quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

A GLÓRIA NA FENDA DA ROCHA

TEXTO: Ex 33:18

INTRODUÇÃO:

·     O livro de Êxodo 32 e 33, reporta como Moisés agiu no sentido de trazer de volta a presença de Deus ao arraial de Israel. Israel havia pecado contra Deus e a presença de Deus havia se afastado do arraial. A ação de Moisés sinaliza os passos para o avivamento.

a)   Primeiro, o povo reconheceu seu pecado.

b)  Depois o povo sentiu tristeza pelo pecado e o abandonou.

c)   Em seguida Moisés armou sua tenda fora do arraial para buscar a Deus em oração.

d)  O passo seguinte foi que a nuvem, símbolo da presença de Deus, voltou e estava sobre a tenda. Moisés orou ansioso pela presença de Deus. Moisés estava preocupado com a glória de Deus, com a reputação da igreja e com os pagãos. Ele quis mais de Deus, em sua oração ele pede a Deus quatro coisas por perceber que encontrou graça ou favor diante de Deus. 

1)   Moises pediu pela companhia de Deus na trajetória do deserto. Ex 33:14 a minha presença irá contigo e eu te darei descanso.

2)   Moises pediu que Deus lhe revelasse a direção para o caminho. Ex 33:13 Agora, portanto, se me vês com agrado, mostra-me o teu caminho, a fim de que eu te conheça ainda mais e continue sendo agraciado com tua misericórdia. Lembra-te de que esta nação é o teu povo!

3)   Moises pediu que Deus lhe revelasse a sua face. Ex 33:20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.

4)   Moises pediu pra ver a glória de Deus. Ex 33:18 Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.

·     Avivamento não é algo comum, mas extraordinário. Avivamento é uma manifestação de Deus entre seu povo, mostrando um lampejo da sua glória! A maior necessidade da igreja não é das bênçãos de Deus, é de Deus. O Deus das bênçãos é melhor do que as bênçãos de Deus. A maior tragédia na vida do crente é ficar sem a presença de Deus.

è Deus disse para Josué que não seria mais com o povo enquanto houvesse pecado no arraial de Israel;

è Quando os filhos de Eli pecaram contra Deus, a arca, símbolo da presença de Deus foi roubada e a glória de Israel, a presença de Deus, se apartou do povo;

è No tempo de Ezequiel a glória de Deus se afastou da cidade, do templo, do monte e o povo foi levado ao cativeiro.

·     Se Deus não estiver presente, nossas vidas serão vazias, nossos cultos sem vida, nossas músicas sem unção e nossas mensagens mortas. Muitas vezes, confundidos a onipresença de Deus com a presença manifesta de Deus. Deus está em toda parte, mas só se manifesta onde há altar. Quando Deus está entre o seu povo isso é notório, como quando Jacó acordou em Betel.

 

TRANSIÇÃO: Há algumas verdades a serem aprendidas aqui neste texto:

1.           NADA PODE SUBSITUIR A PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DA IGREJA

1.           Deus prometeu ao povo enviar o seu Anjo v. 2 É uma coisa maravilhosa ter o anjo do Senhor acampado ao nosso redor. Eles são ministros de Deus em nosso favor. Mas Moisés queria Deus. Não há substitutos para a presença de Deus no meio da igreja.

2. Deus prometeu a eles vitória v. 2. Deus prometeu a eles desalojar os povos da terra. Eles teriam vitória contra os seus inimigos, mas não comunhão com Deus. E Moisés não queria apenas vitória, ele queria Deus. Ele não queria apenas bênçãos, ele queria o abençoador. Canaã, sem Deus é terra estranha. Nada substitui Deus em nossa vida.

