quarta-feira, 9 de setembro de 2020

A PROMESSA DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO

TEXTO: Is 44:1-5
INTRODUÇÃO:
Essa é uma das profecias mais extraordinária da Bíblia Sagrada pela sua amplitude e pelo seu alcance teológico. Para entendê-la se faz necessário a três observações:
 
1)             A PROFECIA TEM ALCANCE HISTÓRICO.
·      O profeta Isaías teria vivido entre 765 AC e 681 a.C., durante os reinados dos reis de Judá, Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à destruição de Samaria pela        Assíria e à resistência de Jerusalém ao cerco das tropas de Senaqueribe que a sitiou por 3 anos.
·      Isaías, cujo nome significa "Iahveh ajuda" ou "Iahveh é auxílio" exerceu o seu ministério no reino de Judá, tendo se casado com uma esposa conhecida como a profetisa que foi mãe de dois filhos: Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.
·      Alguns estudiosos sugerem que o ministério de Isaias ocorreu por cerca de 60 anos, focando em Jerusalém, o livro do profeta Isaías é dividido em duas partes, a primeira vai do capítulo 1 ao capítulo 39 e transmitem mensagens de punições e juízos para os pecados de Israel, Judá e das nações vizinhas, tratando de alguns eventos ocorridos durante o reinado de Ezequias, o que se verifica até o final do capítulo 39. A outra metade do livro (do capítulo 40 ao final do capítulo 66), contém palavras de perdão, conforto e esperança.
·      O pecado de Israel e Judá havia chagado a um nível tão abominável, que Deus usou o profeta para falar acerca de várias maldições que atingiriam os hebreus de forma geral. A maior delas, é claro, foi o exílio na Babilônia. Nesse contexto, Deus ordenou que o profeta Isaías profetizasse para que o coração daquele povo rebelde fosse endurecido, seus ouvidos e olhos fechados, a fim de que o juízo de Deus sobre eles não fosse evitado.
·      O profeta Isaías também falou sobre as bênçãos futuras que seguiriam após o exílio. Ele profetizou que um remanescente sobreviveria a esse período tão difícil, e retornaria à Terra Prometida. E é neste contexto histórico de restauração, consolo e promessas futuras que está o capítulo 44 desse Livro.
*   Isaías deixa claro que a graça se manifesta num tempo de escravidão, exílio.
*   Isaías deixa claro que o povo será visitado pelo poder de Deus.
 
2)             A PROFECIA TEM UM ALCANCE ESCATOLÓGICO.
·      No versículo 2 (Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi), Ele chama Israel pelo nome de Jesurum (o nome simbólico de Israel), Jesurum significa justo; reto; erguido; em posição vertical. Mas é interessante perceber que essa correlação da Concordância Lexicon Strong com a versão ARA (Almeida Revista e Atualizada), em Português ocorre quando a bíblia fala: Is 44: 2 ‘ó amado’ ou Dt 32: 15 ‘o meu amado’ ou ainda, Dt 33: 5 ‘ao seu povo amado’, e Dt 33: 26 ‘ó amado’.
·      Em outras palavras: Deus fala através do profeta Isaías a um remanescente de Israel que Ele considera separado para Ele; um povo de dentro de Israel que ainda está por nascer, um remanescente escolhido segundo a Graça (v. 3: ‘derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes’).
·      v.1 ao enunciar a profecia, Isaías usa os nomes Jacó e Israel, nomes do Pai das doze tribos e não usa Israel e Judá reinos divididos. Deus estava mostrando que a divisão acabaria com o derramar do seu Espírito.
·      Essa promessa do derramamento do Espírito Santo, ela alcança o ministério de Ageu onde diz Ag 2:6-9 “Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos”.
·      Jl 2:28,29 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”.
At 2:1-4 “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.
·      Para Pedro com derramamento do Espírito em pentecoste inaugurou a era do fim At 2:16,17 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos”.
·      É claro que escatológicamente essa profecia cumpriu-se em parte, pois a chuva serôdia (ultima chuva) será derramada no milênio e será um avivamento mundial. Haverá um derramamento pleno do Espírito Santo Is 32:15 “Até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque”.

