TEXTO: Hb 12:18-29
INTRODUÇÃO:
· A epístola aos
Hebreus é de autor desconhecido, escrita aos líderes judeus que aceitaram a
mensagem de que Jesus era o Messias, mas que estavam considerando retornar à
antiga fé. O propósito da carta é de restaurar a confiança dos irmãos e
fortalecer a convicção de que tinham tomado a decisão correta por Jesus.
· Jesus é
apresentado de forma majestosa e sublime, como Deus e como homem, o Filho
de Deus. É apresentado como superior aos anjos, superior a Moisés e a Josué, e
o autor faz uma ponte com o A.T, apresentando Jesus como Sumo Sacerdote não
segundo uma ordem terrena, mas eterna sendo Ele é um sumo sacerdote único e
perfeito. Além disso, o autor deixa claro a seus leitores que as leis
cerimoniais, os sacrifícios, o templo e seus aparatos eram simples sombras,
símbolos que apontavam para o real e o verdadeiro, Jesus era a
oferta perfeita e o sumo sacerdote perfeito que ministra no santuário
celestial.
· O autor ressalta
mais uma vez que o sacrifício de Cristo foi único, perfeito e para sempre, o
qual nos garante a salvação eterna. O autor faz advertências contra a apostasia,
se Cristo é o único meio de salvação, rejeitar seu sacrifício significa a
impossibilidade de alcançar a salvação. Por isso termina o capítulo 10
abordando que O justo viverá pela fé, e se ele retroceder a alma de Deus não
terá prazer nele. A fé é o combustível que nos move a perseguir a
salvação.
· Por isso o autor
fala no capítulo 11 sobre os exemplos de fé, daqueles que,
mediante a fé, enfrentaram todo tipo de adversidade perseguindo a promessa de
salvação, porém receberam apenas um bom testemunho, mas não a viram.
· No capítulo 12 de
Hebreus, o autor da carta depois de fazer uma exposição da teologia da salvação
ele vai fazer a aplicação do que tem ensinado, ele passa da teoria para a
prática, passa agora a tratar da realidade.
· Não sem propósito
que inicia o capítulo 12 com a conjunção coordenativa conclusiva,
“portanto”. Essa conjunção liga o que foi dito antes e o que será
dito a seguir, sendo o dito a seguir uma conclusão lógica do que fora dito
anteriormente.
· Ele inicia falando
e uma nuvem de testemunhas. Quem são essas testemunhas? Justamente as
pessoas que foram listadas no capítulo anterior, aqueles que, mediante a fé,
enfrentaram grande perigos e mantiveram a fé. Em seguida o autor pinta
uma cena muito conhecida na antiguidade: os jogos atléticos
disputados nos estádios. O autor compara seus leitores aos atletas que
disputavam as corridas. Não era proibido que um atleta corresse com
aquelas vestes antigas que parecem lençóis envolvendo a pessoa, mas
qual a chance de um atleta vestindo aquilo vencer a prova? O autor usa essa
figura para alertar os irmãos que devem não só abandonar o pecado, mas
também a largar coisas que, apesar de lícitas, podem criar obstáculos na sua
comunhão com Deus. Temos uma corrida a correr e devemos ter nossos
olhos fixos em Jesus, autor e consumador de nossa fé.
· Em seguida o autor
lembra da obra de Cristo para que nós pudéssemos ser eleitos e ter fé: sua morte,
ressurreição e ascensão, sentando-se à direita de Deus Pai. A obra de Cristo
deve nos animar e fortalecer, sabendo que, se ele enfrentou oposição dos
pecadores, nós também a enfrentaremos e não devemos nem fraquejar nem
desanimar.
· A partir do verso
18, ele começa a falar a respeito da Velha Aliança do A.T e da Nova Aliança que
foi firmada na Cruz do Calvário por Jesus. E, ele faz isso de uma maneira
interessante: na
verdade, o autor de Hebreus faz uma comparação entre dois montes, entre o monte
Sinai e o monte Sião. E, quando ele fala sobre o monte Sinai, olha o
que ele diz: que é um lugar de escuridão, de trevas, de
tempestade, lugar onde a voz de Deus é tão amedrontadora que se parece com o
barulho ensurdecedor de uma trombeta (A Bíblia usa a expressão “como o clangor
da trombeta”), a ponto de o povo suplicar para Deus não falar mais.
