quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

REAVIVANDO O FERVOR ESPIRITUAL

TEXTO: Ap 3:14-22

INTRODUÇÃO:

·      Uma das verdades centrais pra esse tempo é que a Bíblia não contém as Palavras de Deus, ela é a Palavra de Deus, e isso é um dos pilares do Cristianismo, a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada, inerrante, infalível e suficiente. Isso é cláusula pétrea. Não está aberto à discussão.

·      A Escritura não precisa de revisão nem de atualização. Ela jamais fica desatualizada. Sua mensagem não pode ser relativizada para atender as tendências antropológicas e sociológicas do momento. Ela continua sendo luz na escuridão.

·      Domiciano, o segundo Nero, que arrogou para si o título de Senhor e Deus, baniu João para a Ilha de Patmos, a colônia penal da costa da Ásia Menor, onde se exilavam prisioneiros políticos. Ali esses prisioneiros perdiam todos os seus direitos civis e toda possessão material. Os prisioneiros eram obrigados a trabalhar nas minas daquela ilha, vestindo-se de trapos. A ilha ficava no Mar Egeu e tinha 16 km de comprimento por 10 km de largura, uma ilha nua, vulcânica, com elevações de até 300 metros.

·      Apesar de João estar fisicamente em Patmos, naquele dia do Senhor, achou-se também em espírito. A ilha do exílio transforma-se em porta do céu. Em Patmos ele enfrentou a dor do exílio, mas em espírito ele entrou na sala do trono. Em Patmos nós sofremos, mas em espírito, nós reinamos. Deus transforma nossas tragédias em triunfos gloriosos. Em Patmos João tocou o outro mundo. Não importa as circunstâncias, se você está no palácio ou na favela. O todo-poderoso pode sempre nos tocar e nos levar ao seu trono. O lugar do exílio tornou-se a ante-sala da glória.

·      Antes de ter a visão do Cristo exaltado, ele teve a visão da igreja. O mundo vê Cristo através da igreja e no meio da igreja. Isso significa que ninguém verá a Jesus em glória senão por meio da sua igreja aqui na terra. Você precisa da igreja. Precisa se congregar.

·      O que é a igreja? Ela é a luz do mundo. Por isso, ela é candeeiro e estrelas. Jesus Cristo está no meio da sua igreja. Ninguém verá o Cristo da glória fora da igreja. A salvação é por meio de Jesus, mas ninguém poderá ser salvo sem fazer parte da igreja que é a noiva do Cordeiro. Cristo valoriza tanto a sua igreja que ele se dá a conhecer no meio dela e não à parte dela. Hoje, muitas pessoas querem Cristo, mas não a igreja. Isso é impossível.

·      O número sete é um número importante no livro de Apocalipse. Ele aparece 54 vezes neste livro. O livro fala de sete candeeiros, sete estrelas, sete selos, sete trombetas, sete taças, sete espíritos, sete cabeças, sete chifres, sete montanhas. O número sete significa completo, total. Havia mais de sete igrejas na Ásia Menor. A igreja de Éfeso, a igreja de Esmirna, a igreja de Pérgamo, a igreja de Tiatira, a igreja de Sardes, a igreja de Filadélfia, a igreja de Laodicéia.

·      O motivo de João escrever a essas sete cidades é porque essas sete cidades eram sedes administrativas do governo imperial de Roma. Nos dias de Paulo as igrejas enfrentavam problemas estruturais, teológicos doutrinários, organizacionais no que tange a sua comunhão e falta de vigor e fervor espiritual entre muitos outros, porém aqui em Apocalipse as sete igrejas representam o tempo ou fases da igreja até aqui,

a) Éfeso o período apostólico;

b) Esmirna a era das perseguições;

c) Pérgamo a igreja ligada ao estado;

d) Tiatira a igreja desviada;

e) Sardes a igreja da reforma;

f) Filadelfia a igreja das Missões;

g) Laodicéia a igreja de hoje a igreja pós moderna.

·      De todas as cartas às igrejas da Ásia, esta é a mais severa. Jesus não faz nenhum elogio à igreja de Laodicéia. A única coisa boa em Laodicéia era a opinião da igreja sobre si mesma e, ainda assim, completamente falsa.

·      A cidade de Laodicéia foi fundada em 250 a.C, por Antíoco da Síria. A cidade era importante pela sua localização. Ficava no meio das grandes rotas comerciais. Era uma cidade rica e opulenta.

