domingo, 12 de janeiro de 2020

SANTIDADE A CONDIÇÃO PRA VIVER MARAVILHAS


TEXTO: Js 3:5
INTRODUÇÃO:
·      De acordo com texto Josué com o povo tinha um grande desafio: Chegar à terra prometida. No entanto, havia um grande empecilho: atravessar o Rio Jordão. E não havia ponte sobre ele. O povo não podia atravessar a nado, pois, com eles estavam os animais, as carroças com alimentos e os seus pertences sem falar das crianças.
·      A melhor maneira de atravessar seria por terra. E atravessar o leito seco somente através de um grande milagre. Mas assim como Deus abriu o mar Vermelho para o povo passar quando saíram do Egito, poderia fazer o mesmo agora. E para Deus abrir o rio Jordão, não era impossível. O rio Jordão atravessa uma planície pantanosa numa extensão de 11 km; e entra em Merom, sua profundidade ai varia de 3 a 4 m.
·      O Jordão superior compreende desde Merom até o Mar da Galiléia, extensão de 20 km. É um trecho com um declive de 225 m, tornando suas águas barrentas e trechos de propenso a enormes erosões. A correnteza é tanta que 20 km dentro do Mar da Galiléia, ainda se percebe sua força. Neste trecho a vegetação é média e o terreno rochoso, sua largura varia entre 8 e 15 m.
·      O Jordão inferior estende-se do Mar da Galiléia até ao Mar Morto, numa distância de 117 km em linha reta e 340 km pelo leito sinuoso do rio, largura variando entre 25 e 35 m e profundidade de 1 a 4 m. Este trecho sofre um declive de 200 m, pelo qual o rio desce precipitadamente, formando muitas cascatas.
·      Num prazo de três dias de oração e reflexão Josué apresenta a melhor alternativa viável para o povo vencer o maior obstáculo para alcançar a terra prometida. “Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”
·      Quando pensamos em santidade precisamos entender que ela é uma transformação progressiva, operada pelo Espírito, no coração daqueles que nasceram de novo. É um processo que começa na conversão e só termina na glorificação. O Deus que trabalha por nós, trabalha também em nós, para depois trabalhar através de nós.

ð Aprendi que quatro coisas acontecem quando se fala acerca da santificação: ouvimos poucas glórias a Deus; os crentes “artificiais” ficam inquietos; os fiéis dizem: “Fala, Senhor, que o teu servo ouve!”; e os demônios ficam apavorados.
·      A santificação é um dos temas menos pregados nas igrejas, não obstante a relevância que as Escrituras lhe atribuem. Sem ela, para se ter uma idéia Hb 12:14, ninguém entrará no Céu: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.
·      Por ocasião da inauguração do templo, em Jerusalém, Salomão orou a Deus, e ouviu a resposta 2 Cr 7:14: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.

ð Antes de saber mais detalhadamente acerca da santificação, precisamos entender o que ela não é.

1.    NÃO É TER APARÊNCIA. Muitos pensam, que ser santo é ter aparência de piedade. Vestem-se de modo simplório de propósito, não por que não tenham condições de se vestir melhor. Falam baixinho, ficam com o semblante descaído. Outros já partem para o radicalismo, para o extremismo, preocupando-se demasiadamente com medidas. Cabelo, roupa, etc.
2.    NÃO É SER FANÁTICO. Há crentes, quando o assunto é a santificação, que partem mesmo para o fanatismo. Certo irmão afirmou que, na vinda de Cristo, os crentes que estiverem tomando banho não serão arrebatados! Por quê? Simplesmente, porque estarão nus! Houve um tempo em que não se podia usar perfume. E o televisor? No tempo em que não havia televisor, sabe quem era o vilão? O rádio! Diziam alguns: “O rádio é a caixa do diabo!”.
3.    NÃO É ISOLAMENTO. Crente que se isola não é porque está santo, é porque perdeu o sabor e ficou insípido. Assentar-se na roda dos escarnecedores não é se afastar deles, e, sim, tomar parte em suas prevaricações. Como luz do mundo e Sal devemos ser potenciais de influências.
4.    VIVER UMA VIDA DE SANTIDADE TAMBÉM NÃO IMPLICA VIVER SEM TENTAÇÃO, NEM ESTAR IMUNE AO PECADO. Significa, antes, ter poder para dominar o pecado.
TRANSIÇÃO: QUAIS OS MOTIVOS PELOS QUAIS DEVEMOS BUSCAR UMA VIDA SANTA?

1.                  UMA VIDA DE SANTIDADE É A CONDIÇÃO PARA RECEBER MARAVILHAS DE DEUS.

·      Quarenta anos se passaram, desde que os espias foram observar a terra prometida por Deus a Moisés. Por causa da incredulidade e dureza do coração de uma geração que ainda possuía "mente de escravos", Deus os proibiu de entrar em Canaã. Moisés havia morrido, entretanto uma nova geração, liderada por Josué, estava às portas de conquistar a terra da promessa. Todavia entre as promessas de Deus e o povo israelita estava o rio Jordão transbordante, em seu período de cheia. Era necessário atravessá-lo. 
ð LIÇÃO: Precisamos desromantizar a vida, pois entre a promessa e a terra prometida há um Jordão. Entre nós e os nossos sonhos há sempre um Jordão. Sempre haverá um Jordão a atravessar para tomarmos posse da terra prometida. Não há vitória sem luta. Deus nos promete força e consolo e não ausência de lágrimas.
ð Em meio a escolha em santificar a presença de Deus vai na frente dos desafios.
ð Sempre um altar será levantado por nós no meio das impossibilidades.
ð Entrar no Jordão é o seu desafio, abrir o Jordão é a responsabilidade de Deus.  

