TEXTO: Gn 8:15-22
INTRODUÇÃO:
· Quando Thomas
Carlyle, historiador inglês, concluiu o segundo volume de sua História da
Revolução Francesa, entregou o manuscrito a John Stuart, para fazer observações. John leu o manuscrito
e emprestou-o a um amigo. Esse amigo deixou-o sobre a escrivaninha certa noite,
depois de lê-lo. Na manhã seguinte a empregada, procurando alguma coisa com a
qual acender o fogo, encontrou a pilha de papéis soltos e, pensando que fossem
rascunhos antigos, usou-os para acender o fogo. Aquilo que havia custado anos
de trabalho a Carlyle era cinza agora! Quando Carlyle soube da notícia ficou
tão decepcionado com sua perda que não conseguiu fazer nada durante semanas.
Um dia, sentado diante da janela aberta, remoendo sua perda, observou um
pedreiro reconstruindo uma parede de tijolos.
· Pacientemente, o
homem colocava tijolo sobre tijolo, enquanto assobiava uma alegre melodia. Carlyle
disse consigo, você está aqui sentado junto à janela, queixando-se e lamentando,
enquanto aquele homem reconstrói uma casa que durou gerações. Naquele
momento, injuriado, levantando-se da cadeira e começou a trabalhar no segundo rascunho
da História da Revolução Francesa. Todos que tiveram a oportunidade de ler as
duas versões da obra dizem que a última foi melhor do que a primeira.
ð A destruição de
nossos queridos sonhos não precisa ser o fim do mundo. Mas, pode ser o início
de algo melhor!
· Todos nós entendemos que a vida é feita
de oportunidades.
E todos nós passamos por momentos de oportunidades. Jamais na nossa trajetória
de vida devemos permitir que as oportunidades passem, pois uma oportunidade
desperdiçada não volta mais.
· O capítulo 8
versos 1 a 22 dos Gênesis nos mostra a história de um recomeço. Uma nova oportunidade
de acertar. Deus havia destruído a terra com o dilúvio e após mais de um ano
dentro da arca, Noé e a sua família foram incumbidos de recomeçar a história humana.
· Noé começa bem,
ele edifica um altar, Deus faz uma aliança com ele e com a humanidade, ele recomeça
a vida com princípios e com galhardia. Como agricultor ele edifica uma vinha,
dela colhe a uva e usufrui do vinho embriagando-se e amaldiçoa a geração
seguinte. Os seus últimos dias estão marcados por atitudes que mancham toda
uma caminhada bem sucedida.
ð Obs: As atitudes tomadas no meio da jornada podem
nos conduzir a um final de sucesso ou de derrota, somos frutos de nossas escolhas.
ð Quando Deus
criou o homem lhe deu três bênçãos: Gn 1:28 (a benção da
fertilidade) – (a benção da multiplicação) – (a benção do exercício da
autoridade e influencia), mas eles não souberam valorizar. Agora
Deus dá a Noé (Gn 9:1-3)
as
mesmas bênçãos perdida por Adão pra um recomeço de sucesso.
· Adão não
entendeu o propósito pelo qual foi formado e o perdeu para o pecado da
desobediência, no entanto Noé o compreendeu. Ser fértil e multiplicar o que
Deus entregar e exercer autoridade influenciando onde Deus nos levar.
· Obs. O
desafio não é descobrir o propósito, mas ser fiel a esse propósito até o seu
cumprimento. Descobrir propósito não é difícil, mas carrega-lo, sim.
· Entre Deus se
lembrar de Noé, e a saída da arca demorou alguns meses. Deus poderia ter
enxugado a terra rapidamente, mas houve um período de espera paciente.
· Esse tempo das
águas baixando é o tempo do nosso preparo também. E nesses momentos que devemos
estar atentos para os sinais de Deus. Noé abriu só uma janela da arca, não foi
a porta, a porta Deus é quem abre. Ao abrir a Janela ele contempla
e sonda as possibilidades, se há ou não condições de recomeçar.
TRANSIÇÃO: No
texto há lições a serem aprendidas pra recomeços com resiliência.
1.
RECOMEÇO É UM
TEMPO PRA APRENDER COM AS TEMPESTADES.
· O texto descreve
os 40 dias e 40 noites em que o homem teve de enfrentar a maior tempestade da
terra: o dilúvio. A bíblia diz que todos os montes altos foram cobertos e
apenas se salvaram algumas pessoas, orientadas em Noé, acreditaram na salvação
do Senhor.