·      A igreja tinha a cara da cidade. Em vez de transformar a cidade, ela tinha se conformado à cidade. Laodicéia era a cidade da transigência e a igreja tornou-se também uma igreja transigente. Os crentes eram frouxos, sem entusiasmo, débeis de caráter, sempre prontos a comprometerem-se com o mundo, descuidados. A igreja da aparência, da simulação e da ostentação. A igreja de Laodicéia é a igreja popular, satisfeita com a sua prosperidade, orgulhosa de seus membros ricos.

·      A cidade de Laodicéia destacava-se por quatro características:

a) Centro bancário e financeiro. Era uma das cidades mais ricas do mundo. Em 61 d.C, foi devastada por um terremoto e reconstruída sem aceitar ajuda do imperador. Os habitantes eram orgulhosos de sua riqueza. A cidade era tão rica que não sentia necessidade de Deus.

b) Centro de indústria de tecidos. Em Laodicéia produzia-se uma lã especial famosa no mundo inteiro. A cidade estava orgulhosa da roupa que produzia.

c) Centro médico de importância. Ali havia uma escola de medicina famosíssima. Fabricava-se ali dois ungüentos quase milagrosos para os ouvidos e os olhos. O pó frígio para fabricar o colírio era o remédio mais importante produzido na cidade.

d) Centro das águas térmicas. A região era formada por três cidades: Colossos, Hierápolis e Laodicéia. Em Colossos ficavam as fontes de águas frias e em Hierápolis havia fonte de água quente, que em seu curso sobre o planalto tornava-se morna, e nesta condição fluía dos rochedos fronteiros a Laodicéia.

TRANSIÇÃO: Cristo ao sondar a igreja de Laodicéia e chega ao seguinte diagnóstico: A igreja tinha perdido seu vigor (v. 16-17), seus valores (v. 17-18), sua visão (v. 18b) e. suas vestimentas (v. 17-22). Nada se informa sobre tentação, perseguição, negação, apostasia ou abalos nessa igreja. O problema da igreja de Laodicéia não era teológico nem moral. Não havia falsos mestres, nem heresias. Não havia pecado de imoralidade nem engano. Não há na carta menção de hereges, malfeitores ou perseguidores. O que faltava à igreja era fervor espiritual.

·      A vida espiritual da igreja era morna, indefinível, apática, indiferente e nauseante. A igreja era acomodada. O problema da igreja não era heresia, mas apatia.

·      O verso 15 do texto que lemos fala sobre a possibilidade de uma Igreja ser quente, fria ou morna e erroneamente tem sido visto ao longo de anos como uma simples apresentação de três diferentes níveis de espiritualidade. Se o analisarmos cuidadosamente, entretanto, veremos que o assunto tratado é a funcionalidade da Igreja, seu modus operandi, o que ela faz baseado em quem ela reconhece ser.

·      Esta carta começa afirmando 3:15 “conheço as tuas obras” apontando para a vida funcional, prática e efetiva da Igreja e continua dizendo: “Que não és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente...” e esta é basicamente uma afirmação de desejo e não de ironia.

·      Hierápolis era conhecida em toda a região por suas fontes de águas frias. Era uma espécie de Oásis no verão para onde as multidões afluíam. Segundo Orgeon, à entrada da cidade havia uma inscrição com os dizeres: “Lugar de Refrigério”.

·      Colossos ao sul era ainda mais conhecida pelas suas fontes de águas quentes, sobre as quais dizia-se possuírem poderes medicinais e terapêuticos usadas por pessoas com problemas ósseos, reumáticos, respiratórios e tantos outros. Um lugar de cura e terapia do corpo.

·      Quando o Senhor afirmou à igreja: “que nem és frio nem quente” poderíamos parafrasear: Que nem possuis função de causar refrigério às vidas que os procuram como as águas frias de Hierápolis; como também perdestes a função terapêutica de alívio aos aflitos à semelhança das águas quentes de Colossos.

·      Como sois mornos (e águas moras não possuem função). Um crente morno é pior do que um incrédulo frio. E mais honroso ser um ateu declarado do que ser um membro incrédulo de uma igreja evangélica.

·      OBS: A lógica espiritual é muito simples: se há fervor espiritual, há desejo pelas coisas de Deus; se há frieza espiritual, há desejo e supervalorização pelas coisas carnais. A nossa intensidade espiritual determina nossos resultados na vida Cristã. 

