Ocorreu um erro neste gadget

terça-feira, 1 de abril de 2014

ANTES QUE VENHA O INVERNO

TEXTO: Dn 2:21- II Timóteo 4 : 21
INTRODUÇÃO:
·      Estamos entrando em uma terra desconhecida, 2014 é um mistério para nós.
·      O ano de 2014 leva consigo uma marca distinta, será um ano marcado pela mudança estabelecida por um novo tempo de Deus.
·      Toda história na bíblia é marcadas por tempos, por épocas, por estações. Estes tempos marcam características diferentes no ambiente, nas realizações e nas liberações celestiais.
ð Esta é a marca e característica profética do ano de 2014.
No início do Novo Testamento, nos é contada a genealogia de Jesus. Nela lemos uma descrição muito interessante: Mt 1:17
"Assim, houve catorze gerações desde Abraão até Davi, e catorze, desde Davi até que os israelitas foram levados para a Babilônia. Daí até o nascimento do Messias, também houve catorze gerações."
·      É interessante perceber que Mateus, autor destas palavras, teve a clara intenção de mostrar que de catorze em catorze gerações houve mudanças significativas na história dos israelitas. A cada catorze gerações houve mudança nos tempos de Israel, velhas estações terminavam e novas iniciavam. Catorze gerações era a chave para a mudança de estações.

ð Quando da libertação da escravidão dos israelitas do Egito, Deus escolheu exatamente o dia catorze para iniciar um novo tempo para o povo hebreu. Ex 12:6-8.

ð Também quando os israelitas chegaram em Canaã, exatamente no dia catorze a história muda novamente como diz as escrituras Js 5:10-12: "Os israelitas estavam acampados em Gilgal, na planície em volta da cidade de Jericó, e ali comemoraram a Páscoa na noite do dia catorze do primeiro mês. No dia seguinte comeram alimentos daquela terra: cereais torrados e pão sem fermento. Depois disso os israelitas não tiveram mais o maná porque ele parou de cair do céu. Desse ano em diante, eles começaram a comer os alimentos da terra de Canaã."

ð Posteriormente, na época em que o povo de Israel estava no cativeiro e sua história corria risco de sofrer uma hecatombe nacional houve mais uma vez uma mudança significativa na história de Israel exatamente dia catorze: Et 9:21-22"Mordecai escreveu tudo o que havia acontecido e mandou cartas a todos os judeus que moravam em todas as províncias do reino, tanto aos de perto como aos de longe. Nas cartas ele ordenou que todos os anos eles comemorassem os dias catorze e quinze do mês de adar, pois foi nestes dias que os judeus se livraram dos seus inimigos, e foi neste mês que a tristeza e o luto se transformaram em alegria e festa."

ð 2014 trará como característica: sair de uma realidade para entrar em um nova realidade. Um novo tempo preparado por Deus para seu povo!

Deus é o autor das novas épocas como diz as escrituras: Dn 2:21 "É ele quem faz mudar os tempos e as estações".
ð Neste ano de 2014 o Senhor está sinalizando: Estou mudando os tempos e as estações!

a)             No texto de nossa meditação, o apóstolo Paulo, escrevendo a sua segunda carta a Timóteo, na saudação final ele diz: “Apressa-te a vir antes que chegue o inverno”.
ð Talvez, você esteja interrogando: Por que Timóteo deveria ter pressa para chegar antes que chegasse o inverno? A importância do verso aumenta quando entendemos a situação e circunstância que levou o apóstolo Paulo a escrever esta carta.
a) São Paulo estava em sua última prisão em Roma. Encontrava-se sozinho com Lucas, seu médico pessoal e amigo. Todos os demais já haviam ido. Vários já haviam morrido. Outros estavam presos. Um, por nome Demas, já havia apostatado da fé.
b) O apóstolo Paulo estava abandonado, em cadeias na prisão Marmetina. Aquela terrível prisão fica perto do Coliseu, no centro de Roma. Era considerada a mais terrível das prisões de sua época: sem luz, sem ar, úmida e paredes que filtram no inverno. Qualquer pessoa que visitar aquela prisão Marmetina, nunca vai esquecer o que Paulo sofreu naquele lugar.

b)            O inverno se aproximava e o apóstolo Paulo sentia-se ameaçado. Quando o inverno chegasse, as viagens através do Mediterrâneo cessariam. As grandes tempestades invernais destruíam os navios frágeis. Por esse e outros motivos, muitos navios ficavam paralisados até passar o inverno.