· Tempestades são
sinônimos de problemas da vida, lutas, dificuldades, adversidades. Eu aprendo
com a vida de Noé que diante dos problemas, jamais podemos retroceder, pois depois
da tempestade o homem tem a chance de recomeçar.
ð As tempestades da vida não anulam a
bondade de Deus.
Não haveria o arco-íris sem a tempestade, nem o dom das lágrimas sem a dor. Só
conseguimos enxergar a majestade dos montes quando estamos no vale. Só
enxergamos o brilho das estrelas quando a noite está trevosa. É das profundezas
da nossa angústia que nos erguemos para as maiores conquistas da vida.
· Um novo ciclo
sempre é precedido por dificuldades, muitas vezes por lutas.
ð O verso primeiro
de Genesis oito diz que Deus se lembrou de Noé, isso duas coisas:
a)
Primeiro: A idéia da
palavra hebraica “lembrar” não é exatamente a mesma que a nossa palavra em
português. Em hebraico ela significa muito mais do que “recordação mental de coisas esquecidas”. Significa agir em cima de
um compromisso anterior, no caso uma aliança. Sendo assim, as
palavras “Deus lembrou-se de Noé”,
estão relacionadas com o alinhamento das ações de Senhor com a fidelidade de
seu caráter.
b)
Segundo: Não
significa que Ele tenha um sério problema de memória, mas que havia um momento
pra quebrar o silêncio da eternidade e agir. O silêncio de Deus faz
mais barulho em nossa alma do que a própria tempestade. Quando Deus fica em
silêncio, as vozes da dúvida gritam dentro de nós.
· Talvez você
tenha orado durante anos por uma causa e até agora o céu parece fechado e Deus
silencioso ao seu clamor. Ah! O silêncio de Deus nos perturba. Ele agrava a
tempestade. Ele inunda a nossa alma de temor e ameaça nos arrastar para as
profundezas do desânimo. Talvez sua maior angústia não seja os
problemas que você está enfrentando, mas o silêncio de Deus. O
silêncio de Deus dói mais que as feridas; ele é mais forte que os gritos de
nossa alma. O silêncio de Deus é mais eloqüente do que as vozes da tempestade.
· Sempre que Deus
fica em silêncio é porque Ele quer nos ensinar verdades sublimes. O silêncio de
Deus não significa distância nem indiferença. Ele não deixa de velar por nós e
de nos cercar com o seu cuidado mesmo quando não ouvimos sua voz.
a)
Em primeiro lugar, as tempestades da vida são
inevitáveis.
As tempestades chegam para todos: grandes e pequenos, jovens e velhos, doutores
e analfabetos, crentes e descrentes. A vida não é um parque de diversões, mas a
travessia de um mar revolto. A vida cristã não é um cruzeiro num confortável
navio, singrando águas plácidas, mas uma viagem cheia de aventuras, onde não
faltam os ventos contrários e as ondas revoltas.
b)
Em segundo lugar, as tempestades da vida são imprevisíveis. As tempestades
chegam de súbito, inesperadamente. Elas não mandam aviso, não enviam telegrama,
chegam repentinamente, agitando nossa vida, encrespando as ondas que nos
assustam e nos assolam com desmesurado rigor. As tempestades nos colhem de surpresa:
é uma doença súbita, é um acidente trágico, é um divórcio traumático, é um luto
doloroso.
c)
Em terceiro lugar, as tempestades da vida são
administráveis. A situação se agrava, perdemos o controle, o barco
da nossa vida fica à deriva.
d)
Em quarto lugar, as tempestades da vida são
pedagógicas.
Mesmo quando a tempestade foge do nosso controle, ela está sob o controle de
Jesus. Aquele que está conosco tem autoridade sobre o vento e sobre o mar. As
tempestades da nossa vida não vêm para nos destruir, mas para nos ensinar.
Jesus tem todo poder para acalmar não apenas a tempestade que está do lado de
fora, mas, também, os vendavais do medo que estão dentro de nós.
· As tempestades
não são uma negação do amor divino, mas uma oportunidade para experimentarmos o
livramento e recomeço na vida.
2.
RECOMEÇO É UM
TEMPO PRA ESTABELECER ALTAR DE RELACIONAMENTO COM DEUS.
· O sistema
sacrifical mencionado pela primeira vez na Bíblia de forma mais explicita foi quando Noé
saiu da arca após o dilúvio. De forma significativa, o primeiro ato do
patriarca sobrevivente foi adorar a Deus. Gn 8:20-22 Noé levantou um
altar e ofereceu aves e animais limpos em holocausto sobre o altar. Isso
não quer dizer que não houve altar antes de Noé, nós temos Abel o primeiro
homem a ser citado na Bíblia apresentando uma oferta agradável ao Senhor. Temos
Caim o primeiro a oferecer a Deus uma oferta reprovável. É possível que Adão
tenha oferecido sacrifícios ao Senhor, apesar de a Bíblia não registrar isto.
