TEXTO: Mt 16:17,18
INTRODUÇÃO:
· No grego, a palavra igreja é “ekklesia”. Os discípulos entendiam exatamente o que essa palavra queria dizer no contexto daquela época. Todo rei tinha uma ekklesia, um grupo de pessoas que ele chamava para estar o seu lado e lutar. Ekklesia nesse sentido significa “chamados de maneira definitiva”. Os romanos, quando queriam expandir o seu reino, chamavam os seus generais e os escolhidos e formavam uma ekklesia, um grupo que ia ensinar às pessoas em outros territórios os costumes de Roma.
· O termo grego ‘ekklésia’ quando utilizado pelos apóstolos tem o sentido de um corpo constituído de ‘IGUAIS’. O que se buscou destacar com o uso do termo ‘ekklésia’ é a ‘igualdade’, pois não há diferença entre os membros do corpo de Cristo 1Co 12:13 “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”.
· A palavra igreja
nesse texto é o equivalente a ekklesía, no grego, isto é, a assembleia dos que
foram chamados para fora.
ð Antes de revelar a
igreja, o Senhor Jesus trata de dois assuntos muito importantes.
a)
O primeiro é sobre o sinal de Jonas, um profeta que
foi engolido por um grande peixe e depois de três dias foi lançado na praia.
Jonas prefigura Jesus, Aquele que morreu, mas que ao terceiro dia ressurgiu. A
igreja é fruto da morte e ressurreição do Senhor.
b)
O segundo é o fermento que diz respeito às tradições e
conceitos humanos.
Se queremos obter a revelação da igreja precisamos nos afastar dessa esfera. Essa
foi a razão porque o Senhor levou Seus discípulos para Cesareia de Filipe e
subiu a encosta do monte pra orar. Aqui fica uma lição:
se estivermos cheios do fermento da religião, formatados de velhos conceitos,
tradições e ensinamentos religiosos, não conseguiremos receber aquilo que o
Senhor realmente deseja falar-nos. Precisamos ser levados para um
lugar sem contaminação, sem poluição, para entender o que o Senhor quer
dizer-nos.
TRANSIÇÃO: Os versos lidos
revelam algumas verdades sobre a Igreja.
a)
É UMA COMUNIDADE EDIFICADA POR CRISTO. Além de seu
alicerce, ele é também seu construtor. O texto é claro: v.18 “...
edificarei a minha igreja”. O termo tem sua origem no
grego oikodomeo, que significa erigir uma construção, promover crescimento.
A igreja não é uma comunidade estática, morta, fadada à mesmice. É um edifício
em construção, um organismo vivo, um corpo em crescimento. Ela está em
construção o tempo todo. Por quê? Por ser uma comunidade de homens
e mulheres imperfeitos. Ele a conhece e sabe como torná-la espiritualmente
madura. As técnicas, a força, a sabedoria e o dinamismo humanos são
incapazes de erguê-la, só Jesus tem esse poder.
b)
É UMA COMUNIDADE QUE PERTENCE A CRISTO (a igreja tem
dono). Preste atenção às palavras de Jesus: “...
edificarei a minha igreja”. A igreja é de Jesus, Ele é o
proprietário! Porque ele a comprou por alto preço. 1 Pd
1:18-19 lembra-nos que não foi com valores terrenos e perecíveis, como
prata e ouro, que fomos resgatados do pecado, “mas com o precioso sangue
de Cristo”.
· Seu dono é o
Cordeiro de Deus e ele fez questão de afirmar isso ao dizer “minha
igreja”. Ela é propriedade exclusiva
e particular de Jesus, que não admite sócios-proprietários. Não é uma
empresa, cujas ações estão à venda na bolsa de valores. Ela é de
Jesus e só d’Ele. Todos que se levantam para fazer o contrário caem! É
singular, porque é de Cristo! Ela tem o selo dEle.
c)
É UMA COMUNIDADE VENCEDORA EM CRISTO. O versículo em
análise conclui-se dizendo que “as portas do inferno não prevalecerão” contra
a igreja.
· No antigo Oriente,
especialmente nas pequenas cidades e aldeias, a “porta” era o local no qual os
líderes se reuniam, pronunciavam seus conselhos e emitiam julgamentos. A porta de uma
cidade era seu tribunal, o lugar do governo.
ð Já a palavra
traduzida por “inferno” é derivada do termo grego Hades, lugar
que, segundo os judeus, não era de castigo, mas para onde todos os mortos iam.
ð Portanto, é bem
provável que a expressão “portas do inferno”, seja sinônimo
de “poderes ou governo da morte”, que jamais superarão a força da
igreja.
ð Não “prevalecerão”, ou
seja, jamais serão superiores em força, disse Jesus! A igreja de Cristo
triunfará!
A igreja não está na defensiva, mas na ofensiva, ela quem esta se movimentado
sobre as portas que governam a morte.
· Jesus disse para
Pedro no sentido de igreja aqui no texto que ele faria parte dela como uma
pedra do conjunto da edificação. (Pedro fragmento de rocha, pedra
pequena). 1 Pd 2:5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados
casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais
agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
·
vejamos pelo menos três características dessa pedra no
texto do apostolo São Pedro.
1.
