Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O QUE FAZER DIANTE DOS IMPOSSÍVEIS?

2 Rs 20:1-11
INTRODUÇÃO: · Como agir diante de: 1. Doenças incuráveis (aids, câncer, etc.), 2. dívidas impagáveis (bancos, agiotas, etc.), 3. situações irreversíveis (separações, traumas, vícios, etc.). · Ouvimos sobre isso diariamente. E, muitas vezes, convivemos com isso. · O que fazer? · O que fazer quando você está diante do impossível? O que fazer quando, humanamente, nada pode ser feito? · CONTEXTO: · Ezequias nos ensina sobre isso. · Quem era Ezequias (nome: O SENHOR é a minha força)? Ezequias foi rei em Judá entre aproximadamente 715-686 (em 722, Israel caiu diante da Assíria). Época de desvios do povo de Israel, de abandono do caminho do SENHOR. · O que Ezequias fez diante disso: 1. removeu altos (lugares para os cultos pagãos), 2. colunas e poste-ídolo (deusa Cananéia, asherah), 3. além de quebrar a serpente de bronze (neustã, coisa de bronze) que Moisés fizera (Nm 21:5-9). 1- reabertura e purificação do templo, 2-consagração dos sacerdotes e levitas, 3-retorno do culto a Deus, celebração da Páscoa, intercessão pelo povo. 2 Crônicas 31:20-21 nos diz que Ezequias fez o que era bom, reto e verdadeiro perante o SENHOR. E prosperou em tudo que fez para buscá-Lo de todo o coração. (2 Rs 18:5). Ele confiou e se apegou ao SENHOR, a tal ponto que sua fidelidade ao SENHOR superou a de todos os reis de Judá antes e depois dele · E Deus concedeu vitórias a ele (Assíria e Gaza). · Ezequias era o retrato de um vencedor. · Mas Ezequias, mesmo sendo uma pessoa de Deus, um vencedor, ficou doente. Aplicação: · Sabe-se, que as doenças atingem todas as classes sociais, todas as faixas etárias, todas as posições obtidas, todas as religiões humanas. No caso de Ezequias, o profeta Isaías foi mandado pelo SENHOR a ele, para dizer que não havia cura: ele iria morrer. · Se Ezequias esperava uma visita pastoral do profeta, ele se enganou. · A PALAVRA DE ESPERANÇA VIROU DE DESESPERANÇA. · Uma mensagem dura para ambos, difícil para ser transmitida e difícil para ser ouvida. O profeta deveria passar a mensagem, mesmo sendo ofensiva (para o rei); ...e o rei deveria ouvir a mensagem, mesmo sendo negativa (contra a sua vida). Deus então o mandou colocar a casa em ordem porque iria morrer, mesmo ele sendo o melhor rei de Judá (18:5). · Aplicação: · Se você soubesse que iria morrer, dentro de pouco tempo, o que iria fazer? 1. Perder o tempo, com choro e murmurações; 2. gastar o tempo, fazendo tudo o que sempre quis; 3. ou valorizar o tempo, procurando e resolvendo falhas e erros? · COMO ESTÁ A SUA CASA, A SUA VIDA? 1. Sua casa está em ordem? Família (amada e protegida), projetos (realizados ou em andamento), reino (servindo ao SENHOR e edificando). O profeta disse, da parte de Deus, que Ezequias morreria, pois a doença era mortal. Ou seja, não havia mais nada, humanamente falando, a ser feito. E, às vezes, nos encontramos em situações assim. Diante de impossíveis. TRANSIÇÃO: O que fazer quando você está diante do impossível?
I) BUSQUE A DEUS, buscando do modo do Deus (v.1-3).