ð O monte Sinai
era um lugar tão terrível que até mesmo Moisés que tinha intimidade com Deus,
que tinha o costume de falar com Deus (Face a face como se fala com um amigo)
tinha medo de subir lá.
ð Agora, a partir do
verso 22, a Bíblia fala sobre o monte Sião: v.22 Mas
tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e
a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia v.23 e igreja
dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos
dos justos aperfeiçoados, v.24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e
ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.
ð Você consegue
perceber a diferença? O monte Sinai na Arábia era
um lugar de morte, era um lugar que dava medo, ao contrário do monte Sião, que
era um lugar da revelação da graça. Voltar para a antiga aliança ou desviar é
posicionar sobre o Sinai, mas subir ao monte Sião é se posicionar ao lado da
graça.
TRANSIÇÃO: Há cinco
verdades neste texto que nos ajuda a nos posicionar e alinhar-nos com a graça.
1. SINAI (LUGAR DE MEDO) X SIÃO (LUGAR DE OUSADIA).
· Sinceramente, você
consegue imaginar essa cena? Deus aparecendo para você no meio da noite, no
meio da escuridão, fogo saindo de tudo quanto é lado e Ele falando através de
trovões? Diante de uma cena como essa, como é que você se sentiria? Com certeza
você sentiria medo. Parece mais uma cena de filme de terror. E, esse era o
retrato do monte Sinai. A Bíblia diz que Moisés tinha medo do monte Sinai, Ele
faz uma tenda pra encontrar com Deus em Baixo porque subir era correr risco.
· E, aqui nós
descobrimos que o monte Sinai, então, aponta para um tipo de relacionamento com
Deus baseado no medo. É isso o que a lei faz e fazia na
vida das pessoas. A lei produzia medo no coração delas, as pessoas
criam uma imagem errada a respeito de Deus e elas começam a se relacionar com
base no medo.
· A todo momento as
pessoas estão preocupadas. Espera aí, será que eu estou fazendo tudo
direitinho? Será que hoje Deus está feliz comigo ou será que hoje Ele está
zangado? E, quando a pessoa sabe que fez alguma errada, aí
sim é que o terrorismo começa: ela se ajoelha, ela ora, ela
perde perdão um milhão de vezes, e não é porque ela sabe que entristeceu o
Senhor, mas é porque ela morre de medo de Deus castigar, ela morre de medo das
consequências.
· Agora, vamos ver o
que está escrito em Hb 10:19: Tendo, pois, irmãos,
intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus. Olha
só a diferença: na Antiga Aliança as pessoas se
relacionavam com medo de Deus. Mas, agora, na Nova Aliança, por causa
do sangue de Jesus, todos nós podemos entrar com ousadia, com intrepidez, sem
medo nenhum, na presença do Senhor.
· Esse é o padrão do
monte Sião, o monte da graça, meu relacionamento com Deus é mediante o seu amor
por mim e minha gratidão pelo que seu Filho fez.
2.
SINAI (LUGAR DE SEPARAÇÃO) X SIÃO (LUGAR
DE APROXIMAÇÃO).
· (Êxodo
19:12-13). Nessa passagem, Deus mandou que Moisés estabelecesse
um
limite ao redor do
monte Sinai e quem passasse por esse limite (sem permissão) seria alvejado com
pedras ou com flechadas. Isso valia inclusive para os animais. Passou do
limite deveria morrer. E, é justamente isso o que a Lei fazia com a vida das
pessoas. Ela produz separação de Deus. Ela tinha uma marca
condenatória.
· Durante 1500 anos
a lei causou separação entre Deus e o homem. A lei veio para
mostrar que Deus é Santo, o homem é pecador e que Deus não se relaciona com
pecadores. A lei veio para mostrar que existe um grande abismo
entre Deus e o homem.
