quarta-feira, 1 de maio de 2024

CRISTO EM VÓS, A ESPERANÇA DA GLÓRIA

TEXTO: Cl:1:26-27

INTRODUÇÃO:

·      A carta de Paulo aos colossenses é o maior tratado cristológico do Novo Testamento. A carta de Colossenses tem sido especial em sua afirmação sobre o senhorio e suficiência de Cristo para a vida da Igreja. Vivemos num tempo de tolerância com o erro e de intolerância com a verdade. Ao mesmo tempo em que as heresias se aninham confortavelmente na Igreja, embaladas nos braços da tolerância e do sincretismo religioso, a verdade e atacada com rigor excessivo. Esse é tempo relativismo e das quebras de absolutismos e princípios bíblicos, onde os muros de proteções são tirados pra viver-se a Deus dará, sem remorso ou arrependimento.

·      O importante é ser feliz, nem que seja feliz a margem da igreja e longe da comunhão com Deus. Mas essa é uma alegria passageira, alegria sem esperança e sem graça. A doutrina de Cristo, a doutrina da igreja, a doutrina da santificação e a família cristã te sido atacada de uma forma bem orquestrada pelo diabo. Quando não são as autoridades parlamentares com novas leis, é o STF com seus absurdos, quando não esses, são as feministas e demais ideológicos, quando pensamos que a poeira baixou ai vem os de dentro, gente da gente que se levanta com pensamentos teológicos liberais, querendo aprovação onde Deus reprova, querendo mudar o caminho pra facilitar os meus pecados e com eles eu o ser aceito por Deus, porque Deus é amor e eu sou o alvo desse amor. EVANGELHO NÃO É E NUNCA FOI INCLUSIVO, ELE É EXCLUSIVO. A GRAÇA É DE GRAÇA MAIS CUSTOU UM ALTO PREÇO.

·      Colossenses é uma carta de defesa doutrinária, ela é apologética. Nela se descobrem as quatro Solas:

a)   O SOLA SCRIPTURA.

b)   O SOLA GRATIA.

c)    O SOLA FIDE.

d)   O SOLUS CHRJSTUS.

e)    O SOLI DEO GLORIA.

·      Estou convencido de que esta carta e absolutamente pertinente e necessária para a Igreja contemporânea por algumas razoes:

a)   Porque a doutrina de Cristo tem sido atacada ao longo dos séculos. Nos primeiros séculos da era cristã, muitos e acirrados debates foram feitos em torno da doutrina de Cristo. Por acreditarem que a matéria era essencialmente má, os gnósticos diziam: se Jesus Cristo e Deus não pode ser humano; se Ele e humano não pode ser Deus. O arianismo pregava que Jesus não era co-igual, co-eterno e con-substanciai com o Pai.

b)   Porque a doutrina da criação tem sido atacada com grande virulência. A carta de Paulo aos colossenses acentua a verdade primaria do cristianismo, de que o universo não é resultado de uma geração espontânea, nem de uma explosão cósmica, muito menos de uma evolução de bilhões e bilhões de anos. Antes, o mundo visível e invisível é obra da criação de Deus, por meio de Cristo.

c)    Porque a doutrina da redenção tem sido atacada com incansável persistência. Os falsos mestres, como lobos vorazes, sempre se infiltraram na Igreja e outras serpentes peçonhentas permanecem do lado de fora destilando seu veneno mortal. A ideia de que o homem pode chegar a Deus pelos seus esforços, méritos, esoterismo e sincretismo, sem o sacrifício expiatório de Cristo, não é apenas enganosa, mas também satânica. E uma falsa humildade acreditar que o homem pode chegar ate Deus por meio de seus esforços.

d)   Porque a doutrina da santificação tem sido atacada por várias idéias equivocadas. Não faltam ideias erradas e falsas acerca do estilo de vida que pode agradar a Deus. Paulo escreve a carta aos colossenses para corrigir esses desvios como o gnosticismo, o misticismo, o legalismo e o ascetismo.

ð A igreja estava sendo ameaçada pela chamada “heresia de Colossos”. A igreja de Colossos era formada, na sua maioria, de pessoas egressas do paganismo (1:21). Também faziam parte dessa igreja aqueles que procediam do judaísmo. Dessa mistura surgiu uma heresia, que ficou conhecida como “a heresia de Colossos”. Segundo Donald Guthrie, a heresia de Colossos era um sincretismo Judaico-Gnóstico. O gnosticismo ensinava que a salvação podia ser obtida através do conhecimento, em vez da fé. Esse “conhecimento” era esotérico e somente poderia ser adquirido por aqueles que tinham sido iniciados nos mistérios do sistema gnóstico.

·      O ponto nevrálgico da heresia gnóstica e que eles pensavam que a matéria em si fosse essencialmente má, razão pela qual Deus sendo santo, não poderia criar o universo. Os anjos, diziam eles, eram os criadores da matéria.

·      Outro ponto terrível, os gnósticos diziam que é impossível que aquele que é essencialmente santo possa ter comunhão com aquele que é essencialmente mau. A heresia diz que do Deus essencialmente santo emanou um ser um pouco menos santo, e que deste segundo ser santo emanou um terceiro ainda menos santo, e deste terceiro um quarto e assim por diante, com um enfraquecimento cada vez maior, até que apareceu um (Jesus) que estava tão despojado de divindade e tão semelhante ao homem, que podia entrar em contato com ele. Negando a divindade de Jesus. E a humanização do verbo como encarnado.