1 – Em tal circunstância, seria quase que impossível para Timóteo chegar a Roma.
2 – Na prisão úmida, Paulo já sentia o ar frio que se aproximava.
3 – Ele iria necessitar de sua capa. Por esse motivo ele disse a Timóteo: II Timóteo 4: 13 “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos”.

c)             Foi por isso que S. Paulo escreveu a Timóteo: “Venha antes que chegue o inverno”. O que ele estava dizendo é que Timóteo deveria vir, enquanto havia oportunidade. Depois disto seria impossível.

1.             AS OPORTUNIDADES DA VIDA.

ð Existe um paralelo entre as estações do ano e as estações da vida de todo ser humano. O ano tem quatro estações que são na ordem cronológica da vida humana assim: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Gn 8:22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

1 – PRIMAVERA. Vai de 23 de setembro a 21 de dezembro. Dependendo de cada região do mundo, é uma época temperada. Não há nem calor nem frio.
ð É o símbolo do melhor da vida. A palavra “primavera” vem do latim. Prima + vera. Prima significa primeira e Vera quer dizer verdade. Primavera é, portanto, a primeira verdade da vida.

2 – VERAO - Estação do ano que vai de 21 de dezembro a 21 de março.
ð É o símbolo dos prazeres. Daí veio às palavras veraneio, veranear. Significa passar o verão em folga e em festas.
ð Esta é a estação onde a temperatura é mais quente, muito calor, as árvores estão verdes e carregadas de frutos, os dias são claros e neste período a terra recebe mais chuva por causa da maior vaporização das águas.

3 – OUTONO – Na estação do ano vai de 21 de março a 21 de junho.
ð A palavra “outono” significa ocaso, decadência.
Em muitos lugares, é nesta estação os dias ficam mais curtos e mais frescos, as folhas e frutas começam a cair.
ð No outono espiritual o crente fica indiferente á fé, já não hora mais, já não lê mais a palavra de Deus, tudo é preguiça, e enquanto isso a folhas vão caindo, os frutos que ainda restam também começam a cair, já não se pode aproveitar muita coisa na vida do crente que está no outono, pois as poucas folhas que restam estão amareladas também prontas para cair.

4 – INVERNO – Na estação do ano, o inverno vai de 21 de junho a 23 de setembro.
ð Esta estação está associada ao ciclo biológico, alguns animais entram em hibernação e se recolhem durante o período de frio intenso, também os dias são mais curtos e por isso escurece mais cedo.
ð Para muitos, os que não aceitaram Jesus Cristo como Salvador, o inverno é o símbolo das oportunidades perdidas. Jr 8:20 Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.

2.             O INVERNO E A VIDA ESPIRITUAL

a)   Estamos hoje vivendo em pleno verão das oportunidades espirituais.
ð A porta da graça está aberta e Jesus Cristo continua chamando os pecadores para tomar uma decisão ao Seu lado, antes que chegue o inverno, antes que passe a oportunidade.
b)   No dia em que a porta da graça fechar, chegou o inverno e não haverá mais oportunidade.
A porta da arca e da graça já fechou certa vez para os antediluvianos. E em seguida chegou o inverno. Morreram porque não se decidiram e não aproveitaram a oportunidade.

3.             POR QUE ANTES DO INVERNO?

ð Porque o inverno não vem meramente a terra, mas para mim, para você, para todos.
ð Tempo virá quando não mais poderemos agir e decidir.
ð Quando todas as decisões forem feitas, a primavera ou o verão das oportunidades terá terminado.
ð Para aqueles que não agiram conforme suas convicções, o inverno, o frio entrará em seu coração. Neste tempo o desejo de santidade morrerá, porque o inverno chegou à vida espiritual.
ð Hoje é o tempo de tomar decisão. Toda pessoa precisa ter uma tomada de decisão na vida, porque ninguém passa a vida toda indeciso.

CONCLUSÃO:  Muitos de nós temos as batidas do nosso coração contadas. Respiração e dias de vida contados.
1 – Você precisa crer em Jesus Cristo antes do inverno.
2 – Você precisa se arrepender de seus pecados antes do inverno.
3 – Você precisa tomar uma decisão antes do inverno.
Ilustração: A história conta que Napoleão perdeu a maior de suas batalhas por causa do inverno. O inverno na batalha de Waterloo, em 1815, foi crucial para Napoleão. 
Exilado na ilha de Santa Helena, onde morreu, enfrentou inverno da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.