segunda-feira, 26 de junho de 2023

CARA DE LEÃO

TEXTO: I Cr 12:8-15 

INTRODUÇÃO:

·      Desde que Saul, movido por inveja havia decidido perseguir a Davi, Israel caiu na confusão e no desgoverno, Davi estava na caverna de Adulão enfrentando um abatimento de alma e solidão. Adulão era uma cidade cananita que ficava no território de Judá, na região normalmente designada como Sefelá. O significado de Adulão talvez esteja relacionado à ideia de “refúgio”. Adulão ficava localizada entre Gate e Hebrom, cerca de vinte e cinco quilômetros ao sudoeste da cidade de Jerusalém. Nas proximidades de Adulão havia várias cavernas ou grutas. Foi numa dessas cavernas que Davi se esconde refugiando-se.

·      A fama de Davi cresceu entre os israelitas e Saul ficou enciumado, Davi precisou fugir da presença do rei Saul. Primeiramente ele foi para Nobe, ali ele convenceu o sacerdote Aimeleque a lhe dar suprimento e também a espada de Golias. Em seguida, Davi foi buscar refúgio em Gate, recorrendo ao rei filisteu Aquis. Mas as circunstâncias forçaram Davi a continuar com sua fuga. Foi nesse contexto que Davi chegou tribo de Gate à caverna de Adulão.

·      O rei de Israel que havia sido reprovado pelo Senhor estava muito enfurecido. O episódio de 1 Samuel 22:6-19 em que Saul assassinou todos os sacerdotes de Nobe revela com precisão seu espírito violento. Isso significa muito claramente que Saul não estava disposto a poupar ninguém que estivesse ao lado de Davi.

·      No Salmo 142:5 Davi expressa a sua solidão, “Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse. A ti clamo, SENHOR, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes”.

 

OS GADITAS SÃO RESPOSTA DE DEUS A ORAÇÃO DE DAVI.

 

Curiosamente outros três grupos de pessoas se reuniram ali. 1 Samuel 22:2

a)   O primeiro grupo, segundo o texto, era formado por homens que “se achavam em aperto”. Essa expressão se refere a pessoas perseguidas, assim como Davi.

b)   O segundo grupo era formado por homens endividados. Talvez aqui a referência seja a homens que tinham se tornado escravos por causa de enormes dívidas, mas que abandonaram a condição serviu para se juntarem a Davi na caverna de Adulão.

c)    O terceiro grupo era formado por homens “amargurados de espírito”.

·      Ao todo se juntaram a Davi cerca de quatrocentos homens que ficaram sob sua liderança. O famoso grupo conhecido como “valentes de Davi” estava diretamente relacionado a esse episódio na caverna de Adulão.

·      Um grupo de gaditas resolveu deixar a liderança de Saul e passar para o exército de Davi e renovar as esperanças de uma vida melhor dentro da aliança com Deus. 1 Crônicas 12:17,18 E Davi lhes saiu ao encontro, e lhes falou, dizendo: Se vós vindes a mim pacificamente e para me ajudar, o meu coração se unirá convosco; porém, se é para me entregar aos meus inimigos, sem que haja deslealdade nas minhas mãos, o Deus de nossos pais o veja e o repreenda. Então veio o Espírito sobre Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda, pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu, e os fez capitães das tropas.

·      Os Gaditas eram fortes e destemidos; eram corajosos e perseverantes; eram habilidosos e bem equipados para as batalhas, chama-nos a atenção o cronista descrevê-los como homens com cara de leão.

·      Por que razões passaram a Davi?

a)   Eles vieram porque entenderam ser essa a vontade de Deus (v.18). Quem é de Deus busca andar com Deus! A vontade de Deus muitas vezes nos assusta, e não poucas vezes coloca em desespero nossos pecados mais íntimos. Por que? Porque ela é soberana e governa; ela é decretiva e não volta atrás e ela é santa e não tem compromisso nenhum com o pecado. Quem anda na vontade de Deus não toma decisões erradas por causa de filhos, de negócios, de familiares ou do que vão pensar. Então temos que tomar posição, e isso significará renúncias e sacrifícios necessários. Mas o resultado sempre será melhor do que ficarmos onde estamos e como estamos.