1.       O QUE É FERVOR ESPIRITUAL?

Significado bíblico: Nós podemos definir essa palavra como entusiasmo ou dedicação. Então, ser fervoroso significa ser uma pessoa entusiasmada e dedicada a agradar ao Senhor em todas as suas ações e decisões.

a) Conceito de fervor. A palavra fervor significa: ação de ferver, condição do que foi submetido à fervura; grande calor; ardência, brasa.

b) Figuradamente significa: empenho com que se busca satisfazer ou realizar algum desejo; dedicação. Rm 12:11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor. Paulo exorta-nos a manter o zelo em ponto de ebulição ou sermos incandescentes. A expressão paulina “sede” é um imperativo para a vida cristã, um mandamento que não pode ser negligenciado.

c) A Enciclopédia de Champlin diz que ser fervoroso é ser intenso, zeloso e resoluto no propósito tomado. Uma pessoa fervorosa caracteriza-se por sentimentos e convicções profundas. Essa qualidade de espírito faz contraste com a atitude de superficialidade, fingimento e vacilação, tão comum em nossos dias.

d) A Fervura é resultado: vamos observar a parti do conceito comum que a fervura é proveniente da ação do fogo e do calor, da mesma forma entendemos que não temos esse fervor em nós mesmo, é resultado de uma ação do Espirito Santo.

2.      CRISTO O MERCADOR ESPIRITUAL - v. 18.

·      Cristo se apresenta à igreja como um mercador, um mascate e um camelô espiritual. Seus produtos são essenciais. Seu preço é de graça. Há notícias gloriosas para os mendigos cegos e nus. Eles são pobres, mas Cristo tem ouro. Eles estão nus, mas Cristo tem roupas. Eles são cegos, mas Cristo tem colírio para os seus olhos. Cristo exorta a igreja a adquirir ouro para sua pobreza, vestimentas brancas para sua nudez e colírio para sua cegueira.

·      Cristo chama a igreja a uma mudança de vida - v. 19. Vemos aqui uma explanação e uma exortação: Eu disciplino e repreendo a quanto amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

·      A pedra precisa ser lapidada para brilhar. A uva precisa ser prensada para produzir vinho. Inegavelmente é porque anseia salvá-los do juízo final é que os repreende e disciplina.

ð Charlatões do pix, falsos profetas de placa de carros e leitores de cps do facebook, arrependam-se.

ð Pastores presidentes e pregadores e cantores ostentadores de rolex no pulso, magnatas das bmw e Ferrari, ostentadores de carnes banhadas em ouro, arrependam-se.

ð Pregadores que restituíram a pregação bíblica pra transformar o evangelho e a igreja em uma comunidade inclusiva, arrependam-se.

ð Cafetões espirituais dessa geração, cambistas e lobos devoradores arrependei-vos.

·      Arrepender-se é dar as costas a esse cristianismo de aparências, de faz de conta, de mornidão. A piedade superficial nunca salvou ninguém. Não haverá hipócritas no céu. Devemos vomitar essas coisas da nossa boca, do contrário, ele nos vomitará.

·      Devemos trocar os anos de mornidão pelos anos de zelo.

3.      CRISTO CONVIDA A IGREJA NESSA ULTIMA HORA A VOLTAR AO FERVOR - v. 20.

·      Triste situação, Cristo, o Senhor da igreja, está do lado de fora. A igreja não tem comunhão com ele.

a) Este é um convite pessoal. A salvação é uma questão totalmente pessoal. Enquanto muitos batiam a porta no rosto de Jesus, outros são convidados por ele. Cristo vem visitar-nos. Coloca-se em frente da porta do nosso coração. Ele bate. Ele deseja entrar. E uma visita do Amado da nossa alma.

b) Uma decisão pessoal. Estou à porta e bato, se alguém abrir a porta entrarei. Jesus bate através de circunstâncias e chama através da sua Palavra. Embora Cristo tenham todas as chaves, ele prefere bater à porta.

c) A insistência de Jesus. Estou à porta e bato. De que maneira ele bate? Através das Escrituras, sermão, hino, acidente, doença. É preciso ouvir a voz de Jesus.

CONCLUSÃO:

·      Mas a história não termina aqui. Com o capítulo 4 de Apocalipse passamos da Igreja sobre a terra à igreja no céu. Diante do trono estão querubins, os anjos e a igreja glorificada.

·      Depois de combatermos aqui o bom combate e completarmos a nossa carreira, antes da grande tribulação subiremos e não mais sofreremos. Iremos nos juntar à Igreja triunfante, na grande multidão que ninguém poderá contar, vinda de toda nação, tribo, povo e língua e ali estaremos com eles perante o trono de Deus. Ali nossas lágrimas serão enxugadas, depositaremos nossas coroas diante do trono e adoraremos Aquele que é digno, para sempre.

·       Possa o Senhor nos ajudar a ouvir o que o Espírito diz às igrejas!


Pr. Nilton Jorge - Contatos: (22) 998746712 Whatsapp

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