terça-feira, 4 de janeiro de 2022

O MISTÉRIO DA SHEMITÁH

Lv 25: 1-7

INTRODUÇÃO:

·      Segundo o calendário judaico o ano novo começou no dia 07 de setembro de 2021 do nosso calendário gregoriano e terminará no dia 26 de setembro de 2022, inaugurando o ano de 5782 que corresponde a 2022 pra nós do ocidente. E somos guiados profeticamente por aquilo que ocorre em Israel e para com Israel, já que Israel é o relógio do mundo.

·      Este é um ano Sabático em Israel, ano de descanso. Biblicamente esse ano é conhecido como Shemitáh que significa Libertar, Deixar ir, Deixar cair, também chamado de ano sabático ou remissão da terra. 

·      O Shemitáh foi estabelecido antes da Lei, desde o Gênesis Deus mostrou trabalhar através de Ciclos sabáticos, e os Patriarcas viveram e entenderam esses ciclos sabáticos. 

·      Existem 3 tipos de sábado na bíblia: O Dia de Sábado, o Ano Sabático (7 anos), e o Ano do Jubileu (49 anos). O que quer dizer cada um deles?

a)   O Dia de Sábado: Fala de um dia da semana feito para o homem descansar.

b)   O Ano Sabático: (O ano de descanso para a terra descansar, não podia plantar nada).

c)    O Ano do Jubileu: 7 anos sabáticos: as dividas eram perdoadas, os escravos eram liberados do seu senhor.

·      Os sábados são uma figura ou sombra veterotestamentária pra uma pessoa. Cl 2:16,17 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

ð Deus cria a instituição dos sábados judaicos como uma sombra, uma imagem de descanso que é Cristo. Deus estabeleceu a Shemitáh pra aprendermos a descansar e depender D’Ele, a andar por fé. E como qualquer teólogo sabe, todas as sombras do Antigo Testamento apontam para Cristo. Mc 2:28“Portanto o Filho do Homem é o Senhor do sábado”. 

ð Portanto, é Jesus quem nos propicia o verdadeiro repouso. Quando a obra de Jesus Cristo acabou na cruz do calvário, as sombras não eram mais necessárias. A consumação do trabalho de Jesus se deu em uma sexta-feira, o descanso de seu corpo ocorreu na sepultura no sábado e a ressurreição se deu no domingo. Ele completou toda a obra por isso podemos descansar N’Ele.

ð A prática dos Sábados é para os Judeus, profeticamente e simbolicamente os Sábados Judaico apontam pra Cristo, todavia o princípio é vivido para e na Igreja. 

 

·      Neste ano de Shemitáh, conforme diz o texto sagrado de Lv 25:1-7 Ex 23:10-11 e Dt 7:1-4, a terra tinha que ficar livre, depois de um ciclo de 6 anos de trabalho no 7º ano não se lavrava, nem cultivava, nem semeava na terra. Israel tinha que ficar um ano sem trabalhar na terra.

·      Durante o ano de Shemitáh o povo tinha que se voltar para Deus e aprender a descansar N’Ele e andar por fé.

·      Na Shemitáh as “Arrubah Hashamain” (Janelas dos céus), se abrem com maior abastança. Essas Janelas se abrem no ano do Shemitáh e Deus desce a terra para ver como está a gestão do seu povo quanto a mordomia, o que temos feito com o que Ele tem nos dados, como temos guardado os seus mandamentos, como tem sido nosso comportamento diante de sua santidade.

·       Porque Deus desce? No período da Shemitáh Deus faz subir ou abate, pois a Shemitáh traz juízo e justiça. Deus desceu pra assistir as gestões dos homens na terra, se somos aprovados nós subimos, se somos reprovados nós descemos.

·      Historicamente ano antes de uma Shemitáh, sempre houve uma crise mundial, por causa das respostas dos homens ao chamado do arrependimento. As 5 Maiores crises financeiras com a queda da bolsa de valores na história aconteceram no ano da Shemitáh, as grandes quedas de reis e governos aconteceram no ano da Shemitáh, os grandes avivamentos da história aconteceram no ano da Shemitáh.