ð MAS VAMOS VER O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DO MONTE SIÃO: Mt 27:51 Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas. Na época da lei, dentro do tabernáculo havia um véu enorme que dividia o Lugar Santo do Santo dos Santos, onde estava a arca. Então, o véu servia basicamente para separar o povo da presença de Deus. O povo tinha que ficar do lado de fora e a presença de Deus do lado de dentro. Mas, quando Jesus foi crucificado, a Bíblia diz que o véu se rasgou de alto a baixo. HOJE NÃO HÁ MAIS SEPARAÇÃO ENTRE NÓS E DEUS.
3. SINAI (LUGAR DE MORTE) X SIÃO (LUGAR DE VIDA).
· Em Êxodo 31 e 32,
nós encontramos o momento em que Deus dá as leis para Moisés no monte Sinai. Moisés
subiu no monte e o povo ficou acampado, esperando lá embaixo. Quando
Moisés desceu, depois de alguns dias, a Bíblia diz que o povo havia se desviado
do caminho de Deus, eles tinham construído ídolos e estavam adorando bezerros
de ouro. A partir do verso 25 nós encontramos a consequência
disso: Moisés chamou todos os homens de Deus que não haviam
se desviado, mandou que eles pegassem a espada e matassem os infiéis que
estavam do seu lado.
· Essa tragédia
aconteceu aos pés do monte Sinai. Cerca de 3.000 pessoas morreram num só dia. Ou seja,
o Sinai era um lugar de morte, bem como a lei. A Bíblia diz que quem vive
debaixo da lei na verdade está vivendo debaixo de maldição e morte.
· Tudo isso
aconteceu 50 dias depois da celebração da Páscoa, 50 dias depois que o povo foi
liberto do Egito, olha isso o primeiro pentecoste foi de morte. Se você pesquisar
um pouco você vai descobrir que os judeus celebram o Dia de Pentecostes como
sendo o dia em que eles receberam as leis de Deus. Um dia em que
a lei veio e trouxe junto com ela milhares de pessoas mortas. Esse
foi o primeiro pentecoste.
· Todavia, lá em
Atos 2 nós encontramos o que é o Pentecostes de acordo com o monte Sião, de
acordo com a graça, debaixo da Nova Aliança. Jesus morreu
numa sexta-feira pascoal, ressuscitou no domingo. A Bíblia diz que Ele
permaneceu com os discípulos durante 40 dias e então foi elevado aos céus, mas
no décimo dia de oração da igreja no senáculo 50 dias depois, o
Espírito Santo é derramado e todo o povo foi cheio do poder de Deus. Todo
o povo foi cheio da vida do próprio Deus dentro de si.
· E, se você
continuar lendo a história, você vai ver que Pedro, cheio do Espírito Santo, se
levanta, prega para uma multidão de pessoas e naquele dia 3.000 pessoas se
convertem e são batizadas nas águas. 3000 pessoas nascem de novo.
· No primeiro Pentecostes, debaixo da lei, 3.000 pessoas morreram. Mas, no Pentecostes da Nova Aliança, 3.000 pessoas nasceram de novo e receberam uma nova vida.
4. SINAI (SOMOS INSUFICIENTES) X SIÃO (SOMOS COMPLETOS).
· A lei não eram apenas os 10 mandamentos de Moisés. Na verdade, existiam 613 Mandamentos e preceitos que as pessoas deveriam seguir. Isso, dentro do Pentateuco, que são os cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio).
· E, de acordo com a
Lei Judaica, esse número 613 tem um significado especial: de acordo com
os rabinos existem 248 articulações e ossos no corpo humano. Esse é o número
das prescrições, ou seja, esse é o número de coisas que estão na Lei e que eles
tinham que fazer. E, os outros 365 mandamentos restantes, na verdade, são 365 proibições,
são coisas que eles não podiam fazer de jeito nenhum (“Não faça isso, não faça
aquilo outro. Não coma isso, não coma aquilo. Não vista tal tipo de roupa”).