2.                  UMA VIDA DE SANTIDADE TRARÁ UMA RENOVAÇÃO DA ALIANÇA COM DEUS.

·      Para os judeus, a circuncisão é um dos mais importantes dos seus 613 mandamentos. A circuncisão é interpretada como sinal de aliança ou pacto entre DEUS e a nação de Israel. Circuncisão em hebraico é berit, que significa «aliança». A Circuncisão é o ato em que consiste em cortar o prepúcio, do órgão masculino. Era um rito de iniciação na família de Yahweh, representadas em Abraão, para que o indivíduo participasse dos privilégios e promessas contidas no concerto, ou pacto celebrado por Elohim. Em cada cultura ou religião a circuncisão podia ser interpretada com um sentido diferente:
a)   Seria uma medida higiênica e sanitária.
b)   Seria um sinal de filiação tribal.
c)    Seria uma preparação para a vida conjugal (higiene e prevenção de doenças - DST).
d)   Seria um teste iniciatório da coragem, antes do jovem ser aceito na tribo.
e)    Seria um meio que santifica as faculdades procriadoras.
f)    Seria um sacrifício que redime o varão do deus que lhe outorgou a vida (mitologia).
·      O sentido correto, entretanto, é aquele que aprendemos da Bíblia: Aliança entre o homem e DEUS (Batismo nas águas para nós seria o mais próximo).
ð Nos primeiros anos de ocupação da terra prometida pelo povo de Israel, três cidades conquistadas pelos hebreus alcançaram importância muito especial: Siquém (que foi o centro político), Siló (que se tornou o centro religioso e local de culto) e Gilgal (que veio a se tornar o centro de operações militares e de estratégias de guerra).
ð Gilgal (hebraico –círculo) simboliza a nossa necessidade de uma preparação espiritual frente à jornada rumo ao céu e face aos grandes desafios e conquistas das nossas vidas enquanto servos de Deus e Igreja de Cristo.
ð Gilgal é o símbolo de nossa vitória espiritual alcançada no simbolismo da circuncisão dos homens porque:
a)   A circuncisão física de Israel tipifica a circuncisão espiritual da Igreja.
b)   A circuncisão era um ato legal, experimental e de efeito espiritual (fé e obediência).
c)    Com a circuncisão, Deus estava querendo que o povo aprendesse que a carne não deveria tomar parte das bênçãos de Canaã, uma conquista de fé, um cumprimento das fiéis promessa do Senhor.
·      O sentido espiritual da circuncisão, Paulo diz em Romanos 4:11 que a circuncisão foi dada a Abraão como "sinal e selo da justiça da fé". Isto ele quer dizer que, a verdadeira circuncisão é a "interior", isto é. "circuncisão a que é do coração, no espírito".

3.             UMA VIDA DE SANTIDADE NOS FAZ VIVER A PROMESSA DE DEUS.

a)   Comeram do trigo da terra - (v.11). No Salmo 78:24, o maná é também chamado de trigo do céu. Aqui, porém o povo tinha de se alimentar do "Trigo da terra", uma vez que já se encontrava no lugar, a terra para onde as bênçãos divinas os aguardava. Tanto o trigo, como o maná, representam uma só pessoa: a pessoa de CRISTO, em vários aspectos, em sua humilhação e exaltação. JESUS comparou a Si mesmo como sendo o alimento espiritual para os seus. Ele disse em Jo 6: Eu Sou:
·      "o pão do céu" (v.32);
·      "o pão de DEUS" (v.33);
·      "o pão da vida" (v.35);
·      "o pão vivo" (v.51). Finalmente em Jo 12:24., se comparou a Si mesmo como sendo o grão de trigo caído na Terra.
b)   Cessou o maná no dia seguinte (v.12). É interessante observar como DEUS opera. Ele somente fecha uma porta quando abre outra ainda maior na nossa vida. O maná somente cessou, quando o povo comeu do trigo. O maná é uma figura de CRISTO, pois Ele é o sustento da alma. estava no deserto, mas não era do deserto. Era o pão do céu, seu sabor não era terrestre.
ð O maná caía de noite quando alçava o orvalho: Cristo, nasceu de noite.
ð O maná era uma coisa miúda. Fala daquele que “não tinha parecer nem formosura”.
ð Os filhos de Israel, o chamaram "man hu?" (que é isto?). Com respeito a JESUS a multidão exclamou: "Quem é este?".
ð Ninguém colhia de menos, nem demais. CRISTO satisfaz a todos.
ð Ninguém dele deixe para amanhã. CRISTO não deve ser adiado para depois.
ð Cheirava mal quando colhido fora de tempo. CRISTO e sua Igreja são o bom cheiro suave para os que se salvam, e cheiro de morte para os que se perdem.

Em Ap 2.17, CRISTO oferece-nos daquilo que está oculto à maioria dos homens. O maná escondido somente para os vencedores.

Pr. Nilton Jorge
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