A NATUREZA DAS PEDRAS, PEDRAS VIVAS.
a)
Pedras mortas: Aprendi em
Israel, que uma pedra morta é aquela que é tão dura, que não se deixa mais
lapidar, moldar. É uma pedra dada como “caso perdido” pelos construtores,
por ser uma pedra que não se deixa trabalhar. Pedras mortas corresponde a
crentes que não dá permissão para Deus trabalhar nelas, querem trabalhar, mas
não querem ser trabalhadas.
b)
Pedras vivas: Uma pedra
viva é aquela que aceita as batidas dos martelos, das lâminas… Que
apesar da dor que sente, aceita o desafio de ser moldada e lapidada para se
encaixar no “molde”. 1Rs 6:7 E edificava-se a casa
com pedras preparadas, como as traziam se edificava;
de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro
se ouviu na casa quando a edificavam.
·
Eram moldadas de acordo com a necessidade
da obra,
elas se permitiam o molde.
· O pedreiro que dava as medidas. Não eram elas que se encaixavam, era o construtor quem as colocavam no lugar que as cabia. Muitas pedras não eram levadas para o templo porque não se permitia se trabalhada pelos pedreiros.
·
Muitos querem o progresso, mas não o
processo. Quer ser visto no templo, mas não
ser trabalhado no secreto.
2. A POSIÇÃO DAS PEDRAS, PERTO DA ROCHA (sobre essa Pedra).
1 Pd 2:4 Achegando-vos a Ele, a Pedra Viva,
rejeitada pela humanidade, mas eleita e preciosa para Deus.
·
A pedra só é viva porque está ligada com a pedra
fundamental.
Sem ela somos pedras mortas.
·
A rocha viva era aquela que saia dela uma fonte. Jesus disse que
era a fonte. Jo 7:37 No último dia, o mais solene dia da
festa, Jesus colocou-se em pé e clamou em pranto: Se alguém tem sede, deixai-o
vir a mim para que beba.
·
A ideia é você ser parecido com aquele que está mais
perto de você. Por isso disse
Pedro: chegando a ele. Ou seja. Quando chegamos a ele nos tornamos semelhante a
ele.
·
Não temos vida em nós mesmo. Muitos estão
morrendo porque se distanciou da rocha. Jesus declara a Pedro
sua vulnerabilidade, ou seja, ele é um fragmento de pedra, e ao mesmo tempo
revela sua autossuficiência, apresentando a si mesmo como a rocha sobre a qual
a igreja é estabelecida.
3.
O PROPÓSITO DAS PEDRAS, SEREM EDIFICADOS.
1
Pd 2:5 Vós
também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo,
para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. observe que o propósito
de nós nos apresentar perante Deus como pedra, é para sermos edificados como
casa de Deus.
·
Uma pedra sozinha não forma um edifício. Pedro nos ensina o
poder da união. se todos nós nos comprometermos como pedras, haverá
edificação. Não é propósito: ser colocado na vitrine, ser
exposto para beleza própria. Pedro confronta o individualismo na vida cristã.
Pedro confronta o egocentrismo na vida de muitos crentes. Deus nos chamou para
sermos edificados como pedras espirituais
·
Vos sois, e não; vos estais. Estamos indo para
igreja ou estamos sendo a igreja. a ideia aqui é que onde estivermos devemos
está edificado como igreja.
·
Quando as pedras estão em ordem o fogo cai. Elias
organizou o altar e fogo caiu
·
O valor da pedra está atrelado ao propósito: Se uma pedra for
roubada de um monte de material de construção, ninguém percebe. Afinal de
contas, é apenas uma pedra entre tantas outras. Mas se uma pedra for retirada
da parede de uma casa, percebe-se logo o estrago. isso revela união. As pedras
separadas não formavam um edifício, mas ao estar juntas conseguia erguer um
monumento.
CONCLUSÃO:
A igreja edificada
por Cristo é vitoriosa. Não por méritos próprios, mas pelos méritos do
Senhor Jesus! Ele a comprou com seu próprio sangue. Das mãos dele ninguém pode
arrebatar os que fazem parte da Igreja verdadeira. Ele entregou a si mesmo para
quitar a dívida do pecado. Todas essas verdades apontam para a
realidade de que a Igreja fundamentada por Cristo, não pode ser derrotada nem
pelo maligno, nem pela morte, nem por nada. Ainda que possa sofrer nesta terra,
a Igreja de Cristo triunfa com Ele na vitória que Ele teve!
· No grego, a palavra igreja é “ekklesia”. Os discípulos entendiam exatamente o que essa palavra queria dizer no contexto daquela época. Todo rei tinha uma ekklesia, um grupo de pessoas que ele chamava para estar o seu lado e lutar. Ekklesia nesse sentido significa “chamados de maneira definitiva”. Os romanos, quando queriam expandir o seu reino, chamavam os seus generais e os escolhidos e formavam uma ekklesia, um grupo que ia ensinar às pessoas em outros territórios os costumes de Roma.
· O termo grego ‘ekklésia’ quando utilizado pelos apóstolos tem o sentido de um corpo constituído de ‘IGUAIS’. O que se buscou destacar com o uso do termo ‘ekklésia’ é a ‘igualdade’, pois não há diferença entre os membros do corpo de Cristo 1Co 12:13 “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”.
· O pedreiro que dava as medidas. Não eram elas que se encaixavam, era o construtor quem as colocavam no lugar que as cabia. Muitas pedras não eram levadas para o templo porque não se permitia se trabalhada pelos pedreiros.
2. A POSIÇÃO DAS PEDRAS, PERTO DA ROCHA (sobre essa Pedra).
Contatos pra agendas (22) 998746712 Whatsapp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.