TEXTO: Rt 2
INTRODUÇÃO:
· O capitulo dois do livro de Rute é a história de um dia na vida de Rute que
transforma a
tragédia de um passado doloroso e abre largas avenidas para um futuro glorioso.
· Era o tempo da
sega das cevadas, e Rute desejou ser uma das segadoras. Com a permissão de
Noemi, ela foi. E “por providência” entrou na parte do campo
plantado que pertencia a Boaz, cunhado de Noemi sogro de Rute.
· Este é o dia em
que Rute sai para colher as respigas vem a conhecer Boaz. A respiga
fazia parte das Leis Mosaicas dadas por Deus para atender aos necessitados
estrangeiros, viúvas e órfãos (Lv 19:9-10; 23:22; Dt 24:19;
Rt.2:2,3). A Lei consistia numa ordem expressa por Deus, em que os
segadores não deveriam colher toda a safra das espigas, nem das vinhas, nem
recolher as que caíssem no chão, para que os necessitados tivessem com que se
sustentar. A respiga trazia muitos benefícios para todos. Pois, garantia que os
pobres não passassem fome nem se tornassem um fardo para comunidade.
ð A Lei da Respiga,
portanto, preservava a dignidade das pessoas, evitando a mendicância. No final do dia,
depois do trabalho, ela conta a Noemi o que aconteceu. (2:20). Até
então, Rute não percebera que o encontro não fora coincidência, mas parte do
soberano propósito de Deus. O que para Rute foi uma mera
coincidência em um conjunto de circunstâncias não planejadas, foi parte do
cuidado gracioso de Deus. Não foi a sorte que conduziu Rute aos campos de Boaz,
mas uma agenda traçada no céu.
Como guisa de
introdução há três verdades à ser observadas:
1.
Em primeiro lugar, a agenda de Deus prevalece
sobre os planos humanos. A mensagem central desse capítulo é que a
casualidade humana tem como pano de fundo a providência divina. Por trás dos
aparentes acasos dos encontros comuns do dia-a-dia, Deus expressa o Seu cuidado
e a Sua determinação providencial.
·
A vida é composta de dois andares. No andar
debaixo, pensamos que as coisas acontecem por casualidade, mas, no andar de
cima, temos a garantia de que as mãos de Deus dirigem nosso destino. As
casualidades humanas são na verdade providências divinas.
2.
Em segundo lugar, uma história inteira de dor
pode ser transformada num só dia. A dramática
história de duas viúvas pobres é transformada em apenas um dia. Um
fato novo surgiu, e a
página da dor foi virada para sempre. Deus está com as rédeas da
História em Suas mãos e Ele pode intervir na sua vida e transformar tragédias
em triunfo. A história de Rute começa com a morte do marido, mas termina com o
nascimento de um bebê. Suas lágrimas foram transformadas em vitória.
3.
Em terceiro lugar, o mistério do pobre deve ser
o ministério do rico. Esse capítulo nos dá também uma
visão da vida dos pobres na antiga Palestina. Não havia muitas
maneiras de uma viúva ganhar a vida; contudo, uma delas era o
costume de respigar.
ð Havia provisão, na
lei, para que na época da colheita o fazendeiro não colhesse os
cantos da propriedade, nem apanhasse aquilo que caísse no solo,
à passagem dos ceifeiros. De fato, se ele esquecesse um
molho no campo, estava proibido de voltar para apanhá-lo. Essas
provisões eram feitas com vistas aos pobres. A Bíblia diz que os
ricos devem ser generosos no repartir. A semente que se multiplica
não é a que comemos, mas a que semeamos. Quando abrimos a mão para
repartir com generosidade, Deus multiplica a nossa sementeira,
pois a alma generosa prosperará.
1.
PARA QUE HAJA UMA COLHEITA ABUNDANTE É
PRECISO TER INICIATIVA Rt 2:2.
·
Rute
demonstrou disposição de trabalhar e buscar o seu sustento e o sustento
da sua sogra. Ela não ficou esperando, de braços cruzados, um milagre
acontecer. Ela se moveu, se mexeu na direção do trabalho. Ela assumiu sem
traumas que era carente e necessitada.
· Rute teve iniciativa
para cuidar de sua sogra. Ela assumiu a posição de provedora da sogra. Para
vencer na vida não é necessário derrotar o inevitável; basta não permitir que o
inevitável o derrote. Assim, Rute tomou iniciativa, crendo que as
forças inevitáveis da vida não a sufocariam. A palavra “fé” é um
substantivo, mas deve ser compreendida como um verbo, porque fé não é só boa
concepção espiritual. Fé é acima de tudo ação. Isso tem a ver com seu
trabalho, seus estudos, sua família e sua vida espiritual.
· Não cruze os
braços, não coma o pão da preguiça. Você só irá colher onde você plantou.