3)             A PROFECIA TEM UM ALCANCE CONTEMPORÂNEO.
ð Devemos entender que a igreja reunida e cheia em Atos 2 é uma igreja judaica cristã, não havia gentios ali cheios do Espírito Santo.
·      Na Bíblia, Israel é Israel, e a igreja é a igreja; os dois não devem ser confundidos. É verdade que existe um sentido em que um cristão é um judeu espiritual, ou seja, um verdadeiro judeu. E, também, que a igreja verdadeira é um tipo de Israel espiritual.
·      Entretanto, Deus tem planos e promessas específicas para serem cumpridos por ambos. Em relação à salvação, há somente dois grupos, os perdidos e os salvos. Em relação ao futuro e às profecias de Deus, porém, há três grupos, os judeus, as nações e a igreja.
·      Alguns cristãos ensinam a Teologia da Substituição. Dizem que a igreja tomou o lugar de Israel e, portanto, todas as profecias referentes a Israel que ainda não foram cumpridas são, na realidade, para a igreja e não para Israel. Ensinam que os judeus como povo foram rejeitados para sempre porque rejeitaram seu Messias, e que não existem mais promessas para eles como nação. Este era o ensino que justificava a perseguição aos judeus pelo cristianismo da Igreja Católica e, também, por certas correntes protestantes. Esta teologia é falsa!
·      A expressão ekklēsiai tōn ethnōn, em Rm 16:4, quer dizer “igreja dos gentios”. Todavia não é impróprio traduzir a expressão por “igrejas das nações”, ou ainda “igrejas étnicas”. 
·      Em Éfeso Paulo diz que a Igreja era um mistério a ser revelado, Paulo mantém a tônica dos ensinos de Romanos 9 – 11 em que a salvação dos gentios está relacionada intrinsecamente ao paradoxo da rejeição e salvação de Israel: “Como também diz em Oseias: Chamarei meu povo, ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo” (Rm 9:25,26). Deus, portanto, não chamou à igreja apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios (Rm 9:24)
·      João afirma que Jesus veio para os judeus, mas eles o rejeitaram (Jo 1:11-13) e crucificaram-no (Jo 19:13-16). Todavia, após a ressurreição, Jesus comissionou os apóstolos para que anunciassem o evangelho a todos os gentios (Mt 28:19,20; Mc 16:15,16), e não somente aos judeus.
·      Pedro em defesa do evangelho entre os gentios afirmou em At 15:14 que “Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome”. Esse novo povo é a Igreja, formada por judeus e gentios convertidos a Cristo (Rm 9:29). De ambos os povos, judeus e gentios, Cristo fez apenas um, Ef 2:14-16 “derribando a parede de separação que estava no meio”, e, pela cruz, “reconciliou ambos com Deus em um corpo”. Assim, o Espírito Santo revela a Paulo em Ef 3:4,5,6 que os gentios não são mais estrangeiros (gôyim), nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos, da família de Deus, co-herdeiros e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho. At 2:39 “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”.
 
·      Dos seres da trindade o Espírito Santo é o menos compreendido.
ð ISSO POR QUATRO MOTIVOS:
1.    A Bíblia é menos é menos explícita a respeito do Espírito Santo do que sobre o Pai e o Filho.
2.    Há muitas referências ao Espírito nas Escrituras, mas a maioria é metafórica ou simbólica.
3.    A Bíblia nos dá ampla informação sobre o trabalho do Espírito, mas diz pouco sobre Sua natureza.
4.    Outra razão decorre do ministério do Espírito Santo. Ele está constantemente tentando concentrar nossa atenção em Cristo, não em Sua própria Pessoa.
 