ð Russell Shedd corretamente afirma que, enquanto o gnosticismo colocou a matéria em oposição a Deus, a encarnação traz o Deus transcendente para dentro da nossa humanidade.

ð Não é a matéria o obstáculo ao progresso, mas o veiculo pelo qual Deus nos salva por meio da cruz e do túmulo vazio.

ð Silas Alves Falcão destaca que, entre os erros que se espalhavam entre os colossenses, estava o particularmente supersticioso culto aos anjos, pelos quais os adeptos esperavam alcançar uma ciência mais profunda e uma perfeição mais alta que aquelas prometidas pelo evangelho.

·      Russell Champlin diz que essa heresia foi tao devastadora que oito livros do Novo Testamento foram escritos para combatê-la: Colossenses, 1 e 2Timoteo, Tito, 1, 2, 3Joao e Judas.

ð O apostolo Paulo refuta essa heresia, afirmando que Jesus e o criador do mundo visível e invisível, inclusive dos anjos. Sem perder Sua santidade, Ele se encarnou, e Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Ele é o sustentador do universo e o redentor da humanidade. Ele é o primeiro na natureza, na Igreja, na ressurreição, na ascensão e na glorificação. Ele e o único Mediador, Salvador e Fonte da Vida.

ð O apostolo Paulo ensina que aquele que crê em Cristo e vive Nele não precisa de sabedoria mundana nem de filosofia falaciosa. Porque em Cristo “estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”. Todos os poderes cósmicos dependem do Cristo preexistente que enche totalmente o universo e não deixa lugar para agentes concorrentes, visto terem sido derrotados por Ele e serem subservientes a Ele. Somente Cristo da significado ao universo. Nele tudo subsiste, portanto, somente Ele da relevância e proposito a vida.

 

TRANSIÇÃO: Os mestres do engano, os emissários da heresia, os paladinos da mentira haviam chegado a Colossos disseminando seu veneno. Eles atacaram as doutrinas da criação e da redenção. Eles negavam tanto o fato de Cristo ser o criador quanto o fato de Cristo ser o redentor. Refutando as teses dos falsos mestres, Paulo destaca quatro grandes verdades a respeito da salvação que temos em Cristo.

1.    Em primeiro lugar, Deus nos libertou do império das trevas (1.13). O verbo “libertou” esta no tempo passado, significando que a obra de libertação foi absolutamente consumada. Estamos livres; somos verdadeiramente livres!

2.    Em segundo lugar, Deus nos transportou para o Reino do Seu Filho Amado (1.13). Houve um traslado, uma transferência imediata do império de trevas para o reino da luz. A salvação implica uma mudança radicai de domínio sobre a nossa vida. Agora temos outro dono, outro senhor, outra vida, dentro de outro reino. Fomos transladados de uma vez por todas.  Isso e escatologia realizada. Já estamos no antegozo da gloria.

3.    Em terceiro lugar, Deus nos redimiu por meio do Seu Filho (1.14). Não pertencemos mais ao império das trevas, nem somos de nos mesmos. Somos propriedade exclusiva de Deus.

4.    Em quarto lugar, Deus nos perdoou por intermédio do Seu Filho (1.14b). A igreja e a comunidade dos perdoados. Só gente perdoada pode entrar no céu. Nossa divida foi paga, nossa culpa foi cancelada e nossa justificação declarada. A palavra “perdão” significa “mandar embora” ou “cancelar uma divida”.


COMO RESULTADO DA OBRA RECONCILIADORA DE CRISTO NA SAVAÇÃO, PAULO ENFATIZA TRÊS BENÇÃOS DA RECONCILIAÇÃO vss. 20,22,23.

1)   Quanto ao passado, temos paz com Deus v.20.

2)   Quanto ao presente, temos vida de santidade v.22.

3)   Quanto ao futuro, temos a esperanca do evangelho v.23. A reconciliação corrige uma alienação passada, oferece-nos bênçãos presentes e garante-nos a glorificação futura. A esperança do evangelho e a esperança da gloria.

·      Werner de Boor diz que evangelho sem escatologia nao e evangelho. A esperança do evangelho e a “bendita esperança” da volta de nosso Senhor.

 

ð Antes do pecado, o homem tinha plena comunhão com Deus. O pecado, entretanto, rompeu essa intimidade. Deus decidiu então fazer morada entre o Seu povo através de um santuário móvel. Mais tarde a presença de Deus se fez perceber no templo de Jerusalém. Mas foi na plenitude dos tempos que o próprio Deus desceu ao mundo e se fez carne e habitou entre nós. Agora, Paulo diz que Cristo não apenas habita entre nós, mas habita em nós. Essa habitação e pela fé. A habitação de Cristo em nós não é uma estada temporária, mas permanente. Cristo não e um inquilino, mas o dono da casa. A habitação de Cristo no cristão é a garantia da glória.


CONCLUSAO:

Cristo é esperança de cada família, entender essa verdade e viver nela é ter Cristo como centro, vivendo Nele e mantendo a comunhão do Ele viver em nós, nos faz ter a esperança para a gloria eterna.  


Pr. Nilton Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.