TEXO: Êx
30:22-33; 40:9-16
INTRODUÇÃO:
·
O
texto em apresso descreve as instruções para a construção do tabernáculo
descritas, nos capítulos de 25 ao 31 de Êxodo. Muitos detalhes são enunciados
para mostrar o modelo divino do lugar onde o próprio Senhor habitaria entre o
povo.
·
Esses capítulos
de 25 ao 31 podem ser divididos em sete partes que
correspondem a sete revelações sobre a pessoa de Jesus Cristo, sendo que cada
uma delas começa da mesma maneira: “Disse o Senhor a Moisés”.
·
No capítulo 30,
as instruções são ministradas com relação ao altar do incenso, com enfoque
especial no serviço social realizado no altar, ao pagamento do resgate, à bacia
de bronze, ao óleo da santa unção e ao incenso sagrado. Este altar deveria
estar defronte ao véu que fazia separação entre o Santos dos Santos, um lugar
especial onde ficava a Arca da Aliança que tinha dentro dela um pote de ouro
contendo o maná, o pão que desceu do céu, as tábuas da lei e a vara de Arão que
tinha florescido.
·
Em meio a
revelação dos objetos que havia no santo lugar Moisés faz menção do óleo
preparado que serviria pra unção de todo o lugar e do oficio sacerdotal.
ð O azeite da unção significa: “transmissão de autoridade,
dádiva, poder, honra, equipar para o serviço, santidade ou separação para Deus”.
O próprio Deus deu a fórmula exata para que o perfumista trabalhasse na
composição deste óleo sagrado e único.
ð Os ingredientes na sua composição foram:
a)
Seis quilos de pura mirra (goma arábica);
b)
Três quilos de canela aromática;
c)
Três quilos de cálamo (cana) aromática;
d)
Seis quilos de cássia;
e)
Seis litros de azeite puro de oliveira.
· O azeite da santa unção deveria ser usado para
ungir: A tenda
da congregação. A arca do testemunho. A mesa com todos os seus utensílios. O
candelabro com os seus utensílios. O altar do incenso. O altar do holocausto
com todos os seus utensílios, a pia com a sua base. A Arão e seus filhos. Serviria
para consagrar, curar e restaurar.
· Ficou proibido a Israel quanto ao óleo da unção:
a)
Não se poderia ungir a carne do homem que não fosse sacerdote.
b)
Não se poderia fazer óleo semelhante.
ð OBS: O óleo da unção sugere
algumas características de Cristo. Assim como aconteceu com a preparação e as proporções
estipuladas na sua fórmula com exceção do azeite de oliveira, tanto o cálamo
(cana), a cássia e a canela, eram raros e de alto preço, porém todos os elementos eram
obtidos através de processos, como cortar descascar ou esmagar a
planta, árvore ou fruto.
ð Cristo
(hebraico: o Ungido) foi ferido, cortado e esmagado, cuja vida foi oferecida ao Pai como
aroma agradável na unção e poder do Espírito Santo Lc 22:44 E, posto em agonia,
orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue,
que corriam até ao chão. Tudo isso significa que a Obra Redentora
do Calvário foi o projeto mais caro e de altíssimo e infinito valor pago por
Deus que estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo Sl 49:7,8 Nenhum deles
de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele. Pois a
redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre.
· O Espírito Santo ungiu Jesus para realizar seu ministério Is 61:1O espírito do Senhor
DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos
mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade
aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
· E por meio dele somos agora ungidos por Deus, como o sacerdote ungido com
óleo se santificava, nós somos ungidos e santificados pelo Espírito Santo para
servirmos a Deus 1 Jo 2:27 E a unção que vós recebestes dele, fica em
vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção
vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos
ensinou, assim nele permanecereis.
· Isso que dizer que a Igreja o corpo de Cristo, participa
da mesma unção que havia sobre Cristo:
a)
A Igreja tem
a Unção Profética pelo ministério
da Palavra, ministério de dons e dons do Espírito Santo.
b)
A Igreja tem
a Unção Real pelo ministério
de autoridade, governo, reino e poder sobre o inimigo.
c)
A Igreja tem
a Unção Sacerdotal pelo ministério da reconciliação, intercessão, oração, adoração e
louvor a Deus.
·
OBS: Unção significa a consagração de capacitação do Espírito
Santo sobre uma pessoa ou sobre o serviço, de modo que alguma coisa santa,
poderosa e invisível que nenhum pregador ou ministro pode gerar, não importa
quão magnífica sejam as habilidades do pregador.
ð
Muito se tem falado sobre unção nestes dias, mas a
realidade é que a igreja está precisando de uma nova unção, mais
forte como no dia de pentecoste, que estremeça muitos corações e os tire da
letargia, da inércia, e da sonolência espiritual: Ef 5:14 Desperta, ó tu que dormes, levanta dentre os
mortos e Cristo te iluminará.
