sexta-feira, 18 de abril de 2025

TEMA: SÉRIE – NA ROTA DO AVIVAMENTO DIVISA: A PORTA SE ABRIU PRA OS GENTIOS

TEXTO: At 10:44-48

·      Após relatar a conversão de Paulo, Lucas volta sua atenção para Pedro. No começo da perseguição da igreja, os apóstolos julgaram prudente permanecer em Jerusalém, mas, agora, com a igreja desfrutando um tempo de paz, com a conversão de Saulo sentiram-se livres para deixar a cidade. É dessa forma que Pedro inicia seu ministério itinerante, pregando o evangelho e visitando os santos.

·      Há algo oculto e muito pouco mencionado no texto de Atos 9, por motivo dos olhos se voltarem para a extraordinária conversão  de Saulo, não observamos o que ocorre na igreja, o v. 31 nos informa que a igreja na Judéia, Galiléia e Samaria desfrutaram de um tempo de paz e caminhava na edificação, no temor do Senhor e no conforto do Espírito Santo e crescia em Número.

·      Quando Deus derrama o seu refrigério sobre nós, nós respiramos este tempo de paz com essas benesse de sua visitação.

·      No texto em apreço vemos Pedro participando de três milagres: a cura de Eneias (9:32-35), a ressurreição de Dorcas (9:36-43) e a proclamação da mensagem de salvação a Cornélio e sua casa (10:1-48).

·      A cura de Eneias, paralítico que havia oito anos jazia de cama, foi algo tão maravilhoso que se transformou em um milagre ambulante, pois todos aqueles que viram esse fato extraordinário em Lida e Sarona converteram-se ao Senhor (9:35). Nós temos duas cidades impactadas pelo poder do Espírito Santo.

·      Todavia não há registro de conversão ou o ministério entre os gentios, a igreja continua agregando judeus, seus passos percorrem aonde Jesus ordenou a priori, em Jerusalém, Judéia e Samaria territórios judaicos e coirmãos, todavia a sentença seria os confins da terra como obra derradeira e isso incluiriam os gentios.

·       Após a ressurreição de Dorcas, cujo milagre que atraiu muita gente ao evangelho, Pedro permaneceu vários dias em Jope, em casa de um curtidor chamado Simão. Essa cidade, séculos antes, foi à primeira parada do profeta Jonas.  Jonas, chamado por Deus para ir a Nínive, tomou um navio para a direção oposta, Társis. Pedro cujo nome é Simão, filho de Jonas agora, como o Jonas anterior e na mesma cidade de Jope, ouve o chamado para avançar além dos limites do povo de Israel.

·      O capítulo 10 é crucial para o livro de Atos, pois relata a salvação dos gentios. Vemos Pedro usando as chaves do reino pela terceira e última vez. Ele havia aberto a porta para a fé dos judeus e também dos samaritanos, e Deus o estava usando para conduzir os gentios à comunhão cristã.

·      O texto nos diz que Pedro estava orando enquanto os irmãos lhes preparava uma refeição e Pedro teve uma visão de um lençol que descia do céu e sobre ele continha toda espécie de animais que a Lei considerava imundo pra comer. O Senhor ordenou a Pedro que comesse, ele se recusa por ser Judeu. Mas por 3 vezes o Senhor lhe falou ao que Deus purificou não o considere imundo.

ð Aves e Animais: Representavam os Gentios, Considerados Impuros de Acordo Com Lei Judaica.

ð Pedro: Representava os Judeus, Cerimonialmente Puros.

ð Objeto Descendo do Céu como um véu: simboliza a Graça de Deus Sobre os Gentios. Enquanto isso Deus tinha visitado a Cesaréia e dado instrução a Cornélio, que envia dois de seus servos pra buscar Pedro.

·      Há algo importante a ser observado aqui: Deus estava preparando o caminho do evangelho para os gentios, ao colocar Pedro na casa de Simão, o curtidor. Esse homem lidava com peles de animais.

E todo indivíduo que tocava em um animal morto ficava impuro, segundo a Lei. Um judeu jamais aceitaria ficar na casa de um curtidor. Deus já estava levando Pedro a quebrar seus preconceitos e tabus. Aprenda esta verdade, Deus trabalha de maneira misteriosa. Pode não parecer mais Deus está preparando o ambiente de conversão de sua casa. 