· Rute manifestou
sua fé em Deus não apenas com palavras: ela testemunhou
seu amor também por meio das obras. Ela se dispôs a trabalhar por Noemi, e não
apenas a viver com ela. Rute não apenas aprendeu a orar a Deus com Noemi, mas
se dispôs a rogar aos homens por ela. O que Rute nunca tinha feito em Moabe,
ela se dispôs a fazer em Belém, e isso de forma voluntária.
2.
PARA QUE HAJA UMA COLHEITA ABUNDANTE É
PRECISO NÃO TER MEDO DE CORRER RISCOS Rt 2:2b.
·
Rute
é uma mulher determinada e disposta a enfrentar riscos e desafios. Ela
disse: 2:2b “apanharei espigas, atrás daquele em cujos olhos eu achar
graça”. Apesar da Lei de Moisés permitir a respiga para os pobres e
órfãos, no tempo dos juízes, nem todos eram bem-vindos para colher ou respigar,
Rute era moabita (não havia aprovação para aliança entre Israel e Moabe).
Rute, porém, não ficou cogitando a possibilidade de ser rejeitada. Ela
não aceitou a decretação da derrota antecipadamente. Ela não capitulou
ao desânimo de antemão. Mesmo sendo pobre e estrangeira, ela saiu à
luta, correu riscos e não teve medo de fracassar.
·
O
exemplo de Rute nos ensina que o enfrentamento das crises, e não a fuga delas,
é o caminho da vitória. Os tímidos, os medrosos e os preguiçosos sempre darão
desculpas para os seus fracassos. Entretanto, os vencedores jamais retrocedem diante
das adversidades. Eles estão sempre prontos a correr grandes riscos para
alcançar as maiores vitórias.
3.
UMA GRANDE COLHEITA É A RECOMPENSA PELO
INVESTIMENTO QUE FAZEMOS NO OUTRO Rt 2:11,12.
· As virtudes de
Rute são destacadas pelos trabalhadores de Boaz (2:7) e também pelo
próprio Boaz (2:11). A fama de Rute chegou na sua frente. As
virtudes de Rute precederam sua chegada a Belém. O bem que você
faz aos outros volta para você mesmo. O que você semeia, você colhe.
O casamento de Rute com Boaz em Belém foi pavimentado pelo que Rute fez com Noemi
em Moabe.
· A lei da semeadura
e da colheita é uma lei universal que se aplica a todos, em todos os tempos e
em todos os lugares.
a)
Quem planta mentira, colhe traição.
b)
Quem planta verdade, colhe lealdade.
c)
Quem planta ciúmes, colhe suspeita.
d)
Quem planta confiança, colhe descanso.
e)
Quem planta inveja, colhe mediocridade.
f)
Quem planta admiração, colhe grandeza.
g)
Quem planta amizade, colhe compromisso.
h)
Quem planta contenda, colhe solidão.
i)
Quem planta ódio, colhe amargura.
j)
Quem planta amor, colhe ternura.
· SI 126:5,6 A Bíblia diz que quem
semeia com lágrimas, com júbilo voltará trazendo os seus feixes. 2Co 9:6
Quem semeia com fartura, com abundância ceifará. Precisamos aprender
a semear na vida dos outros. Precisamos ser generosos em nossas ações, pródigos
em nossos elogios e transcendentes em nossas reações.
· Precisamos
abençoar, em vez de maldizer; perdoar, em vez de agasalhar no peito a mágoa;
exercer misericórdia, em vez de esmagar aqueles que já estão feridos como cana
quebrada.
· Rute deu da sua
pobreza à sua sogra. Ela semeou do pouco que tinha na vida da sua sogra,
e Deus multiplicou a sua sementeira. Você nunca é tão pobre que não
possa semear na vida das outras pessoas. A alma generosa
prosperará. Quanto mais você dá, mais você tem para dar. Quando você retém mais
do que é justo, isso é pura perda. Quando você acumula mais do que pode usar,
seus tesouros são entregues à traça e à ferrugem.
CONCLUSÃO:
· No final da história
de Rute há um casamento. Seguindo as tradições da época (A Lei do Levirato
Dt 25:25-28; Rt 4:1-10, Boaz cunhado de Noemi resgatou tudo que
pertencia a Elimeleque, a Quilliom, a Malom e tomou Rute como esposa para gerar
a descendência de Elimeleque que estava comprometida com a morte de seus
filhos. Rute concebeu e deu à luz a Obede. Obede foi avô de Davi. Em Davi nós
não só vemos a transição de Juízes para Reis, mas nós também vemos a formação
da descendência do Senhor Jesus.
· Nossas sementes
são geradas no tempo de provas e lutas, para dar a luz no tempo de coisas novas
em colheitas abundantes.
· O que você tem
semeado, em que campo você tem semeado, qual a qualidade da semente semeada?
Prepare-se está chegando o tempo da colheita e a maior e última colheita a ser
feita, será a da noiva do cordeiro.
· Jesus está
voltando para buscar não apenas os primeiros frutos mais também as respigas.
(últimos frutos).
· O capitulo dois do livro de Rute é a história de um dia na vida de Rute que
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