· O impossível bateu à sua porta. E agora? · O rei Ezequias foi clamar ao Senhor. · Nas dificuldades, buscou ao SENHOR. · .. O QUE ISSO SIGNIFICA“ROSTO NA PAREDE”? 1. representa a situação real de vida (o problema era grande), 2. representa a busca urgente por socorro (a busca era urgente), 3. representa o foco correto de ajuda (concentrar-se em Deus, o foco era o certo). É PRECISO BUSCAR A DEUS. BUSQUE A DEUS:* independente do problema. Independente da hora. Independente da local. Mas, busque a Deus do modo de Deus, de todo o coração Jr 29:13 “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”. · COMO: · - através de palavras verdadeiras. 1 - Seja Sincero: Abriu o coração, chorou, etc. Se tiver que chorar, chore, mas seja sincero. Deus conhece o teu coração. 2 - Humildes: Ele se humilhou: peço-Te (v.3) não exige.
- através de atitudes corretas. Is 38:16 – Dependência. E arrependimento traz bênçãos.
II) CONFIE EM DEUS, aguardando no tempo de Deus (v.4-6).
· Deus não tarda (v.4, antes que Isaías tivesse saído). Por isso, buscou então confie! · Aplicação: Aguarde o Seu tempo. · O que acontece Quando buscamos a Deus e confiamos? (compare também com Is 38:5-6): 1) V. 5, DEUS NOS FALA (dize a Ezequias). Deus usa alguém para falar com você. ...E essa Palavra nos coloca no devido lugar. 2) V. 5, DEUS NOS OUVE (ouvi tua oração). Deus nos ouve. 3) V. 5, DEUS NOS VÊ (vi tuas lágrimas). Ele vê a nossa situação. 4) V. 5-6, DEUS NOS ACRESCENTA (acrescentarei anos, vida, bênçãos). 5)- V. 6, DEUS NOS LIVRA (te livrarei do rei da Assíria, daquilo que nos prende, pessoas, vícios, etc.). 6) V. 6, DEUS NOS DEFENDE (defenderei esta cidade). Não só nós, como também as pessoas a nossa volta.Você tem confiado em Deus? Esperado nEle?
III) CREIA EM DEUS, percebendo os sinais de Deus (v. 7-11)
· Ezequias creu em Deus. E também que foi Deus. · Depois que você fizer o que é necessário (p. ex.: usar os medicamentos). Ex.: Pasta de figo, além de remédio, foi uma maneira de testar a fé (Naamã no rio Jordão, Cego no tanque de Siloé, etc.). Creia que foi Deus. · Aplicação: Depois que você receber o que foi pedido (p. ex.: cura). Creia que foi Deus. · Depois que você retornar a vida normal. ...Creia que foi Deus. · Deus dá sinais que é Ele. Perceba os sinais. Deus é poderoso para fazer o impossível por você. Até mesmo fazer a sombra retroceder! Era impossível, mas Deus podia. Você tem crido em Deus? Percebido os Seus sinais?
IV) GLORIFIQUE A DEUS, comprometendo-se com a vontade de Deus (Is 38:10-20)
· Cântico de Ezequias: depois da ação divina, Ezequias faz uma bela composição, glorificando a Deus. COMO GLORIFICAR A DEUS? a. - através de Testemunho para a glória de Deus (Is 38:15). Não esconda o que Deus fez. b. - através de Reconhecimento dos planos de Deus (Is 38:17). Reconheça a importância da luta, da dificuldade. c. - através de Compromisso de louvor a Deus (Is 38:20). Is 39:18-20 – só vivos louvam, testemunhar a fidelidade de Deus aos filhos. · Aplicação: Ezequias fez esse compromisso. E Deus quer que você faça também. Faça um compromisso de louvá-Lo, todos os dias. Esta é a vontade de Deus.
· Conclusão: O que fazer quando você está diante do impossível?O QUE FAZER QUANDO, HUMANAMENTE, NADA PODE SER FEITO?Deus é poderoso para fazer o impossível por você. · Até mesmo fazer a sombra retroceder! · O que você precisa? Qual é o teu impossível? · Pode ser impossível, mas Deus pode!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.