Mas um altar essa é a primeira vez explicitamente que alguém o levanta.
· Havia no Antigo Testamento diversos
tipos de altar:
a)
Altar de terra Êx 20:24 - para um sacrifício momentâneo visto que eram nômades;
b)
Altar de pedras
Êx 20:25 -
para consagrar um local para sempre ao Senhor;
c)
Altar de madeira Êx 27:1 - para ser carregado por onde
forem pelo deserto;
d)
Altar de bronze
banhado
Êx 38:1-2 - para suportar o fogo e
perdurar;
e)
Altar de ouro Êx
39:38 -
para ministrar as orações permanentemente diante do
Senhor.
ð Em a Bíblia temos alguns altares que
foram importantes:
1) O altar de
Abel: um altar de adoração.
2) O altar de Noé:
um altar de gratidão.
3) O altar de
Abraão: um altar de fé.
4) O altar de
Isaque: um altar de superação.
5) O altar de
Jacó: um altar de compromisso.
6) O altar do
tabernáculo: um altar de comunhão.
7) O altar de
Davi: um altar de conciliação.
8) O altar de
Elias: um altar de restauração e dos recomeços.
9) O ALTAR DO CALVÁRIO: Este é o último
altar, o altar definitivo, aquele sobre o qual foi oferecido o sacrifício
eficaz. Esse altar foi o Monte Calvário. Ali, segundo a Bíblia Hb 9: 26,28 Cristo de uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo
sacrifício de si mesmo… oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de
muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Os sacrifícios do Velho Testamento foram apenas símbolos do sacrifício de Jesus
Cristo. É o sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado, é pelas suas
pisaduras que somos sarados. É no Calvário que, como Abel, prestamos adoração.
É junto à cruz que, como Noé, podemos expressar a nossa gratidão. Vamos até o
Salvador levados pela fé, como fez Abraão. Como Isaque, vemos que aos pés do Salvador
encontramos superação. Como Jacó, é ali que firmamos o compromisso de tê-lo
como nosso Senhor. Pelo sacrifício de Jesus alcançamos comunhão (como profetizava
o altar do tabernáculo), reconciliação (como prefigurava o altar de Davi) e restauração
e recomeços (como anunciava o altar de Elias).
· Nossas vidas, portanto,
devem estar sobre o altar! Mas… o que isso significa?
a)
Nossas vidas sobre
o altar significam entrega e consagração. Altar é lugar de rendição, de consagração
total. Quando um animal era levado ao altar, dali não saía vivo. Quando cereais
eram levados ao altar, ali eram consumidos pelo fogo. Nossas vidas sobre o
altar representam uma dedicação total, eterna e incondicional ao nosso Deus. A
ele pertencemos! (quando entregamos nada levamos pra casa).
b)
Nossas vidas
sobre o altar significam viver e andar na verdade. Precisamos ser fora do templo o que declaramos ser quando estamos
nele.
Precisamos nos comportar durante a semana da mesma forma como agimos no
domingo. Precisamos viver aquilo que pregamos. O contrário disso é uma mentira
religiosa disfarçada de cristianismo! (os
dois altares de Josué).
c)
Nossas vidas
sobre o altar significam proteção. Ainda que para alguns a ideia de
se entregar completamente a Deus possa parecer assustadora, essa é, na verdade,
a única maneira de preservá-la. Quem tenta salvar a própria vida a perde, mas
quem a perde por amor a Deus a salva. Não há lugar mais seguro no universo do
que o altar na vida. Quando minha vida está no altar, essa é
uma mensagem pra o meu adversário que minha entrega me faz ter Deus como meu
Senhor e possuidor. O altar se responsabiliza por minha vida. O
filho de Davi Adonias com intensão de usurpar o trono sofreu o risco de vida e
pra não morrer ele correu e agarrou as pontas do chifre do altar e teve a
sua vida salva por Salomão.
3.
RECOMEÇO É UM
TEMPO PRA NÃO BAIXARMOS AS GUARDAS.
· Gênesis nove
descreve um episódio triste na trajetória de Noé, um homem que até então havia
feito tudo certo. É um capítulo triste no meio de uma história bonita. A
· Bíblia é um
livro diferente porque não esconde as falhas dos seus heróis. A
razão é que a Bíblia não foi escrita por causa deles, e sim por nossa causa.