·      Linguagem metafórica, o derramamento do Espírito Santo é a expressão que a Bíblia usa para descrever o revestimento de alguém com o poder do mesmo Espírito
 
ð Para entender toda a obra do Espírito Santo temos que analisar sua posição quanto ao crente:
1.    A posição ao lado, Jo 14:17 “a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco”. Para convencer, ajudar, ensinar, comunicar, livrar, advogar.
ð Jo 14:16 “e Ele vos dará outro Consolador”. O outro Consolador ou Ajudador. São diferentes traduções da palavra grega paraklētos para Consolador, formada pela preposição para, “ao lado”, e pelo adjetivo klētos, “chamado”. Literalmente, significa “alguém chamado para estar ao lado de”, dando a idéia de “uma pessoa convocada para ajudar alguém”. Pode referir-se a um mediador, intercessor, ajudador, conselheiro ou até mesmo um advogado. 
·      Apesar do Substantivo “Espírito”, “Pneuma” na língua grega ser do gênero neutro, Ele é sempre ao se referir ao Espírito Santo acompanhado por um pronome pessoal masculino.
·      Jo 14:16 “O Outro Consolador”, alguém como Jesus, porém com uma personalidade distinta do Pai e do Filho.
ð ELE TEM ATRIBUTOS (PERSONALIDADE) DE UMA PESSOA.
Personalidade significa o caráter do que é pessoal, a individualidade psicológica de uma pessoa que se manifesta em seu comportamento ou traços morais.
·      O Espírito Santo tem inteligência 1Co 2:10-11.
·      O Espírito Santo tem Vontade 1 Co 12:11.
·      O Espírito Santo tem Emoções e Sentimentos Ef 4:30.
ð Ele age como uma pessoa:
Ele fala, intercede, testemunha, testifica, ensina, convence, unge, separa, consagra, envia, guia, orienta, consola, exorta, alegra, batiza, renova, revesti, nutre, supre.
ð As ações do homem para com o Espírito provam que Ele é uma pessoa.
1.    O homem blasfema contra o Espírito. A blasfema contra uma pessoa e não contra um poder é que não tem perdão. 
2.    O homem mente ao Espírito Santo - Atos 5:3
3.    O homem tenta o Espírito Santo - Atos 5:9. 
4.    O homem resiste o Espírito Santo - Atos 7:51. Resistir ao Espírito Santo é virar as costas para as bênçãos de Deus.
5.    O homem obedece ao Espírito Santo Atos 13:2,3.

2.    A posição dentro, Jo 14:17 “...e estará em vós”. Moradia, conversão, selo, regeneração ou novo nascimento, testificação.
ð Jo 14:16 “e Ele vos dará outro”. A palavra grega que Jesus usou para “outro” é Allos, que significa: “outro do mesmo tipo, que tem a mesma semelhança de natureza”. Outro da mesma espécie e substancia e igual em poder e glória.
·      Allos é a palavra para definir a divindade do Espírito Santo, Ele é Co-Igual, Co-Eterno e Consubstancial com o Pai e com o Filho.
·      Na obra da salvação: O Pai é o autor, o Filho é o executor e o Espírito Santo é o ativador de cada ato da redenção.
ð A palavra para Deus no hebraico é Eloim (Eloim (Deus Senhor) é o substantivo que aparece no plural, porém o verbo aparece no singular: Deus é). Para descrever que embora sejam três, Deus é um. Por isso chamamos de trindade.
·      ELE É DEUS PORQUE TEM ATRIBUTOS DE DEUS:
·      Ele é Eterno Hb 9:14.
·      Ele é Onipotente Gn 1:1,2
·      Ele é Onipresente Sl 139:7,8.
·      Ele é Onisciente 1Co 2:10.
·      Ele é Soberano Jo 3:8.
·      Ele é Santo Mt 28:19.
ð Suas ações como Deus estão apresentadas nas Escrituras pela Simbologia.
a)   Fogo. (Luc. 3:16) O fogo ilustra a limpeza, a purificação, a intrepidez ardente, e o zelo produzido pela unção do Espírito. O Espírito é comparado ao fogo porque o fogo aquece, ilumina, espalha-se e purifica.
b)   Pomba. A pomba, como símbolo, significa brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência. Uma tradição judaica traduz Gên. 1:2 da seguinte maneira. "O Espírito de Deus como pomba pousava sobre as águas." Cristo falou da pomba como a encarnação da simplicidade, uma das belas características dos seus discípulos.
c)    Azeite. O azeite é, talvez, o mais comum e mais conhecido símbolo do Espírito. Quando se usava o azeite no ritual do Antigo Testamento, falava-se de utilidade, frutificação, beleza, vida e transformação. Geralmente era usado como alimento, para iluminação, lubrificação, cura, e alivio da pele. Da mesma maneira, na ordem espiritual, o Espírito fortalece, ilumina, liberta, cura e alivia a alma.
d)   Selo. Essa ilustração exprime os seguintes pensamentos Ef 1:13:
1) Possessão. A impressão dum selo dá a entender uma relação com o dono do selo, e é um sinal seguro de algo que lhe pertence. Os crentes são propriedade de Deus, e sabe-se que o são pelo Espírito que neles habita. O seguinte costume era comum em Éfeso no tempo de Paulo. Um negociante ia ao porto selecionar certa madeira e então a marcava com seu selo um sinal de reconhecimento da possessão. Mais tarde mandava seu servo com o selo, e ele trazia a madeira que tivesse a marca correspondente.
2) A idéia de segurança também está incluída. O Espírito inspira um sentimento de segurança e certeza no coração do crente Rom 8:16. Ele é uma garantia da glória vindoura. Os crentes têm sido selados, mas devem ter cuidado que ao façam alguma coisa que destrua a impressão do selo Ef 4:30.
e)    Água. Ez 47:1; Jo 7:38, 39. O poder do Espírito opera no reino espiritual o que a água faz na ordem material. A água purifica, refresca, sacia a sede, e torna frutífero o estéril. Ela purifica o que está sujo e restaura a limpeza.
f)    Vento. Ez 37:7-10; Jo 3:8; Atos 2:2. O vento simboliza a obra regeneradora e soberana do Espírito e é indicativo da sua misteriosa operação independente, penetrante, vivificante e purificante.

