TEXTO: 2Sm 24:13-15
INTRODUÇÃO:
· Os capítulo
anteriores mostram que Israel não sai mais a guerra, pois Davi estabeleceu seu
reino, firmou alianças de paz com os povos vizinhos vencendo os maiores
adversários de Israel bem como os temidos Gigantes, ele alinha o seu exército
como o mais poderoso da terra, reforma a adoração e delimita cada adorador e
sacerdote segundo a sua linhagem em Israel, vivem debaixo de uma grande
prosperidade e paz jamais vivida antes. E então Davi comete seu segundo pecado
o Censo dos valentes, vindo este a ser pior em consequências do que o seu
adultério, pois caíram mortos pela praga 70.000 mil homens de Dã até Berseba.
ð Esse é um texto
com muitos questionamentos:
· O primeiro deles é,
porque Deus está novamente irado contra Israel? Parece ter sido
algo grave, pois nos fala de uma ira em chamas, mas não há relatos históricos
nem cronistas relatando o porquê.
· O segundo são as aparentes contradições, quando fazemos um paralelismo textual aparecem 3 aparentes contradições.
ð Agostinho,
prontamente, disse: "Se estamos perplexos por causa de aparente
contradição nas Escrituras, não nos é permitido dizer que o autor desse livro
tenha errado; mas ou o manuscrito tinha falhas, ou a tradução está errada, somos
nós que não entendemos o que está escrito".
ð A Bíblia é
infalível, plenamente inspirada, inerrante, autoritativa e suficiente. Portanto Ela é a
nossa regra de fé e de prática. Mas nos últimos séculos a questão da
infalibilidade da Bíblia tem sido ferozmente atacada pelos críticos e teólogos
liberais. Em 2020 a notícia mais debatida foi sobre a necessidade da
atualização da Bíblia.
ð
Segundo Bily Gramm: Ela é mais atual
que o jornal que será lançado amanhã
Ela não se contradiz.
ð Nada substitui a
autoridade das Escrituras. A Bíblia nunca precisará se encaixar a
igreja, ao mundo, a seja lá quem for.
1.
O PRIMEIRO QUESTIONAMENTO É SOBRE A
QUESTÃO DE QUEM INCITOU DAVI?
· Existem alguns
textos bíblicos que relatam os mesmos acontecimentos em livros diferentes, isso
é chamado de paralelismo bíblico.
2 Sm 24:1 Mais uma vez, irou-se
o Senhor contra Israel. E incitou Davi contra o povo, levando-o a fazer
um censo de Israel e de Judá.
1 Cr 21:1 Satanás
levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um
recenseamento do povo.
· Como
pode um texto afirmar que foi Deus quem incitou Davi e o outro texto dizer que
foi Satanás que levou Davi a fazer algo que Deus não queria?
· A
explicação está no verso 1 Deus estava em irado com fogo
consumidor e queria tratar com o pecado do povo, e havia brechas no coração de
Davi, orgulho, vaidade e soberba que gera a independência de Deus. O
texto está correto é Deus quem permitiu Satanás incitar a Davi pra que Israel
fosse atingido. Entender isso é compreender a vontade de Deus que
é:
a) Soberana:
Por intermédio dela Ele governa, e age em seus atributos morais.
b) Diretiva:
Por intermédio dela nós entendemos os propósitos e planos de Deus.
c) Permissiva:
Por intermédio dela Deus, nos deixa sermos provados, para nos atrair pra sua
presença, para não nos perdermos.
· Deus
não busca juízo nem destruição de seu povo em sua vontade permissiva,
Deus busca obediência, arrependimento e vida de dependência.
· A
ação do diabo é limitada pois o mesmo tem poder limitado, sua ação só vai aonde
Deus permite.
2.
O SEGUNDO QUESTIONAMENTO É SOBRE O TEMPO
DO JUÍZO.
· Alguns
comentaristas propõem que o profeta Gade realmente confrontou Davi em duas
ocasiões diferentes. Esta proposta baseia-se na diferença que há na
linguagem usada para apresentar as opções a Davi. Na passagem de 2
Samuel, Gade apresenta-as na forma de perguntas: v.13 "Queres
que sete anos de fome te venham à tua terra?". Em 1 Crônicas, as
opções são apresentadas mais na forma de uma ordem: vv. 11-12 "Escolhe
o que queres: ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido
diante dos teus adversários".