2.           COMO ATRAIR A PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DO POVO?

1. Moisés sente o fardo e retira-se para orar v. 7. A da igreja começa quando os líderes sentem sobre si o fardo da oração. O avivamento da igreja começa quando alguém rompe o estado de letargia e começa a buscar a Deus em oração. Foi assim na história. Sempre que um homem, um grupo se consagrou à oração e começou a buscar a Deus fervorosamente, houve avivamento. Sem oração a igreja não tem poder. Sem oração os corações não se derretem. Sem oração, a glória de Deus não desce sobre o povo.

2. É preciso ansiar ardentemente pela presença de Deus v. 7-8. Moisés estava ansioso para que a presença de Deus retornasse. Assim, ele estabeleceu um lugar de oração. Ele não pressionou o povo pra orarem foi espontâneo Ex 33:7 Todo aquele que buscava ao Senhor saia à tenda da congregação. Nem todos foram à tenda da congregação. Mas houve pessoas que sentiram o mesmo fardo que Moisés sentiu e foram buscar a presença de Deus. Outros não foram à tenda para orar, mas viram os que tinham fome da presença de Deus entrando na tenda. Não espere que toda a igreja venha orar. Há uma placa na tenda do encontro, precisa-se de intercessores.

·     Moisés buscava a Deus continuamente. Ele era um homem de oração. Ele costumava tomar a tenda e armá-la para si fora do arraial. Mesmo diante da crise espiritual do povo, ele mantinha a sua vida íntima de oração.

·     Moises queria mais de Deus, ele queria ver a glória de Deus “Então, ele disse: “Rogo-te que me mostres a tua glória”. A chuva de bençãos só cai sobre os sedentos, a glória de Deus só revela aos que tem fome da presença. A intimidade de Deus só é revelada a quem busca. Avivamento não é uma campanha programada é uma sede saciada.

Moisés quis a glória de Deus. A palavra hebraica para glória aqui no pedido de Moises é kavod, que literalmente significa peso ou a essência do resplendor de Deus. A Septuaginta, antiga versão grega do Antigo Testamento, emprega o termo glória como Doxa, que significa: glória, resplendor, poder, honra, reputação, e time. Muitas vezes essa glória é pessoal e não participativa. Mas, nas visões de Ezequiel, glória indica o resplendor pela presença do Senhor. O termo usado em Ezequiel para glória é noghah, é a palavra usada para reflexo, resplandecência, resplendor, brilho ou esplendor, representando ‘a glória do Senhor’ diante do Seu povo.

·     O vocábulo hebraico shekinah, geralmente usado entre os crentes como glória, o seu significado está relacionado com habitação no meio, o termo relaciona-se com a presença manifesta de Deus no meio e não tem haver com a sua glória.

·     O que Moisés está pedindo aqui, não é Doxa, nem tão pouco (Noga), ele não pede por shekinah, ele está pedindo pela Gloria Pesada. Ele pede que Deus se revele o seu Kavod.

 

APLICAÇÃO:

O texto vai nos ensinar que avivamento exigirá tudo de nós e não apenas um momento na oração. Moisés pediu e Deus lhe deu condições.

1.   Deus disse a Moisés saia da tua tenda e suba. Deixe o lugar de conforto.

2.   Deus disse a Moisés venha pra o meu ambiente suba.

3.   Deus disse a Moisés venha pra o lugar firme suba pra rocha. Saia da areia do deserto.

4.   Eu tenho um lugar na fenda da rocha onde vou te esconder com a minha mão.

a)   As fendas são lugares apertados. Entenda que só em lugares apertados é que enxergamos Deus passar.

b)  As fendas são lugares que arranham e fere, mas só os feridos e exprimidos que vertem azeite. A.W. Tozer disse que: é muito improvável que Deus use uma pessoa que nunca sofreu profundamente uma dor.

c)   As fendas são lugares altos só teremos a glória de Deus no rosto se subirmos a montanha.

Moisés pediu, me mostre a sua glória, Deus fez uma exigência passe pela fenda da rocha.  



Pr. Nilton Jorge 

Contatos: (22) 998746712 Whatsapp

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.