3.    A posição sobre, “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra”. Investimento e revestimento.  
·      Algumas igrejas confundem a ação do Espírito Santo na conversão do pecador, com o batismo no Espírito Santo. Ensinam que no momento que o pecador arrepende-se, ele é batizado com o Espírito Santo. De fato, quando o pecador se arrepende, foi o Espírito quem o convenceu (Jo 16.8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo), o Espírito passa a fazer morada nele (1Co 3.16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?), regenera-o (Tt 3.5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo), santifica-o (1Co 6.11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus), mas isto não é o batismo no Espírito Santo. Os quase 120 discípulos que estavam no cenáculo no dia de pentecostes já eram crentes:
ð O próprio Jesus deu testemunho disto (Lc 22.28; Jo 13.10; 15.3);
ð Confessaram a Jesus (Mt 16.16; Jo 6.68,69);
ð Participaram da ceia do Senhor (Mt 26.26,27);
ð Já tinham os nomes escritos no céu (Lc 10.20);
ð Tinham sido até comissionados (Mt 28.18-20);
ð Jesus já havia soprado sobre eles e dito: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22);
·      Outras igrejas confundem a ação do Espírito Santo na conversão do pecador, com o selo do Espírito Santo. É comum ouvirmos alguém dizer que quando alguém é batizado com o Espírito Santo, este alguém foi selado com o Espírito, no entanto, isto demonstra uma compreensão falha acerca do batismo no Espírito Santo. Quando o apóstolo Paulo emprega a simbologia do selo, que era bastante utilizado no comércio da época para identificar o proprietário de mercadorias, ao Espírito Santo, ele não se refere à experiência do batismo no Espírito Santo, mas a própria habitação do Espírito Santo na vida dos salvos, como sinal de que estes, agora pertencem ao Senhor: Ef 1.13,14 É também nele (em Cristo) que vós estais depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da propriedade de Deus, em louvor da sua glória”.
ð Observe a sequência: ouviu o evangelho, creu e então, foi selado com o Espírito que é a garantia (penhor), que agora somos herdeiros e propriedade de Deus, aguardando o dia da redenção (Ef 4:30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção), independentemente de ser batizado no Espírito Santo ou não. Portanto, o contexto das passagens bíblicas onde o selo é mencionado com relação ao Espírito Santo nos mostra que não é correto usar a expressão “foi selado”, para se referir ao batismo no Espírito Santo.
·      Ser batizado no Espírito é uma experiência distinta que equivale a ser mergulhado na fonte do Espírito no meu espírito. Metaforicamente, ser cheio do Espírito equivale a receber um derramamento por cima e para dentro. É como tomar água da fonte e derramar dentro de uma vasilha até enchê-la, sem imergi-la na dita fonte. Entretanto “ser batizado” significa ser mergulhado dentro da fonte.
 