·      Nós estamos vivendo uma crise pós-pandêmica da covid, porém há um poder sobrenatural na Shemitáh de preservação, providência e cuidado divino sobre o seu povo.

·      As transições te apertam para não dar resposta certa, na virada de ciclos eu sou apertado para dar respostas certas para subir e não descer. O diabo sempre virá com seu poder maligno pra as respostas a Deus seja de uma forma negativa, quando as janelas dos céus forem abertas pra Deus vir.

É entregar para ter. É se humilhar para ser exaltado. É descansar para receber provisão.

É deixar cair ou perder o controle, para ser levantado pelo controle do Eterno.

 

Suas respostas a Deus nesse novo tempo podem mudar as estações dos próximos anos.

 

ð A Shemitáh trabalha em três áreas:

a)   De autoridade e Governo;

b)   De espiritualidade e vida com Deus;

c)    De vida financeira.

Pra você entender veja como Israel peregrinou no deserto durante 40 anos de forma organizada por Deus.

 

Primeiro Deus estabeleceu a tribo de Issacar com a responsabilidade de discernir, interpretar e informar aos líderes os ciclos, os tempos e as épocas. O discernimento dos tempos e ciclos me faz andar e entender o Kairós de Deus pra todas as áreas da minha vida.

 

A frente de todas as tribos de Israel marchava a tribo de Issacar, Judá e Zebulon. Então temos a tribo do discernimento, a tribo do governo e autoridade e a tribo das finanças e economia. E no meio estava a tribo de Levi e o Tabernáculo, a tribo da espiritualidade.

 

·      O discernimento move governo e autoridade, finanças, economia e espiritualidade.

Discernir esse tempo da Shemitáh e dar respostas certas a Deus, abate ou levanta nessas áreas.  

 

·      A Shemitá fala de um tempo de transição para o novo, quando se desobedece ao mandamento do ciclo, o ciclo se tornará em círculo e cativeiro.

a)   No tempo de Jacó na casa de Labão por falta de resposta certa a Deus na casa de seus pais, ele viveu 14 anos sendo engando até que ele entendeu o ciclo da Shemitá e disse basta dando resposta certa a Deus.

b)   Nos dias da crise mundial de alimento, no Egito José entendeu o ciclo da Shemitá de 7 anos de prosperidade e 7 anos de seca e Deus preservou Jacó e sua casa.

c)    Na conquista de Israel em Jericó, Josué entendeu o ciclo da Shemitáh e Deus mudou o governo, as finanças e espiritualidade de Canaã levantando Israel.

d)   Nos tempos dos 350 anos dos juízes, a falta de discernimento do ciclo da Shemitáh trouxe um ciclo de cativeiros constantes.

e)    Nos dias de transição do reino de Saul para Davi. Ele entendeu o ciclo da Shemitá e depois da queda de Saul ele esperou 14 anos por ter cortado um pedaço da capa de Saul, e só então foi rei por sete anos em Hebrom e depois sobre Israel.

f)    Israel viveu 490 nove ano sem cumprir 70 anos de Shemitáh e isso os levou a 70 anos de cativeiro na Babilônia.

·      O ataque de Nabucodozor da Babilônia atingiu as 3 Áreas da Shemitáh:

a)   O primeiro ataque levou os príncipes – Autoridade e governo;

b)   O segundo ataque levou o ouro e prata – Vida financeira;

c)    O terceiro ataque derrubou o templo – Espiritualidade.

 

·      Jesus nasceu em um tempo de transição e de ciclo em tempo de Shemitáh:

Mateus diz que os Sábios ou Magos do Oriente lhe deram 3 presentes:

a)   Ouro que representa sua divindade – Fala de sua Autoridade e Governo.

b)   Incenso que representa Ministério Sacerdotal.  Fala de sua Espiritualidade.

c)    Mirra que representa a sua Morte. Fala de Finanças e recursos.