2Co 1:21 -22 Mas o que nos
confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus o qual também nos selou
e deu o penhor do Espírito em nossos corações.
TRANSIÇÃO:
QUAL O PROPÓSITO DA UNÇÃO NA VIDA DO CRENTE?
Is 61:1-3 O Espírito do
Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas
novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a
proclamar libertação aos cativos e pôr em liberdade
os algemados; E apregoar o ano aceitável do Senhor, e o dia
da vingança do nosso Deus, a consolar todos os que
choram, e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa
em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, vestes de louvor em vez de
espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça,
plantados pelo Senhor para as sua glória.
1.
A UNÇÃO É PROPORCIONAL A TAREFA RECEBIDA.
ð
“Pelo que me ungiu para…” Somos
ungidos, capacitados para um serviço, uma obra, uma missão.
·
E AQUI É UMA CHAMADA DE ATENÇÃO A QUEM ESTÁ SOBRE A PLATAFORMA, O PÚLPITO AINDA É DE MADEIRA.
I Co 9:16,17 Se anuncio o
evangelho, não tenho de que me
gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se
não pregar o evangelho. Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se
constrangido, é, então a responsabilidade de despenseiro que me está confiada.
·
Todo pregador deve esperar ser ungido pelo Espírito
antes de entrar em cena, a promessa era pra Jesus, mas antes de estar em
evidencia Ele passou pelo deserto pra adquirir a unção. (o tempo do preparo para a capacitação). Ver Elias e o
Querite.
·
De tudo o que adquirires, adquire a unção do Espírito Santo.
·
O tempo que tu passa com Deus revela a unção em ti.
2.
A UNÇÃO É
LIBERADORA DA GRAÇA DE CRISTO EM NÓS.
O
ide por todo mundo, curai os enfermos, ressuscitai mortos, limpai leprosos,
discipulai os convertidos está em depois de receber poder (unção).
ð (Jesus e o cego de Betsaida). Aqui está o modelo da graça
que é proporcionada pela unção de Cristo.
·
Betsaida,
que quer dizer “Casa da pesca”, ficava à
alguns quilômetros de Cafarnaum (numa planície ao norte do mar da Galiléia), e
é o local onde os apóstolos Pedro, André e Felipe nasceram (João 1:44). Juntamente com Corazim e Cafarnaum, foi amaldiçoada por
Jesus por não ter se arrependido, apesar da grande quantidade de
milagres e sinais operados lá. O evangelho de Mateus 11:20-24 registra os “3 ais” de Jesus referentes à incredulidade das 3,
e ainda diz que haverá menos rigor no dia do juízo para Tiro, Sidom e Sodoma,
do que para elas.
a)
O HOMEM FOI TRAGO À JESUS – O fato dele ter sido conduzido por outras pessoas até Jesus nos diz
muitas coisas também. E uma delas é que Só em Jesus há cura para a cegueira
espiritual do homem causada pelo diabo e pelo pecado.
b)
JESUS O CONDUZ PARA FORA DA ALDEIA – Jesus não teria dificuldades nenhuma de realizar o milagre ali mesmo. Mas
aquela aldeia era incrédula! Era amaldiçoada. Por conta disso não poderia
experimentar os milagres e o poder de Deus.
c)
JESUS O TOCA PELA PRIMEIRA VEZ – Nesse toque da graça, a unção me faz ver o que o pecado me impedia de
ver, porem o texto diz que os referencias estavam distorcidos, homens como
árvores. (Quem ressuscita é Jesus, mas quem desata somos nós os referencias da
unção).
d)
QUANDO OS REFERENCIAIS ESTÃO DISTORCIDOS PRECISAMOS
DE UM TOQUE DE UNÇÃO. Logo após Jesus o curar, ele da uma ordem não entre
na cidade, volte pra sua casa e anuncie aos seus. (Depois de tocado pela unção
eu estou apto pra liberar a graça de Deus sobre a vida dos outros).
3.
A UNÇÃO
ESTABELECE UM NOVO CONCEITO OU ESTILO DE VIDA.
a)
Mudança de Governo. “Coroa em vez de cinzas”.
b)
Mudança no coração, no humor. “Óleo de alegria
em vez de pranto”.
c)
Mudança de posicionamento na adoração. “Vestes
de louvor em vez de espírito angustiado”.
d)
Seremos reconhecidos como carvalhos de justiça
plantados pelo Senhor para a sua glória.
CONCLUSÃO: Da unção
muitas vezes queremos só a bênção, mas Deus quer nossas obras, nosso serviço,
isso também faz parte da unção.
Contatos:
Pr. Nilton Jorge
(55) 22 998746712 Whatsap
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