 

b)   Eles vieram para manter e viver em unidadeA unidade de Israel não era apenas uma questão política e de sobrevivência, era a própria vontade de Deus. A distribuição das tribos com a tribo de Levi espalhada entre eles era uma forma de manter e nutrir a unidade. Não valia a pena gastar dons e habilidades a serviço do governo irresponsável e desagregador de Saul.

 

c)    Eles vieram para somar e ajudarOs livros das Crônicas falam da centralidade da aliança na vida cristã. Todas as narrativas são organizadas em torno do tema da fidelidade ou infidelidade à aliança. Ajudamos e somamos com aqueles que, como nós, foram atraídos para dentro da aliança por meio do evangelho. Não tem sentido mudar de lado e não contribuir com nada, assim como não tem sentido deixar como está para ver como é que fica! Somos cooperadores co-responsáveis pela vida da igreja e da sociedade. É preciso tomar decisão; deixar para trás o que nos atrasa e atrapalha a caminhar com Deus e assim atravessar o Jordão, ainda que seja na cheia!

 

TRANSIÇÃO: Há algumas aplicações de lições pra vida na história dos Gaditas.

 

1.             SEJA CORAJOSO PRA TOMAR DECISÕES CONCRETAS.

 

·      Passaram a Davi. Saul não é mais aquela pessoa que Deus ungiu, aquele era um tempo de transição Deus estava levantando a Davi. Os gaditas eram soldados de Israel sob o desgoverno de Saul, reconhecem a unção divina sobre Davi e decidem sair da tropa, atravessam o Jordão em tempo de enchente, vencem uma tropa de guerreiros que estavam cercando a Davi na caverna de Adulão e se tornam aliado a Davi.

·      Tome decisões concretas em sua vida, decisões decidem destino, decisões acertam os ponteiros da história, decisões escrevem a vida e reescreve páginas rasuradas, o que muda a sua história não é o que você sabe nem o que você gosta, mas o que você decide e faz. As vezes precisamos fazer uma meia-culpa e decidir pelo certo, as vezes temos que voltar atrás em certas duvidas indecisas e decidir segundo a vontade de Deus.

·      Um novo ano se aproxima, vamos pisar em uma terra estranha chamada 2023, um tempo cheio de mudanças, precisamos tomar decisões.

·      O Crente verdadeiro que está adestrado para a batalha, não tem medo de desafios. Vêm os problemas ele os encara de frente, e não foge. Meus amados só vamos parecer com o leão, se andarmos com o leão. O leão é Jesus. A Palavra Cristão foi usada pela primeira vez em Atos, para caracterizar os seguidores de Jesus, que muito se pareciam com ele. Cristão significa uma cópia reduzida de Cristo, um pequeno Cristo. Leão significa força, coragem, dominação, imponência, poder, força. O Leão da tribo de Judá, pode fazer de você um Gadita, uma pessoa corajosa que não tem medo dos problemas. Tenha cara de Leão, se pareça com ele, ande com ele, e encare seus problemas de frente.


2.             EM TEMPO DE GUERRA RENOVE O SEU BOM ANIMO (OS GADITAS ERAM LIGEIROS COMO GAZELA SOBRE OS MONTES) - V.8

 

·      Tem muita coisa pra nos desanimar, os gaditas moravam próximos do Jordão, porém o Jordão estava cheio e com enchente e do outro lado do Jordão uma tropa pra encarar, mas eles olharam para além da enchente e pularam nela, olharam para além do exército adversário e encararão ele. Sua visão muda a sua perspectiva da situação.

·      Gade tinha tudo pra dar errado.  Gade nasceu debaixo de idolatria e sua mãe Zilpa deu a ele o nome em louvor a deusa da fortuna, uma deusa Cananita. Gade quer dizer boa fortuna, ou bem afortunado. Jacó preste a terminar seus dias profetizou a seu filho Gade em Gn 49:19 que eles seriam uma tribo de guerreiros Quanto a Gade, uma tropa o acometerá, mas ele a acometerá por fim. Depois Moisés profetizou em Dt 33:20–21 E de Gade disse: Bendito aquele que faz dilatar Gade, habita como a leoa, e despedaça o braço e o alto da cabeça. E se proveu da melhor parte, porquanto ali estava escondida a porção do legislador; pelo que veio com os chefes do povo, executou a justiça do Senhor e os seus juízos para com Israel.