 

·      Quando Jesus foi batizado e logo em seguida foi levado ao deserto pelo Espírito Santo para jejuar e consagrar o diabo foi lá. E quais foram os testes de Jesus. Nas três áreas porque era o tempo de Shemitáh:

a)   Autoridade e Governo;

b)   Espiritualidade e Vida com Deus;

c)    Finanças.


Shemitá aponta para:

1.    O ano do descanso.

2.    O ano da remissão.

3.    O ano de restituição

4.    O ano do retorno

5.    O ano do cancelamento dos débitos e perdão das dívidas.

6.    O ano da suspensão, onde o devedor estará liberado do seu credor.

·      ESTE NOVO ANO SERÁ O ANO DO DEUS FAZ.

 

A SHEMITÁH FOI ESTABELECIDA COM PROPÓSITOS DEFINIDOS.


1)   O PRIMEIRO PROPÓSITO DA SHEMITÁH É O DE MUDAR E REMOVER ESTRUTURAS ANTIGAS E PROMOVER NOVAS ESTRUTURAS. A porta de acesso para o novo de Deus é aberta.

 

2)   O SEGUNDO PROPÓSITO DA SHEMITÁH É PROMOVER JUIZO. Corrigir e levantar uns, abater e disciplinar outros.

 

3)   O TERCEIRO PROPÓSITO DA SHEMITÁH É O DE TRAZER REMISSÃO. A Shemitáh solta, deixa ir perdoa o devedor.

 

CONCLUSÃO:

Há alguns princípios a serem aplicados na Shemitáh para a Igreja, não vivemos na prática no que tange a parar um ano pra descansar a terra, mas vivemos em Cristo que cumpriu em si os requisitos proféticos do sábado, e N’Ele nós temos que dar resposta de descanso a Deus no ano da Shemitá e viveremos os seus princípios abençoadores pra vida.

·      Vivemos dias de ansiedade, medo, depressão, insegurança, guerras, cativeiros moral e espiritual, síndromes do pensamento acelerado, falta de descansar em Deus na pessoa de Jesus que é o nosso descanso.

·      Você não precisa viver de julgo e fardos pesados, de resposta certa a Deus confiando na promessa.

 

1.             A VIDA É COMPOSTA DE CICLOS E QUE O SUCESSO DA NOSSA CAMINHADA DEPENDE DA OBEDIÊNCIA AO CUMPRIMENTO DESSES CICLOS. O Shemitáh é um tempo de transição do ciclo da dependência para o tempo da abastança. Tempo de transição não significa procrastinação, e sim Ciclo findado. Ciclo não é círculo, ciclo é avançar, romper, desafio para ir além, crescer, passar de nível. Deus faz.

 

2.             O ANO DA SHEMITÁH É UM TEMPO PARA OUVIR COM MAIS CLAREZA A VOZ DE DEUS. O tempo em que os mistérios são esclarecidos, onde o entendimento da voz de Deus produz clareza no propósito do ministério da mordomia.


3.             O ANO DA SHEMITÁH É O ANO DE REPENSAR A IDENTIDADE. Quem eu sou para Deus é maior do que aquilo que eu faço ou produzo.

 

4.              O ANO DA SHEMITÁH É O ANO DA ESPONTANEIDADE. A lavoura produz por si mesmo, as coisas fluem sem a minha ajuda.

 

5.             O ANO DA SHEMITÁH É O ANO DA DECLARAÇÃO TOTAL DA DEPENDÊNCIA DE DEUS. É o tempo em que a fé será a ferramenta espiritual mais utilizada pelo crente. Na dependência de Deus, todos compartilham do que eu tenho, isso é estranho, porque dependência fala de escassez, porém o texto diz que a propriedade não tinha cerca, os pobres os estrangeiros, os animais podiam entrar e se alimentar do que estava na plantação que por si deram os frutos. Na dependência eu terei três vezes mais para compartilhar.


6.             O ANO DA SHEMITÁH É O ANO DA RECUPERAÇÃO DA PRODUTIVIDADE. A terra descansa para produzir, é o ano da renovação. Produtividade em todas as áreas.   


Pr. Nilton Jorge

Contatos: (22) 998746712 Whatsapp

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.