TRANSIÇÃO: O QUE VAMOS APRENDER COM ESTE MOVER NA CASA DE CORNÉLIO?


1.             TODO AVIVAMENTO É UMA RESPOSTA DE DEUS AO ARREPENDIMENTO DO HOMEM.

 

·      Antes de falar do derramamento do Espírito, o profeta Joel convocou a nação de Israel a se voltar para Deus. Antes do Pentecoste, o pecado precisa ser tratado. Antes de os céus se abrirem, o povo precisa acertar sua vida com Deus. Antes do derramamento do Espírito, o caminho para Deus precisa ser preparado.

·      Segundo o profeta Joel essa volta precisa ser:

a)   Profunda - ou seja, de todo o coração.

b)   Com quebrantamento - ou seja, com lágrimas e pranto.

c)    Com diligência - ou seja, com jejum.

d)   Com sinceridade - ou seja, rasgando o nosso coração.

·      Como resultado, veio a gloriosa promessa: Jl 2:28 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne… Buscar avivamento sem antes tratar do pecado é leviandade, pois é querer que Deus compactue com o erro. É preciso preparar o caminho para que Deus se manifeste. Onde não existe santidade, não há comunhão com Deus. Não me venha dizer que você está em comunhão com Deus em adultério e fornicação, fazendo negócios espúrios, tendo alianças estranhas com ímpios, fofocando ou caluniando seus irmãos de fé, longe da comunhão da igreja. Você precisa voltar-se para Deus em arrependimento.

·      Quem era Cornélio pra que começasse por ele e sua casa um avivamento?

a)   Em primeiro lugar, quanto à sua profissão, um soldado graduado v.1. Cornélio era um centurião romano, destacado em Cesaréia, cidade edificada por Herodes o Grande, às margens do mar Mediterrâneo. Ali se encontrava o quartel-general do governo romano na Palestina, ou seja, o centro governamental para a administração romana na Judeia. Na organização militar a legião ocupava o primeiro lugar. Tratava de uma força composta de 6 mil soldados. Em cada legião havia 10 coortes. Portanto, cada coorte tinha 600 homens e podia comparar-se a um batalhão. A coorte estava dividida em centúrias, composta por 100 soldados cada, sobre as quais mandava um centurião. Os centuriões eram a espinha dorsal do exército romano. Deus recruta pessoas para o seu reino de todos os lugares. Cornélio era um soldado romano, mas foi alistado na família de Deus para ser um soldado de Cristo.

b)   Em segundo lugar, quanto à sua relação com o próximo, um homem generoso v.2,3. A piedade não pode ser separada da caridade. Cornélio dava muitas esmolas ao povo, praticava obras que abençoavam as pessoas e até chegavam diante de Deus no céu. Cornélio tinha o coração, as mãos e o bolso abertos para ajudar os necessitados. Mesmo sendo um gentio e vivendo em terras palestinas, era generoso em dar, em vez de explorar o povo.

c)    Em terceiro lugar, quanto à sua relação com Deus, um homem piedoso e temente v.2. Deus sempre busca aqueles que o buscam. Cornélio abandonara a religião ancestral dos romanos com seus muitos deuses e ídolos.

Cornélio era um prosélito. Abraçara a fé judaica e passara a acreditar em Deus. Rompera com sua religião, com seus deuses, com seus cultos. Sua teologia havia mudado, e sua vida exterior também.

d)   Em quarto lugar, quanto à sua vida devocional, um homem de oração v.2,4. De contínuo orava a Deus. Suas orações subiram ao Senhor. Cornélio era um homem conhecido na terra e conhecido no céu.

e)    Em quinto lugar, quanto à sua família, um líder exemplar v.2. Cornélio não era um líder eficaz apenas fora de casa, mas também e, sobretudo, dentro de casa. Liderou sua casa para buscar a Deus e ser uma família piedosa e temente a Deus. Muitos homens têm medalhas fora dos portões, mas fracassam dentro do lar.

f)    Em sexto lugar, quanto ao seu testemunho, um homem de influência v.2,7,22. Cornélio liderou espiritualmente sua família. Também influenciou espiritualmente alguns dos soldados que estavam sob a sua autoridade. Tinha bom testemunho de toda a nação judaica. Exercia sua influência dentro de casa, no trabalho e na sociedade.

g)   Em sétimo lugar, quanto à sua disposição de agradar a Deus, um homem pronto v.4,5,8,33. Porém ele possuía um conhecimento limitado, a ponto de se prostrar diante de Pedro e adorá-lo. Confundiu a criatura com o Criador. Não obstante as limitações de Cornélio, destacamos três pontos importantes sobre ele:

1. Cornélio estava acostumado a dar ordens a seus subordinados e a receber ordens de seus superiores. Ele tinha cem homens sob as suas ordens, mas, quando recebeu uma visão do Senhor, ele prontamente obedeceu.