· E, por que 365? Para
lembrar o povo de que todos os dias do ano eles tinham que seguir a lei. Quem
daria conta de cumprir todos os esses mandamentos durante os 365 dias do
ano? Ninguém. E, sabe por que? Porque
quando você se olha pela régua da lei você é insuficiente, você é incapaz.
· Quando Deus olha
para você do Sinai, Ele vê uma pessoa insuficiente, Ele vê um
pecador que não consegue cumprir a lei (Está sempre faltando alguma coisa); mas
quando Ele olha para você do monte Sião, Ele vê alguém justo e aperfeiçoado,
alguém completo em Cristo Jesus.
· Para Deus não importa o que você está vendo hoje com os seus olhos naturais (Não importam os seus defeitos e dificuldades), Ele sempre vai ver alguém completo, porque a obra já foi concluída há dois mil anos atrás na Cruz do Calvário.
5. SINAI (LUGAR DE INSTABILIDADE) X SIÃO (LUGAR INABALÁVEL).
· A Bíblia faz
questão de mencionar que quando Deus falava, o monte Sinai tremia. E,
o que isso significa? Que o Sinai era um lugar abalável, era um
lugar cheio de instabilidades, era um lugar inseguro.
· Mas, vamos ver o
que a Bíblia diz a respeito de Sião: “Os que confiam no SENHOR são
como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre”.
· A nossa
vida tem que estar edificada em Sião (Com base na graça do Senhor, com base
naquilo que Cristo fez na Cruz do Calvário), e não com base no Sinai (Com base
na lei, nas nossas próprias obras).
ð Você pode estar
passando por momentos de pressões, por várias dificuldades hoje na sua vida,
mas permaneça no monte Sião, permaneça crendo e confiando na bondade do Senhor
e você será inabalável em nome de Jesus.
· É, do monte Sião
que a provisão de Deus vem, que o milagre que você tanto precisa vem. No monte
Sinai, se você for ler o livro de Deuteronômio 28 você vai descobrir que havia
uma condição para o povo ser abençoado, eles tinham que cumprir todos os
mandamentos. Nos versos 1 e 2 está escrito: Se atentamente ouvires
a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos
que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da
terra. 2 Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão
todas estas bênçãos.
· Havia um “SE”
bem grande, “SE” o povo ouvisse, guardasse e cumprisse os
mandamentos, eles seriam abençoados. Caso contrário, seriam amaldiçoados. Ou
seja, no monte Sinai as pessoas deveriam merecer a bênção de Deus.
· Sl 132:13-16 Pois o SENHOR
escolheu a Sião, preferiu-a por sua morada. Este é para sempre o lugar do meu
repouso; aqui habitarei, pois o preferi. Abençoarei com abundância o seu
mantimento e de pão fartarei os seus pobres. Vestirei de salvação os seus
sacerdotes, e de júbilo exultarão os seus fiéis.
· Essa é a Palavra de Deus para mim e para você hoje: o Senhor tem bênçãos em abundância para cada um de nós. A grande questão é que elas vêm de Sião, elas não vêm do Sinai. Elas vêm do lugar da graça e não do lugar da lei. No Sinai a bênção depende do que nós fazemos. Em Sião, a bênção depende tão somente da bondade do Pai.
CONCLUSÃO:
· Decida sair do
monte Sinai, decida deixar a lei de lado e ir morar em Sião. E,
sabe por que? Porque no Salmo 68 diz que é lá onde Deus habita.
· DEUS MUDOU DE
ENDEREÇO E VOCÊ PRECISA MUDAR TAMBÉM. Naquele dia em que
Cristo entregou o Espírito dEle, em cima da Cruz, o Senhor pegou as Suas malas
e se mudou do monte Sinai e foi morar no monte Sião. Deus saiu do lugar da lei
e foi habitar no lugar graça.
Pr. Nilton Jorge
Contatos: (22) 998746712 Whatsapp
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