral, que inclui: Bons costumes, exercício da cidadania e a formação do caráter

·     A ED complementa e, às vezes corrige a educação ministrada nas escolas seculares. A ED complementa a educação cristã ministrada nos lares.

·     No Antigo Testamento, entre o povo de Deus, eram os próprios pais os responsáveis pelo ensino das Escrituras

Dt 6:6,7 E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimará (inculcarás) a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.

Dt 11:18,19 Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

Dt 31:12 Ajunta o povo, homens, e mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam, e aprendam, e temam ao Senhor, vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei.

Dt 17:19 E o terá consigo (o livro da Lei), e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos para cumpri-los.

·     O objetivo final é sempre cumprir: Tg 1:22 Sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes enganando-vos com falsos discursos.

·     A grande maioria das famílias recebe pouca ou nenhuma instrução na Palavra de Deus, no lar, sob a liderança do seu chefe. Em função de a Bíblia perder seu lugar no seio da família, a igreja ficou com a grande responsabilidade de providenciar educação religiosa.

·     Todo o impacto desta responsabilidade caiu sobre a ED e seus oficiais. Além de aproximar pais e filhos na comunhão do corpo de Cristo, A ED introduz crianças, adolescentes, jovens e adultos no conhecimento bíblico, afastando-os da ociosidade e das más companhias.

CONCLUSÃO:

·     Planejamento é fundamental para ser bem sucedido. Prepare seu conteúdo da melhor maneira possível. Ninguém, tem o dever de saber tudo, mas o tem de se esforçar ao máximo possível.

·     Obs: se atenha apenas ao assunto da aula, não se perca com coisas paralelas.

·     Administre bem o do tempo de aula. Exemplo: 50 minutos de aula

1. Introdução (10min) = Cumprimentos, apresentação dos visitantes, estabelecer relação entre o que vai ser estudado e o que foi estudado na semana anterior; buscar atrair atenção e o interesse dos alunos pelo que será ensinado; falar sobre a importância do assunto a ser estudado (“para que serve”). “Se o professor não conseguir captar a atenção de seus alunos e deixar claro para ele o que vai ser ensinado na introdução da aula, não conseguirá fazê-lo mais.”

2. Desenvolvimento (25min) = utilização de métodos e recursos didáticos para estudar a Palavra, sempre aplicando o conteúdo à realidade do aluno. “Uma aula sem aplicação é como se uma pessoa fosse ao médico, recebesse a receita, mas não fosse instruída como usar os medicamentos.”

3. Integração (10min) = Dinâmica de grupo, atividade de reflexão/aplicação.

4. Conclusão (5min) = Recapitulação das principais informações transmitidas e repassar os ensinamentos aprendidos, estimular os alunos a pesquisarem mais sobre o assunto.


Pr. Nilton Jorge - Contatos (22) 998746712 Whatsapp

 

 

 

 

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