TRANSIÇÃO: O que aprendemos com essa profecia que também inclui a igreja, já que faz parte de um tempo messiânico?
 
1.                  O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO É UMA PROMESSA PARA A SUA IGREJA (3).
 
·      Como poderíamos definir o que é uma promessa de Deus? Promessa pode ser definida como: empenho da palavra e caráter Dele no propósito Dele. Amados Deus não faz ameaças Deus cumpre as suas promessas. Se ainda não está vivendo sob o derramar constante do Espírito, há algo errado com você, pois a promessa é também para a nossa geração.
·      V.3 NOS MOSTRA TRÊS CARACTERÍSTICAS DA PROMESSA DE DEUS:
a)   O derramamento do Espírito é uma obra exclusiva de Deus. Vejamos o que Deus nos diz em Is 44:3 “Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito, sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes”. O derramamento do Espírito não é algo que o homem possa fazer, não é obra da igreja, não procede da terra, ele vem do céu. ele vem de Deus, ele emana do trono. O derramamento do Espírito é uma obra exclusiva do Senhor. A igreja não promove avivamento, não agenda avivamento, não cria avivamento. Avivamento não é fruto do labor da igreja, mas resultado da vontade soberana de Deus. Só ele pode derramar o Espírito Santo.
b)   O derramamento do Espírito é uma promessa segura, isso significa que nada a impede de se concretizar.
ð Deus não vai pedir permissão a ninguém diz o texto, “Eu derramarei, água, Espírito, bênção”.
ð Deus não encontrará obstáculos em lugar algum. Depende só Dele, “Eu derramarei”.
c)    A promessa do derramamento do Espírito é abundante. Isso significa que com Deus a vida nunca é uma mesmice, a vida nunca é um marasmo, que vida com Deus é surpreendente.
ð O verbo “derramar” está no futuro. Indicando que Deus é inesgotável e que todo dia tem mais.
·      v.3 ENFATICAMENTE DEUS FAZ UMA PROMESSA A SUA IGREJA:
a) Derramar água sobre o sedento. Linguagem figurada do derramamento do Espírito Santo
b) Derramar Espírito sobre posteridade. Linguagem contemporânea, o Espírito é para todas as gerações.
c) Derramar a bênção sobre descendentes. Linguagem repetitiva não esqueçamos o derramar do Espírito.
·      A pergunta envolve a questão da atualidade da promessa, ou seja, ainda vale para hoje? Vejamos o que o apóstolo Pedro disse em At 2.39 (portanto, doutrina apostólica): “A promessa vos diz respeito a vós, (os que estavam ali presentes) a vossos filhos, (a geração seguinte) e a todos os que estão longe, (os gentios) a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar” (nós, os chamados).
·      Você pode receber o Batismo com Espírito Santo Hoje.
v. 4 "Começaram a falar em outras línguas”. 
a) O duplo milagreEssas línguas não eram da Terra. A palavra "línguas", nos versículos 3 e 4, é glossa. (grego). Mas o vocábulo "língua", nos versículos 6 e 8, é dialektos, (grego). O que isso signi­fica? Que o milagre foi duplo: Os discípulos falaram línguas desconhecidas (glossa), e cada representante dessas 17 nações ouvia-os em sua própria língua (dialektos). 
b) Língua do CéuLíngua estra­nha não é o mesmo que língua estrangeira, a qual há sempre quem possa entender, mas a língua estra­nha só compreende quem o Espírito Santo revelar. Disse o apóstolo Paulo 1 Co 14.2: "Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios”.
·       A Bíblia no informa que há 3 tipos de línguas estranhas:
1.    As línguas estranhas, estranhas para quem falou At 2:7,8. Eu posso ser tomado pelo Espírito falando no idioma que alguém conhece, mas eu não sei o que falo.
2.    As línguas que estranhas que o mundo espiritual conhece (os anjos) 1Co 13: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos...”.
3.    As línguas estranhas que só Deus entende (línguas em Mistérios) 1Co 14:2 “porque o que fala em línguas estranhas não fala aos homens, se não a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios”.
 