2. Cornélio era sedento para ouvir a Palavra de Deus. Cornélio tinha pressa e disposição de ouvir a Palavra de Deus, pois almejava saber o que Deus reservara para sua vida.

3. Cornélio ansiava levar outras pessoas a conhecer a Deus como ele. Cornélio reuniu seus parentes e amigos íntimos. Queria compartilhar com sua família e seus amigos a mensagem a ser recebida. Possuía um espírito evangelístico antes mesmo de sua conversão.

·      Aprenda essa verdade: Ser religiosamente sincero não é suficiente para alguém ser salvo. Cornélio era piedoso, temente a Deus, dava esmolas ao povo, orava de contínuo a Deus, era um sacerdote do lar, um influenciador no seu trabalho e gozava de bom testemunho em toda a nação. Era um homem conhecido na terra e no céu, porém estava fora do céu. A sinceridade não é suficiente para levar as pessoas ao céu. A teoria de que toda a religião é boa e de que todos os caminhos levam a Deus está em total desacordo com essa passagem bíblica. Cornélio não estava salvo.

·      A glória de Deus só veio depois de uma genuína conversão v.44 enquanto Pedro pregava caiu o Espírito santo sobre todos os que ouviam a Palavra.

2Crn 7:14 Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

 

2.             TODO AVIVAMENTO COMEÇA COMO UMA PEQUENA E CALMA MARÉ ATÉ SE TORNAR EM GRANDES TSUNAMIS.


·      Quem diria que o que ocorre nessa casa em Cesaréia seria o início pra outros fenômenos. Deus mudou os ventos e agora o fogo do pentecoste caia sobre os Gentios.

·      Várias frases foram usadas para descrever o que aconteceu com Cornélio e todos que estavam em sua casa.

ð Atos 10:44; 11:15 - O Espírito caiu sobre todos eles.

ð Atos 10:45 O dom do Espírito foi derramado sobre eles.

ð Atos 10:47 - Eles receberam o Espírito Santo.

ð Atos 11:16 - Eles foram batizados no Espírito.

ð Atos 11:17 - Deus lhes deu o mesmo dom.

ð Atos 15:8 - Deus lhes deu o Espírito Santo.

·      A conversão de Cornélio se deu enquanto ouvia Pedro pregando, Pedro deu um testemunho sobre isso em At 11:14 o qual te dirá palavras mediante as quais será salvo, tu e toda a tua casa. Rm 10:14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Rm 10:17 Assim então, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Isso significa que a mensagem do Evangelho de Cristo precede a genuína fé salvadora. Essa frase também esclarece de forma muito objetiva que ninguém pode ser salvo à parte da obra de Cristo.

·      A fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador é uma condição básica para a salvação. Essa fé, no entanto, não é fruto da capacidade e da vontade humana. O homem não pode crer de si mesmo. Se homem crê em Jesus para salvação, isso é dom de Deus (Efésios 2:8). Então a pregação do Evangelho é o meio que Deus decretou para despertar a fé no coração daqueles que são chamados por Ele.

·      Aqueles que recebem o evangelho, esses recebem o Espírito Santo. E aqui está a grande confusão entre as linhas teológicas reformadas e tradicionais e os pentecostais.

·      Algumas igrejas confundem a ação do Espírito Santo na conversão do pecador, com o batismo no Espírito Santo. Ensinam que no momento que o pecador arrepende-se, ele é batizado com o Espírito Santo. De fato, quando o pecador se arrepende, foi o

ð Espírito Santo quem o convenceu Jo 16:8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

ð O Espírito Santo passa a fazer morada nele 1Co 3:16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

ð É o Espírito Santo quem o Regenera Tt 3:5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.

ð É o Espírito Santo quem Santifica-o. 1Co 6:11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus, mas isto não é o batismo no Espírito Santo.