Rm 15:4 “Porquanto tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito,
para que pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras,
tenhamos esperança”.
· O dilúvio
interrompeu o processo acelerado de degradação da humanidade, contudo não o
encerrou. O pecado não foi eliminado através do dilúvio. Tendo saído da arca, Noé
plantou uma vinha e se embriagou com o seu vinho. O pecado de Noé nos lembra como
até o melhor dos homens é fraco e está sujeito a cair.
· O vírus da
maldade seguiu adiante, e Noé era o seu hospedeiro! Os marinheiros
dizem que as calmarias são mais perigosas do que as tempestades. Noé
se manteve fiel durante as adversidades. Mas quando vieram os dias bons, ele
relaxou. Enquanto esteve em lutas, ele buscou a Deus. Mas nos
tempos de paz, confiou em si próprio.
· Obs: Isso nos serve
de alerta. Precisamos vigiar constantemente, porque o maior perigo não está
à nossa volta, e sim dentro de nós. A bebida foi um problema na
vida de Noé, e tem sido um problema na vida de muita gente.
· PEQUENOS ERROS
ACARRETAM GRANDES PROBLEMAS PARA A VIDA. Noé, no fim da
vida, ao embriagar-se, atraiu a desgraça a sua casa; Cam, ao compartilhar o
erro de seu pai, trouxe maldição a sua posteridade. Mesmo após fazer grande obra
para Deus e comprometer-se com Ele, descuidar da graça divina leva a erros
terríveis. Noé embriagou-se e despiu-se no meio de sua tenda. A
integridade na vida de um servo de Deus não é garantia contra o pecado.
O desequilíbrio na vida espiritual derruba qualquer grande homem acarretando
desonra e vergonha.
ð Ninguém está
livre de cometer erros, nem mesmo a pessoa mais consagrada, espiritual e
temente a Deus como Noé. Portanto, é bom compreender que é uma
atitude condenável expor as misérias de quem errou. Pois, falar do erro dos
outros é pior que cometê-los, e atrai terríveis maldições.
ð A porta da arca
havia sido fechada por Deus pelo lado de fora. Mas a porta para o pecado tinha
que ser fechada pelo lado de dentro. Noé abriu a porta para o pecado
na sua família. Entendemos que essa história não está na Bíblia por acaso. Ela
foi registrada para nos servir de alerta.
· O episódio apresenta-nos três aspectos
do pecado.
a)
PECADO COMETIDO. A maldição
entrou na família de Noé porque ele abriu a porta para o pecado. Estamos
levando o pecado para dentro da nossa família?
b)
PECADO COMENTADO. Cão e Canaã não
ficaram conhecidos da maneira que Noé ficou. Às vezes, o juízo é maior para
aquele que comenta o pecado do que para aquele que o comete.
c)
PECADO COBERTO. Sem e Jafé
cobriram a nudez do seu pai. Deus faz o mesmo.
1 Pd 4:8 A Bíblia diz que
o amor cobre uma multidão de pecados.
Não
se trata de encobrir, mas de cobrir. Há perdão para o que se arrepende
e busca a Cristo!
· As consequências
vergonhosas e pecaminosas de fofocas são evidentes nesta narrativa. Uma palavra de
fofocas irresponsável emitiu em consequências profundas para além do que foi
pretendido pelo fofoqueiro. Quantas pessoas abençoadas por Deus por
vezes por deslizes ou sem deslizes têm a sua imagem manchada por pessoas
inconsequentes, vigie suas amizades e com quem você está se
relacionando, se resguarde de pessoas que não tem temor algum de Deus e de sua
Palavra.
· O grande
problema dos nossos dias é que quase não há mais identificação com o tipo de atitude
ou ação dos dois filhos piedosos de Noé, Sem e Jafé. Nós não
ficamos envergonhados, nem chocados com o que aconteceu com Noé em sua tenda. E
a razão disso é o que torna esta passagem realmente chocante:
fazemos parte de uma sociedade que não se envergonha, nem se escandaliza diante
da indecência moral e sexual.
· Mesmo condutas
anormais e pervertidas têm se tornado rotineiras para nós. Sem o mínimo
senso de decência, as coisas mais íntimas e particulares são anunciadas diante de
nós e de nossos filhos.
CONCLUSÃO:
Em nossos recomeços aprendamos com as
tempestades, levantemos altares e não baixemos a guarda nunca. Recomeça hoje e
insista amanhã.
Pr. Nilton Jorge.
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