2.                  O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO É UMA NECESSIDADE VITAL DA IGREJA (3).
 
ð A Bíblia usa diversos símbolos para caracterizar a pessoa e a obra do Espírito Santo, tais como a pomba, o sopro, o vento, o hálito, o óleo, o fogo, o orvalho e a água. Aqui Isaías menciona a água como símbolo do Espírito Santo. Isso tem algumas implicações profundas e vitais para o entendimento do símbolo utilizado.
a)   A água é absolutamente necessária à vida. Não há vida física sem água, assim como não há vida espiritual sem o Espírito Santo. Na agricultura, pode-se ter a melhor terra, a mais fértil, a mais produtiva. Pode-se utilizar a melhor tecnologia, os melhores insumos e os mais ricos adubos, mas, se não houver água, a semente morrerá mirrada no útero da terra. Sem água, não há vida. Sem água, a semente não germina. Sem água, não há flores nem frutos. Assim, também, sem a chuva serôdia do Espírito, sem o derramamento do Espírito, sem a plenitude do Espírito, nossa vida ficará árida, seca, deserti-ficada.
b)   A água é absolutamente necessária para limpar e purificar. Precisamos admitir que o maior obstáculo ao derramamento do Espírito é o pecado da igreja. Antes de Elias orar pelas chuvas torrenciais de Deus, ele concertou o altar, convocou o povo a mudar a vida dúbia. Só as torrentes do Espírito podem trazer-nos essa purificação. A solução não é o legalismo, baixar normas mais rígidas, mas uma mudança íntima, produzida pelo Espírito Santo. Quando o Espírito é derramado, há sede de santidade. Há abandono do pecado e uma atração irresistível para a luz, para um viver novo.
c)    A água é absolutamente necessária para refrescar e revitalizar. A igreja precisa receber um novo alento, precisa de óleo fresco sobre a sua cabeça, precisa do orvalho do Hermon, trazendo-lhe a vida e a bênção de Deus. O orvalho é um símbolo glorioso da restauração e renovação do Senhor sobre o seu povo! Sl 133:3 Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
1.    O orvalho vem sem alarde. O orvalho cai mansamente e, onde desce, tudo se renova.
2.    O orvalho cai à noite. São nas noites escuras da vida, quando a crise é maior, as trevas são mais espessas e os vales mais profundos, que o Senhor vem sobre nós com mais intensidade, transformando nossos vales em mananciais e cobrindo-os com as primeiras chuvas.
3.    O orvalho vem do céu. O orvalho cai das alturas de Deus para a terra sedenta e ressequida.
4.    O orvalho é abundante. O Salmo 133 fala que, quando o orvalho do Hermon cai no extremo norte da Palestina, o monte Sião, plantado no coração de Jerusalém, há quase 200 km, é beneficiado. Assim também, quando a igreja é impactada por Deus, ela se torna bênção para o mundo inteiro.
d)   A água é absolutamente necessária para matar a sede. Sem essas torrentes de Deus, sem o enchimento do Espírito, somos incompletos, vazios e insatisfeitos.
 
3.                  O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO DEVE SER OBJETO DE UM PROFUNDO CLAMOR DA IGREJA (3).
 