·      Os quase 120 discípulos que estavam no cenáculo no dia de pentecostes já eram crentes:

ð O próprio Jesus deu testemunho disto (Lc 22:28; Jo 13:10; 15:3);

ð Confessaram a Jesus (Mt 16:16; Jo 6:68,69);

ð Participaram da ceia do Senhor (Mt 26.26,27);

ð Já tinham os nomes escritos no céu (Lc 10.20);

ð Tinham sido até comissionados (Mt 28.18-20);

ð Jesus já havia soprado sobre eles e dito: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20:22);

·      Outras igrejas confundem a ação do Espírito Santo na conversão do pecador, com o selo do Espírito Santo. É comum ouvirmos alguém dizer que quando alguém é batizado com o Espírito Santo, este alguém foi selado com o Espírito, no entanto, isto demonstra uma compreensão falha acerca do batismo no Espírito Santo. Quando o apóstolo Paulo emprega a simbologia do selo, que era bastante utilizado no comércio da época para identificar o proprietário de mercadorias, ao Espírito Santo, ele não se refere à experiência do batismo no Espírito Santo, mas a própria habitação do Espírito Santo na vida dos salvos, como sinal de que estes, agora pertencem ao Senhor: Ef 1:13,14É também nele (em Cristo) que vós estais depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da propriedade de Deus, em louvor da sua glória”.

·      Observe a sequência: ouviu o evangelho, creu e então, foi selado com o Espírito que é a garantia (penhor), que agora somos herdeiros e propriedade de Deus, aguardando o dia da redenção (Ef 4:30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção). Batismo com o Espírito santo, não é pra sermos salvos, pra quem é já foi salvo.

·      Na casa de Cornélio primeiro veio a conversão, depois o derramamento do Espírito. Todo avivamento na história começou quando houve reconhecimento e a necessidade e se tornaram desesperados pela presença de Deus. O desespero leva à convicção, arrependimento, purificação e reavivamento.

·      O verdadeiro avivamento não pode ser agendado em um calendário. Um avivamento não é uma série de cultos da igreja que acontecem em um prédio da igreja durante um período de quatro ou cinco dias. O avivamento pode sair das reuniões, mas não são as reuniões em si. 

·      Para um país ser avivado, um estado tem que ser avivado. Para um estado ser avivado, uma cidade tem que ser avivada. Para uma cidade ser avivada, uma igreja tem que ser avivada. Para minha igreja ser avivada, eu devo ser avivado.

·      Se você queimar no Espírito, todos na sua casa sentirão o calor. John Wesley disse: Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar.

ð Talvez você já tenha ouvido falar dos Irmãos Morávios e do seu incrível engajamento com missões. Na época do movimento pietista, o conde Nicolau von Zinzendorf, em 1722, ele deu abrigo em sua propriedade chamada “Herrnhut” (cabana do senhor) a um grupo de 300 pessoas que estavam sendo perseguidas na Morávia por serem adeptas da sã doutrina pregada por John Huss. Esse grupo de imigrantes deu origem aos conhecidos Irmãos Morávios. Eles levantaram uma torre de oração e orarão por cinco anos ate que houve um significativo avivamento trazendo grande transformação na vida dos morávios. Então eles conduziram uma vigília de oração ininterrupta durante 100 anos.

ð Avivamento vem com a perseverança da fome por Deus, até que a terra toque o céu, e o céu se derrame sobre a terra. É colocando a lenha todos os dias no altar da oração.

 

CONCLUSÃO:

ð A casa de Cornélio foi o ponto de partida para os gentios. A perseguição que explodiu na cidade de Jerusalém em virtude da morte de Estêvão não fez a igreja retroceder. Ao contrário, como um vento impetuoso espalha as sementes, a perseguição espalhou os discípulos. Esses evangelistas anônimos, em função da diáspora, avançaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia.

ð Judeus helenistas convertidos a Cristo, que residiam em Chipre e Cirene, indo até Antioquia, começaram a pregar o evangelho do Senhor Jesus também aos gregos, dando início, assim, ao trabalho de evangelização entre os gentios.

ð Aqui começa o ministério de Barnabé, que vai atrás de Paulo e este leva o Evangelho aos gentios além das fronteiras judaicas.

ð Ascende uma fogueira em sua casa e logo ela alcançará o mundo.

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