·      Veja que sobre Gade estava a conquistas nas guerras, a unção de crescimento e expansão e o governo administrativo.  Nm 26:15-18 A Tribo de Gade conquistou um território imenso dividido em 7 e cada um dos seus filhos se tornou Príncipe de uma região. ELES TINHAM MAIS MOTIVOS PRA CELEBRAR DO QUE PRA DESANIMAR.

·      O crente verdadeiro não pode perder tempo com picuinhas. Precisamos estar preparados e agirmos com rapidez diante de alguns perigos eminentes. Isso significa que durante as investidas de satanás, do mundo ou de diversas situações não podemos perder tempo. O crente Gadita não permite que o inimigo se articule, e produza grandes estragos em sua vida, pelo contrário, ele reage rapidamente, sua defesa é o ataque. O Leão da tribo de Judá pode fazer de você um Gadita, uma pessoa rápida na tomada de decisões e nas lutas do dia a dia. REAJA DOBRE O SEU ANIMO.

 

3.             DEMONTRE OUSADIA VOCÊ TEM VALOR (CADA UM TINHA O SEU VALOR, O MENOR DELES VALIA POR CEM E O MAIOR VALIA POR MIL) - V.8. 

 

·      Os GADITAS eram valentes e destemidos e, onde chagavam, transformavam o lugar. Na história de Israel, não há um registro de derrota das guerras onde os GADITAS estiveram envolvidos. Os GADITAS são linha de frente de guerra. Andam unidos em um só propósito. Eram 11 homens, 12 com Davi e tinham o caráter do seu líder. Eram valentes. Ousados. A unção do GADITA é para conquista de território. Você é um líder de guerra para arrancar as vidas das garras do Inimigos e lutar pela consolidação de suas conquistas.

·      Cada soldado tem o seu valor. Até o mais fraco deles. Cada um recebe de Deus a capacidade exata para guerrear e vencer suas batalhas. Ninguém no exército do Leão da tribo de Judá é desprezado (Valorize o que Deus te deu pra fazer).

·      Todos devem lutar. Talvez você se acha incapaz, fraco, impotente, mas Jesus pode te fazer valer por 100, quem sabe por 1000 ou por 10.000. Ele pode te capacitar.

·      Deus não reconhece o seu valor, ele coloca em você algum valor. Deus te capacita, Jesus te treina para a Batalha.

·      Todos nós enfrentamos lutas e sempre será assim, mas a palavra do Leão da Tribo de Judá para você nessa noite é essa: Coragem Gadita, se levante, encare os problemas de frente, seja parecido com o Leão, tenha a cara dele, seja rápido, e saiba que Jesus, o Leão da Tribo de Judá pode mudar sua sorte e passar com você nessa batalha. Seja em Cristo, mais que vencedor, em nome de Jesus.

 

CONCLUSÃO:

Umas das marcas extraordinárias dos gaditas é que eles serviam com perseverança, eles não foram contratados, assalariados, não foram convocados. Eles se auto voluntariaram, a vida cristã é voluntariado. Eles se prontificaram a servir a Davi.

Eles estavam sempre ali se mantendo fieis, leais e prontos.

·      Eles realizaram algo inspirador, pelaram na enchente pra defender um futuro rei.

Nós precisamos pular na enchente de algumas famílias fazendo visitas a elas e chorando com elas, precisamos pular na enchente quando nossos meninos estão usando drogas e pregar a libertação, precisamos pular na enchente quando nossos irmãos estão enfermos e orar por curas, precisamos pular na enchente sendo bálsamos para a família sacerdotal.

 

Um dia Davi estava cercado pelo exército de Saul e suspirou pelas aguas de Belém, dois gaditas ouviram e pularam na enchente, precisamos ser respostas aos suspiros dos irmãos.



Pr. Nilton Jorge - Contatos: (22) 998746712 Whatsapp
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.