·      Isaías 44:3 diz que Deus derramará água sobre o sedento e torrentes sobre a terra seca. Este é um princípio tremendo. As torrentes do céu só cairão sobre aqueles que têm sede de Deus. A Bíblia diz que vamos encontrar o Senhor quando o buscarmos de todo o nosso coração Jr 29:13: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. O avivamento começa exatamente quando a igreja sente que está vazia, seca e árida
·      A sede não pode ser contornada, substituída ou postergada. Só a água satisfaz. Assim também acontece na vida espiritual. Nada pode substituir Deus em nossa vida. Devemos ansiá-lo avidamente
·      Um dos maiores mistérios de Deus e uma das maiores dificuldades que temos na vida cristã é conciliar a Soberania de Deus e o Livre arbítrio humano. Deus quando empenha sua palavra e seu caráter em um propósito Dele, isto significa uma promessa e nada pode impedi-lo de realiza-la. Mas o v.3 é um dos textos da Bíblia que ensina: Que na soberania de Deus há espaço para a nossa liberdade humana. Está escrito “DERRAMAREI ÁGUA SOBRE O SEDENTO”, aqui está claro, a soberania de e a liberdade humana em uma analogia a água do Espírito.        
a)   A sede é inata no ser humano. Não se ensina a ter sede, independe você, isso é Soberania de Deus.
b)   Você pode realizar atividades que façam você ter mais sede que os outros isso é liberdade humana.
ð Uns tem somente a sede inata. Não provocam o corpo a ter maior sede.
ð Outros tem sede de um sedento. Vivem realizando atividades que exigem mais água.
ð O derramamento do Espírito é para os sedentos. O Senhor dará o Espírito àqueles que lhe pedirem.
 
4.                  O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO PRODUZ RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS.
 
·      Umas das dificuldades da Igreja é aprender que Deus se relaciona conosco, não de forma ordinária e natural, mas de forma extraordinária e sobrenatural.
·      O derramamento do espírito é algo extra-ordem, ou seja, fora da ordem natural humana e produz resultados extraordinários.  A questão é porque a igreja que tem o Espírito não produz resultados extraordinários?
ð A RESPOSTA ESTÁ NA SEDE. A igreja tem sede do Espírito ou sede do que?
a)   A Igreja tem muita sede de uma boa teologia, mas tem pouca sede de Deus.
b)   A Igreja tem muita sede de avivamento, mas tem pouco tempo para conversar com Deus.
c)    Os Pastores tem muita sede de livros, mas tem pouca sede de ler a Bíblia.
d)   Os obreiros tem muita sede de mestrados e outros títulos, mas tem pouca sede dos títulos originais da Bíblia. Como ser profeta, ser evangelista, ser mestre e ser pastor.
·      O texto diz: se tivermos sede de Deus, o Espírito Santo irá produzir resultados extraordinários.  
a)   RESULTADO NUMÉRICO: v.4 “E eles brotarão como a erva, como salgueiros junto às correntes das águas”. Um dos sinais visíveis e irrefutáveis do derramamento do Espírito é o tremendo e espantoso crescimento da igreja. Em tempos de avivamento, Deus trabalha para a igreja. Ele mesmo atrai os pecadores de forma irresistível. A igreja vê mais conversões em um só dia pela ação do Espírito do que em dezenas de anos de trabalho extenuante na força da carne.
b)   TESTEMUNHO OUSADO E VERBAL: v.5 "Um dirá: eu sou do Senhor...”. Hoje, apenas cinco por cento dos crentes já ganharam uma pessoa para Cristo. Os outros noventa e cinco por cento estão omissos, calados, encavernados, acovardados e amordaçados.
·      Se cada crente, cheio do Espírito, se levantar para dar testemunho vibrante do evangelho, haverá uma tremenda revolução. A Bíblia Pv 28:1diz que “...o justo é intrépido como o leão”.
c)    TESTEMUNHO OUSADO DE VIDA: v.5"... o outro ainda escreverá na própria mão: eu sou do Senhor...”. Testemunho não é apenas o que falamos: é o que somos.
ð O versículo está falando de reciprocidade, Deus tem o meu nome gravado na palma da mão dele, eu também vou escrever o nome dele na palma da minha mão. Deus me honra e eu o honro.
ð O versículo está falando de Cumplicidade. Deus não abriu mão de mim, eu não abro mão dele.
CONCLUSÃO: Eu anseio por uma chuva serôdia no meio da igreja, pra nos batizar com seu santo fogo. Há como anseio por um fogo cerrado que não nos dê descanso. Não desanimemos, ainda que o céu pareça estar tão claro que nenhuma nuvem seja vista no horizonte. Não desista, ore! Não descanse nem dê descanso ao Senhor. Já se ouve o ruído dessas abundantes chuvas. Elas breve chegarão.

Pr. Nilton Jorge
Contatos: (22) 998746712 Whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.