· Os que oferecem
esta solução presumem que 2 Samuel tenha registrado o primeiro encontro de Gade
com Davi, no qual as opções foram apresentadas para a consideração de Davi, e
que após jejum e oração, Gade retornou para saber da decisão de Davi. Nesse ínterim
Deus reduziu a duração do tempo de fome de sete para três anos, em resposta a
uma súplica de Davi.
· A oração é o
caminho a ser trilhado pra mudar estações estranhas.
3.
O TERCEIRO QUESTIONAMENTO É SOBRE OS
NÚMEROS DO PRÓPRIO CENSO.
2Sm 24:9 Deu Joabe ao rei o
recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que
puxavam da espada; e em Judá eram quinhentos mil.
1Cro 21:5 Deus Joabe a
Davi o recenseamento do povo: havia em Israel um milhão e cem mil homens que
puxavam da espada; e em Judá eram quatrocentos e setenta mil homens que
puxavam da espada.
· Compare os detalhes
do texto, além dos números. Note que para os contados de Israel, na
primeira parte do relatório, o texto de Crônicas diz que os contados foram
os “homens que puxavam a espada”, o texto de Samuel
apresenta como contados os “homens valentes que puxavam a espada”. Percebe
a diferença?
· Há uma
qualificação a mais, o que indica que, do total, um grupo era seleto. Essa
qualificação “valentes”, vem de uma palavra hebraica, que, quando
atribuída a homens, significa: uma habilidade de soldado em termos de força,
poder, riqueza, substância, treino, valentia, valor ou dignidade na guerra.
Isso nos leva a entender que, dos 1.100.000 homens que puxavam a espada em
Israel, 800.000 eram habilidosos com a espada, e os outros 300.000 apenas
puxavam a espada, mas não tinham essa qualificação.
· Na segunda parte
do relatório, onde se apresenta os números atribuídos a Judá, podemos
encontrar, no texto, outra diferença. Enquanto o texto de Samuel apresenta
todos os “homens de Judá”, o texto de Crônicas é mais específico
em relatar apenas os “que puxavam a espada”. Podemos deduzir que
em Judá havia um total de quinhentos mil homens alistados, dos quais,
quatrocentos e setenta mil eram reservistas oficiais do exército
e os outros trinta mil eram dispensados do serviço militar.
· Resumindo o
relatório do recenseamento apresentado a Davi, poderíamos juntar o que ambos os
textos apresentam, da seguinte forma:
· O texto não diz sobre capazes e incapazes, nem sobre corajosos e covardes, mas sobre habilidosos e sobre não habilidosos em uma área a espada.
CONCLUSÃO: HÁ LIÇÕES A SEREM OBSERVADAS
NESSE TEXTO:
1)
HÁ FRACASSOS QUE ADVÉM DE SUCESSOS.
Israel não saia mais a guerra, Davi havia estabelecido
o seu reino e reinado, firmado alianças poderosas de paz com os povos vizinhos,
todos temem o exército de Israel, Israel é um reino unido e próspero como
jamais visto antes, há descanso das guerras e então Davi comete o erro de
contar o homens disponíveis pra guerra.
Obs: Todo tempo de silencio e de paz, é
um momento para ascender o sinal de alerta e não baixar as guardas. O
tempo da prosperidade é mais perigoso e tentador do que o momento das provas.
2)
NA NOSSA MAIOR FORÇA AINDA SEREMOS FRACOS
SE TORNARMOS INDEPENDENTES DE DEUS.
Davi contava em Israel com 1 milhão e cem mil homens
prontos pra guerra, mais apenas em três dias 70 mil cairão sem poder fazerem
nada.
3)
MESMO SENDO TENTADO OLHE OS SINAIS DA
ESTRADA. NÃO É NECESSÁRIO ERRAR.
Deus colocou Joabe como General e ministro da defesa
ao lado de Davi como conselheiro e este viu com mais olhos o desejo de Davi,
mas a obstinação de Davi fechou-lhe os olhos e tapou-lhe os ouvidos. Cuidado
com os seus desejos.
A geografia da morte pode vir a se tornar
a geografia da benção. (Moriá)
Pr. Nilton Jorge
Contatos: (22) 998746712 Whatsapp
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